terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PERGUNTA À TOA

Fotografia de Ian Britton

A pergunta é a seguinte:

- É ou não é ilegal fazer downloads de filmes para ver em casa?

Obviamente, todos os amantes da 7ª Arte preferem o cinema visionado numa sala confortável, escura e sem interrupções que desviem a atenção do grande ecrã. Mas, há sempre um mas, raramente têm a possibilidade de assistir a todos, por motivos evidentes: pessoais, profissionais, de acessibilidade ou de horários. Para não falar na dinheirama que se gasta...

Por outro lado, agora que já foram decididos os Globos de Ouro, que estão nomeados os candidatos aos BAFTA londrinos e aos Oscares de Hollywood - com cerimónias marcadas para 8 e 22 de Fevereiro, respectivamente - alguns desses filmes ainda não se encontram em exibição nas salas portuguesas. Nas vésperas, todos os cinéfilos amadores largam tudo para se encafuarem no cinema? Qual é a ideia? Privilegiar apenas os críticos profissionais, que com as suas opiniões "abalizadas" tecem comentários incompreensíveis sobre ângulos de câmara, assim ou assado? Nada contra eles, lógico, que apreciam ser juizes e dar estrelinhas, conforme as suas predilecções e conhecimentos.

Mas, há sempre um mas, também gosto de opinar como simples amante de cinema, mas (mais outro) tendo assistido a todos os que concorrem a estas estatuetas. E ai volto à questão inicial, qual pescadinha de rabo na boca:

- É ilegal ou não?

(e já agora, quais seriam os direitos de autor espoliados, por filmes que não se conseguiriam ver de outra maneira?)

20 comentários:

  1. é apenas mais uma ilegalidade no meio de tantas praticadas e bem mais graves!

    amante do cinema? o teu marido sabe?

    ResponderEliminar
  2. Boa pergunta. Mas não sei a resposta. Há quem diga que sim, há quem diga que só é ilegal se fôr para revenda.....vai daí!!!!!!!!
    Mas como diz o vicio, será só mais uma ilegalidade no meio de tantas outras bem piores.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. É ilegal, mas também como tu dizes, da mesma maneira que se pode comprar música na net, podiam fazer para que se pudesse baixar filmes que doutra maneira não vamos conseguir ver nunca. Mas talvez exista já essa possibilidade.

    Todos gostamos de receber pelo nosso trabalho, não é?

    ResponderEliminar
  4. download de filmes? nunca ouvi falar;)

    ResponderEliminar
  5. é mesmo ilegal para persevar os direitos de autor. e mesmo que não tenham chegado a Portugal, pode-se sempre comprar na net

    ResponderEliminar
  6. Em Portugal tudo é legal e ilegal, Teté.
    Depende de quem comete os actos...

    ResponderEliminar
  7. Olá Teté

    É uma boa pergunta. Ilegal, concerteza que é, mas o que não se faz por amor à arte.
    Neste caso a 7ª!

    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Ia a dizer que sim, é ilegal, para se preservarem os direitos de autor, quando me engasguei com a resposta do capitão merda heheheheheheheh, que está mais do que certo!!!

    ResponderEliminar
  9. Teté, por mim marchava um cabrito assado com batatas no forno!
    E tintol, claro.

    ResponderEliminar
  10. Se os bilhetes para o cinema não custassem os olhos da cara (e ainda por cima, muitos dos filmes não valem o bilhete), ninguém pirateava filmes da internet, como é óbvio.
    Eu, por exemplo, já vi filmes pirateados e depois, como gostei, acabei por comprar o DvD.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Xi...
    Eu diria que sim, que é ilegal, e pessoalmente evito. Mas vai daí, o que é que eu sou quando me dão filmes gravados num DVD? Cúmplice? E o que é que eu era quando gravava toneladas de k7s directamente do 'Oceano Pacífico' e outros programas de rádio?

    Olha, o que eu não faço mesmo é comprar filmes nas feiras. Agora o resto, estou como o outro 'vive e deixa viver'. Por norma sou contra, mas não acuso nem julgo ninguém que faça downloads.
    Não respondi à pergunta, pois não? LOL ;)
    BEijocas

    ResponderEliminar
  12. O meu marido suspeita, VÍCIO! :)))
    A pergunta era devida ao filhote insistir que não, que o rapaz é assim a dar para o teimoso! (não sei a quem ele sai...) :D

    Não estava a falar de revenda, PARISIENSE, que essa bem sei que é ilegal... ;)
    Beijokitas, nina!

    Evidente que todos gostamos de receber pelo nosso trabalho, SUN! Mas facto é que já me enviaram por mail vários sites de livros e filmes (que ainda não li ou vi, por falta de tempo), não me está a apetecer pagar multas ou acabar os meus dias a ver o sol aos quadradinhos... (`_^)

    Ah, pois não, MOYLITO, foi só um vaipe que passou por aqui... ;)

    ResponderEliminar
  13. Pois, TERESA DURÃES, parece-me que é como o preservativo: às vezes rompe! (sem qualquer tipo de ofensa, obviamente!) ;)

    Ora por aí estamos completamente de acordo, CAPITÃO! :D

    Por amor à arte, ISABEL, se calhar cometemos algumas ilegalidades... :)
    Beijinhos!

