terça-feira, 9 de outubro de 2007

DEDO NO AR

Está bem que é um método antigo e metódico, para o professor saber que alguém quer responder à pergunta que acabou de colocar. O indicador, note-se!

Mas porque é que alunos - que entraram recentemente na Faculdade - dão fotos deles próprios com um dedo no ar, que já não é o indicador, ou aparecem de biquini, na ficha que é dada aos docentes? Extensão do HI5 e de outras brincadeiras internéticas?

Um amigo meu, sintetizou muito bem a reacção: “No meu tempo, se fizesse isso, dava direito a expulsão! E se chegasse a casa e explicasse o porquê, o meu pai rachava-me ao meio!”

Retirando o exagero, qualquer química deixa de existir, quando uns chegam lá cheios de empenho para estudar e aprender e outros para gozar e esticarem-se à “sombra da bananeira”. Percalços, todos podem ter, mas jardim de infância na Universidade, não há professor nem ninguém que aguente!

27 comentários:

  1. Isso é o mínimo.
    O pior mesmo é que sairão da universidade tão ou mais burros do que entraram...

    ResponderEliminar
  2. É simples, porque ainda é possível fazer cadeiras usando o corpo e não o cérebro e professores que trocam sexo por notas, mesmo que expostos, o pior que lhes acontece é chegar a reitor!

    ResponderEliminar
  3. essa da foto em bokini é interessante!
    comigo elas teriam de ir a todas a aulas de biquini para serem bem identificadas!

    espero que estejas a brincar com este assunto porque se for verdade eu fico sem saber se choro ou se rio...

    ResponderEliminar
  4. Pois, tou como o vicio...não sei se chore se ria. Mas daquilo que tenho visto na formação, dada a miúdos entre os 15 e os 25...a sério, ainda não recuperei do choque que foi descobrir a mentalidade de alguns supostos jovens de 23 anos ou mais...

    Na universidade, pelo menos no meu ambiente, ainda não tenho noticia de tais cenas. Nem na minha sala de aula as permito, é rá ré ri ró rua, penalização na nota, recusa de aceitar trabalhos, e anulamento de testes.

    Ainda no outro dia me andaram a bombardear com mensagens a pedir para eu lhes dar formulários e testes corrigidos, da materia dos ultimos dois anos. Passei-me. Mas então eu andei a dar-lhes isso durante dois anos para que???
    "ah, é que há pessoas que não guardaram as coisas..." Pois tivessem guardado!!! Passo-me...não basta quererem a papa dada á boca como ainda querem o cuzinho limpo com papel extra-suave...
    E, na eminencia de um chumbo merecido, têm o desplante de me bombardear com a sms dizendo que estão muito desiludidos e muito tristes e que querem falar comigo pessoalmente sobre a nota dada...aaaaaaaah! E trabalhar, que tal, hã??

    ResponderEliminar
  5. Mas conta lá, quem é a tua fonte??

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que tudo isto é uma espécie de efeito bola de neve. Coemçou muito cedo nos primeiros ciclos de ensino e esta política de facilitismo acana por se estender ao Ensino Superior...os meninos daquele tipo de ensino são os que acabam por frequentar o ensino superior...e com uma facilidade em entrar, visto que cada vez mais as médias são ridículas para se entrar nas faculdades.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  7. Deixei os bancos da faculdade à 12 anos e nesse tempo,que parece pouco,ainda não havia comportamentos desses...que belo futuro nos reservam estes jovens!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. os verbetes que tenho visto têm sido todos entregues com fotografia tipo passe... não sei de onde vem essa do dedo no ar ser outro e das fotos em bikini.

    o pior que já fiz e mesmo assim não tá mau foi num verbete online ter colocado uma foto minha em que fui apanhado desprevenido num jantar, mas o fundo é preto e tem apenas a minha cara de admirado.

    nao se esqueçam que quem conta um conto acrescenta um ponto.

    ResponderEliminar
  9. Capitão, com este "espírito" de turismo, o que é que achas que eles vão lá fazer? Aprender, não deve ser...

    Crestfallen, achas que há assim tantos professores a alinharem nessa barganha? Duvido um bocado...

    Vício, essa por acaso era bem feito prás boazonas: desculpe, mas a menina tem de se identificar devidamente nas minhas aulas. Como só a reconheço em biquini...
    Antes estivesse a brincar!

    ResponderEliminar
  10. Vanadis, ra, re, ri, ró, rua é muito boa, ah, ah, ah!
    De qualquer das formas, também não me passava pela cabeça que o desplante chegasse ao pedinchar da nota... em vez de estudar!

    Su, tens razão! Facilitismo a mais gera a baldroca...

    Oi Gatinha, que tal de férias? Apesar de tudo, esses 12 anos fazem uma grande diferença...

