quinta-feira, 23 de maio de 2013

HÁ FEIRA NO PARQUE!

Este ano a 83ª Feira do Livro de Lisboa voltou à sua temporada tradicional, entre finais de maio e princípios de junho, ao contrário do que aconteceu nos últimos 3 anos, em que teve lugar de abril a maio. Se é uma boa notícia para os lisboetas - numa época em que as tardes são mais longas e quentes, convidando ao passeio junto aos stands - é uma péssima notícia para os portuenses: em 2013 a Feira do Livro não se realiza no Porto, já que a câmara municipal do Porto se recusou a negociar com a APEL a realização do certame. Não faço a menor ideia porquê, mas "cheira" a mesquinharia...

Bom, mas voltando à de Lisboa, cujo programa e calendário podem seguir no site, esta 83ª edição promete novidades a vários níveis, começando por um horário mais alargado e passando por cinema, música, espetáculos de palco e muita animação. O público infantil também não foi esquecido, com mais atividades dirigidas à criançada. Está ainda programada uma conferência mundial de escritores sobre a literatura na atualidade, a par dos habituais debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, num contacto direto com muitos autores nacionais e estrangeiros.

Pude constatar esta semana que os stands já estão montados e prontos para a festa do livro que a feira realmente representa. Claro que não vou faltar! Mas reduzir os rounds (no ano passado foram 5 ou 6) e as compras, também é certo. Não se pode ler (ou ter) tudo...
     

32 comentários:

  1. Olá Teté,
    Na de Lisboa eu estarei...e ainda bem que voltou ao parque. Haverá lá melhor local que aquele.....

    No Porto tenho pena. Mas enfim.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passou por outros locais lisboetas, ainda me lembro da avenida da Liberdade, JP! :)

      Se vivesse no Porto, tinha vontade de estrafegar os responsáveis camarários... :P

      Beijocas

      Eliminar
  2. Quando soube, que este ano não se realiza a Feira do Livro na cidade invicta fiquei piursa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também teria ficado, se fosse portuense ou vivesse lá, EMATEJOCA!

      Eliminar
  3. E lá bamos nozes mais uma bez Teté :)

    Tenho a lista e tenho umas moeditas para gastar...lá vou eu comprar mais uns livritos e comer a fartura do costume ehehehe

    No Porto é uma pena não haver, mas...nem sei o que se passou...

    Beijinhos sócia :)))





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos nozes e com muita fartura, que sabe sempre bem nestas caminhadas, MARIA! :)))

      Lista propriamente dita não tenho, vou ver se consigo encontrar alguns livros e escritores (nas prateleiras e escaparates, não ao vivo e a cores) e aproveitar as pechinchas... :)

      Como diz a Ematejoca, se fosse aqui também ficava piursa!

      Beijocas!

      § - sócia de quê?!? :)))

      Eliminar
  4. Gostaria muito de assistir à conferência mundial de escritores. Quem teria sido convidado? Vou pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, CATARINA! Quando escrevi o site ainda não dava os nomes dos participantes, sei que se trata da conferência de Edimburgo, em várias cidades europeias. Mas como nem gosto muito de conferências, eles que conferenciem à brava, enquanto andar a vasculhar os stands... :)

      Eliminar
  5. No Porto têm o "Campeão"! :-))
    Quero ver se vou à inauguração...nem sempre estou pela capital nesta altura!
    Boa Feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, ROSA, pois têm, mas desta vez nem tem nada a ver com bola, que as negociações costumam ser bastante anteriores... :)

      Passei a inauguração, à qual nunca vou, quero ver se este ano reduzo a 3 rondas: primeira para um visionamento geral e, se possível, arranjar os mapas; segunda para sessões de autógrafos e uma ou outra compra dos livros do momento; terceira, que ainda não sei se há este ano, para a hora H e aquisição de livros com grandes descontos. No ano passado correu muito bem, mas fui lá 5 ou 6 vezes...

      Boa Feira para ti também!

      Eliminar
  6. Shame! Aos anos que não vou à Feira do Livro de Lisboa! Vou à de Leiria (pequenina, pequenina...) e já gozo! Quanto ao Porto, uma vergonha nacional!

    Boas compras.Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se a pessoa vive longe, a Feira do Livro de Lisboa não vale a pena, GRAÇA: a "poupança" nos livros perde-se em viagens e portagens! Mas a Feira de Leiria não deve ser inferior à de Portimão, que normalmente também visito nas férias... :)

      Vergonha devia ser para os representantes da CMP, mas suponho que eles não têm nenhuma... :P

      Boas leituras para ti também!

      Eliminar
  7. Mas que se passou no Porto? Aquele Rio tem coisas que eu não entendo...ou então entendo até muito bem!

    Beijinhos e boas compras, rrss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei indagar a razão, SÃO, mas não consegui descobrir, que versões há muitas...

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Creio tratar-se mais de uma "perrice" da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, do que de outra coisa (alegaram motivos financeiros), tanto mais que houve 2 convites para a disponibilização de espaço e colaboração por parte de Pinto da Costa, para o estádio do dragão, como da câmara de Gaia, para esta cidade.

    Beijoca, Té ! :)))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RUI, estás de volta! :)))

      Não me pareceu que fosse "amuo" da APEL, mais de Rui Rio e restante equipa camarária, possivelmente devido a esses motivos financeiros não explicitados.

