domingo, 29 de março de 2009

REGRESSAR A CASA

Mais uma sessão do "Clube de Leitura", desta vez com o livro "Regressar a casa" de Rose Tremain, em que reinou a unanimidade (e a boa disposição): Excelente!

Lev, o protagonista do enredo, nasceu numa pequena aldeia de um país do leste europeu, mas aos 42 anos encontra-se num impasse amargurado: viúvo, desempregado, com uma filha de cinco anos, todo o sustento familiar provém do trabalho de artesanato da mãe, já de idade avançada. Assim, decide entrar num autocarro para Londres, com todas as papeletas legais e a simples confiança na sua força de trabalho e empenho. Durante as cerca de 50 horas de percurso conhece Lydia, uma conterrânea com a face sulcada por verrugas, que sendo mais nova e culta também não vislumbra futuro na sua terra, com a vantagem que entende bem a língua inglesa e tem amigos que lhe dão alojamento.

Num mundo em constante mutação, uns lutam pela própria sobrevivência e dos seus, enquanto outros, descansados na sua democracia (ou superioridade?), buscam fama e dinheiro nas formas mais patéticas das "modas" vigentes: chapéus propositadamente ridículos; obras de arte de gosto duvidoso; ou em peças de teatro aberrantes. Muito aplaudidos no meio da elite (?!) onde circulam, perante a incompreensão dos restantes seres humanos do planeta!

As 416 páginas não se limitam a descrever a vivência do "coitado" do emigrante. Se comove por um lado, faz sorrir ou rir pelo outro...

Repito: Excelente!

CITAÇÕES:

"Era professor de Educação Física, o meu namorado. Bem constituído. Como um ginasta olímpico. Mas estava sempre a exibir a sua forma. Que idiota! Era capaz de fazer um flic-flac
para trás sem tomar balanço. Era a sua coroa de glória. E toda a gente dizia: 'Oh! Ah! Meu Deus, que brilhante!' Mas uma pessoa fica farta de alguém que passa a vida a fazer flic-flacs para trás. Eu fiquei. Estava sempre à espera do momento em que partisse a merda do pescoço. Mas nunca partiu. Gostaria de casar com um bombeiro. Alguém que não faça algo que não seja uma idiotice. Percebes o que quero dizer?"

"É isto que os homens gostam de fazer, arrebatar os brinquedos aos filhos, tornarem-se crianças, para voltarem a experimentar aquele tempo em que o mundo se movia lentamente, quando o amor pode ser dado a um objecto a bailar no céu..."

"De repente, disse para si mesmo que, se amamos suficientemente uma coisa, então, de alguma forma, fazemos com que ela aconteça..."

*******
O próximo título a ler no Clube será "As velas ardem até ao fim" de Sandor Marai, com sessão marcada para dia 23 de Maio...

*******
PARABÉNS aos aniversariantes de hoje, que não são um, nem dois - são três: Paulo, Fausto e Maria! (primeiro os mais velhos, está claro! ih, ih, ih...)

18 comentários:

  1. Ainda me hás-de contar como é que consegues saber as datas de aniversário do pessoal todo...

    Não vou opinar sobre o livro, que não conheço, mas vou contar-te uma citação que vi ontem num telejornal: "brincar ao ar livre com os filhos pode ser divertido"

    Fiquei uns quantos minutos quieto, a tentar perceber onde estava a notícia.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Só gostava de conseguir ler como tu.....mas neste momento falta-me a vontade.
    Sei que tive 2 anitos muito complicados......mas agora que estou mais livre acho que tenho aproveitado mais para vadiar do que para ler......

    Parabéns aos teus amigos.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. ainda estou para acabar O Processo e depois talvez os Cantos de Maldoror, mas só talvez:)

    ResponderEliminar
  4. parabéns aos que fizeram anos. o livro não conheço

    ResponderEliminar
  5. Bolas voces fartam-se de ler!!! eu ando sem pica...nem pra escolher, nem pra ler...tenho estado a tentar atacar o "livro de safira" mas...o gosto pela leitura tem andado perdido e a atenção, desatenta.

    Parece interessante. Qq dia tenho de percorrer o teu blogue com umbloco e lapis ao lado,para apontar sugestoes de leitura! olha que acaba por ser um serviço, este que nos fazes!!!

    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
  6. Por causa dos livros é que fiquei com borbulhas no encéfalo!
    Deixei-me disso...

    ResponderEliminar
  7. Diz-me uma coisa. O que é isso do Clube de Leitura?

    ResponderEliminar
  8. Olá Teté

    Estive há pouco aqui e reconheci a última citação, apesar de nunca ter lido o livro. Fui ver se, por acaso, a tinha nos meus apontamentos, mas não. É raro esquecer-me de uma frase que tenha lido. De qualquer modo, o impacto das personagens num meio frívolo, onde ir a uma vernissage corresponde à exibição pura, é um contraste acentuado. Por isso gosto de ir ver uma exposição sem multidões e ver as que realmente me interessam.

    E Parabéns aos aniversariantes.

    Beijinhos
    Isabel

    p.s. ontem o dia acabou por ser excelente, embora com quilos de sono.Fazem-se as leis, mas depois ficam a enfeitar os Diários da República.

    ResponderEliminar
  9. hum... não conheço mas se aconselhas... vou apontar


    aaahhh e parabéns aos aniversariantes

    ResponderEliminar
  10. Parabéns aos aniversariantes!!!

