sábado, 16 de junho de 2012

BOLETIM DE VOTO GREGO

O cartoon é humorístico, mas não deixa de sintetizar o que os gregos vão votar amanhã! Como não sou grega, não tenho de optar por nenhuma das cruzes, mas tenho a certeza onde votaria.

Os entendidos em politiquices consideram que o futuro da Europa se vai decidir nas eleições gregas. Como não estou assim tão a par do que se passa na Grécia, tenho apenas a sensação que, qualquer que seja o sentido de voto, o futuro próximo dos gregos não será muito risonho. O dos europeus, logo se verá...

Contudo, algumas fotografias impressionam-nos demais, como é o caso desta: um coliseu grego, transformado em "dormitório" de gente sem abrigo!

"Os miseráveis não se revoltam!", ensinou-me o professor Borges de Macedo. Desta vez, vou esperar para verificar se ele tinha razão...
 
Ambas as imagens são do facebook.

19 comentários:

  1. O chefe da Syriza Alexis Tsipras é um jovem radical com grande sucesso junto aos eleitores gregos.

    Pertence a uma boa família, o que significa, que vem de uma das muitas famílias ricas gregas, que deixa o seu povo morrer aos poucos, enquanto que o seu dinheiro enche os bancos e mercados estrangeiros.

    Ele promete mundos e fundos, só gostava que nos explicasse, donde vai buscar o dinheiro para realizar todos os seus projectos.

    Quanto ao cartoon, penso que a nosso Angie até gostava que o Alexis Tsipras fosse o vencedor, assim Grécia saía da zona do Euro.

    Summa summarum: eu se fosse grega também votava no simpático Alexis Tsipras, porque sempre é uma brisa fresca num sistema político que cheira mal até ao céu.

    BOA SORTE, ALEXIS!!!

    ResponderEliminar
  2. Que luxo, Teté, um coliseu grego, como "dormitório" para os sem abrigo gregos.

    Na Alemanha, em Portugal, Estados Unidos (em todo o mundo) a gente sem abrigo dorme pura e simplesmente na rua.

    Pensas que vai deixar de haver gente sem abrigo, Teté, quando o Alexis der um pontapé no traseiro da Angie?

    Como os gostava que fosse assim!

    ResponderEliminar
  3. Borges de Macedo tem razão: só quem já teve qualidade cde vida é que luta. Claro que os portugueses são a excepção.

    Eu colocaria a cruz na opção de baixo.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  4. O professor Borges de Macedo nunca leu o grande Victor Hugo, senão sabia que os miseráveis também se revoltam!!!

    Desculpa, Teté, tantos comentários, mas este teu texto, dá pano para mangas.

    ResponderEliminar
  5. O futuro dos gregos não se adivinha risonho... mas olha que os restantes europeus não se vão ficar a rir... isto promete.

    ResponderEliminar
  6. A única coisa que posso dize é que este mundo está podre, acho que seria melhor este mundo acabar de vez e começar um outro do zero, sem miserias, sem guerras e sem corruptos. Acho que ainda não pago imposto por sonhar:)
    Beijos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  7. Os gregos não se entendem, EMATEJOCA, mas não sei até que ponto isso vai influenciar o destino de toda a Europa!

    A Merkel até podia gostar de levar um chuto no traseiro e de excluir a Grécia da zona euro, mas o mais certo é qualquer dia ficar a falar sozinha!

    E não, não invejo o luxo do "dormitório"! E também sei que sem abrigo vão existir sempre, pelo menos enquanto eu durar e, provavelmente, muito depois disso... Agora que me impressiona ver os coliseus gregos com este "palco", não tenhas dúvidas!

    Também gostava que a situação se resolvesse de outra maneira, mas fazer o quê, com estes políticos europeus que veem mais números e cifrões do que gente?

    Sorte, tenho esperança que tenhamos TODOS! :)

    ResponderEliminar
  8. SÂO, não tenho a certeza se os portugueses são exceção, por enquanto não me parece que o caso seja tão dramático como o dos gregos. Mas já se sabe que quem não tem nada a perder, também pode apostar em qualquer lado...

    Bons sonhos!

    ps - Borges de Macedo foi um excelente professor de história (que tive o prazer de ter), por sinal muito exigente; esta afirmação dele, era relativa aos russos que sempre viveram miseravelmente nos campos, chamados como carne para canhão para todas as guerras, mas não foi esse povo ignorante e a lutar pela sobrevivência que liderou a revolução russa... Topas? ;)

    ResponderEliminar
  9. Não faço a menor ideia se esse meu professor leu ou não "Os Miseráveis" (imagino que sim), EMATEJOCA, mas do que eu me lembro dos 5 ou 6 volumes do livro (emprestados) que li, lutar pela sobrevivência não é o mesmo que revoltar-se! Do que me lembro, era mais o caso, com uma perseguição terrível de um inspetor de polícia...

    Estás à vontade em relação aos comentários!

    Beijocas tugas! :)

    ResponderEliminar
  10. Não é só o futuro dos gregos que me preocupa, LUISA, se bem que me custe a vê-los cruxificados, como se fosse o povo a ter culpa dos tais mercados capitalistas... ;)

    ResponderEliminar
  11. Acabar, nada, CONCHITA! Era dar um pontapé no traseiro a estes capitalistas, arranjar um político de jeito (a parte mais difícil!) que se preocupasse com mais com as pessoas e não tanto com os euros, bancos e usurários de toda a espécie... ;)

    Beijocas! :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/17/2012

    Meu Deus!
    Esta última foto tira-me a vontade de rir que a 1ª me causou.:(
    bji
    Nina

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/17/2012

    Sorri ao ver o boletim de voto, mas depois fiquei a magicar. Estou convencido que a Europa entra amanhã em estado comatoso. Salvo se a senhora Merkel ganhar juízo, claro...
    O facto de ter adiado a partida para a reunião dos G-20 parece-me sintomático.
    Eu também adiei a minha partida para o Rio por 24 horas, mas foi por motivos profissionais...

    ResponderEliminar
  14. É verdade, NINA! Mas uma coisa é o sentido de humor, outra, às vezes, a triste realidade...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Pois, para já não me parece que nada esteja resolvido, CARLOS! A Merkel ter juízo? Hummm... ver para crer! ;)

    Segundo li por aí (e que não sei se é certo) a desculpa foi seguir o resultado das eleições gregas... OK, essa para ela devia ser uma maior preocupação! Não sei é se adiantou muito... :)

    Boa viagem ao Rio, mesmo que em trabalho! :D

    ResponderEliminar
  16. Com um boletim desses está tudo dito :)

    ResponderEliminar
  17. Pois está, LOPESCA! :)

    ResponderEliminar
  18. lamento ter que concordar com o Borges de Macedo mas acho o mesmo. é a classe média que tem que ir para a rua e, não digo partir esta m**da toda que isso não é solução, mas fazer um ultimato às aventesmas que se sentem acima dos lugares que ocupam e, mais do que acima, se sentem acima de quem lhes confiou esses lugares.

    somos todos gregos! (para usar um slogan mais recente)

    ResponderEliminar
  19. Estamos todos gregos, mesmo, MOYLITO! E enquanto a dita classe média não perceber que tem de se mexer, que o que acontece aos gregos nos pode acontecer a nós e a vários outros, caminhamos no mesmo sentido... com as avantesmas muito contentinhas no seu poleiro! :P

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)