segunda-feira, 16 de maio de 2011

81ª FEIRA DO LIVRO

Depois de ter lido este "Livro", fiquei com curiosidade de conhecer mais obras do autor. E, coincidência das coincidências, mais uma vez a Tons de Azul - que é acérrima fã do escritor - me avisou que ele estaria Sábado na Feira do Livro a dar autógrafos. Porque não juntar a minha vontade de ir à Feira com a compra de um novo livro do autor? E lá fiquei na fila para o autógrafo, enquanto José Luis Peixoto conversava calma e serenamente com cada um dos seus admiradores.

Sem dúvida nenhuma, transformou um acto que imagino entediante para todos os escritores que por lá cumpriam as mesmas tarefas, em breves e simpáticos encontros. Um prazer, trocar algumas palavras com ele, sendo que não ficaria em nenhuma fila se encarasse com "famosos" a denotarem o seu imenso tédio e desinteresse (que também os havia)... Feitios!


Ainda não foi desta que pedi autógrafo a Richard Zimler, longe ele também de arrogâncias descabidas perante os seus leitores. Um orçamento limitado e ideias muito definidas sobre o que pretendia comprar, deixaram para uma próxima oportunidade esse encontro. Palmilhei a feira debaixo de um calor abrasador, mas gostei do que vi, que ela não "vive" apenas de livros:

circulavam por lá uma série de "bonecos" das preferências infantis, numa "banca" duas mulheres dedicavam-se a pinturas faciais nos rostos da criançada, em curso estavam também pequenos núcleos de palhaços ou de teatro; um jovem de asas negras acicatava o gosto recente dos adolescentes por livros vampirescos, enquanto quiosques e roulottes vendiam gelados, farturas, churros, queijadas e outras guloseimas, a par de bebidas refrescantes; aqui e ali ouvia-se música de fado, de ranchos folclóricos ou um pouco de jazz. Também pairavam por lá alguns políticos, esses perfeitamente dispensáveis!
Não encontrei o livro da Ruth Rendell que pretendia (esgotado, esclareceram-me!), mas encontrei alguns de bolso da mesma escritora e aproveitei o preço módico.

Não resisti a comprar mais alguns marcadores para a minha colecção, enquanto outros me foram oferecidos pelas editoras e, depois de cerca de duas horas e meia de deambulações e de fortuitos encontros com duas amigas, voltei para casa! Cansada, mas feliz!
E pronto, agora a 81ª Feira do Livro segue para o Porto - de 26 de Maio a 12 de Junho, no local do costume!

19 comentários:

  1. Este limitei-me a comprar a trilogia "O Mago", mas gostei do ambiente, é bom ver que o livro em papel ainda ocupa um lugar importante na nossa cultura.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Falta ali um "ano" algures...

    ResponderEliminar
  3. POis eu espero poder dar um salto quando a feira chegar ao Porto.

    E eu continuo a gostar muito dos livros, do papel em si, de o ter na mão e o ler conforme o tempo e a vontade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. era o postman pat, não era? eram muito fixes esses bonecos :) não fui à de Coimbra. mudou de sítio e como não a vi, esqueci-me dela :(

    ResponderEliminar
  5. também lá estive no sabado à tarde e tenho a dizer-te que o Peixoto tem uma caligrafia melhor que o Lobo Antunes! havias de ter visto o livro da minha dealer... nem parece que é do tempo em que desenhavam letras...

    ResponderEliminar
  6. Mais um livrinho do Peixoto! Boa! ;) Gostei muito desse "Cemitério de Pianos". Depois vou querer ler a tua opinião. Fico contente em saber que conseguiste desfrutar da companhia do JLP.
    Para o ano espero já não perder esta grande feira. Por agora resta-me esperar pelas dos algarves.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. "Livro" do JLP foi certamente um dos livros que mais gostei de ler nos tempos mais recentes. Já tinha lido "Nenhum olhar", há alguns anos. Faltam-me os restantes. Gosto da sua escrita. :)

    ResponderEliminar
  8. Este é um evento onde faltar é proibido.
    Pessoalmente também adoro a interação com os intervenientes, neste caso escritores.
    Para o ano há mais.
    beijinhos Tété

    ResponderEliminar
  9. RAUF, espero que continue a ocupar durante muitos anos e bons um lugar de destaque, mas também acho giro que intervenham artistas de outras áreas, para se tornar mais apelativa para todos... :D

    Beijocas!

    ps - quanto ao teu ano, deu para subentender! :)

    ResponderEliminar
  10. Pois, PARSIENSE, está para breve, até anunciei a data a pensar em ti e outros amigos do Norte, em que a do Porto é de mais fácil acesso... :)

    Ah, eu dos livros de papel gosto até do cheiro, quando são novos! :))

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  11. Que tristeza não visitar a Feira do Livro do Porto!!!

