Paulette (Bernardette Lafont) é uma mulher amargurada com a vida: o marido Francis bebeu até morrer, depois de terem perdido a pastelaria de que eram proprietários e que agora é um concorrido restaurante chinês; a filha casou com um preto e, como é racista, tenta afastar-se de ambos e do seu neto de 7 anos, Léo (Ismael Dramé), que igualmente não tem paciência para aturar - embora por vezes a filha não tenha mais ninguém a quem o deixar; vive num bairro social pobre e deteriorado, onde diariamente encontra jovens traficantes de haxixe a cada porta ou esquina; e como a sua pensão é insuficiente para sobreviver, recorre aos caixotes do lixo da praça local para se alimentar.
Bom, se todas estas desventuras parecem o início de um filme dramático, desenganem-se - trata-se de uma comédia, se bem que em parte seja comovente! Claro que não vou contar o final, mas as linhas que se seguem podem desvendar parte do enredo, pelo que se quiserem ver o filme, não leiam o parágrafo seguinte!
O seu genro Ousmane (Jean-Baptiste Anoumon) é agente da polícia e tenta fazer tudo para lhe agradar. Ele e outro colega vão entrevistá-la sobre a traficância de droga no prédio - não é que os putos lhes interessem muito, querem encontrar aquele que eles creem ser o chefe, Vito (Paco Boublart). Aí, a empreendedora velhota, que uns dias depois vê todos os seus bens penhorados por falta de pagamento das contas da eletricidade, telefone e por aí adiante, resolve candidatar-se ao lugar de traficante de haxixe junto a Vito, que ela rapidamente descobre quem é. Se de princípio a sua iniciativa tem alguns revezes, a partir do momento em que ela resolve aplicar as suas artes de pasteleira à venda do produto, o negócio decorre de vento em popa. Ninguém desconfia dela e ainda usufrui da proteção do genro, sempre disposto a agradar-lhe. A sua relação com o neto torna-se mais próxima e carinhosa, mas entretanto as suas amigas das tardes de bisca começam a notar a sua ausência e, quando lhe aparecem inesperadamente em casa, propõe-lhes uma participação na negociata.
MUITO BOM! Mesmo que a IMDb atribua apenas 6.3/10 a este filme realizado por Jérôme Enrico. Francês e de comédia (ternurenta), esperavam o quê?
Imagem de cena do filme, da net.
Filme francés? Tenho de ver!
ResponderEliminarTenho muita saudade do cinema francês e também de algum italiano, que quase desapareceram.
Beijinho Teté
Bom, KIM, como digo é uma comédia, nada a ver com aquele cinema francês parado cheio de diálogo e dúvidas existenciais... :)
EliminarBeijocas!
Eu já estava com vontade de ir ver. , agora só se não puder de todo.
ResponderEliminarBeijinhos e excelente dia
E ainda por cima dispõe bem, SÃO, que é coisa que nos faz sempre bem... :)
EliminarBeijocas e excelente noite para ti!
Depois do que contas e se é comédia, quero ver, no cinema ou num televisor perto :)
ResponderEliminarÉ francês, mas se for comédia até pode ser chinês ou russo eheheh
Há livros de reclamações neste blog?
Reclamação:
"Eu, maria, dona e proprietária do que é meu, BI nº 0001112223, frequentadora assídua deste estaminé, reclamo o direito de conseguir ver os trailer's que a dona do mesmo apresenta..."
Sem outro assunto de momento,
maria
Parece que agora é que isto vai lá :p
Beijinho :)
Não sei se há dobragem em russo ou chinês, MARIA! :)))
EliminarMau, uma reclamação?!? E agora, se me aparece aí a ASAE o que é que eu faço?!? :D
Sinceramente, não sei porque não vês! E parece que não és a única... chuif, chuif!
Beijocas soluçadas!
Pelo que nos contas deve ser um filme a não perder. Comédia com um "piquinho" de como ção à mistura, é mesmo como eu gosto!
ResponderEliminarMas olha, Teté, a Maria tem razão! Nem mesmo no Youtube foi possível abrir o vídeo. Assim, ficamos com água na boca!:))
Beijocas!:)
JANITA, não faço a menor ideia porque não conseguem ver. Se fosse só aqui, pronto, já se sabe que o blogger por vezes tem amoques. Mas nem no Youtube?!?
EliminarO filme deve estar a sair de cartaz, mas há sempre a hipótese de mais tarde passar na TV! :)
Beijocas!
Teté,
ResponderEliminarÉ o filme que quero ver e...ainda não consegui. Tenho um site que tem todos os filmes...este não tem ainda. Mas não escapa. Mas não quero ver em russo ou em chinês:))
Lá em cima só reclamam....o Wareztuga, ligando à Tv, não substitui o cinema mas ajuda bastante.
Beijinho
Bom, em russo ou chinês também dispenso, que gosto de ver os filmes na versão original, JP! :)))
EliminarPois reclamam... e eu não sei porquê! Que mistério será este, que uns veem e outros não?!? Isto sim, é um grande enigma! :D
Claro que não substitui o cinema, mas sempre dá para alguns filmes que deixámos passar em cartaz... :)
Beijocas!
eheheh... Eu vi o vídeo sem problema ! :)) O filme deve ser uma delícia ! A velhinha é uma "artista" ! rsrsrs
ResponderEliminarTambém já reparei que as gentes do IMDB são uns "unhas de fome" ! eheheh
Beijoca !:)
.
As gentes da IMBd é uma "unhas de fome" com filmes franceses (ou melhor dizendo, não americanos), isso sim, RUI! Mas por vezes dá altas classificações a algumas americanices que são uma chacha das antigas... ;)
EliminarOlha, ainda bem que não vi o trailer sozinha! A "velhinha" é perita na arte do desenrascanço... :)))
Beijocas!
Vi a apresentação e fiquei cheia de vontade de ver.
ResponderEliminarVamos láver se não o perco.
xx
No mínimo, dispõe bem, PAPOILA! :)))
Eliminarxxx
Parece que os filmes franceses se andam a superar, já li algumas criticas positivas a este filme...
ResponderEliminarBeijocas
Já é o terceiro filme francês que vejo este ano, num adormeci mas gostei dos outros, POPPY! Mais ainda deste! :)
EliminarBeijocas!
Quando vi o trailer fiquei logo interessada em ver e agora com a tua opinião ainda mais! :)
ResponderEliminarBeijocas
Parta quem geralmente não aprecia o cinema francês, como eu, achei o filme muito bom mesmo, TONS DE AZUL! Suponho que tu ainda vais gostar mais... :)
EliminarBeijocas!