quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CLARO COMO ÁGUA

Não sou adepta de teorias, muito menos do absurdo, mas há que pôr os pontos nos is, para ficar tudo claro como água. Ou crystal clear, que deve ser daí que advém a expressão pouco clara, que talvez devesse ser traduzida por límpido como o cristal ou cristalino como a água. Sim, porque a água não é clara, quando muito é incolor, transparente ou cristalina. Ou lamacenta e poluída, mas aí já não tem a ver com a tradução propriamente dita, mas com rios e riachos em que são despejados produtos tóxicos, ou porque as chuvadas descarregaram terras lá das suas margens. E convém não beber dessa, que dizem que faz mal. Mas quer dizer, hoje em dia tudo faz mal, o que é que sobra? Folhas de alface e frutos, desde que de hortas biológicas, sem utilização de adubos, conservantes e pesticidas. Claro que pode vir lá um bichinho dentro, e aí adeus regime vegetariano, porque ai do bicho que passa pela goela de outro bicho. E quem prova começa a gostar de sair da dieta e não quer outra coisa, mas toda a gente sabe que a carne e o peixe estão a preços proibitivos, pelo menos os de qualidade, que o chicharro ainda é barato e já não é só para o gato. Sim, que os bichanos hoje em dia comem rações caras para xuxu, chicharro é mesmo para humanos, que não queiram ser vegetarianos. Ah, e claro, os produtos biológicos também são ao triplo do preço dos outros, mas isso não interessa nada, se se quiser ter uma vida saudável. Gasta-se no tacho, para não gastar na farmácia como cantava e achava o Solnado. Clarividente, o homem: aquilo deve ser de família! Bom, mas onde é que eu ia? Ah, sim, que se tem de ganhar dinheiro, preferencialmente muito, para sustentar a gulodice de se comer do bom e do melhor, sem dietas, ou em dietas com todos os predicados. Aonde é que isso é possível, se não se quiser adoptar uma vida de lavrador, pescador ou criador de gado (quiçá, tudo em simultâneo)? Simples! Concorre-se ao "melhor emprego do mundo" e vai-se ser zelador de uma ilha australiana durante seis meses, com um opíparo ordenado de 75 mil euros, mais coisa menos coisa. É chato, porque já há muitos concorrentes à função de passear pela ilha, nem se percebe porquê!!! Talvez por as exigências para o cargo serem grandes: é necessário saber falar e escrever em inglês. Com 200 mil candidatos nas primeiras 24 horas, era bom que investigassem bem se realmente todos conseguem articular mais de três frases seguidas. E se, no caso de serem portugueses, traduzem crystal clear por claro como água...

34 comentários:

  1. Esou fazendo uma campanha de doacões para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doacões no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abencoe todos nos >meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Por 200.000 euros acho que a pessoa devia, no míninmo, desconfiar do que vai ter de fazer. Mas enfim, a busca do eldorado nunca termina, se bem que eu por apenas 197.628 euros já era capaz de ir para essa tal ilha!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais, o meu dhaka é cão e não gato e... adora chicarro, chamo-lhes carapaus grandes, quando os grelho, ele pede a cabeça, e papa-as todas, vai ter com cada um e pedindo a cabecinha...
    Já lá vai os tempos dos Pargos no forno para toda a familia e que ainda sobrava..ná, nunca mais comprei, somos 5 e todos boa boca...
    Ah, ordenados desses é que desestabilizam o mundo, assim como aqui, o que pagam a tanta gente, daria para que mais de metade da população tivesse emprego e comesse como deve ser, mas...de quem será a culpa de pensarem a pagar a uma pessoa, dinheiro para comprar casas todos os meses, em vez de vestidos e sapatos?...
    Enfim, que mal andamos... beijinho da laura.

    ResponderEliminar
  4. E tua candidatura já faz parte das 200 mil!? :)

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está um emprego que me agradaria, pois só em pensar que não teria que aturar certas pessoas até que dava jeito......e depois a Austrália é longe e eu gosto de ir longe....ahahahah

    Quanto as dietas e aos alimentos saudaveis, vem viver para aqui para este cantinho onde estou que comes carne da melhor com gado criado na serra( nada de farinhas), legumes e frutas da região bem saborosas...a preços acessiveis.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  6. Nem em português atino, quanto mais em inglês!
    Mas que era um rico emprego...

