segunda-feira, 30 de maio de 2011

JUSTA HOMENAGEM!

Já aqui tinha dedicado um post ao "nosso" Joãozinho da Voz Doce, aliás, professor João Chaves Santos, que durante quase 40 anos leccionou educação musical aos alunos do liceu D. Pedro V. Nunca pertenci ao grupo coral - que o professor dinamizou durante todos aqueles anos em que estudei na dita escola e nos seguintes -, nem a música era assunto que me motivasse por aí além: nem todos foram feitos para cantar e vozes do tipo cana rachada ainda menos! Para já não bater na tecla da desafinação...
Mas foi com muita alegria (e até alguma emoção, confesso!) que participei na homenagem que, tanto a actual direcção escolar, como antigos alunos do grupo coral, prestaram ao antigo professor. Para além de baptizarem o novo auditório com o seu nome, também muitos ex-membros de coros de décadas diversas se reuniram em vários ensaios, para um espectáculo musical e coral - com um reportório bem escolhido de músicas que todos sabiam trautear (assistência incluída), nomeadamente de Zeca Afonso - onde a principal ideia era a de comemorar a data festiva. Entrecortado por breves discursos, onde pontuaram episódios que marcaram outros tempos. Perante a alegria do professor, muita comoção da sua mulher (suponho que também ela professora do liceu) e os aplausos de todos os presentes!
Foi bonita a festa, pá, e todos ficámos contentes com a justa homenagem, numa bela tarde primaveril! (quer dizer, dentro do auditório, porque lá fora choveu e trovejou em grande, ninguém acreditou que os participantes do evento não tivessem dado por nada... eheheh!)
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Fernando Pessoa

29 comentários:

  1. É sempre lindo quando um professor estimado e amado é homenageado. Penso que revela que apesar de tudo existe reconhecimento e esperança para este mundo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito :)))

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Exagerei no sorriso ao Muito bonito e saiu gargalhada :)))

    O que eu queria era sorrir à homenagem :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/30/2011

    Merecida homenagem, então.:)
    E o homenageado estava tão feliz!:)
    bji
    Nina (não consigo comentar de outra maneira. Engraçado é que só me acontece em alguns blogues:))

    ResponderEliminar
  5. Fátima Santos5/30/2011

    Muito bom! Também me emocionei um tanto, até porque toda a homenagem decorreu no tom doce e descontraído que lembro do tempo em que aprendi a tocar flauta e a cantar em cânone e que marcou seguramente o meu percurso...
    Ah! e é bem verdade: também não ouvi a trovoada, o que muito estranhou a minha filha. Moramos mesmo ao pé do liceu e parece que foi forte, mesmo... ehehe

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/30/2011

    Muito bom! Também me emocionei um tanto, até porque toda a homenagem decorreu no tom doce e descontraído que lembro do tempo em que aprendi a tocar flauta e a cantar em cânone e que marcou seguramente o meu percurso...
    Ah! e é bem verdade: também não ouvi a trovoada, o que muito estranhou a minha filha. Moramos mesmo ao pé do liceu e parece que foi forte, mesmo... ehehe
    Fátima Santos

    ResponderEliminar
  7. E uma homenagem em vida, o que é muito raro.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/30/2011

    Comento bem no CR e aqui já tentei várias vezes.

    Curioso é que até há pouco nem no meu blogue entrava.

    Isto é só a prova dos nove.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/30/2011

    Desta vez, pelo menos, o meu comentário foi publicado mesmo "anónimo"!!!

    Lembro-me muito bem do teu post dedicado ao "vosso" Joãozinho da Voz Doce.
    Como é agradável ler um texto positivo como este, minha cara Teté, porque em geral, só se diz mal de tudo e de todos: professores, os políticos, juventude etc...

    Teresa/ematejoca

    ResponderEliminar
  10. Afortunados os homenageantes, feliz o homenageado pelo reconhecimento e estima que nutrem por si.

    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/31/2011

    Aos bons professores, que nos ficam na memórias pelo contributo positivo que nos trouxeram à nossa formação, são merecidas todas as homenagens.
    CBO
    Continuo com os mesmos problemas para comentar (:-

    ResponderEliminar
  12. A homenagem foi feita por alunos que hoje têm quase todos cerca de 40/50 anos, FERNANDO VASCONCELOS, até porque o professor já deixou de leccionar há 13, mas também tenho esperança que os jovens de hoje um dia também se lembrem de homenagear os professores que pelo seu empenho e dedicação o merecerem... :)

    ResponderEliminar
  13. Foi uma festa inesquecível, para quem lá esteve, MARIA! E o sorriso género gargalhada também não tem problema, até porque houve muitas por lá... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Estava mesmo muito feliz, NINA, a filha comentou com dois dos organizadores que há muito tempo não o via assim animado. Bem hajam sempre estes professores que nos deixam saudades! :)

    Beijocas!

    ps - como podes verificar, não és a única a ter dificuldade de comentar aqui, não sei porquê! :(

