terça-feira, 11 de junho de 2013

LIVROS E MAIS LIVROS...

Há quase um mês que comecei a ler um livro e ainda não o terminei. Por múltiplas e variadas razões - nem todas agradáveis - não pelo livro em si. Não tenho prurido nenhum em devolver à estante um livro que me chateia ao fim de 30 ou 40 páginas. Mas detesto deixar um a meio, quando a leitura foi interrompida por outros motivos e depois perco o fio à meada... 

Entretanto, ao rearrumar parcialmente a minha estante, descubro que tenho de lhe dar uma grande volta (e, de caminho, uma limpeza para lá do superficial!). Certo é que bibelots, velas, fotografias, pequenos recuerdos e prendinhas dos miúdos quando eram pequenos têm de marchar. Para onde, é que ainda não sei.

Resumindo: antes que os livros portugueses, ingleses, europeus de um modo geral, americanos, asiáticos e dos PALOP inventem mais uma guerra para ocupar "territórios", há que me armar em dura, sacudi-los a todos, subir e descer escadote, limpar o espaço que os vai acolher de volta e reorganizar (quase) todos novamente. Guerras na estante cá de casa... é que não!

Para já, garantido é que vou trocar de livro. A árdua tarefa bibliotecária, vai levar o seu tempo...

20 comentários:

  1. Como daqui não se vê se os livros precisam de ser limpos, ficamos assim... :p

    Arrumados precisam ser sim, não tem jeito o Murakami estar em cima e embaixo, deviam estar todos juntos... :p

    Depois tens um livro da Karen Rose que eu não tenho e tá mal, ainda por cima com o título "Sei onde estás"...eu a pensar que tava bem escondida e afinal... :p

    Livros que comecei e ainda não acabei tenho muitos, mas estão numa estante à parte...deixei-os e alguns nem sequer é porque me perdi na leitura ou porque não me interessou, é sei lá...um deles é "Cem anos de solidão", já se passaram alguns 5 anos desde que comecei a lê-lo e não há meio de me esquecer do que li para recomeçar...

    Os bibelots, as velinhas, as molduras e toda aquela tralha que temos na frente dos livros, atrapalham, mas de vez em quando também caem ao chão e é menos um (assobiando)

    Alguma vez pensaste em abrir essa biblioteca ao público? Pensa, acho que era boa ideia, em vez de cobrares uma quota, cobravas uma limpeza, kékaxas?? Sou uma idiota, né? Sempre com boas ideias :p

    Beijinho :)))

    *apaguei o comentário de cima só para dar uma de radical (assobiando)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MARIA, estes são os livros por ler, ainda não arrumados, foi só a primeira volta, mas dei pelo erro depois de tirar a foto e já alinhei o Murakami ao pé dos outros... :)))

      Esse da Karen Rose é do Círculo dos Leitores e comprei para ler a escritora, que nunca li, mas ainda não calhou a sua vez!

      Li "Cem anos de solidão" quando andava na faculdade e gostei muito. Há momentos próprios para ler certos livros... :)

      Mas eu não quero que as minhas molduras caiam ao chão, o resto é ao menos (foram quase todos oferecidos) mas vou lavar os laváveis e ver se os encaixo noutro sítio qualquer. Mais que não seja dentro, de uma gaveta! :D

      A biblioteca está aberta a familiares e amigos que gostam de ler, mas acho que fugiam todos a sete pés perante a ideia de limpar a estante... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Grande parte da biblioteca cá de casa ocupa várias estantes no escritório do meu parceiro e estão razoavelmente arrumados, divididos por nacionais, de língua portuguesa e estrangeiros e ainda há a zona dos temáticos mas são tantos os bibelots, fotos e afins à frente deles que tenho vontade de também fazer por lá uma limpeza!
    Já no meu escritório as prateleiras estão mais minimalistas! :-))

    Abraço e boa arrumação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também era assim que estavam arrumados os meus, ROSA, alguns ainda por coleções. Na sala também tenho outro armário/vitrine/estante que tem algumas enciclopédias e livros encadernados e que tem mais bibelots e molduras. Mas no escritório também vou virar minimalista, que a estante foi mandada fazer para LIVROS... :)

      Obrigada e abraço

      Eliminar
  3. Ora ora...se fosse falar dos livros que comecei a ler e não acabei, e olha que alguns nem as 30 ou 40 páginas iniciais cheguei a ler.

    O olho de lince da Maria é que tem razão, não se arrumam livros do mesmo autor em prateleiras diferentes :))

    As limpezas não é comigo, tá bem? Se falaste disso à espera de algum voluntário eu estou saindo agorinha msmo :)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até às 30 ou 40 ainda vou, mas se o tédio se instala é arrumar e passar ao seguinte, JP! Também tenho alguns oferecidos que nunca sequer os abri e alguns já decidi que não tenho interesse em ler.