    Também não conheço o livro, mas respeito sempre quem louva os nossos bravos bombeiros. mAs quero aqui discordar publicamente da última afirmação, que eu amo profundamnte o meu Jon e não há meio do gajo se materializar aqui à minha frente.

    Eu agora ando à caça do 'The story of Edgar Sawtelle' de um David Woborsky ou coisa parecida. Nem sei se já foi publicado, vi na Oprah. O tipo levou dez anos a escrever a coisa. Fiquei curiosa...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Manias, RAFEIRITO! Mas pronto, também tenho uma agenda... :D
    O livro é relativamente recente, a capa engana um bocado!
    Talvez porque alguns pais se esqueçam disso, se não aparecer nos noticiários... :S
    Beijoca!

    O que é que tem de mal, PARISIENSE? Cada um faz o que mais lhe apraz! :)*
    Obrigada por eles e beijokitas!

    Esqueço-me facilmente dos livros que não gostei muito, MOYLITO! Esse Processo é do Kafka? Desde que o homem se transformou numa barata (Metamorfose), talvez por ser muito nova na época e não simpatizar com as bichas, nunca me convenceu por aí além... ;)

    O livro é bastante recente, TERESA DURÃES, nem ninguém consegue conhecer todos os que saem... :)

    ResponderEliminar
  12. No clube são só cerca de 6 por ano, VANI! Não chego a uma média de 2 por mês, o que não é muito... ;)
    Mas é evidente que há momentos em que não estamos aí para os livros, com outras preocupações!
    De uma coisa podes ter a certeza - a apreciação é subjectiva, mas não tem intuitos publicitários! Que é mais do que algumas editoras fazem, com resumos realizados por pessoas que não leram o livro (folhearam, quando muito) e são pagas para tal!
    Mas gosto de escrever sobre os livros que li, como dos filmes que vi, e conhecer opiniões alheias! Manias! :)))

    Pois, pois, REIZÃO, tomara muita gente ter as "borbulhas" do teu encéfalo... :D

    Ah, RODERICK, Clube é só um nome que lhe demos, umas reuniões de dois em dois meses entre amigas que gostam de ler e "discutir" um livro previamente escolhido e juntar-se em amena cavaqueira e petisqueira! :)

    ResponderEliminar
  13. ISABEL, a citação aparece na página 349, desta primeira edição de Novembro de 2008. Mas não me admira muito que já tenhas lido algo semelhante, que os pensamentos podem ser intemporais (nem vou entrar naquela que nada se inventa ou cria, mas o Homem acaba por não mudar muito...)
    As cenas "artísticas" inglesas do livro são quase uma caricatura dessa dondoquice entre famosos, lambe-botas e gente que tenta pertencer a essa "elite" a todo o custo. Achei piada, provavelmente há quem não ache! Tanta futilidade junta assusta qualquer um, que não pertença ao "meio"... :)
    Os Diários da República servem para tribunais, advogados e burocratas, raramente para pessoas comuns!
    Beijinhos!

    Pessoal e colectivamente, gostámos muito, ESCARLATE.DUE! Mas não passa de uma mera opinião... :)

    Ah, ah, ah, SAFIRITA, tirei a frase do contexto, o homem amava ser cozinheiro, daí ser só força de vontade! :)))
    De milagres de aparições dessas, pois, nunca ouvi falar...
    Também nunca ouvi falar nesse livro, mas o tempo que se demora a escrever um não tem muito a ver com a qualidade da escrita! A Oprah também aconselhou aquele do "Comer, Orar, Amar", que achei uma treta!
    Com menos publicidade (os tempos eram outros), Irving Wallace demorou 15 anos a escrever "O Prémio", que tem muito trabalho de investigação sobre o Nobel, mas nem por isso me parece o melhor livro dele... :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. é esse mesmo e esse livro, o da metamorfose é impressionante. yah, eu gostei:)

    o delírio e a paranóia d'O Processo são impressionantes. tenta ler.

    ResponderEliminar
  15. Hummm fiquei curiosa mas não completamente convencida :)

    ResponderEliminar
  16. Acho que já li, MOYLITO, mas não me impressionou por aí além! Subjectividade é mesmo assim... ;)

    Nem pretendo convencer ninguém, LOPESCA! Os gostos pela leitura são muito diversificados... :D

    ResponderEliminar
  17. "Um Homem pode viajar para longe, mas o seu coração pode ser lento a acompanhar."

    O meu coração chegou primeiro à Alemanha do que o meu corpo.

    Ainda não li "Regressar a casa"
    de Rose Tremain.

    O meu "Clube de Leitura" era para ter lugar na passada sexta-feira, mas por motivos de saúde tive que adiar para 8 de Abril. Vamos lá ver se até lá arrebito. Hoje o dia esteve primaveril e eu senti-me muito melhor.

    Mil beijinhos primaveris para ti, Teté!

    ResponderEliminar
  18. A frase é título de um capítulo, EMATEJOCA, o fulano não queria nada sair da terra dele só partiu por necessidade premente, portanto não há o mínimo de comparação.

    Já tinha estranhado não falares no teu "Clube", que percebi ser na véspera do meu, mas obviamente há imponderáveis que podem surgir a qualquer momento. Por enquanto aqui ainda não aconteceu, já tem havido uma falha de presença ou outra, mas segue-se em frente.

    Beijinhos e melhoras para ti, com um ânimo primaveril! :)*

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)