... só nas árvores! E mesmo essas, nem todas...
E como hoje é o primeiro dia-feriado-que-deixou-de-ser - por vontade expressa do primeiro ministro Passos Coelho, com aquele autoritarismo próprio de um tiranete - segue uma programação leve e fresca, para "esquecer" estes desmandos governativos.
Perguntava a Tétisq, um dia destes, quais tinham sido as nossas canções preferidas nos festivais da canção nacionais de outros tempos. Gostei de várias, mas uma das minhas preferidas foi esta, que ficou em 2º lugar, decorria então o ano de 1979:
Um resto de bom não-feriado para todos!
E como hoje é o primeiro dia-feriado-que-deixou-de-ser - por vontade expressa do primeiro ministro Passos Coelho, com aquele autoritarismo próprio de um tiranete - segue uma programação leve e fresca, para "esquecer" estes desmandos governativos.
Perguntava a Tétisq, um dia destes, quais tinham sido as nossas canções preferidas nos festivais da canção nacionais de outros tempos. Gostei de várias, mas uma das minhas preferidas foi esta, que ficou em 2º lugar, decorria então o ano de 1979:
Um resto de bom não-feriado para todos!
Aqui está uma foto muito bonita.
ResponderEliminarQuanto a canções, não tenho nenhuma preferida. : (
Suponho que terá sido por esta altura que deixei de ver o festival, com toda a emoção de outros tempos, CATARINA! :)
EliminarOlha Teté,
ResponderEliminarO que te digo é que o país está mais rico....muito mais rico com este não-feriado decretado por sua excelência. O Pib aumentou desmesuradamente, o desemprego baixou assustadoramente e a nossa balança comercial atingiu números nunca antes vistos com um aumento excepcional de exportações....não sei se as laranjas já estão contabilizadas, talvez só no próximo balanço :)))
Quanto à canção...eu já nem da que ficou em 1º lugar me lembro muito menos desta. Não ligava, nessa altura, a estes festivais. Mas como é a que tu gostaste....
Beijocas
A que ficou em 1º lugar nesse ano foi uma tal de "Sobe, sobe baláo sobe", da qual nunca consegui gostar, JP! :S
EliminarSim, o país enricou muitíssimo, assim de pé prá mão e num só dia! Cambada!
Beijocas!
São uns idiotas estes tipos do desgoverno!
ResponderEliminarQuanto à música já não me lembrava dela mas acho-a bonita!
Abraço
Idiotas, mas só com ideias parvas, ROSA! :)
EliminarÉ natural que haja quem já não lembre desta e de tantas outras músicas que desfilaram nesses festivais... :D
Abraço
Que engraçado. Já não me lembrava desta cantora. Tive curiosidade em saber o que foi feito dela. Afinal parece que voltou para o seu país natal, a Suiça. Não percebi bem se ainda canta ou nem por isso. Inclino-me mais para o nem por isso.
ResponderEliminarÉ, também desconfio desse nem por isso, que a garota não tinha grande voz. Mas a música era engraçada e inovadora, para aqueles certames, LUISA! :)
EliminarAh... fixe, a foto das laranjas. :)
ResponderEliminarObrigada, LUISA! :)
EliminarTenho comido boas laranjas! Nem me apercebi que poderia ter sido feriado eu trabalho aos fins de semana e os descansos são mais ou menos programados por isso feriados e Domingos não me dizem nada :)
ResponderEliminarFalando dos festivais também não tenho nenhuma que se destaque exageradamente mas tenho duas marcantes, a primeira foi uma da Tonicha porque estava em Paris de férias e vi-a numa montra de elctrodomésticos talvez por estar fora "torci" muito por ela, hoje nem sei que música era! Depois gostei da música da Maria Guinot, não sei se alguém se lembra...
A Gabriela era muito admirada pelos rapazes cá de casa que achavam linda!!!
xx
Há cada vez mais gente a trabalhar a sábados, domingos e feriados, PAPOILA. O que em algumas profissões sempre fez sentido, noutras nem tanto... Mas cortando feriados também é uma maneira dos patrões pagarem menos a quem trabalha nestes dias, que a ideia tem o seu quê de mercantilista... :P
EliminarA da Tonicha chamava-se "Menina" (1971) e começava assim: "Menina de olhar sereno, raiando pela manhã, de seio duro e pequeno, num coletinho de lã..." A da Maria Guinot já foi mais tarde (1984) e a escolhida pela Tétisq como uma das suas preferidas, intitulando-se "Silêncio e tanta gente". Outros tempos... :)))
É, a rapariga fez sucesso entre a rapaziada! :)
xxx
Laranjas amargas e bem amargas! (E podres!)
ResponderEliminarCuriosamente uma das canções de festivais de que mais gostei foi mesmo "Cavalo à Solta" do Tordo que começa assim: «Minha laranja amarga e doce, meu poemas...»