      Como já disse à Maria, estes são os "desarrumados" à espera da sua vez de leitura! :)

      O quê? Vais-te embora assim de fininho, antes de te pôr o pano de pó na mão?!? Está mal... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Eu já nem tenho coragem de comprar livros, porque acho que se entram mais livros cá em casa, tem de sair algum membro da família!
    O que já comecei a fazer foi a selecionar alguns (aqueles que só foram lidos até à página 30!) e a doá-los para a biblioteca. Pode ser que alguém lhes ache graça e as estantes cá de casa agradecem!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, por aqui ainda não chegou a tanto, TERESA, para já só saem os bibelots e Compª Lda. :)))

      Mas isto de comprar livros também tem o seu quê de viciante! ;)

      Essa é uma ideia...

      Beijocas

      Eliminar
  5. Anónimo6/11/2013

    E o que não veremos, nesta foto!
    À quantidade de livros que lês, deves ter uma coleção invejável (bem sei que pertences a um clube de leitura, mas mesmo assim.)
    Livros desinteressantes, a meus olhos, não pego muitas vezes, a menos que seja um clássico recomendado (quando li 100 anos de Solidão, peguei-lhe imensas vezes, mas só "no momento certo" o consegui ler. Amei:))

    bji

    p.s: não esqueci o desafio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um ficheiro com todos os livros, que está a ser atualizada, sei que são mais de 1400, fora os de estudo e BDs do filhote. Mas esses estão arrumados noutros locais, bem como as enciclopédias, NINA! :)

      Também já peguei várias vezes em Saramago, mas nada de conseguir acabar. Mas o maridão gosta, já leu vários! "Cem anos de solidão" li nos tempos de faculdade e também amei! :D

      Beijocas (e obrigada por não esqueceres...)!

      Eliminar
  6. Eu decidi que os bibelots têm que ir caindo ao chão....
    Adoro livros e fotografias mais do que isso para mim é "lixo" e como tal tento livrar-me de tudo o que considero supérfluo...:)
    Devagarinho tenho conseguido aliviar a casa que está confortável e cada vez mais fácil de limpar e manter limpa!!!
    Boas arrumações e limpezas!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho impressão que vou seguir um bocado essa linha mais minimalista, PAPOILA! E lógico que as fotografias não vão virar lixo, quando muito as que não couberem serão transferidas para outros locais da casa... :)

      Mas é um facto que ao longo dos anos vamos acrescentando mais coisas supérfluas e não é por as termos comprado... :)))

      Obrigada pela sugestão!

      xxx

      Eliminar
  7. Anónimo6/11/2013

    Eu, na medida do possível, vou reciclando as prateleiras, oferecendo livros à biblioteca da Junta de Freguesia. É uma maneira de arranjar espaço, por os meus livros à disposição de outras pessoas e não os perder de vista. Se tiver saudades de algum, sempre posso ir lá fazer-lhe uma visita e trazê-lo até casa durante uns dias :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei se a Junta de Freguesia (de Benfica ou de São Domingos, que não sou esquisita!) tem biblioteca, CARLOS! Tenho de averiguar essa possibilidade... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Estou a ver ali Margaret Atwood (escritora canadiana famosíssima! : ) ) e o seu O Ano do Dilúvio. Gostaste? Ou este faz parte dos que ainda não leste?
    Eu estou na fase do doar/dar. Comecei com os livros (já deixei alguns num hospital) e cinco sacos e meio (este meio ficou por encher mas já foi na mesma) de roupa. Ainda não acabei. A seguir (deixo para o verão) debruçar-me-ei sobre a papelada... uma tarefa mais que enfadonha.
    Abraço ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, CATARINA, as duas prateleiras são dos livros que ainda estão na fila de espera por ler! Diz-me tu se gostas da escritora, esse foi-me oferecido... :)

      Ah, e sim papelada ainda é mais chato de tratar, mas essa vai quase diretamente para o lixo, que a importante está devidamente "arquivada" em gavetas. Quanto a roupa, fazia todos os anos com a do miúdo, agora com ele já "crescido" não faço, mas também tenho de dar uma volta. Mas cada coisa a seu tempo, que o verão ainda nem começou...

      Abraço

      Eliminar
  9. Nem queiras ver as minhas estantes. Há tanto tempo que digo que preciso de arrumar, arrumar... mas nunca mais chega o dia.
    Também eu ando a arrastar uma leitura. É um livro que já tenho na estante há anos e é a segunda vez que lhe pego. Da primeira vez desisti. Coloquei-o de parte. Mas agora sou teimosa e decidi que não o largo. Não sei porque é que não me entusiasma especialmente, tanto que, se não me engano, até foi um grande sucesso de vendas. Falo de O mundo de Sofia de J. Gaarder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, suponho que acontece a toda a gente, LUISA! A coisa até estava mais ou menos arrumada, mais vai chegando um e outro livro, para manter organizado já não há prateleira, tem de se mudar a do lado, até que chega um ponto que tem de se remodelar (quase) tudo outra vez. De caminho, também se limpa para lá do superficial, já que não é todos os dias que eles saem da sua "residência"... :)

      Não sou tão teimosa assim, se perco o fio à meada, começo outro e logo se vê quando volto àquele... :)

      Eliminar
  10. Que tarefa tão chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaata!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, GRAÇA, mas em termos de arrumação até é a que prefiro. Se bem que deteste todas as arrumações... :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)