terça-feira, 17 de maio de 2011

QUEM PERDE GANHA?!?

"Bucha e Estica" foi uma dupla de comediantes que fez um enorme sucesso no cinema mudo norte-americano, durante as décadas de 20 e 30 do século passado, continuando a trabalhar em conjunto nas duas décadas que se seguiram, até que a morte de Oliver Hardy os separou. Consta que Stan Laurel nunca mais recuperou desse desgosto e abandonou a sua carreira de actor para se dedicar à escrita de argumentos de comédia. 
O sentido humor varia ao longo do tempo, aquilo a que achamos graça em criança não é o mesmo com que nos rimos na juventude, ainda menos com os risos do presente. Muito menos será igual ao que os nossos avós ou pais consideravam ter piada. Na verdade, esta dupla raramente me arrancou mais do que alguns sorrisos, mesmo esses devidos às gargalhadas da minha avó. Mas pronto, as cenas "viviam" da discrepância de imagens entre o Bucha e o Estica, do gordinho se achar mais esperto que o lingrinhas e de este ser tão tímido e submisso que acatava todas as ideias do outro, mas por vezes a "desenrascar" a confusão onde se tinham metido...
Embora o riso não seja universal, parece que o voyeurismo e o sadismo é! Já tinha visionado parte de um episódio do "The Biggest Loser" americano, recentemente aturei a versão portuguesa da SIC - "Peso Pesado" - em que quase toda a gente presente na sala (de todas as idades) sabia que uma tal de Susana pesava 170 quilos, com apenas 18 anos. Claro que pessoas tão obesas devem fazer dieta e exercício físico para emagrecer a sério, porque no fundo se trata de uma questão de saúde. Mas que se rebolem por reality shows, a exibir o sacrifício e a choramingar pela descompensação de alimentos, de afastamento da família, de castigos engendrados pela produção e nem entendi do que mais, para gozo de telespectadores, custa-me a engolir!
Voltem, Bucha e Estica, por mim estão perdoadíssimos!
 
Imagem da net.

12 comentários:

  1. neste caso os lingrinhas são os mais espertos porque enchem-se de dinheiro a engendrar esquemas que fazem sofrer os mais gordos... só vi uma vez um pequeno excerto de The Biggest Loser e como não achei piada nenhuma, também não me pareceu que iria achar em português.

    ResponderEliminar
  2. não devias ser tão má com essas pessoas!
    só por eles serem gordos, não acho que seja razão para dizer que andam a REBOLAR nos programas... :n ;)

    ResponderEliminar
  3. Para os papalvos, tudo vale para aparecer na TV!

    ResponderEliminar
  4. A versão americana é uma fórmula de sucesso. Não só pelas toneladas de gordura que os concorrentes perderam ao longo de várias séries, mas essencialmente pelo propósito em alterar a mentalidade do típico americano obeso, no que concerne a alterar hábitos alimentares, ao sedentarismo e ao estilo de vida. Confesso que assisti ao programa com regularidade, à parte de grandes malabarismos da produção e da choradeira generalizada. Ahhh, e depois havia a Jillian: "mooove, faster, faster!"

    Já a produção da SIC peca pela completa falta de representação e interesse. É monótono, repetitivo e jorra lágrimas em excesso. Já quanto à perda de peso!

    ResponderEliminar
  5. Todas essas cópias de programas recuso-me a ver, porque as pessoas "venderem-se" a esses jogos seja pelo que fôr é uma falta de dignidade humana que me recuso a ver.
    Mas infelizmente há quem goste ( e muita gente visto as sondagens) que gostam de ver programas de esclavagem moderna.

    E quanto ao bucha e estica eu adorava....(repara que na altura não havia grande coisa na televisão)ahahahh

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi nenhum episódio deste programa, mas sendo reality show, suponho que as motivações para participar nele e obter exposição mediática são as mesmas para gordos ou magros...
    Do Bucha e do Estica é que podiam voltar a passar uns episódios. Eram bem engraçados. :)

    ResponderEliminar
  7. Nem eu achei piada, MOYLITO! A este tive de assistir (em parte), porque havia várias pessoas interessadas em ver, além que não estava em minha casa... ;x

    ResponderEliminar
  8. Olha, VÍCIO, pelo que vi, eles rebolavam mesmo, especialmente as "ancas"... 8-o

    Mas quem se "rebola" assim em frente das câmaras, sujeita-se a possíveis comentários menos simpáticos! E não é a gordura deles que critico, mas o triste espectáculo que dão. Portugueses ou estrangeiros... :e

    ResponderEliminar
  9. Verdade, TEONANIZI, escapa-me o porquê... :-/

    ResponderEliminar
  10. Admito que haja pessoas que possam gostar de, sentadas no sofá a comer pipocas, ver o sofrimento deles a tentar perder peso, PAULOFSKI! Tanto que a fórmula tem sucesso, que foi copiada por outros países. OK, que tem essa nuance de alterar o comportamento do típico americano obeso. Mas certamente nunca será o meu tipo de programa! :))

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, PARISIENSE: falta muita dignidade humana a quem se sujeita a fazer estas figuras na televisão! E aos produtores daquilo! E por norma também me recuso a ver, no caso não tive escolha... ;)

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  12. As motivações podem ser as mesmas, LUISA, só que este gira todo em torno do peso excessivo dos participantes e da dificuldade que têm em o perder, com ginástica, dietas equilibradas e sei lá que mais... :)

    Comparativamente, o Bucha e o Estica tinham um piadão! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)