terça-feira, 10 de março de 2009

BRINCA, BRINCANDO...

Não sei se é assim no país inteiro, mas Lisboa parece sempre um imenso estaleiro! Com obras que não têm fim à vista...

Do metro, da canalização de água e esgotos, dos cabos de televisão ou telefónicos, da EDP, do gás natural, fora edifícios novos e recuperação de antigos, sendo que estes últimos são de execução relativamente rápida, comparativamente! Pudera, normalmente são pagos por particulares, que o Estado todos sabem que é mau pagador!

Ultimamente, as obras redobraram. Por um lado, é ano de eleições autárquicas, agora apressadamente os executivos camarários avançaram com algumas, necessárias há anos. Por outro, no programa televisivo "Nós por cá" têm-se levantado vozes indignadas, contra o estado de calçadas, estradas, iluminação e de tudo o que é um pouco abstruso, em que os responsáveis por essa manutenção nem se dignam assobiar para o ar, tal o desinteresse que esses assuntos lhes merecem. Mas televisão, pois, já é outra loiça! Ainda mais quando, por exemplo, é o director da Escola Secundária de Benfica que é "apanhado" numa entrevista de rua (ui, tanta coincidência...) e, ordeira e pacatamente, vem confirmar que estas ruas e passeios das redondezas estão em condições deploráveis. Aí, já a "genialidade" política entra em acção, lá se inventa umas "requalificações" dos espaços e põe uns calceteiros a trabalhar. Cambada!

Por muito que custe reconhecer, aqui há uns poucos anos observei da minha janela uma cena semelhante à da fotografia, num buraco muito maior, sendo que foi num dia de calor abrasador e os "gerentes" estavam todos à sombra dos prédios, enquanto o único trabalhador suava as estopinhas. Ah, a continuar assim vamos longe, vamos...


Voto sempre, mas aqui na cidade onde vivo já não sei em quem, que o último que fez alguma coisa de razoável foi o João Soares (mas dada a tradicional antipatia e umas ideias mais arrojadas acabou por ser "corrido"), o Santana Lopes só fez asneira, os sucessores idem e o actual fala, fala, fala, mas não faz nada!

Como diria o Pessa: "E esta, ehn?!"

Obrigada, Michel!

19 comentários:

  1. Mas se tudo corresse bem o pessoal ia pensar que governar uma cidade é fácil, Teté, por isso é que eles complicam um bocadito propositadamente.

    Quanto à foto, já vira muitas vezes, é autenticamente realista.(`_^)

    ResponderEliminar
  2. Bueno, o mundo inteiro a sofrer a crise e o desemprego e a Teté a sofrer pelo excesso de obra pública, chatice + berbicacho pá, e a foto é supimpa mesmo, a sociedade do bem-estar chegou mesmo a Portugal... :)
    Será que aos seus anitos nao pode andar a saltos pela rúa?

    ResponderEliminar
  3. Em épocas de eleições a malta quer mostrar serviço :P
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Esse é o mal pelo país inteiro......
    A classe politica está desacreditada e infelizmente em vez de trabalharem para que tenhamos um país em condições trabalham a olhar para o interesse deles e de amigos.
    Mas a propria população tambem nada faz.....fica á espera que os outros façam.
    E dizem que é o povo quem mais ordena......

    Beijokitas linda

    ResponderEliminar
  5. LOL Situações como a da foto encontram-se muito por aqui! É lamentável, mas isto agora é tudo Srs. Eng.ºs!

    ResponderEliminar
  6. eu estou também cansada das obras intermináveis. Mudam as paragens de autocarro, os barcos, nunca sabemos qual o próximo passo.

    (e em resposta ao voando, sim, chama-se doença bipolar. e sim, é difícil lidar com a doença)

    ResponderEliminar
  7. é sempre assim!

    a imagem fez-me lembrar da história do remador português...
    http://www.estranhomasverdade.com/forum/index.php?topic=501.0;wap2

    ResponderEliminar
  8. O actual fala?!
    Quem diria, Teté...

    :D

    ResponderEliminar
  9. Com o aproximar das eleições é a correria por todo o lado das autarquias para levarem mais uns votos! Aqui pela minha santa terrinha já há uns meses que se entrou em guerra aberta entre partidos por causa de algumas obras, e todas elas sem qualquer nexo ou com utilidade publica. Por todo o país gostam de brincar às casinhas com o dinheiro dos outros.

