terça-feira, 7 de junho de 2011

CONTAS À VIDA!

Melissa d'Arabian tem um programa no canal televisivo Food Network, que se intitula "10 Dollar Dinners", cujo objectivo é mostrar aos telespectadores como podem confeccionar uma refeição completa e supostamente saborosa, para quatro pessoas, por aquele preço. Correspondendo esse montante a cerca de  7 euros, convenhamos que não é muito fácil executar a tarefa no nosso país, isto se fugirmos de açordas, frangos ou comida moída em geral, que já se sabe rende mais. Outra das razões que dificulta esse objectivo, deve-se à apresentadora se socorrer de várias promoções dos locais onde se abastece, para conseguir variar as ementas - descontos da ordem dos 50% ou mais, que cá raramente são praticados!
Nem me venham dizer que existe pelo menos uma cadeia de supermercados que dá descontos mensalmente, porque nem costumam ser tão elevados, têm um período limitado de tempo e são em cartão, pelo que se torna mais num modo de fidelizar o cliente, do que propriamente num bónus. Feitas as contas aos produtos de maior consumo habitual (cada família terá os seus), provavelmente descobrem que durante os cerca de 15 dias de descontos vale a pena, nos restantes as compras saem-lhe mais económicas nos que se gabam de não ter cartões nem promoções - pelo menos, se levar os saquinhos de casa...
Na impossibilidade de seguir os conselhos bem intencionados de Melissa, é importante comparar preços, experimentar novas marcas para testar a qualidade, tentar preferir os produtos portugueses (que a economia agradece) e, no geral, estar atento a verdadeiras roubalheiras debaixo do nosso nariz. No final das contas (para os  mais alheios aos cálculos matemáticos, há sempre uma calculadora à mão de semear), a vossa bolsa agradece!
Ah, e claro, nunca ir para o supermercado com a fome com que estou hoje, depois de um dia inteiro a chá e torradas (só uma indisposição, nada de insinuações sobre as eleições, OK?). É despesa redobrada pela certa!!!

23 comentários:

  1. por falar em comida... já estou a pensar na chanfana do próximo sábado... ~b

    (é claro que não vai ficar por 7€ nem coisa parecida)

    ResponderEliminar
  2. chá e torradas é bem bom :) Não tenho muita paciência para andar a comparar preços mas, na medida do possível, tento. frutas e assim, compro sempre, ou quase, português. Consumo muitos enlatados e aí dá bem para controlar gastos e assim.

    ResponderEliminar
  3. Talvez seja possível, mas não acho muito fácil, pelo menos para nós portugueses com os hábitos alimentares que temos...comemos a cada refeição carne ou peixe acompanhados de batata, arroz e legumes ou salada, ainda comemos sopa e pão e fruta e sumo ou água e mais café...se contabilizarmos tudo até os temperos, o gás ou electricidade e água para confeccionarmos tudo isto 7€ não chegam concerteza...

    Quanto aos descontos dos supermercados é verdade que o fazem com o intuito de fidelizar os clientes, mas a verdade é que no dia seguinte tens no cartão uma verba para gastares livremente e olha que por vezes dá muito jeitinho...

    As tuas melhoras :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Estas ementas são ótimas em programas de televisão. Quando a gente vai à praça e compra garoupa a 15 euros... Já sei, podemos comprar carapau. Vida de pobre, hein?

    ResponderEliminar
  5. Teresa Hoffbauer6/07/2011

    Foi mesmo essa a minha intenção, Teté, ao escolher como título a famosa frase do Karl Schmidt-Rottluft, em vez de escrever simplesmente:
    O grupo Die Brücke iniciou o expressionismo alemão a 7 de Junho de 1905.

    Volto já!

    ResponderEliminar
  6. Olá Tété, aqui ja mostram na Tv como comer barato, mas isso é para quem pode... já que temos muita gente cá na nossa terra que nem para o barato tem... as tvs querem é propaganda e mais nada...

    Um beijinho

    laura

    ResponderEliminar
  7. Nisso gabo a memória da minha mãe, que consegue saber o preço de cada produto nos vários supermercados... as melhoras, sem qualquer insinuação!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Teresa Hoffbauer6/07/2011

    Ir ao supermercado é para mim um grande sacrifício, por isso, entro e saio logo, sem comparar preços e sem comprar tudo aquilo que preciso.

    Sem insinuações, desejo-te as melhoras, Teté.
    Cá eu continuo enjoada, mas os resultados das eleições não devem ser os culpados.

    BOA NOITE!

    ResponderEliminar
  9. Um bom conselho, a de não ir ao supermercado com fome e sem uma lista!
    De acordo com estudos efetuados, não necessitamos de consumir as grandes quantidades de alimentos a que nos habituamos. Comer menos é mais saudável e... mais económico! Vamos lá dizer isso a um português de gema! : )

    ResponderEliminar
  10. Nunca provei a dita chanfana, VÍCIO, mas já percebi que tem fãs... :))
    (por 7 euros em Lisboa, almoças um prato do dia, bebes uma água e um café...) :D

    ResponderEliminar
  11. Adoro chá e torradas, mas não por indisposição o dia inteiro, MOYLITO! :)

    No Verão é relativamente fácil comprar frutas nacionais, se não fores para as tropicais, evidentemente! :D

    Enlatados também comemos de vez em quando! ;)

    ResponderEliminar
  12. Também acho difícil uma refeição completa dessas "à portuguesa", MARIA, por 7 euros! Mas a apresentadora também não contabiliza água, luz ou gás... :))

