Símbolo de noites românticas, musa de prosas e versos, objeto de inúmeros estudos científicos desde tempos imemoriais, influência decisiva no ritmo das marés, exaustivamente fotografada por fotógrafos profissionais ou amadores e tocada e cantada por músicos de todos os estilos, a Lua é certamente uma fonte de inspiração para quase toda a humanidade.
Especialmente em dias de Lua Cheia, raro é o mês em que alguém se esqueça de a lembrar e/ou fotografar, homenageando a sua beleza e relembrando as lendas ou mistérios que a envolvem. Mas, há sempre um mas, nem tudo o que se partilha ou publica na net (e ainda mais no facebook) tem fundamento, por mais científicos que possam parecer os sites. Salvo erro, em março deste ano, o entusiasmo com a Super-Lua que se ia ver (ou não, já que março por cá esteve muito nublado) mais próxima da Terra, num fenómeno que acontece apenas de 18 em 18 anos, empolgou uma série de gente a partilhar esses sites pseudo-científicos que a anunciavam. Afinal, a notícia era esta, com dois anos de atraso.
E ontem lá voltou a circular o boato de uma nova Super-Lua, a coincidir com a noite de S. João. Olha, olha, afinal era só de 18 em 18 anos, mas a periodicidade parece que se renovou para de 3 em 3 meses, a nível facebookiano. Claro que todos os anos há um momento em que a Lua está mais próxima da Terra, mas agora os jornais afirmam que a Super-Lua surge a cada 413 dias. Então como é que ficamos: é um fenómeno raro ou quase anual? E de qualquer maneira a Lua não é sempre linda, é preciso ter o título de Super para gerar tanto fuzué? Talvez aos jornais interesse este tipo de desinformação, porque enquanto a malta anda com os olhos postos na Lua, preocupa-se menos com o que é realmente importante cá na Terra. O que é perigoso, quando associado a uma memória curta...
Bom, mas talvez menos distraído que a maioria, um amigo facebookiano publicou um pequeno texto, que dizia mais ou menos o seguinte: "Aqui em Avis a lua está tão grande, tão grande, que até se vê lá um tipo com uma pá, a gamar a areia." A foto ilustrativa era esta:
Imagens do facebook.
Areia? Não vale a pena! mas haja humor!
ResponderEliminarOntem tive uma pena desgraçada de não conseguir fotografar de maneira nenhuma a Lua a aparecer sobre o horizonte!
Fine night
Claro que não vale a pena, que dessa (ou parecida) temos cá muita, SÃO! :)))
EliminarE que nos valha o humor, sim! :D
Deixa estar, no próximo mês tentas fotografar a Lua, que ela é sempre linda! ;)
Bons sonhos!
Essa está boa!
ResponderEliminarFoste tu que tiraste a foto?
Tomara ter sido eu a tirar a foto, mas não, CATARINA, a imagem é do facebook (não sei quem é o autor)! :)
EliminarComentário 5 estrelas!!! :)))
ResponderEliminarHá gente com imaginação a rodos.
Beijocas!!
Imaginação e sentido do humor, PEDRO, é sempre do melhor que há para ir rindo de tanto dislate! :)))
EliminarBeijocas!
Pelo que aqui tens publicado, começo a pensar que as idas ao FB são uma boa fonte de temas para trazer para Blogosfera, Teté!:)
ResponderEliminarNão sei o que se passa comigo...desde a última vez que andei por lá, e já passaram umas boas duas semanas, fiquei com uma espécie de alergia facebookiana...:)
Grande humorista esse senhor de Avis! Como diz o Pedro...5*****:))
Beijocas.
PS: vou dar uma espreitadela ao andar inferior para ver em que param os palpites!
Olha, o FB tem dias que é uma grande estopada, mas como já referi não perco lá muito tempo, JANITA. De caminho vou "armazenando" algumas boas! :)
EliminarO "humorista" conheço ao vivo de algumas caracoladas, mas realmente ele tem muita piada! :D
Beijocas!
E eu que andei às voltas pelas ruas do "meu" bairro na esperança de vê-la, redonda em tamanho xix xix éle e nada.
ResponderEliminarDas duas uma:
-ou eu desconheço de onde brilha a lua,
-ou o "meu" bairro está tão longe que nem a lua cá chega!
Vou confier na tua versão e estar atento daqui a 3 meses!
Beijokas iluminadas de grandes sorrisos :))
§-achas que o gajo de Avis viu mesmo um gajo na lua a gamar areia?
A Lua chega sempre, mesmo que não a vejas em dias de céu nublado, KOK! Don't worry! :)))
EliminarA versão científica diz que temos de esperar cerca de 16 anos até uma nova Super-Lua, os apressadinhos do FB e os jornalistas é que acham que não... ;)
Beijocas com um grande sorriso!
§ - Atão não? Claro que sim, ele é pessoa da maior confiança... :)))
A lua cheia é sempre um fenómeno super bonito! Mas esse tipo do facebook é que teve um sorte incrível. Grande foto. Ah ah ah ah...
ResponderEliminarJá viste uma sorte destas, LUISA? Isto sim, é foto para mostrar aos netos com orgulho e acrescentar: fui eu que a tirei! :)))
EliminarBoa! Que imaginação!
ResponderEliminarBeijinhos lunares...
Imaginação e humor, GRAÇA, fazem sempre bem! :)
EliminarBeijocas aluadas!
Um dia destes vinha eu de Setúbal e assustei-me com a lua, estava em quarto crescente, muito amarela e em cima de um prédio, à medida que andava na estrada ela já estava ao lado do prédio...parecia que ia cair...até pode ser romântica, mas naquele dia não lhe achei graça nenhuma...fogo!
ResponderEliminarE nunca viste o velho do saco? :p
Beijinho :)
Assustaste-te por a Lua estar amarela e "em cima" de um prédio? A parecer que ia cair, MARIA? OMG, e depois a caguinchas sou eu... :)))
EliminarVelho de saco, lenhador, já vi (quase) tudo na Lua! É a mania de gostar de olhar para ela... :)
Beijocas!
É Teté...a lua é companheira dos poetas e é um símbolo de noites românticas. E atrai-nos sempre....
ResponderEliminarTenho que andar mais atento...nunca tinha visto um gajo a gamar areia :)))) Julguei que era outra coisa :)) porque romantismo não casa bem com gamanço, pois não?
Beijocas
E não só de poetas e românticos, JP. Mas também! Quem não se sente atraído por ela deve andar (noutra) lua... :)
EliminarPor acaso já tinha visto há muitos e muitos anos, mas era pequena, nem reparei muito bem... Claro que não casa com gamanço, a não ser para quem dê o golpe do baú! :)))
Beijocas!