    ResponderEliminar
  11. Calma lá, Fausto! Não disse que o comportamento era generalizado a todos os alunos de todas as Faculdades. Mal estaríamos se assim fosse...

    Mas aconteceu sim, com alunos do primeiro ano, não é exagero nenhum! Achas que ia contar uma história do diz que disse, que ele disse? Nem li no jornal!

    ResponderEliminar
  12. Pois, tete, mas o ra re ri não é meu, copiei-o da Féfé do sassaricando...ficou-me gravado na memória!

    ResponderEliminar
  13. Xi, Vanadis, dessa já não me lembro. Nem da Féfé e da telenovela só muito vagamente...

    ResponderEliminar
  14. Então isso é simplesmente absurdo e a minha alma está parva. Como é que essa gente não é punida de acordo? Havia de ser eu o professor...

    ResponderEliminar
  15. Claro que é absurdo! Daí o post...

    ResponderEliminar
  16. No mundo, ó Fausto, foi (é) no mundo, neste mundo.

    ResponderEliminar
  17. Eh, eh, eh! Sun tiraste-me as palavras da boca!

    ResponderEliminar
  18. Pode não haver muitos professores assim. Mas estória de abusador a reitor é verdadeira e passou-se numa privada de Coimbra.

    Na minha opinião haver 1 a linhar nisso é demais!

    ResponderEliminar
  19. Essa nunca tinha ouvido! De bikini??? :-)))

    ResponderEliminar
  20. Aí, estamos de acordo, Crestfallen!

    É, Dulce, devem julgar que assim são mais fotogénicas e mais facilmente reconhecíveis...

    ResponderEliminar
  21. Hahahaha...Se fosse verdade até tinha piada! :)))

    Não concordo quanto aos objectivos atingidos pela actual geração. Podem atingir a maturidade mais tarde do que nós, mas em termos académicos estão muito à nossa frente.
    A minha filha está a tirar o mesmo curso que eu. Há pouco mais de 1/4 de século entrei com nota bem mais baixa do que a dela em cadeira que tinham metade da matéria.
    Para além disso, ainda hoje o curso mantém a mesma estrutura e garanto que as mesmas cadeiras nada têm a ver, em termos de contéudo com as de há 20 anos atrás. Sei que ela estuda e saberá (quando acabar) muito mais que eu.
    Temos que ser honestos com nós próprios quando falamos da actual geração.
    O que pode, é haver hoje cursos fáceis que não existiam há 30 anos atrás, mas o mercado faz a selecção.
    Opiniões há muitas, esta é só mais uma :)

    ResponderEliminar
  22. Ahkla, aqui aceitam-se todas as opiniões.

    Mas que a história é verídica, lá isso é. Só não disse qual era a Faculdade, porque não perguntei à "fonte" se poderia divulgar. E tem imensos alunos, não me parece justo que fiquem todos com o apelido de patetóides, quando estes são apenas meia ou uma dúzia. Sei lá, se calhar inventaram aquela depois de uma noite de bebedeira... ou algo pior!

    Concordo contigo que os "putos" hoje são mais imaturos e mais informados. Mas não dá muito para comparar realidades diferentes. Eles hoje, sem sairem de casa, vão à net e procuram a informação que pretendem, em dois ou três minutos resolvem o assunto.

    O pequeno também é muito melhor aluno do que eu ou o pai fomos. E espero que assim continue, que é óbvio que todos desejamos o melhor para os nossos filhos!

    Quanto à selecção no mercado de trabalho, não sei não, que me parece existir aí muito curso que não tem entrada nele. O futuro o dirá!

    Fica bem, amiga!

    ResponderEliminar
  23. É uma situação caricata essa, mas que não me admira... pois muitos dos alunos que entram actualmente na universidade têm atitudes não pensantes.
    Mas como em tudo há as execpções!

    ResponderEliminar
  24. Sa-sa-sa-ricando! Todo o mundo leva a vida no arame! Sa-sa-sa-ricando! O prodigio a viuva e a madame! Levaram o ovo do colombo, foi um assombro, sassaricando! Quem não tem seu sassarico, sassarica mesmo só! Porque sem sassaricar, essa vida é um nóoooooó!!

    =D

    Fartava-me de cantar isto, tete! Apesar de não perceber patavina da letra...nem sequer sabia que raio era sassaricar...!!!

    Quanto ao tema em discussão...a minha alma continua parva...mas o que é certo é que aqui na Universidade do Algarve (onde há clima para estudar! é o slogan...) existem regras de vestuário, que passam simplesmente pela proibição de ir para as aulas em bikini e com tolha ao ombro...ah pois. È que a praia fica aqui ao lado...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)