    ResponderEliminar
  10. já tinha recebido essa foto, muito me ri eu com ela. Todas as cidades têm os seus problemas,mas lisboa parece ter problema atras de problema...coisas dessas não são vistas cá em faro nem em loule...mas por exemplo, em portimão nem se fala...

    ResponderEliminar
  11. É bom que alguém denuncie determinadas situações, senão não passamos da cepa torta. Muitas vezes a televisão tem feito o trabalho que cabe ao poder público, infelizmente nem sempre da melhor forma.

    ResponderEliminar
  12. quem se lixa é sempre o Zé. de qualquer maneira, acho que a politicagem pensa que as pessoas têm a memória curta e, o que é pior, é que começo a crer que têm mesmo...

    ResponderEliminar
  13. estou como tu, actualmente já nem sei em quem votar, é que é uma espécie de venha o diabo e escolha

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O programa “Nós por cá” tem sido a solução para muito berbicacho que por aí anda. E com o país no estado em que está, auguro-lhe um futuro risonho, cheio de trabalho.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Ai, aqui em Braga há imensas turmas dessas, e logo na avenida principal, só que dizem; vão acabar a tempo, graças ao S. João...aquilo vai ficar arborizado, pavimentado, enfim, um luxo, pá nina das resteas anda rpor ali um dia destes..agora é só tapumes, betão, lama e terra que nemt e digo..estradas cortadas, caminhos interditos, mas que confusão...enfim, se não houver obras não é a nossa terra!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Complicam, SUN? Quem não faz nada descomplica de todo... (`_^)

    Bem-estar, excepto para o fulano que está a trabalhar por todos os outros, CONDADO...
    Não uso saltos altos, nunca! :)

    Ah, até aí também chego, MYLLANA! Pior, é que só se lembram disso nesse ano...
    Boa semana para ti também!

    Pois, PARISIENSE, imagino que não seja só em Lisboa, mas só posso falar daquilo que vejo...
    Ordena?! Só se for muito mal!!!
    Beijocas, nina!

    ResponderEliminar
  17. Pois, TONS DE AZUL, também me parece que há engenheiros a mais, daqueles que acham que lá por isso não devem fazer nenhum... :S

    Paragens de autocarros, quando não são os próprios percursos dos mesmos, TERESA DURÃES...
    (quanto à doença, conheci alguém com ela, o que deu em divórcio e afastamento de quase todos os amigos!)

    Nem por isso me alivia, VÍCIO! ;)

    Fala até demais, CAPITÃO! ;)

    ResponderEliminar
  18. Ora nem mais, ANDRÉ! Que empreendedores que eles são para erguer obras inúteis, sem grande utilidade, só para chamarem a atenção e darem nas vistas.
    E tudo à nossa custa, está claro!

    Oh, VAN, admite-se lá que passem um ano a dizer que não há dinheiro (até para o papel higiénico faltou, num mercado municipal) e depois desatem a fazer obrinhas de pouca monta, para tentar parecer muito produtivos...
    Isto, enquanto outras parecem estagnadas e a resvalar a nível orçamental! Pois...

    Bom, nesse aspecto, a SIC pelo menos tem tentado, MIKAS! Sempre é melhor que nada... ;)

    Pois é, MOYLITO, algumas têm mesmo memória muito curta...
    Infelizmente!!!

    ResponderEliminar
  19. O diabo até era capaz de não ser uma má escolha, ESCARLATE.DUE! Face às alternativas... ;)
    Beijinhos!

    Olha, esperemos que sim, PINOKA! Pelo menos, que alguém denuncie uma série de berbicachos completamente idiotas, pelo país fora... ;)
    Beijocas!

    Ah, LAURINHA, esse acabar a tempo, aqui é raríssimo! A EPAL (águas) andou a mudar canalizações aqui na zona há coisa de uns dois anos, num placard dizia que a obra terminava, sei lá, uns 3 meses depois. E 3 meses depois mudaram a data de fim da obra para 4, depois para 6 e, por fim, apagaram a data, que é como quem diz, "acabam quando acabarem"!
    Enfim, se fosse só na minha rua...
    Beijocas, nina!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)