      Não sabia desses convites de Pinto da Costa e da câmara de Gaia, mas percebo porque é a APEL não alinhou neles (e até dou nota positiva a Pinto da Costa por isso, mesmo que não o grame nem com molho de tomate): a Feira foi sempre no Porto (palácio de Cristal ou avenida dos Aliados, creio), transferi-la para um estádio de futebol não faz sentido e para a cidade ao lado... também não. Quem perde são os portuenses, mas vale que vêm aí as autárquicas, para o ano outro "galo" soará... :)

      Beijocas, ó regressado de férias! :D

      Eliminar
    2. Obrigado, Té ! :)))
      Voltando ao assunto, olha que o espaço disponibilizado no exterior (não era dentro) do estádio era muito central ! Tem a estação do Metro à porta, um Centro Comercial (Dolce Vita) ao lado, com lugar gratuito para milhares de carros, tudo extraordinariamente acessível, muito mais que no Palácio de Cristal.

      Beijocas ! :))
      .

      Eliminar
    3. Até acredito que sim, RUI, e foi uma tentativa meritória de solucionar. Mas já pensaste em que imbróglios a APEL se meteria se começasse a negociar esses espaços com clubes de futebol em vez de com as câmaras? Dava barraca pela certa...

      Mas pronto, esperemos que no próximo ano o novo presidente da CMP e respetiva equipa seja mais assizado! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  9. O meu monte de livros por ler aumenta todos os meses. E agora com a feira...Tenho que me por a a pau com a carteira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não aumenta a todos, mais do que alguma vez se poderá ler, VIC? Mas leitores convitos são assim, consumistas de livros... :)

      Eliminar
  10. Pela Capital vai haver Feira no Parque, mas na Invicta, este ano, não vai haver livros para ninguém, na Av. dos Aliados!:(

    O protocolo que existia entre a CMP e a APEL, terminou, e este ano a CMP alega não ter capacidade financeira para dar o apoio que a APEL necessita. Apesar da existência de propostas, por parte de outras entidades,relativamente à localização, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, recusou e ficou tudo sem efeito. Esquisitices...
    Já no ano passado não fui, com grande pena minha e motivos alheios à minha vontade. Mas como ainda tenho livros que me ofereceram e não li, vou aguardar até ao próximo ano, ou uma ida à FNAC!!

    Bons passeios, convívios e compras de livros...:))

    Beijocas!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começando pelo fim, JANITA, não tenho dúvidas que a FNAC do Porto é que lucra com o assunto. Mas tenho muitas dúvidas que uma Feira do Livro no estádio do dragão ou em Gaia tivesse a mesma dinâmica das anteriores, se é que percebi as tais propostas. Lamento por todos os leitores portuenses, mas não sei ao certo o que se passou...

      A chatice é que neste país medidas provisórias tendem a ser definitivas! Mas como as eleições autárquicas estão a chegar, pode ser que a nova CMP esteja mais atenta à Feira do Livro no próximo ano. :)

      Mesmo que com compras e passeios reduzidos, a Feiro do Livro é sempre um must! ;D

      Beijocas!

      Eliminar
  11. Fui no ano passado (depois de muuuuito tempo sem lá ir). Não sei se terei oportunidade de a visitar nesta edição. Mas gostava. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente tenho ido todos os anos e mais do que uma vez, mas já houve outros em que não consegui, LUISA! Acontece a todos... :)

      Eliminar
  12. a de Coimbra começa amanhã e vai até dia 02 de Junho, à beira rio Mondego e juntamente com uma feira de artesanato. Para quem puder pode ser um bom passeio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro feiras de artesanato, TÉTISQ! Aliadas aos livros, não perdia de certeza se vivesse mais perto. Passeio agradável é de certeza! :)

      Eliminar
  13. Anónimo5/23/2013

    Estamos em sintonia quanto aos gastos, mas acabo de saber que este ano abre mais cedo (12.30), pelo que talvez vá lá mais vezes do que habitualmente. Apesar de tudo, só a partir de terça -feira poderei ir, porque vou estar fora até segunda.
    Beijinho e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, CARLOS, este ano o horário é alargado. Não me parece que seja por isso que vá lá mais vezes, mas possivelmente atrairá "clientela" citadina na hora do almoço...

      Beijocas e bom fim de semana! :)

      Eliminar
  14. Por aqui, acabaram com as feiras do livro no Largo do Senado há muitos, muitos anos.
    Quem é que precisa de livros?
    Dá cabo da vista!
    Filhos da.....
    Beijocas e votos de bfds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá cabo da vista e as pessoas escusam de gastar dinheiro mal gasto, PEDRO! Afinal de contas até estão a zelar pelos interesses de todos... Cambada!

      Beijocas e bom fim de semana para si!

      Eliminar
  15. Eu já tinha lido qualquer coisa que ia ser feita no Estádio do Dragão, o que terá acontecido? Bem mais uma vez quem fica a perder são as pessoas. Aqui em Aveiro na altura do Verão também costumam fazer umas pequenas feiras do livro, é uma coisa pequena mas é sempre bom :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que os leitores é que ficam a perder, POPPY! Infelizmente! Mas também não sou esquisita, quando vou de férias se encontro uma feira do livro, ainda que mais pequena, também visito... :)

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)