domingo, 7 de agosto de 2011

DE REGRESSO A CASA...

... ficaram para trás as praias de suave ondulação e de...

... água salgada, mas cristalina!

E também os momentos calmos de leitura na esplanada - enquanto a restante família ainda se diverte à beira-mar - saciando a sede com uma bela cervejinha.

Por vezes, também acompanhada pelas saborosas amêijoas à Bulhão Pato, que se servem em quase todos os bares da Praia da Rocha, mas a simpatia da Cristina e da Célia já nos cativaram há muitos anos, de modo que é sempre ali que poisamos. Há melhor? Não sabemos! Aquelas são deliciosas e aproveitamos para dar dois dedos de conversa com as duas irmãs...

Ao final da tarde ainda dá azo a uns mergulhos na piscina, quando não temos saída programada.  Aos fins de semana de Julho ou Agosto é garantido que não arredo pé de lá  - tem mais gente, é certo, mas as praias... estão a abarrotar!

Noutras passeamos por Portimão, junto ao rio Arade, onde os reflexos de rosa se espelham no céu e nas águas ao pôr do Sol.

Ainda há tempo para espreitar a galeria de um pintor local que ali expõe os seus quadros, vibrantes de cor e retratando as paisagens circundantes.Gosto muito, mas imagino que não esteja ao alcance da maioria das bolsas, incluindo a minha...

Depois, claro, férias sem sardinhas assadas e uma saladinha algarvia de acompanhamento, não têm o mesmo sabor. Gulodices esporádicas!

Restam apenas duas constatações: primeira, na Marina de Portimão não se nota nenhuma crise, nacional ou internacional - iates, barcos e motas de água estão firmes nos seus ancoradouros (e não, não é inveja!);

segunda, as "nossas" amigas cegonhas continuam a habitar o seu ninho, pelos vistos "vigiadas" de perto por algum filhote ou vizinho.
390 fotografias, 3 livros lidos e não sei quantos mergulhos ou petiscos depois, falharam alguns passeios idealizados e aconteceram algumas contrariedades. Mas foram umas boas férias, que deram para recarregar as baterias. E, no final de contas, isso é que importa...

BOM DOMINGO PARA TODOS!

19 comentários:

  1. EMATEJOCA AZUL8/07/2011

    Que belas fotografias!!!

    As tuas férias foram maravilhosas, não é verdade?

    Neste momento, quem precisava de férias era eu, mas só vou até ao Porto lá para Setembro, o que também não considero FÉRIAS.

    Bom domingo, minha cara Teté.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teté. Tudo acaba, não é ? :)))
    Para mim a Praia da Rocha (Portimão) é o melhor "conjunto" do Algarve ! Estive lá, uma semana, não há um ano, mas não paro muito pela praia !
    (Normalmente faço férias fora dos meses Junho a Agosto).
    ... e a cegonha lá continua ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  3. Estivemos perto uma da outra, Teté! Passei a maior parte do tempo na Praia do Vau que prefiro à Rocha porque lá ainda consigo encontrar um lugar só para mim. Essas ameijos...oh! que saudades!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Estas férias só li revistas e A Bola, mas fartei-me de nadar. Nem em fotos fui muito por aí. Com excepção ao meu fofinho neto :)

    ResponderEliminar
  5. Ah e nem comentei o teu post. Aquelas ameijoas huuuummmm!!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/07/2011

    Férias sem livros e sem fotos não são férias. Claro que as sardinhas e as ameijoas ajudam imenso. Está agora a chegar a minha vez, com esses mesmos condimentos.
    beijinho Tété
    Kim

    ResponderEliminar
  7. Bem vinda de volta, adorei as fotos :)

    ResponderEliminar
  8. Em 390 fotografias algumas teriam de sair razoavelmente boas, EMATEJOCA! De qualquer das formas estas não foram escolhidas por serem as melhores, mas por de algum modo servirem o relato do veraneio... :))

    O Porto para ti não é férias?! Para mim são, desde que saia de casa, embora obviamente haja sempre algum trabalho fora de casa. ;)

    Bom Montag para ti! :D

    ResponderEliminar
  9. Aí estamos de acordo, RUI: Praia da Rocha/Portimão são do melhor que há no Algarve para passar férias. E também tenho ideia que a actual Câmara tem dado muito dinamismo à cidade, neste momento estão em curso uma série de programas para todos os gostos... mas infelizmente não deu tempo para ir a todos que nos são mais apetecíveis! :))

    Como também não paro muito pela praia - lá estendida ao sol como lagarto não é para mim, uns mergulhos e um passeio no areal chegam perfeitamente - para nós é o ideal: quem quer ficar mais tempo fica, não me chateia nada ir ler para a esplanada... :D

    É, as cegonhas continuam por lá! :)

    ResponderEliminar
  10. Aqui só para nós, CATARINA, desde que não fiques nas "portas" da praia da Rocha, também tens espaço para ti - anda-se um bocadinho pelo passadiço, mas vale a pena! :)

    Por acaso não cheguei a ir à praia do Vau nem à do Alvor, estive noutras mais para os lados de Albufeira. Dá para variar de vez em quando, não dá para ir a todas.. :D

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Também folheei algumas revistas, CONSTANTINO, mas jornais desportivos não são para mim... =))

    Ah, e também se entende que com o primeiro neto já se encontrou o tema ideal para as fotografias, mesmo que a paisagem seja deslumbrante! :)

    As amêijoas, pois, nham, nham! :D

    ResponderEliminar
  12. Ora e fazes muito bem, KIM! Espero que sejam umas boas férias, com tudo a que tens direito, incluindo livros, fotos e petisqueiras várias... :D

    Beijocas e diverte-te!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, LOPESCA! :)

    ResponderEliminar
  14. Ups! Reparei agora que já estás na capital e eu que pensava que ainda andavas por terras mouras! ;) Mesmo assim não invalida que não possas dar uns mergulhos por esses lados. :)

    ResponderEliminar
  15. Eheheh, por aqui é raríssimo dar mergulhos, TONS DE AZUL... A água é fria e o trânsito para as praias é medonho! :))

    ResponderEliminar
  16. Seja bem vinda, Teté. Pelo que vi e li, teve umas férias excelentes, não é verdade?
    Espero que esteja em excelente forma para nos continuara brindar com os seus belos posts.

    ResponderEliminar
  17. Foram boas, sim, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA! :)

    Espero hoje ou amanhã contribuir com mais um post para a sua "colecção" d' "A praia da minha vida"! :D

    ResponderEliminar
  18. eu saquei à volta de 500 fotos (de Paris, que o Luxemburgo já conheço mais ou menos) e acabei 4 livros. comi mais que uma vez mexilhões e bebi uma quantidade razoável de cerveja. não houve praia, mar, piscina e sol como o do algarve, mas correu bem. eheheheheheh

    ResponderEliminar
  19. E no fundo isso é que importa, MOYLITO, que as férias nos dêem espaço para arejar e recuperar o fôlego! :D

    Bom regresso a casa, também! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)