    ResponderEliminar
  15. Penso que nenhum dos participantes se vai esquecer desta homenagem, FÁTIMA SANTOS, porque decorreu mesmo num ambiente muito alegre, informal e saudável! Terá sido mais gratificante para os organizadores e os antigos alunos que ensaiaram o espectáculo, mas suponho que a expressão de felicidade do "nosso" Joãozinho alegrou todos nós! :D

    E de chuva e de trovoada, só uns pinguinhos esparsos, depois da tempestade... :))

    Ah, e sê bem-vinda! :)

    ResponderEliminar
  16. Deviam ser todas feitas em vida, RAFEIRITO, que depois já têm um tom mais triste e funesto... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Ai, sim, EMATEJOCA, então nesta altura de campanha política e de lavar de roupa suja que até enjoa, já não se pode com tanta maledicência! Mas adorei mesmo participar nesta homenagem, a um professor que sem dúvida a mereceu e, sobretudo, ver a alegria estampada no seu rosto! :)

    Quanto ao resto, estou desejosa que acabem lá com a tal remodelação, que aqui tem trazido muitos problemas aos comentadores! (já vi um vídeo a explicar o que pretendem fazer, vou ver se o ponho aqui, mas é esperar para ver quando...)

    Beijão grande para ti, neste dia especial! :-L

    ResponderEliminar
  18. Afortunados por ver o homenageado tão feliz, isso sim, PAULOFSKI! :))

    E de parabéns está ele, por ter deixado tão boas recordações aos seus alunos! Mesmo aos desafinados... :D

    ResponderEliminar
  19. Absolutamente de acordo, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA! E provavelmente outros também mereciam (enquanto outro nem pensar), mas de algum modo este foi um professor emblemático da escola, e com as deambulações actuais de escola em escola, é difícil... ;)

    Já percebi que o meu blogue acarreta mais problemas aos comentadores, mas lamento não poder fazer nada contra isso! :(

    ResponderEliminar
  20. também tive um professor de português que, se houvesse uma homenagem, nem que fizesse várias centenas de km compareceria. é bonito e merece felicitações.

    ResponderEliminar
  21. Engraçado que o meu filho também teve um de português assim, MOYLITO, mas esse ainda está no activo. Quem sabe daqui a uns anos? :)

    ResponderEliminar
  22. Realmente, é muito bonito de ver, alguém que pelo seu trabalho, pela sua competência, pelas suas qualidades conseguiu marcar várias gerações. Homenagem muito bonita.

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  23. Foi mesmo, KARENB! E o riso e a felicidade estampados na cara do professor alegraram ainda mais todos os participantes... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. É sempre bom prestar homenagens as pessoas quando elas podem receber e saber-se homenageadas.Bela iniciativa do corpo discente e docente do Colégio fazer isso.
    Um belo exemplo a ser seguido,num mundo em que o professor é cada vez mais desmoralizado.
    Muito bem Teté!
    Beijooooo!

    ResponderEliminar
  25. Também achei uma ideia excelente e participei com muita alegria nesta homenagem, KÁTIA: o professor mereceu-a inteiramente! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  26. Paula Santos6/21/2011

    Tenho muita pena da nao estar perto para poder ter participado nesta homenagem. Este professor influenciou a minha vida e marcou-me profundamente deixando uma vista tao positiva da escola e de professores que mais tarde vim a ser professora eu propria, nao de musica, mas ainda assim professora. Partidas e brincadeiras a parte, sei que todos o estimavamos. Nao me lembro de mais nenhuma aula pela qual tivessemos tanto gosto, que mesmo quando tinhamos furos em vez de ir passear pelos pavilhoes afora, ou ficar num cantinho na conversa, acabavamos sempre por pedir ao nosso joaozinho da voz doce para assistir as suas aulas, ou pelo menos para pedir uma ou duas violas e ficavamos la em frente das duas salas de musica a tocar e cantar. Memorias lindas que nao vou nunca esquecer.

    ResponderEliminar
  27. Tens razão, PAULA SANTOS! Ainda me lembro de ir ter com alguns amigos que passavam os furos ou os intervalos a tocar viola e a cantar. Eu nem por isso, que sempre fui desafinada, mas gostava da alegria envolvente... :)

    Mas boas recordações, deixou a todos! :D

    ResponderEliminar
  28. Paula Santos6/22/2011

    Boas recordacoes sem duvida, tete:) Mesmo depois de ja ter saido do liceu ainda me lembro de ir aos ensaios do coral( e sei que nao era so eu ). Se bem que gostasse de cantar, o apelo especial era este professor que nos conseguia por a cantar afinadinhos - tarefa dificil por vezes :) -e que foi capaz de ate nos criar gosto por musica classica numa altura em que so queriamos era rock'n'roll :)

    ResponderEliminar
  29. Tens razão, PAULA SANTOS, a malta só queria rock'n'roll e ele por vezes levava um gira-discos portátil para as aulas e punha música clássica! :))

    Foi-nos habituando ao gosto pela boa música, que não se limita ao rock (e onde também há muita "fancaria"), sem que déssemos muito por isso, na altura... :)

    Mas professores como o "nosso" Joãozinho são poucos. E, por isso, inesquecíveis! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)