segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLEGAS DE LICEU...

A maior parte dos contactos que tínhamos dos nossos antigos colegas de liceu evaporaram-se no espaço! Aí, apareceu aquela coisa com "cara de livro" - vulgo facebook ou féisbu - e promoveram-se encontros que já ninguém esperava...

Este reencontro foi organizado assim quase de supetão, até porque uma amiga estava de visita a Lisboa e em vésperas de regressar a Berlim (de avião ou de carro, depende das tais cinzas do vulcão!), onde vive, adiar era impossível! O local escolhido foi o terraço panorâmico de um hotel do Chiado, onde compareceram meia dúzia de convivas, que se reconheceram (quase?) instantaneamente. Mas a tertúlia mal tinha começado, quando aquelas nuvens cinzentas cumpriram a promessa e desataram a pingar. Não dava para ficar por ali!

Assim, em ritmo de aguaceiros, lá fomos andando, conversando e parando, no sobe e desce daquelas ruas e vielas. Até que abancámos numa tasquinha do Bairro Alto, onde pusemos a converseta em dia, frente a um prato de queijos, de chouriço assado e de uma salada de polvo, acompanhados por um vinho verde frutado. Velhos tempos (a PIDE, a Revolução, o PREC e o que se seguiu) foram abordados, alguns outros colegas e professores relembrados, sem cair em demasiados revivalismos, que ninguém se esqueceu da actualidade. Rimos e divertimo-nos, como há mais de trinta anos não fazíamos, em conjunto!



ADOREI!
(os sinais de todos!)

16 comentários:

  1. Já vi nas fotografias as caras e estão todos muito sorridentes, pese à ameaça de chuva. :)

    É uma das coisas boas que lhe reconheço ao féisbu, a possibilidade de reencontrarmos pessoas que estavam desaparecidas.

    ResponderEliminar
  2. nem imagino por quantas cabeças dos convivas passou a frase "aquele/a gajo/a está velho..."

    ResponderEliminar
  3. felizmente que vou mantendo o contacto com a pequena meia-dúzia de quem gostava e divertimo-nos à grande, com sério prejuízo hepático :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro esses reencontros.....são sempre optimos para nos reavivar a memoria de todas as traquinises que fizemos na adolescência....

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Estes encontros da terceira idade são comoventes!

    :D

    ResponderEliminar
  6. "Estes encontros da terceira idade são comoventes!"
    Terceira idade?????????????????????????????????????

    ResponderEliminar
  7. Eheheheheh!
    Já ganhei um inimigo, Teté...

    ;)

    ResponderEliminar
  8. A chuva foi pormenor de somenos importância, SUN! :)
    E sim, é a principal vantagem que vejo no féisbu, embora também jogue poker por lá (mas podia ser só via net)... :D

    VÍCIO, por acaso houve um que disse que tinha visto o não-sei-das-quantas e que ELE estava igual! Perguntei-lhe logo: "O que queres dizer com isso?!" E toda a gente percebeu a piadola... =))

    Bom, aqui não houve sério prejuízo hepático, MOYLITO, só talvez algumas alterações nos níveis de colesterol e numas gramas na balança! Irrelevante! :))
    Também mantenho alguns amigos desde os tempos do liceu (uma até é anterior), mas estes eram (quase) todos especificamente da minha turma! Mas facto é que se vai perdendo o contacto, com as vidas pessoais e profissionais a puxarem cada um pró seu lado... ;)

    ResponderEliminar
  9. Adorei este reencontro, PARISIENSE! Mas já não me entusiasmava muito reencontrar antigos colegas de faculdade, salvo meia-dúzia de honrosas excepções! Dos de liceu até gostava de reencontrar mais... :))
    Beijokitas!

    Oh, e se deves saber disso, REIZÃO! E os da quarta idade, continuam a ser comoventes?! :D

    ResponderEliminar
  10. Não ligues, EMATEJOCA, ele gosta de brincar... :)

    Não me parece que arranjasses uma inimiga, REIZÃO, mas nem toda a gente é adepta do "non sense"... :D

    ResponderEliminar
  11. Pois nós nunca mais fizemos encontros destes. O povo foi cada um para seu lado e agora para se reunir é uma carga de trabalhos! Vai sempre dizendo "pois temos de combinar"... Lolol A malta bem sabe que essa frase nunca funciona! :)

    Quanto à nossa caminhada, pois... foi das grandes! Andámos 31km, em 7h. :) Gosto de caminhar, mas não esperava andar tanto para comer umas tortas de azeitão! lol Foi um passeio porreiro, até porque eu não conhecia aquela zona, mas no dia seguinte mal me podia mexer! :))

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Eu nunca percebi e espero um dia vir a perceber esses reencontros passados alguns seculos.
    Ok. Os tempos vividos foram bons. Mas vamos agora recordar o que se passou ha nao sei quantos anos se nunca tivemos a preocupaçao de manter o contacto com essas pessoas?

    Eu tenho malta que nao vejo ha algum tempo mas que vou falando aqui e ali.

    Como disse. Espero um dia vir a perceber.

    ResponderEliminar
  13. Há algum tem fui apanhado de surpresa no FB por quem não me recordava mas bastaram-me algumas viagens ao fundo do baú das memórias para todas as recordações subissem à tona. Temos encontro marcado dentro de duas semanas.

    ResponderEliminar
  14. Nós tivemos um 10 anos depois, TONS DE AZUL, mas já se passaram mais de 20... E sim, essa do "qualquer dia" nunca funciona! :)
    31 KM?! Ui, ficava "torta" durante um mês... ;)
    Beijocas!

    Meu caro FAUSTO, a diferença talvez se resuma a uma palavra: telemóvel! Que naquela época não existia... Assim, manter contacto, quando um foi estudar para um lado e o outro para outro, o outro casou e ainda outro foi trabalhar fora de Lisboa, os pais de aqueloutro mudaram de casa, etc. e tal, não era especialmente fácil. Claro que se manteve com alguns (poucos), mas perdeu-se o rasto da maioria... Daqui a 20 anos vais perceber! (mesmo com o telelé a jeito!) =))

    Ah, mas eu recordava-me de todos, PAULOFSKI! Quer dizer, uma delas nunca chegou a ser minha colega, mas tinha uma vaga ideia dela das bancas da UEC, eheheh! Mas pronto, também éramos poucos, não sei se teria resultado tão bem assim num almoço ou jantar de antigos alunos, em que aí talvez fossem apenas um bando de "desconhecidos"... :D

    ResponderEliminar
  15. Anónimo4/24/2010

    Estou asorrir pois sou uma das protagonistas. O encontro foi um sucesso.
    Parabéns pelo blogue
    Bijinhos
    Graça

    ResponderEliminar
  16. Há encontros assim, GRACINHA, que sabem muito bem (em todos os aspectos)! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)