domingo, 5 de maio de 2013

ESPELHOS MULTIFACETADOS

Se as papoilas do campo são diferentes entre si, se as pedras do caminho também, porque é que as mulheres quando se olham ao espelho parecem ser todas iguais? Não se trata da cor do cabelo ou dos olhos, do nariz mais redondo ou pontiagudo, da pele mais clara ou mais escura ou das expressões e rugas do rosto, mas da sensação que têm de  si próprias.

O vídeo, que a Tons de Azul publicou recentemente, impressionou-me muitíssimo, daí ser destaque da semana. Publicitário, mas com uma característica comum a (quase) todas as mulheres - o espírito crítico quando se olham ao espelho:  


Não sei porquê, depois de ver o vídeo senti-me mais bonita do que a imagem que vejo em frente ao espelho diariamente. Ou, talvez, menos crítica...

26 comentários:

  1. Muito interessante ! Será que isto é exclusivo da mulher ? ... Acho que não !
    Nós somos (acredito que a mulher mais um pouco) muito "exigentes" com o que vemos em nós próprios e isso reflecte-se no que descrevemos de nós! Tendemos a ser mais negativamente críticos com pequeninas coisas que vemos no espelho, enquanto que para os outros elas se tornam imperceptíveis ou sem qualquer importância.
    Inversamente, valorizamos muito mais o que vemos nos outros ! :))))

    rsrs...Tipo, a galinha (cara e corpo) da vizinha, é melhor que a minha ! eheh ... Se calhar, até nem é ! :)))
    Bom ! Este vídeo levanta a moral a qualquer um/uma ! rsrs

    Beijoca e bom domingo ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza de ser exclusivo da mulher, RUI! Mas na verdade só vejo os homens serem mais críticos quando começam a envelhecer, ou por causa dos cabelos brancos, ou devido à barriguinha, etc. Mulher é sempre crítica em relação à sua imagem, quer tenha 13 ou 83 anos! :)))

      E sim, na cara das outras pessoas não vemos tantos defeitos como na nossa. Um dia destes, uma grande amiga minha foi tirar uns sinais que tinha na cara, encontrei-a ainda tinha as marcas da cicatrização e aí perguntei-lhe o que eram aquelas manchas. Ela falou-me que tinha umas manchas e sinais que tirara, nos quais eu nunca reparei... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Não conhecia o vídeo.
    Curiosamente, Dove foi sempre a marca que comprei tanto em barra (que já não utilizo) como, agora, em liquido! : )))
    Sim, parece que somos muito exigentes/críticas com a nossa aparência, porém, li há tempos, que as mulheres têm a tendência a imaginar ou a sentirem-se com menos peso do que aquele que realmente têm. Uma contradição.
    Abraço e um feliz dia da mãe. Aqui ainda temos que esperar mais uma semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, CATARINA, até a Tons de Azul o publicar no seu blogue! :)

      Por acaso essa tendência de me sentir com menos peso não se aplica a mim: sinto-me cada vez mais pesada, o que tem tudo a ver com o peso que peso realmente. Mas isso talvez seja porque fui bastante magra durante muitos anos (cerca de 45 kg) e hoje tenho mais uns 12/13 em cima... Enfim, precisava de fazer mais exercício, mas sou muito preguiçosa para essas coisas! :)))

      Ah, Dove não é a marca que costumo utilizar, que vai variando, mas Nívea e Palmolive são as que uso mais... :D

      Abraço!

      Eliminar
    2. Nívea e Palmolive!! Lembro-me bem. Neste momento, não me recordo se os vendem na “minha” farmácia. Ah! Ainda os vou comprar e em barra (só para mim) para “alimentar” as saudades.

      Eliminar
    3. É, CATARINA, são marcas de outros tempos, mas têm os aromas que eu mais gosto... :)

      Por barra queres dizer sabonete, certo?!? :D

      Eliminar
  3. Adoro papoilas!!

    As mulheres são muito críticas quanto a si mesmas porque são condicionadas a pensar que há uma forma de beleza formatada e única e na qual, claro, a maior parte não encaixa.