    ResponderEliminar
  7. Olha que para mim, o melhor emprego do mundo poderia ser pago nessa ordem de valores mas SEM NENHUMA OBRIGAÇÃO, nem sequer ter de passear numa ilha! Se há uma obrigação, já não é o melhor :)
    (Mas se não houver nenhuma também não se deverá poder chamar emprego, lol)

    E sabes como é o método tradicional de escolher a fruta?
    É escolher a que tem o bichinho!
    Ah pois é, que os bichinhos são bem mais espertos que nós: se não prestar ou for azeda, não a querem e nem lá entram!
    Essas com bichinho deveriam ser sempre a nossa primeira escolha! ;)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. Para mim estes problemas do meio-ambiente nao sao claros como àgua.

    Téte pode fazer o que quiser, pois as regras sao para se quebrar. Eu apenas disse o que me disseram. Eu compreendo, tem receio de ferir as outras leitoras/amigas.
    Bem, o meu critério ao escolher as seis, nao foi a qualidade dos blogues, mas sim serem MULHERES DIFERENTES!

    A neve derreteu...



    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. é claro como a agua que qualquer dia até os canibais exigem a ficha médica dos que vão comer!

    ResponderEliminar
  10. bolas, com um teste de inglês chumbo logo. não que não entenda ou escreva mas as preposições...

    ResponderEliminar
  11. P.S: adoro o absurdo numa conversa!

    ResponderEliminar
  12. Eu pensei que em candidatar-me, mas imaginei que a concorrência ia ser grande e estava crystal clear que o tacho não ia ser para mim.

    Em espanhol também é "claro como el agua... clara". (`_^)

    ResponderEliminar
  13. o texto está muito bom e revela uma fundamental diferença entre nós pois o Moyle acha que só se explica alguma coisa através de teorias e, exclusivamente, do absurdo. bom, mas o meu comentário não é este.

    desejo, pois corre-se o risco de passar despercebido, salientar a utilização do extraordinário adjectivo «OPÍPARO», que tem sido parente pobre na descrição do que é rico, grande, lauto [este triste também é discriminado].

    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  14. OK, ANAREIS, mas por acaso o assunto não era doações...

    RAFEIRITO, são 200 mil candidatos, a retribuição é de 75 mil euros. Assim, estás a pedir demais... :)))
    Beijoca!

    O ordenado faz parte da promoção turística lá da tal ilha, LAURINHA, ou pelo menos foi o que entendi! Com este emprego fabulosamente bem pago, puseram a ilhota no mapa! O que não deixa de ser absurdo, à mesma... :)
    Jinhos, nina!

    Ná, TONS DE AZUL! Sou muito "provinciana", gosto de viver na minha terrinha, não há dinheiro que me convença (ou talvez houvesse, se estivesse desesperada)... :)

    ResponderEliminar
  15. Ah, a nina PARISIENSE gosta de ir longe? Porque é que isso não me espanta? :)))
    Sim, e ainda tem neve por cima, para não poder reclamar mais...
    Mas a parte da água congelada nas torneiras tem menos graça!
    Beijokitas!

    Atinas, sim, REI!
    Rico era, mas dá para desconfiar um pouquinho, não? Quando a esmola é grande... ;)

    Oh, PAX, mas para isso tens de concorrer ao Euromilhões e sorteios do género... :)))
    As lagartas podem ser mais espertas, mas, não sei porquê, não gosto de as comer! Manias!!! :D
    Beijocas!

    Claro que não são claros, EMATEJOCA!
    Não é receio de ferir, não acho é que sejam comparáveis, focando temáticas tão diferentes. E se não gostasse deles, não os visitava, né?
    A neve derreteu, mas ficaram as fotos para "mais tarde recordar"... :)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. eh pah também quero!!! e eu que adoro ilhas, água (transparente!!!), corais... :)
    já venho, vou lá candidatar-me

    beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. E não se arranja nada na ilha da Madeira?
    Pelo mesmo guito, sou homem para domesticar o macacão lá do sítio!