Beijinhos
É, é mesmo mais para o laranjal podre, GRAÇA! :P
EliminarEssa do Tordo foi no mesmo ano em que a Tonicha ganhou o festival, ele ficou em 3º lugar. Ganhou mais tarde com a "Tourada", em 1973. Mas o que lhe valia eram os poemas do Ary, que ele coitado nunca teve grande voz... :)
Beijocas!
Laranjas amargas e envenenadas, que nos estão a destruir ...
ResponderEliminarNão me lembro da canção, mas gostei de ouvir.
Serena noite, Teté
Laranjas podres, como bem diz a Graça, SÃO! :P
EliminarTantos anos volvidos, quem é que se lembra de todas?!? :)
Serena noite para ti também!
Eia...andei o dia todo ocupada e só agora me vi aqui referida. Obrigada!
ResponderEliminarengraçado, lembrava-me do refrão mas não sabia quem cantava, de quando era a música e muito menos que tinha estado no festival da canção...Tive uma daquelas experiências 'há séculos que não ouvia isto!' também gosto muito desta...
talvez ande esquecida por não ter sido uma das vencedoras. Com isto de ter falado do festival no blog ando a ouvir uma músicas dos festivais que encontro na net e há tantas músicas bonitas (muito mais do que as que têm aparecido nos últimos anos), esquecidas por não terem arrecadado o primeiro lugar...
Aí estava um programa interessante para a RTP - recordar essas canções e averiguar o que é feito dos artistas.
Mais uma vez obrigada, foi um gosto ter encontrado o seu blog passarei por cá sempre que possível
bj*
Também andei o dia todo ocupada, TÉTISQ, de modo que só publiquei o post ao princípio da noite! :)
EliminarÉ impossível lembrarmo-nos de todas: afinal de contas desde 1964 e a uma média de 12 ou mais por ano dá prái umas 576 canções... :)))
Curiosamente, lembro melhor as dos primeiros anos, a partir do momento em que a Madalena Iglésias venceu o certame com "Ele e ela". Nas Operações Triunfo e noutros concursos do género algumas já foram cantadas, com orquestrações mais modernas. Sei que esta também foi, mesmo não tendo ganho!
Obrigada e beijocas!
De acordo, Teté.
ResponderEliminarDo melhor que passou nos Festivais.
E a Manela tão novinha e tão sem plásticas, hein?? :))
Beijocas e bfds!!
É verdade, PEDRO: quem a viu e quem a vê! Esta mania das plásticas causa mais estragos que o envelhecimento propriamente dito, nalguns casos... :P
EliminarBeijocas e bom fim de semana! :)
Tbgossto muito dessa ,mansão sabia. Que tinha ido ao festival!
ResponderEliminarBeijinho s
Deve ter sido o último ano em que prestei atenção ao festival, CARLOS! :)
EliminarBeijocas!
Começo por dizer que gosto imenso da foto. As laranjas na laranjeira têm um aspecto lindo e decerto serão sumarentas!!:)
ResponderEliminarQuanto aos Festivais da Eurovisão, durante uma data de anos não perdi um, desde que participámos pela primeira vez com a canção lamechas "Oração" interpretada pelo António Calvário. Lembras-te?
Esta canção foi das mais bonitas que lá levámos e a Gabriela Schaaf era um doce de menina.:) Infelizmente, depressa desapareceu do mundo da canção nacional.
Mas, para mim a canção com maior potencial e que levou o país ao rubro foi a "Desfolhada", cantada pela Simone com letra do Ary dos Santos.
Pena que a sua voz já não seja a mesma de outrora e não a possa cantar com a garra de então!
Como não quer ser (mais) chata, por aqui me fico...:))
Beijocas, bom fds!
* ...Como não *Quero!
Eliminar;)
Não sei se as laranjas seriam tão boas quanto isso, que a árvore estava numa via pública, JANITA! :)
EliminarA "Desfolhada" também foi uma das minhas preferidas, mas só me lembro mais do Festival a partir da Madalena Iglésias e do "Sei quem ele é, ele é um bom rapaz um pouco tímido até..." - decorávamos as letras todas e depois cantávamos na escola! :)))
Mas artistas que desapareceram do mapa também não faltaram. Aliás, alguns até dá ideia que eram assim um pouco improvisados, para além dos cantores profissionais! Chata nada, há cenas giras de lembrar...
Beijocas e bom fim de semana!
E entendi, há letras que nos "escapam" ao digitar... :)
EliminarEu gostei de algumas, mas se tivesse de escolher um seria mesmo a "Desfolhada" interpretada pela Simone de Oliveira!
ResponderEliminarTambém foi das minhas preferidas, POPPY, mas de outros tempos. Esta já era um bocadinho mais moderna... :)
Eliminar