    Do José Luís Peixoto só tenho um livro de poemas.
    Do Richard Zimler nunca li nada, mas quando estou no Porto, e o vejo na rua ou no café, penso então, em ler alguma coisa deste americano que vive e ama a minha cidade.

    ResponderEliminar
  12. Confesso que este carteiro não conhecia, MOYLITO, mas por lá vi uma criançada muito contente por encontrar o carteiro Paulo, com gatinho e tudo. Quiçá na tradução não mudaram qualquer coisinha para se tornar mais compreensível pelos pequenotes? :D

    Tanto quanto percebi, a Feira do Livro de Coimbra ainda está em curso até ao dia 25 de Maio, de modo que ainda vais a tempo... :))

    ResponderEliminar
  13. Aí é que tu te enganas, VÍCIO, que também vi o autógrafo que ela conseguiu! Concordo contigo: a letra do Peixoto é melhor.

    E sem ter lido nada de Lobo Antunes, a cara de frete dele não era de molde a que esperasse uma hora na bicha pelo seu autógrafo. Mesmo que de hoje para amanhã descobrisse que ele era o meu escritor predilecto... =))

    ResponderEliminar
  14. Ele explicou-me em traços gerais o ambiente do livro, e suponho que também vou gostar! E tal como já tinhas referido, ele é simpatiquíssimo! Obrigada pela tua dica, TONS DE AZUL! :D

    Quando o ler, certamente sairá por aqui. Pelo que percebi, a Feira do Livro de Faro é entre 22 de Julho e 7 de Agosto, a de Portimão não descobri, mas costuma ser sempre entre finais de Julhos e meados de Agosto, tanto que muitas vezes a apanho... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Bom, como só li "Livro", que adorei, este serve para ver se também me agrada, LUISA! Já me enganei com alguns autores por gostar do primeiro livro e depois dos seguintes (ou anteriores) nem tanto. Espero que não seja o caso... :)

    ResponderEliminar
  16. Já faltei algumas vezes, KIM, normalmente por combinações goradas, mas já passou o tempo de alinhar em coboiadas, porque afinal à última hora houve pouca apetência ou outros compromissos mais interessantes... Vamos amadurecendo, à medida que o tempo passa! :D

    Provavelmente ainda haverá outra lá em baixo em Portimão, que, sendo mais pequena, também se torna menos cansativa e onde sobressaem mais os últimos títulos editados... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Pois, EMATEJOCA, quando não dá, não se pode fazer nada... Mas tenho a certeza que aí, na terra que elegeste para viver, também terás outras Feiras do Livro e não só, para te animar! :)

    E sim, sei que o Peixoto também escreve poesia, mas sabes que prefiro a prosa! O Zimler também me pareceu muito simpático, a atender os seus leitores. Ficará para uma próxima... ;)

    Boa noite para ti!

    ResponderEliminar
  18. Sim, é o carteiro Paulo. Quando eu era miúdo (em idade, pelo menos) vi esses bonecos mas só fixei o nome em inglês. Mas sim, é o mesmo :)
    Ontem vi que ainda estava a decorrer. Realmente, não sei onde fui buscar a ideia de que já tinha acabado em Coimbra... É que vi que tinha acabado numa data em que nem sequer tinha começado ainda... Estranho! Já me sinto melhor comigo mesmo. Não passa desta semana :)

    ResponderEliminar
  19. Pois, esse "carteiro" já deve ter chegado quando era mais crescidinha! :D

    Sabes que às vezes aparecem as datas de feiras de anos anteriores, MOYLITO, tem de se estar atento se referem a de 2011, como era o caso... Mas bom, pelo menos não a perdeste! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)