quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FORMIGAME!

A minha avó desviava-se delas no quintal, para não pisar as coitadinhas, tão ordeiras e incansáveis trabalhadoras. Eu seguia-lhe os passos: não havia necessidade de esborrachar as bichas! Afinal lugar de formiga é no jardim, não é?
Acontece que as desgraçadas tornaram-se muito abusadoras, quando regressámos de férias abundavam na minha cozinha - o caso não era para menos, o descuidado filhote deixou uns pingos de refrigerante e umas migalhas de pizza na bancada e lava loiça, quando passou por casa! Umas já afogadas nas gotas do líquido, outras moribundas, mas o suficiente de vivas para termos começado o regresso a casa com uma limpeza ao local. Agradabilíssimo, como devem calcular...
Uma semana depois, com insecticidas contra rastejantes e tal, imenso cuidado para não deixar cair uma migalha ou limpar tudo logo de seguida, as teimosas persistem, mesmo que em número mais reduzido... Curioso é que ao açucareiro não vão, mas são tão minúsculas que até dentro de um tupperware com umas bolachinhas açucaradas conseguiram entrar.
Após uma breve pesquisa internética, concluí que tinha de me armar em Sherlock Holmes e procurar à lupa a(s) fenda(s) de onde elas saem, para as tapar. OK! Mas, já agora, se alguém souber de algum produto eficaz para combater este formigame, agradeço! Muito!
Também é verdade que já não é o espírito da minha avó! Mas jardim ou quintal é uma coisa, bichezas em minha casa NÃO!

Imagem recebida por mail (noutro contexto).
(Obrigada, Palicha!)

18 comentários:

  1. São teimosinhas, essas formiguitas. Não sei o que te aconselhar.

    ResponderEliminar
  2. tenho 3 coisas a dizer!
    1ª - mais uma vez o titulo me levou a pensar outras coisas porque pensei que estivesses a referir-te a alguma sensação que alguém te provoca e que te tinhas esquecido do hifen ~s

    2ª - antes de tapar a fenda, aconselho-te a convidar as que estão no interior a sair. :-w

    3ª inconscientes e moribundas por causa do liquido? acho que devias ter cuidado com o que o teu filho anda a beber. ~xf

    tenho dito! :h

    ResponderEliminar
  3. Teimosinhas é favor, CATARINA! São umas grandes chatas, isso sim! ;)

    ResponderEliminar
  4. Não, VÍCIO, elas podem lá ficar onde estão, levam é com um produto em cima. Embora precise de identificar primeiro de onde saem... :-w

    Era 7Up, e elas parece que não se dão muito bem com o limão! Ou com a acidez daquilo, não sei ao certo! :)

    Quanto à confusão com o título, pronto, às vezes acontece... :))

    ResponderEliminar
  5. Gostava de lhe dar um conselho, mas não sei. Dentro de casa são muito incómodas, realmente, mas ao ar livre sou capaz de passar um bom par de horas a observá-las.

    ResponderEliminar
  6. Também não tenho nada contra formigas ao ar livre, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, mas dentro de casa são uma grande chatice. Daí andar armada em exterminador implacável com elas... :)

    ResponderEliminar
  7. Também sou defensora dos bichos e bichinhos, mas fora de casa, cá dentro nem pensar...dão comigo em doida, principalmente essas formiguinhas bebés que se instalaram cá em casa há uns anos atrás e durante 3 anos...vi-as em todo o lado, até sonhava com elas :s acho que estavam apaixonadas por mim ;))

    Usei tudo para as combater, mas elas não arredavam pé e nem precisava de haver migalhas ou um pingo de qualquer coisa, elas gostavam de tudo, até de insecticida =))...gastei dezenas de panos amarelos da vileda, molhados, para as apanhar...só assim conseguia livrar-me delas por umas horas...

    Um dia alguém me disse para usar folhas de louro bem secas em cada fresta e buraquinho, por mais pequenino que fosse...pode parecer coisa de loucos, mas quando estamos desesperados fazemos tudo...remédio santo? Não sei, o que sei é que nunca mais as vi :)

    E tentar não custa.

    Boa sorte e beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Xi, 3 anos, MARIA?!? Não quero nem pensar, se já estou doida com elas agora. E como sou adepta de cortar essas "paixonites agudas" logo pela raiz, vou experimentar esse teu método! Obrigada pela dica! :D

    Beijocas! :)

    ResponderEliminar
  9. Sofro frequentes invasões dos seus exércitos. Comigo não há cá contemplações. Faço uma revolução nos armários e na bancada da cozihna. Despejo tudo e vá de roupa com armas químicas. Espero que o spray seque. Removo os cadáveres e volto a colocar tudo no lugar. As tréguas nem sempre são duradouras. Na verdade esta é uma guerra sem fim à vista. :)

    ResponderEliminar
  10. Bom, foi mais ou menos o que fizemos, LUISA, e tudo desinfectado com Sonasol verde, que li por aí que elas não gostam. Mas ainda vou ver se arranjo as folhas de louro! :)

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga.
    Vou dar-te um remédio santo para acabar com as formigas dentro de caso.
    Pelo sitio por onde entram, metes uns "cravos de cabecinha".Sim, daqueles que nos cozinhados se espetam nas cebolas.
    Tive uma praga dessa tropa indesejada cá em casa.
    As folhas de louro também ajudam e a pimenta moída.
    Elas apareciam-me por debaixo da lareira "cassete". Era impossível meter o cravo de cabecinha. Arranjei uma seringa de dar injecções a cavalos e injectei pelas ranhuras.
    Foram finalmente dar uma volta ao bilhar grande .

    Por causa disto, tive ocasião de ver ovos de formiga.
    E até um depósito das mortas. Incrivel...

    o meu abraço, amiga

    ResponderEliminar
  12. Ah, muito obrigada, ZÉ DO CANITO! Vou experimentar a ver se resulta! Elas têm acalmado com as limpezas, o detergente e o insecticida, mas é praticamente impossível não deixar cair uma migalha ou um pingo quando se cozinha e depois lá aparecem mais tresmalhadas. Vou experimentar isso, o louro e a pimenta, para ver se estas formigas vão dar a volta (ao bilhar grande ou aonde quiserem) bem longe daqui... :D

    Jinhos, amigo!

    ResponderEliminar
  13. Pela minha experiência, Teté, a única solução é procurar as fendas e tapá-las. Ou então elas continuarão a vir. Também tenho respeito pelas formigas, mas elas na sua casa, eu na minha.

    ResponderEliminar
  14. A ideia é essa, SUN, depois de dar um abate nas suas fileiras... :)

    E claro que não tenho nada contra as bichas, se forem morar para jardins ou quintais! :D

    ResponderEliminar
  15. também tive invasão no verão mas um colega que ficou com a chave para regar o manjerico é que tratou do assunto. e bem, porque só havia cadáveres quando cheguei. logo pergunto-lhe o que ele usou e depois digo-te :)

    ResponderEliminar
  16. Ah, boa, MOYLITO! Essas informações são sempre bem vindas, até porque pelos vistos não fui a única a ser invadida... :D

    ResponderEliminar
  17. ele também não sabe :( foi um spray para rastejantes.

    ResponderEliminar
  18. Ah, OK, MOYLITO! Melhora, mas se são muitas elas voltam... :p

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)