    Claro que dá jeito se fizeres as compras com o desconto, para em alturas de "fim de mês" já não pagares, mas na verdade, já te saiu do bolso... :D

    Obrigada e beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Claro que não dá para garoupas ou bifes do lombo, CONSTANTINO, mas a ideia do programa também não é essa... :D

    Mas suponho que não é propriamente para "pobres", mas para a culinária do dia a dia, sem grandes gastos! :)

    ResponderEliminar
  14. Bem me pareceu que a citação não era ingénua, TERESA! :D

    Quanto aos supermercados, suponho que esse sacrifício de ir rápido e nem comprares tudo o que precisas, te faz ir lá mais vezes... Há pressas que não compensam! :))

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  15. É óbvio que sim, LAURINHA, mas a ideia do programa é auxiliar as pessoas da classe média a fazerem boas refeições económicas. Claro que as refeições deles, são diferentes das nossas, a começar pela quantidade... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Noutros tempos era assim, RAUF, as donas de casa tentavam economizar comprando o mesmo produto onde era mais barato. Hoje todos se habituaram a não fazer contas, mas nem sequer é uma questão de forretice, porque as contas do supermercado são elevadas e podem sê-lo menos se se prestar um pouco mais de atenção... :)

    Obrigada e beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Se tentares convencer um português de gema a comer menos, CATARINA, o mais provável é ele ficar escandalizado e achar que o queres fazer passar fome... :D

    Mas concordo contigo: a maioria dos portugueses comem demais e muitas vezes mal! O que não lhes faz bem a nada, nem à saúde, nem à bolsa! :))

    ps - também levo lista para as compras do mês, quando vou comprar fruta e legumes nem por isso, que as compras serão conformes o que me parecer mais fresco... :)

    ResponderEliminar
  18. Olá Teté, de facto apesar de não ter habito fazer esse tipo de compras (a mãe é que trata disso :p), já trabalhei na caixa de um hiper mercado quando era mais novo e apercebi-me de algumas coisas. É que as promoções normalmente aliavam-se a grande quantidade de produto em stock, a prazo de validade a esgotar, ou a qualidade baixa do produto. De qualquer modo muitas vezes os produtos que estão em promoção não correspondem às necessidades das pessoas. Ou seja muitas vezes o cliente nem precisa, compra só porque está em promoçao e ainda acaba a gastar mais do que o que pretendi...
    enfim, beijinhos e boas compras :)

    ResponderEliminar
  19. Programas televisivos de comes e bebes é o que está a dar. Depois fica pr'ali um gajo a ver aquilo, a criar água na boca e nem apreciar o aroma dos cozinhados pode. Assim num bale :n

    ResponderEliminar
  20. Tens razão em tudo o que dizes, PSIMENTO, mas estava mais a referir a promoções em todos os produtos que levam um desconto de 10% em cartão - ou seja pagas e mais tarde descontas - e não a tábuas de engomar manhosas, por exemplo, que estão em saldo! :))

    A apresentadora diz comprar muitas vezes leite e iogurtes nos últimos dias de prazo, com descontos de 50%, que cá não se costumam praticar. Agora para famílias numerosas isso dava um jeitaço, né? Em Inglaterra esses "saldos" diários também são praticados e há quem os use para poupar no dia a dia. Só cá é que é tudo gente rica... :D

    É evidente que nada disto ainda é preocupação, quando se vive em casa dos pais! E numas férias ou acampamento, quem se está apara ralar com isso? Umas latas e toca a andar... =))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Deviam realmente acabar com todos estes programas, PAULOFSKI, para um gajo não ficar a aguar... ~b

    ResponderEliminar
  22. E a isso acrescento o incentivo ao consumo de produtos portugueses. Está tudo muito certo e é tudo muito bonito, mas estão a esquecer-se do fundamental: há quem ganhe menos que o ordenado mínimo!!!!!!! e não possa pagar produtos portugueses, por serem totalmente fora do orçamento de um POBRE! Portanto, é PARA QUEM PODE! :-w

    Lol, desculpa o desabafo e que se registe q sou totalmente a favor de se comprar português (e faço-o sempre q possível, para ajudar os pequenos agricultores e o pequeno comércio...quando tenho dinheiro para isso, quando sou paga! quando tenho trabalho remunerado! enquanto o meu moço tiver emprego! pois!). Mas no meio de tudo isso, soa já como uma imposição e como se fosses um terrorista por não comprares português! Ou seja, se és pobre, és terrorista, porque não tens dinheiro para comprar português!

    Não só os produtores são obrigados a praticar preços elevados para sobreviverem, como muitas familias não têm orçamento para suportar essa despesa! É um ciclo vicioso e há aqui algo que está muito, muito mal! Como é possível imporem isto às pessoas? Terão noção do que é o limiar da pobreza e da quantidade de pessoas q vivem nesse limiar?... essas, por muito q se odeiem a si proprias, vão ao LIDL (alemão) e aos chineses! porquê? porque é muito mais barato!

    Portanto, produtos portugueses é para quem pode!

    ResponderEliminar
  23. Nada disso, ANA! Ninguém é terrorista por não comprar produtos portugueses, a ideia é tentar preferi-los aos estrangeiros, quando possível. O que nem sempre é, por várias razões, infelizmente! :s

    Mas que ajuda estar atento aos preços praticados, por maior que sejam as publicidades, podes estar certa! E fazer contas nunca fez mal a ninguém... ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)