domingo, 19 de maio de 2013

É NOTÍCIA OU NÃO?

Em tempos, um professor de jornalismo ensinava que se uma situação ou um facto não fosse divulgado era uma não-notícia, tal como se nunca tivesse existido. Confesso que essa "abstração" ainda hoje me confunde: mesmo não chegando ao conhecimento geral da população, não altera em nada a perceção dos eventuais intervenientes. Segundo ele, competia aos diretores dos órgãos de informação estabelecer quais as notícias que tinham interesse divulgar.

Em algumas questões compreende-se perfeitamente, nomeadamente no que toca aos suicídios: as taxas e estatísticas são noticiadas de vez em quando, mas os métodos e a personalização dos indivíduos e casos não. Dizem os entendidos que se segue uma onda de mimetismo de outros, igualmente desesperados. E o mesmo se diga em relação a assaltos, por exemplo - parece que os possíveis assaltantes "agradecem" ideias que lhes possibilitem ser bem sucedidos a dar o golpe.

Contudo, não deixa de ser estranho quando um assalto a uma estação dos CTT das redondezas (São Domingos de Benfica) não vira notícia - ainda por cima presenciada pelos funcionários e por vários utentes dos serviços (fora todos os restantes cidadãos que se deram conta do aparato policial que se seguiu) - e é "apagada" como se nunca tivesse acontecido. Ou mais ou menos, que parece que passou numa rádio um breve relato. Como não podia deixar de ser, foi um susto para toda a gente que se encontrava nos correios na hora "errada" e que, de caminho, também foi assaltada. Mas claro que se soube na vizinhança, com mais ou menos pormenores. Fantasiosos ou não.

Não assisti, só soube a posteriori. Porém, ao pesquisar na net, descobri o porquê da falta de interesse em divulgar: não é caso raro e a política dos CTT passa por não fornecer dados aos jornalistas. Portanto, nunca chega a ser notícia, mas facto é que aqueles momentos de 5ª feira passada não se se volatilizaram da memória de quem os viveu... Agora, pergunto eu, sem pretender dar azo a alarmismos despropositados: não era preferível noticiarem casos destes, em vez de ficarem a assobiar para o ar, como se nada tivesse acontecido? É que a confiança dos leitores (e dos telespetadores) numa imprensa livre também se afere por aí... 

20 comentários:

  1. Bom....as notícias mais importantes agora são outras. Para os jornalistas é claro. Os assaltos e roubos já se banalizaram.

    Por outro lado, se os CTT não fornecem informações também não vejo como o jornalista possa "inventar"....e eles já inventam muito :)))

    Imprensa livre? Mas nós temos disso, aqui?

    Beijocas e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas o professor de jornalismo também ensinava que o jornalista devia ser claro, sucinto e isento, ouvindo todas as partes envolvidas, JP! E o que se passa hoje em dia, não é nada disso, todos eles querem botar a sua opinião e formar as alheias com os seus pontos de vista... Ou seja, devem-se ter baldado às aulas, se é que as tiveram! Isto quando não nos torram a paciência a falar de milhões de euros para aqui e para ali, números que desencantam não sei onde, possivelmente de press releases fornecidos pelos governantes. Que já se sabe erram todas as contas, a começar pelo Gaspar! E que não dizem nada do que interessa, na prática! :P

      Já tivemos, sim! Mas depois começaram a inventar as "linhas editoriais", uma palavra pomposa que tinha muitas parecenças com a censura (o diretor achava que não tinha interesse publicar porque não se enquadrar na linha do jornal) hoje em dia já nem se dão ao trabalho sequer de explicar... Mas sim, desconfio que já foi chão que deu uvas!

      Beijocas! :)

      Eliminar
  2. a estação de correios aqui do 'lugar' foi assaltada 3 vezes, em pouco tempo, e eu só soube quando questionei porque é que estava um policia todos os dias à porta...disseram-me que tinham existido os assaltos e que para prevenir por uns tempos iam ter policia à porta.
    Mas, sinceramente não sei se a questão se coloca tanto pelo lado do que os CTT fornecem ou não aos jornalistas. Acho que a questão é mais - ao que é que os jornalistas prestam atenção actualmente? E, o que é que os jornais querem publicar? (certamente nas ocorrências da PSP disponíveis online para qualquer um apareceu esse registo, os jornalistas e editores terão interesse nestes casos mais próximos da população? será que vêem estas ocorrências e não se interessam? ou andam distraídos dessas fontes?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, TETISQ, desdobram-se a escrever até à exaustão de cada vez que o Gaspar dá um espirro ou o Cavaco diz uma calinada, uns a atacar e outros a tentar explicar, mas parece que perderam o interesse em informar. E como diz a Janita mais adiante, sem um bocado de sangue e violência à mistura, devem achar que não tem "sumo" suficiente para ter gabarito de notícia!