    A Toa é uma pateta que passou por aqui, RAFEIRITO! :D

    ResponderEliminar
  14. Certíssimo, não é, VAN? :)))
    Mas pronto, no geral já percebi a ideia... ;)

    Cabrito assado no forno com batatinhas marcham si, REI!
    Mas prefiro acompanhar com um verde branco... :D

    Mas eu não pirateio filmes, MACHTBOX32, foi uma mera dúvida...
    (por falar nisso, já me enviaram um endereço com o tal de 10 mil não sei que mais, que elogiaste bastante...) :D
    Beijinhos!

    Respondeste sim, SAFIRITA, mas não te preocupes que também gravei K7s e vídeos, directamente da rádio ou da TV, para mais tarde recordar... quando apetecesse!
    Montes delas já foram para o lixómetro, como é óbvio, LOOOL!
    C'est la vie! ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Pois Teté eu até ia dizer que era ilegal, mas depois de ler o comentário do Capitão Merda terei de concordar com ele! :)

    ResponderEliminar
  16. Fazer downloads de filmes para uso privado não é ilegal, tudo não passa de publicidade enganosa, com a intenção de obrigar as pessoas a comprar.

    O que é ilegal é fazeres um download gravares e comercializares, ofereceres ou até emprestares. Mas, podes fazer downloads para uso privado.

    Existem vários truques para ter grandes quantidades de filmes pirateados sem problemas.

    1- Só gravas em CD filmes que já estejam à venda em DVD.

    2- Filmes que ainda não estejam à venda em DVD gravas no PC ou por exemplo num disco externo (que já se encontram baratos).

    O motivo é simples, toda a gente corre o risco de nos pedirem emprestado um DVD. Se emprestares uma cópia e as autoridade marrarem com ela, podes dizer que tens o original, visto que é legal fazer um copias de segurança para não danificar original, argumentas que o tens emprestado a uma outra pessoa e recebes x dias para provar que o tens ou poderás pagar uma multa. Nesse tempo arranja um original com toda a certeza.

    O acto de manter os downloads de filmes que ainda não existem em DVD num disco rígido e não em CD, é para não caíres na tentação de o levar de casa ou emprestar a alguém.

    Os downloads para uso privado são legais, mas é ilegal o empréstimo, na verdade é ilegal o empréstimo mesmo que seja um DVD original. A lei é clara, quando diz que é ilegal o aluguer, empréstimo ou difusão publica.

    Em tua casa fazes o que bem entenderes, até porque as autoridades só entram aí com a tua permissão ou mandato judicial e se os downloads são para uso em tua casa e não saem daí, não há possibilidade de um juiz alguma vez passar um mandato.

    ResponderEliminar
  17. Acabamos por concordar todos, né, TONS DE AZUL? :)))

    Ora, então és tu, BRUNO, que me vens dizer que o rapaz tem razão??? Ele não é Touro, mas é Carneiro, marra e marra... :)))
    Nada de CDs ou DVDs a passear, muito menos a comercializar, mas essa de não poder emprestar um original é para a risota!
    Mas 'brigadinha mesmo pela informação, longe de passar o tempo a ler e a ver filmes no PC, prefiro ao vivo, noutras cores menos solitárias...
    Beijoca agradecida! :D

    ResponderEliminar
  18. "Ora, então és tu, BRUNO, que me vens dizer que o rapaz tem razão?"

    Bem, é verdade, ele tem razao e como Carneiro nao é tao teimoso como um touro, mas é so suficiente para tirar qualquer pessoa do sério :)

    "Nada de CDs ou DVDs a passear, muito menos a comercializar, mas essa de não poder emprestar um original é para a risota!"

    Nao sei porque achas isso? No caso de um CD as despesas sao tao grandes ao fazer o CD e lucro tao pequeno, que o acto de emprestar realmente afecta a industria, daí a ilegalidade. O acto de comprar dá-te o direito de ouvir, pois pagaste por esse privilégio, mas não te dá os direitos de autor ao ponto de poderes emprestar a outra pessoa, que já não precisará de comprar. Comprar dá-te o direito de fazer cópias de maneira a não teres de usar o original, mas essas cópias tal como o original são para uso privado.
    Na difusão publica, as rádios violam a lei, mas nenhuma editora os processa porque eles publicitam as musicas e regra geral "cortam" as musicas novas danificando possíveis gravações, assim impedindo que se tenha uma cópia 100%legal (pois gravar da rádio ou televisão é legal).

    "longe de passar o tempo a ler e a ver filmes no PC, prefiro ao vivo, noutras cores menos solitárias..."

    Concordo, por isso tinha placa de TV, podendo ver o filme do PC na TV. Hoje existem discos externos que sao leitores também, onde depositas os filmes e depois ligas à TV e funcionam como um video.

    ResponderEliminar
  19. Ah, essa discussão do emprestar dá "pano para mangas", BRUNO!

    Ninguém tem o comprovativo da compra de todos os CDs, DVDs, livros, K7s etc. e tal, muitos deles há longos anos, para não falar daqueles que foram herdados. E aí, como é que se prova que um original é do A e não do B? Quer dizer, na prática, é praticamente impossível impedir alguém de emprestar aquilo que é seu.

    Estou a dizer isto, mas salvo raras e honrosas excepções, não costumo emprestar nada. Calejada com o emprestadado, que normalmente eram sempre os livros e discos que mais gostava... E, quando voltavam, nem sempre vinham em boas condições.

    Mas adiante, percebi a tua ideia e agradeço a dica de algumas soluções! Brigada! :)

    Quanto ao rapaz, é marrento mesmo! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)