Para cumprir a "ameaça" de vos mostrar mais alguns pontos de interesse de uma visita ao castelo de S. Jorge e arredores, exibo aqui mais algumas das muitas fotografias que tirei durante o passeio, destacando cantos, recantos, ruínas, canhões, jardins, fontes, bichos e outros encantos para olhares mais curiosos. Desde este poço centenário (certamente já muito remodelado) num espaço muito romântico...
... às estreitas e sinuosas ruas inclinadas que se avistam até desaguarem no Tejo (deste ponto nem tanto, mais para cima perdemos um pouco o seu traçado, entre cruzamentos e telhados vermelhos).
A este engalanar de janelas a comemorar santos populares, a nacionalidade e, certamente, o campeonato europeu de futebol (YESSS! JÁ CHEGÁMOS ÀS MEIAS FINAIS!), não sendo esta filha única.
Aos pavões que por lá se pavoneiam (e a estes acho piada)...
... ou às pavoas mais dedicadas a proteger a sua prole!
Aos vestígios das ruínas causadas pelo terramoto de 1755, segundo inscrição nos próprios muros que resistiram à catástrofe que quase arrasou a cidade de Lisboa.
Nalguns locais, como nesta fonte (infelizmente seca), nota-se a remodelação de betão, mas supõem-se que a bica e o vaso que receberia a água serão fruto das várias inovações que foram realizadas desde esses tempos imemoriais.
Das ameias também se avistam alguns recantos do interior, das outras ameias, para lá da paisagem sobre a cidade. E casais a namorar e a beijar-se por ali, possivelmente julgando estar livres de olhares alheios, hein? Mas os zooms das máquinas fotográfica são traiçoeiros, mesmo que não sendo muito potentes...
E encontrar um canhão, sem ninguém lá dependurado em cima a posar para a fotografia do álbum de família? Chiça, que falta de originalidade! Não sabem que contra os canhões é marchar, marchar?
Artistas de toda a espécie também povoam a entrada: músicos, artesãos, pintores, até uma estátua humana vestida de armadura e de espada em punho numa imaginária representação de Afonso Henriques, no dia. OK, são vários, fotografei todos, mas este pintor de elétricos (julgo que o homem da foto é o artista que os pintou) é que me caiu mais no goto. Mania de elétricos, é no que dá.
Este doce bichano também estava lá aconchegado a dormitar entre os tufos de vegetação na entrada da fortaleza, propriamente dita - subimos e descemos quase tudo, à saída ainda lá continuava...
FELIZ FIM DE SEMANA PARA TODOS!
E assim fiz a visita não realizada da outra vez , através das tuas belas fotos.
ResponderEliminarNo meu grato abraço, retribuo o desejo de bom fim de semana.
Reitero o que disse da última vez: exijo ir ao castelo...sem o Gui, claro!:)
ResponderEliminarbeijocas
Ameaçaste e cumpriste, assim mesmo é que é, menina Teté :)
ResponderEliminarE se a tua "intenção" era "obrigar-nos" a visitar o castelo, conseguiste...assim que tiver uma folguinha vou lá...amei as tuas fotos :)
Adoro pavões e pavoas eheheh
O bichano é para o lado que dorme melhor, tanto se dá que vocês subam ou desçam, não quer é ser importunado ehehe
Beijinho e bom fim de semana :)
Ai, que fiquei com vontade de fazer uma tour por Lisboa...e já amanhã!!!! Mostrar à minha menina (o menino tem pouca idade ainda, mas lá chegará a altura de apreciar) a sua cidade. Ela deverá gostar!!!!
ResponderEliminarAh! Pois, o Castelo é um maná para poses fotográficas, Teté :)
ResponderEliminarAdorei a fotoreportagem :)
ResponderEliminarBom fim de semana :)))
Bela reportagem! E a foto mais bonita é, sem dúvida, a última...
ResponderEliminarBeijinhos
Muito bem...
ResponderEliminarLindas fotos reveladoras de mestria fotográfica com legendagem leve, objetividade bem disposta, esclarecedora, tudo... não falta nada!
Gostei muito, e fiquei c/ saudades de lá voltar. Eu, que dantes não me tirava de lá!
Recordo um dos corvos, que já depois do tempo em que os animais falavam se aproximava de nós, por detrás das grades sinistras de um recanto do castelo e nos dizia com voz grossa e profunda: OLÁ!
Entretanto, tb me caiu no goto os elétricos (lindas aguarelas) e o senhor alcaide - o gato.
Por todo este belo trabalho,
Obrigado!
Eu amo castelos, Teté. E não precisam ser suntuosos, não. Me encanta as torres, portões enormes... Amei o passeio deste post! Ah... e parabéns à seleção portuguesa! Depois do Brasil(é claro) é prá vocês que eu torço! Terminei agora a minha compressa da tarde! Bjks e bom final de semana! Tetê - Avaliando a Vida
ResponderEliminarBela visita e belíssimas vistas sobre a cidade e o Tejo. Bom fim de semana para ti também :)
ResponderEliminarTambém tenho viajado muito, SÃO, sem sair defronte do PC! :))
ResponderEliminarAbraço para ti!
E fazes muito bem, NINA! :))
ResponderEliminarBeijocas!
Sou uma "ameaçadora" nata, MARIA! =))
ResponderEliminarVai, que fazes bem. Mas leva ténis ou mocassins, nada de saltos! Quem te avisa... :D
Quanto aos pavões e pavoas andam por lá vários à solta. E estou-me a referir às aves, claro! :)
O bichano também deve estar habituado a fotos, como os pavões (com uma multidão de "fotógrafos" em volta), que não nos ligavam nenhuma! :))
Beijocas... sem ameaças!
Lisboa é linda, ANA, e tem locais simplesmente encantadores. O castelo, para além de tudo o mais tem uma vista belíssima... :))
ResponderEliminarSim, o pequenino para ali não é boa ideia! Tem tempo... :D
Exato, VIC! Até a bicharada parece fazer pose... :))
ResponderEliminarObrigada, LOPESCA! :D
ResponderEliminarBem sei que tu adoras gatos, GRAÇA! :)
ResponderEliminarMas este foi bem "caçado" na sesta! :D
Beijocas!
Mestria fotográfica, nada, CÉSAR! Nem a máquina é lá essas coisas. Mas tirando muitas, algumas acabam por sair bem - é uma questão de perseverança! :))
ResponderEliminarOlha esse corvo desta vez não vi por lá! Se calhar estava de folga... :D
Obrigada!
Obrigada pela nossa seleção, que aqui todo o mundo ficou em festa, TETÊ! :))
ResponderEliminarTambém gosto destes passeios, a este castelo de Lisboa já não ia há anos, estava na altura de revisitar! :)
As melhoras para o teu joelho!
Beijocas!
É verdade, LUISA, mesmo se não fosse por tudo o resto, valia a pena só pelas vistas... :)
ResponderEliminarSó agora é que vi este post! Que beleza (com sotaque brasileiro!). Lindas fotos, lindas paisagens, um local que deve ser visitado e revisitado! Gostei a valer desta reportagem!
ResponderEliminarAbraço
Obrigada, CATARINA! Também adorei o passeio... como se nota! :))
ResponderEliminarDa próxima vez que for a Lisboa é para visitar o castelo. já estava em stand-by e agora está decidido :) Muito boas fotos.
ResponderEliminarÉ sempre uma boa ideia, MOYLITO! :))
ResponderEliminarObrigada!