      Mas quer dizer, nem se trata de uma casa assaltada, que essas são aos milhares, mas de um local público, onde as pessoas pensam estar seguras. Se há assim tantos assaltos aos CTT, é bom que as pessoas estejam alertadas... ;)

      Eliminar
  3. Como diz JP, se calhar é devido à sua banalização que os assaltos já não são notícia. E é mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No mínimo, as pessoas deviam ser alertadas. LUISA. Como sabem que há essa remota possibilidade, quando vão a um banco... ;)

      Eliminar
  4. Há notícias que interessam mais do que outras; como os assaltos são o prato do dia, infelizmente, já perderam o interesse dos jornalistas e de grande parte dos leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo, EMATEJOCA! Escrevem sobre tanta coisa sem interesse nenhum, como quadros políticos imaginários, as tricas políticas e da bola, o que este ou aquele disse sobre uma frase infeliz de não sei quem e depois não fazem o fundamental: informar! E foi para isso que os jornais foram criados... não para mandar "recados" nas entrelinhas a correlegionários ou adversários! ;)

      Eliminar
  5. Teté, lamento muito desiludir-te, mas imprensa livre é coisa que já não existe em Portugal há algum tempo.

    Viste as fotos de deputados em Bruxelas com cartazes a cricar a austeridade?

    Sabes que Ana Lela(TVI) está com um processo disciplinar porque ousou perguntar a Judite de Sousa e João Alberto Carvalho porque não foi para o ar uma peça que comprometia Cândiada Alm eida, porque não averiguou o que deveria ter averiguado?

    Dorme bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, SÃO, o jornalismo português tem mudado muito e não é para melhor... :P

      E depois ainda há esses favorzinhos de amigalhaços, que a trupe está toda montada, o poder político conluiado com os jornalistas responsáveis, se há quem queira fazer a diferença é literalmente corrido... Cambada! :S

      Vi, e estava para pôr aqui este fim de semana, mas não deu!

      Sweet dreams!

      Eliminar
  6. A minha opinião é que em matéria de assaltos, se não houver mortes ou sequestros que possam despertar a atenção mórbida dos leitores ou telespectadores, os jornalistas já nem se dão ao trabalho de se informarem e informar o grande público. Acaba por ser notícia, sim, nas entre os moradores da zona. E não creio que a razão seja o silêncio do pessoal dos CTT, mas porque essas notícias, em si, não têm o impacto que faz vender jornais. Os crimes noticiados são cada vez mais violentos e macabros, de modo que os assaltos passaram a ser coisas comezinhas.
    É lamentável? Evidente que sim! Mas é a realidade actual .
    Repito, esta é a minha modesta opinião. Provavelmente haverá outras razões de peso, que só saberá quem conhecer bem o que se passa nos bastidores dos mídia.

    Beijinhos, Teté e boa semana, sem problemas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou em crer que será por aí, JANITA: sem violência e sangue no relato, já acham que não vale a pena. Mas facto é que as pessoas têm o direito de saber que os correios já deixaram de ser um local onde se ia comprar um selo ou enviar uma carta, sem qualquer tipo de perigo. Afinal, estão ao mesmo nível dos bancos e gasolineiras, um pouco abaixo das ourivesarias... ;)

      E como anda tudo fascinado com o cifrão, se calhar nem se vão aperceber do baque quando as pessoas os deixarem de comprar, porque as notícias de anónimos no facebook não custam tostão e estão mais próximas das populações e dos seus interesses... :)

      Beijocas e boa semana para ti também!

      Eliminar
  7. O critério noticioso, cada vez mais, é surpreendente, Teté.
    Isto não é notícia, a irmã do Ronaldo fazer uma cura de emagrecimento é.
    Até aparece na primeira página.
    Não há cu que aguente!!
    Beijocas e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nem quis entrar nessas parvoíces que são publicadas como se fossem de grande interesse nacional, PEDRO, e que raiam o absurdo! :P

      É isso mesmo, não há cu que aguente!

      Beijocas e boa semana para si! :)

      Eliminar
  8. Para além da procura de notícias sensacionalistas, parece que os jornalistas já não têm aquele cuidado de confirmar se as suas fontes são ou não fidedignas. Perante a competição atual – twitter, facebook, etc. - a pressão é tão grande para serem os primeiros a relatar um acontecimento que nem sempre o código ético é observado e muitas notícias deixam de ter a exatidão necessária a um bom jornalismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, CATARINA, por vezes parece uma pescadinha de rabo na boca: alguém diz ou publica qualquer coisa, os jornalistas vão atrás e depois outras pessoas baseiam-se nessas notícias e divulgam. Mas no meio disto tudo perde-se a exatidão e objetividade do facto, se é que ele tem fundamento... ;)

      Ética, infelizmente, há cada vez menos!

      Eliminar
  9. Anónimo5/20/2013

    A subjectividade de critérios nessa matéria permite que cada director/editor aja pontualmente, sem qualquer fundamento. Apensa porque sim. Se alguém tivesse morrido ou sido feito rfém, as televisões estariam lá todas. Enfim...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, CARLOS! Parece que isso "vende" mais e com esta lógica do "cifrão é quem mais ordena", nesse caso a notícia seria divulgada até à exaustão... Cambada! :P

      E ponha subjetividade nisso!

      Beijocas!

      Eliminar
  10. Eu agora não sei é se foi a essa estação dos correios mas ainda recentemente vi uma noticia de um assalto aos Correios, roubaram as reformas dos pensionistas, sabiam a ahorinha e tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto quanto percebi, neste caso não roubaram reformas dos pensionistas, assaltaram mesmo as carteiras dos utentes, PAPOILA... :P

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)