A ideia era visitar a exposição da World Press Photo 2011 (que não costumamos perder), no Museu da Electricidade, em Lisboa, mas as filas infindáveis do último dia, à torreira do sol numa tarde abrasadora, depressa nos fizeram desistir do plano. Com sorte, talvez a vejamos no Algarve, tal como no ano passado. A alternativa era dar um passeio num jardim lisboeta, sossegado, confiantes que muita gente se teria dirigido às praias da linha do Estoril ou da Costa da Caparica.
Contávamos observar patos e cisnes,
caminhar à sombra de árvores frondosas e centenárias,
e, por fim, eventualmente descansar um pouco na esplanada local, a beber uma imperial fresquinha. Mas como nem todos os dias são de sorte, o emblemático espaço verde alfacinha estava pejado de gente, piquenicando pelos relvados, passeando carrinhos de bebés ou cães, brincando ou namorando, enquanto decorria este programa musical, que desconhecíamos completamente:
Vale que ainda recebi inesperadamente umas amostras de produtos da marca gratuitos (de desodorizante e de condicionador/reparador para cabelos longos e danificados, rsrsrs, que insinuações tão maldosas!), mas adeus ao almejado passeio calminho e à aprazível leitura na esplanada - um banho de multidão por todos os recantos...
Mesmo com estas condicionantes imprevisíveis, não deixou de ser um entardecer agradável, longe de centros comerciais e do sofá da sala frente ao televisor, onde-independentemente-do-canal-nacional-só-se-discute-mais-do-mesmo!
Saímos por este portão com um sorriso nos lábios, com a certeza de voltar num Domingo menos conturbado, lá mais para as tardes de Outono, ou assim... E não, não é para adivinhar (não queriam mais nada, com tantas pistas?), trata-se do Jardim da Estrela, que em Abril do ano que vem completará 160 anos de existência!
O Jardim da Estrela!!!!
ResponderEliminarNão o teria reconhecido pelas fotos.... Muitos anos já passaram.
Não creio que algum dia o vejam sem multidão...
Esqueci acrescentar: gostei muito de ver as fotos! Patinhos e lago? O que gosto mais de fotografar!
ResponderEliminarTambém sou adepta dos passeios ao fim-de-semana pelos magníficos jardins que a nossa cidade tem - o Jardim da Estrela é sem dúvida um deles.
ResponderEliminarBelíssimas fotos!!
Beijinhos
O jardim é bastante amplo, CATARINA, já lá tínhamos passeado outras vezes, mas uma "enchente" destas nunca foi habitual, suponho que devido ao espectáculo e ao dia de calor... :)
ResponderEliminarAté os patos e cisnes pareciam um pouco assustados, nadavam mais de roda da estátua que nas bermas do lago. E não sou perita a fotografá-los! O cisne começou a virar-me costas logo assim que me viu aproximar...
Mesmo que só parcial, a frente da basílica teria chegado para os "adivinhadores"! :))
Ao contrário do que muita gente afirma, KARENB, temos imensos espaços verdes espalhados pela nossa cidade, uns mais cuidados ou dinâmicos que outros. E nós gostamos de passear por lá, variando os circuitos... :D
ResponderEliminarObrigada e beijinhos!
Tenho excelentes recordações desse jardim. Quanto à WPF, quem manda ser tuga e só ir no último dia? Toma!
ResponderEliminarBeijocas!
E ainda conseguiste uma bela mão cheia de fotos. Não foi tão mal assim.
ResponderEliminarÉ por essas e por outras que nunca me apetece ir a lado nenhum...não quero os espaços só para mim, mas odeio multidões.
ResponderEliminarLisboa é boa para passear no mês de agosto, aí sim vale a pena :)
No entanto com tanta gente ainda coseguiste tirar bonitas fotos :)
Beijinho :)
Olha que desmancha prazeres. E eu que já estava a de dedo em riste, a "scroolar" fotos abaixo com um sorriso para desvendar que é o Jardim da Estrela, dos poucos jardins que me recordo das minhas visitas a Lisboa.
ResponderEliminarBelas fotos, sim senhora.
VOU EXPERIMENTAR OUTRA VEZ EM COMENTAR.
ResponderEliminarO anónimo é a "ematejoca".
ResponderEliminarEscrevi um longo comentário, que desapareceu depois de diversas tentativas de o mandar.
O Pedro Coimbra está com o mesmo problema.
Vou tentar mais tarde!!!
também não foi assim tão mau como isso, apesar da pandemia de gente que às vezes assola os lugares públicos :)
ResponderEliminarVou perguntar ao presidente da Câmara respectiva se não falta qualquer cisne ou pato...
ResponderEliminarBom fim-de-semana com saúde bem fatigante!
;)
E já que a Ematejoca anda por aqui, gostaria de perguntar-lhe por que motivo abro o "blog" dela e ele automaticamente fecha...
ResponderEliminarPois, RAUF, só soube do WPP na semana anterior e não deu para ir, foi no que deu! Quanto ao Jardim da Estrela tenho ideia que traz boas recordações a muita gente... :))
ResponderEliminarBeijocas!
Não, CONSTANTINO, embora as fotos tivessem de ser muito dirigidas ao alvo... :D
ResponderEliminarTambém não sou fã de multidões, vale que o jardim é bastante amplo, MARIA!
ResponderEliminarPor acaso tirava sempre férias noutras alturas que não Agosto, porque Lisboa em Agosto consegue ser mais calma do que no resto do ano e dá para passeios diferentes. Infelizmente, nos últimos anos não tem dado! :[
Beijocas!
O Jardim da Estrela é quase um ex-libris de Lisboa, PAULOFSKI, de princípio servia para as elites passearem, mas depois popularizou-se! :D
ResponderEliminarDesculpa lá a desilusão, mas também não queria insultar a vossa inteligência com um desafio tão fácil! =))
Pois, parece que o Rui está com o mesmo problema e o Teonanizi não consegue entrar no teu blogue, EMATEJOCA. Será que depois de reporem os comentários desaparecidos voltaram a ter problemas no blogger? Espero que ultrapassem depressa essas dificuldades, por aqui ainda não me bateu à porta! :)
ResponderEliminarBeijocas!
Domingo de calor + pessoal curto de massas = invasão dos locais públicos onde não se paga para entrar, MOYLITO!
ResponderEliminarMas pronto, há que entender esta "pandemia... :D
Se faltar, TEONANIZI, não serei a única suspeita... =))
ResponderEliminarE sim, parece que a Ematejoca está com alguns problemas no seu blogue e nos comentários... ;)
Fui de manhã e correu bem.
ResponderEliminarFoi giro :)
Esse jardim é parte de mim, tempos houve em que conhecia cada recanto… é uma pena o miradouro continuar vedado ao público!
ResponderEliminarBeijinhos,
FATifer
Presumo que tenhas ido à WPP, LOPESCA! De manhã, para além de dormir, ainda havia um compromisso inadiável. Mas pronto, pode ser que a apanhe lá em baixo... :)
ResponderEliminarBom, mesmo que tivessem aberto o miradouro, FATIFER, com tanta gente dificilmente dava com ele. Traz recordações de outros passeios, mas nunca o conheci assim tão bem como tu... :)
ResponderEliminarBeijinhos!