    Acho que passa muito por aí, a cada vez maior utilização das operações estéticas, das dietas milagrosas, dos exercícios.Tudo isto agravado pelo facto de a publicidade usar sempre modelos femininos ...como se só as mulheres necessitassem de tomar banho, de lavar o cabelo, ....

    Beijinhos e feliz Dia da Mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, SÃO! :)

      Sei que é verdade, que nos tentam "vender" uma única imagem de mulher perfeita onde é impossível encaixarmos. E depois há uma série de gente que recorre a essas operações estéticas. Mas isso não explica que mulheres que quase todos acham bonitas vejam também 1001 defeitos nelas próprias... ;)

      Os homens, coitados, durante anos parecia que só se tinham de preocupar com a caspa, mas isso felizmente está a mudar... :D

      Beijocas!

      Eliminar
    2. Ahahah! Não contive (nem quis conter) uma gargalhada! : )
      Pois é, Teté, hoje em dia estão muito mais preocupados com a sua aparência, a sua pele...

      Eliminar
    3. Felizmente, CATARINA, que essa dos feios, porcos e maus não está com nada... :)))

      Eliminar
  4. Agora vou falar do vídeo: acho que é extraordinário!

    Sempre comprei produtos Dove e desde que vi pela primeira vez a campanha sobre beleza real, por vezes até ofereço produtos com prendas de aniversário os de Natal ou nas trocas de prendas nas festinhas.

    Quanto ao peso, também acho que as mulheres se consideram sem mais gordas do que são, porque o estereótipo é o da magreza esqulética e sem forma sdos manequins.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, também é outra coisa que está a mudar, SÃO: durante várias décadas só as modelos anoréticas tinham mercado de trabalho! E depois começaram a morrer da doença, que é do foro psiquiátrico, e deu-se mais atenção ao problema.

      Modas estúpidas, é o que é! :)

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Não conhecia este vídeo. Gostei imenso de o ver. Agora preciso ir ali...olhar-me ao espelho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, LUISA! O reflexo no espelho muda um bocadinho, não é?!? :)

      Eliminar
  6. Ah... e a foto das papoilas está muito gira.

    ResponderEliminar
  7. Há a nossa imagem; há a imagem que os outros têm de nós e a imagem que nós temos de nós próprios. Qual delas será a verdadeira? Se é que a verdade existe...

    Adoro as papoilas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ciente que não há uma verdade única para essa imagem, GRAÇA. Depende do olhar de cada um... O nosso é que escusa de ser exageradamente crítico! :)

      Também adoro papoilas!

      Eliminar
  8. Pode ser uma campanha publicitária, mas também é verdadeira...sou demasiado crítica e todos os dias tenho um defeito, que por um lado é bom porque faz esquecer o defeito da véspera :p ...se os outros me elogiam, acho que estão a precisar de óculos eheheh

    Beijinho e abracinho papoilas :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, MARIA, essa de mudar de "defeitos" todos os dias não me acontece. Mas sim, também considero uma vantagem, assim esqueces rapidamente o defeito da véspera... :)))

      Também não gosto de elogios: soam-me a graxa ou a falso! :)

      Beijoca e abraço (com ou sem papoilas)!

      Eliminar
  9. Anónimo5/06/2013

    Muito bom video.. e o que ele realmente quer mostrar ás pessoas...

    vou roubar posso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VINTENSE, os videos estão no YouTube, e salvo casos de direitos de autor, usa-os quem quer, não são pertença de ninguém... :)))

      E, claro, também gostei muito! :)

      Eliminar
  10. Este video tem sido muito difundido e ainda bem. Gosto muito das camapnhas da Dove, sim, é verdade que não deixam de ser campanhas publicitárias, mas pelo menos são camapnhas que abordam a chamada "mulher comum", embora não goste muito deste termo porque considero que todas são únicas, a verdade é que é a única marca que eu conheço que utiliza modelos, como eles dizem de beleza real. Este video também me impressionou e também me deixou a olhar para o espelho, confesso :)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nos deixou a todas a olhar para o espelho, POPPY, e melhor ainda, com um espírito menos crítico... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  11. Vi este vídeo na semana passada e desde que o vi, quando me olho ao espelho com o olhar crítico do costume lembro-me dele e fico mais "moderada" :)))
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, suponho que tem esse efeito em todas nós, PAPOILA! :)

      xxx

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)