    ResponderEliminar
  18. Também me parece que já faltou mais, VÍCIO! :D

    Aqui para nós, TERESA DURÃES, acho que vão acabar por contratar alguém de origem anglo-saxónica. Porque falam e escrevem a língua quase desde a nascença... :)
    Pessoalmente, não simpatizo com absurdos!

    Tacho, SUN??? Chamas tacho a um panelão daqueles?! Mas está crystal clear, para ti e para mim, que não será para o nosso "dente"... (`_^)
    Sim, a tradução é semelhante!

    Sim, sim, vai lá explicar Matemática aos putos com teorias do absurdo, que aí nivelas todos a zero, MOYLITO! ;)
    Há realmente muitos adjectivos injustiçados! :D

    ResponderEliminar
  19. Eu candidatei-me. Lol! As probabilidades são quase as mesmas do euro milhões, mas aqui ao menos não pago para jogar e sei articular palavras em inglês. Lol!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Ui, é melhor despachares-te, ESCARLATE.DUE, porque com tanta concorrência nunca se sabe se não fecham as candidaturas mais cedo! :)
    Beijinhos!

    Ah, isso é que era REI! Mas dava um trabalhão... :)))

    ResponderEliminar
  21. Ena pai mas ca volta que isto deu, LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!

    ResponderEliminar
  22. Pois é, sai mais barato esta candidatura, MATCHBOX31! E a probabilidade de seres escolhido devem ser idênticas... :)))
    Beijinhos e... boa sorte!!!

    O quê, VAN?! Não me digas que não fui clara como água... :D

    ResponderEliminar
  23. Um dia, estava eu em cura de uma fraqueza pulmonar, comia os ovos completamente crus. Um furo num topo outro no outro casca aos lábios e GLUP (isto é o som de eu a chupar o ovinho). Um vinha com pinto que fez PIU (isto era o pinto) ao passar-me na garganta. Oh filho, tarde piaste!

    (piadinha velha mas que acho sempre piada)

    É por isso que já não concorro ao tal emprego. Já é tarde. Claro como água, ou não?

    ResponderEliminar
  24. Eh, eh, eh, conhecia a expressão, mas não a piada, PREDATADO!

    Claríssimo ou cristalíssimo, conforme preferires... :)

    ResponderEliminar
  25. Clarissima, tete, cristalina!!!! :D

    ResponderEliminar
  26. Ah, fico mais descansada, VAN! :D

    ResponderEliminar
  27. ene, ena, que boa disposição!!!

    pois olha os meus gatos é só de pescada cozida para cima, cá peles e espinhas não é com eles...

    (aliás um deles, que já morreu, não podia ver ninguém a comer camarão... ficava à frente da pessoa até que lhe desse um... chama-lhe estupido!!!)

    bsj

    ResponderEliminar
  28. Pois é, LEONOR, o meu Nicky também ficava doido com pescada cozida, fiambre e aves, lá rações e chicharros não eram muito com ele...
    Alguns bichanos são finos! :D
    Jinho!

    ResponderEliminar
  29. ah! onde esteja um bom bocado de porco que tirem de lá os bichinohos da crystal clear!
    beijos

    ResponderEliminar
  30. Então o dono da ilha não tinha um primo a quem oferecer o tacho? Ah, espera, é Austrália, não é Portugal...pois...
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Tacho, SAFIRA? Panelão...

    Mas sim, é Austrália, não é no país-da-cunha-pós-familiares-e-amigos! ;)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  32. Desculpa, LM, passei por cima do teu comentário sem querer.

    A ideia é mais ou menos essa... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  33. Realmente vivemos em ums aldeia global. Aqui, também utiliza-se a expressão "... para xuxu"; e, o chicharro, de igual modo, não mais destina-se apenas a degustação dos bichanos.
    Um beijo e feliz 2009!

    ResponderEliminar
  34. Eh, eh, eh, a expressão é brasileira mesmo, OLIVER, conhecida através de telenovelas e assim, que nem sei bem o que é um xuxu... (fruto, legume, qualquer coisa do género, que até aí dá para chegar)

    Mas o sentido da frase dá para compreender e usar, que todos percebem. Aqui só para nós, acho que toda a gente sempre comeu chicharro de vez em quando, a desculpa era que se destinava aos gatos... :)))

    Beijocas e BOM ANO para ti!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)