segunda-feira, 2 de maio de 2011

PEREGRINAÇÃO

Católicas fervorosas, as duas vizinhas combinaram ir a Fátima em Maio desse ano, em peregrinação. Uma já ultrapassara os 70, a outra andava lá perto. Raramente se ausentavam das redondezas do bairro lisboeta onde moravam, excepto em curtas férias à terra que as vira nascer. O calor apertava naquela Primavera, mas mesmo assim não desistiram do projecto, arrancaram de casa quase de madrugada. e puseram-se a caminho: seguiam movidas pela fé!
Após uma longa caminhada, chegaram a um restaurante famoso pela boa comida caseira, onde resolveram almoçar e retemperar as forças. Assim que entraram, afogueadas, suadas e já com os pés a reclamar do esforço, deram de caras com a nora de uma delas! Não tinham avisado ninguém das suas ideias peregrinas, de modo que a incredulidade e a surpresa do encontro foi simultânea. Esta saudou-as, mas  não se conteve e perguntou:
- O que é que estão aqui a fazer?
- Estamos a caminho de Fátima - respondeu a sogra, um pouco hesitante, perante o evidente espanto da nora, patente nos seus olhos arregalados. "Já viémos a pé desde Lisboa", acrescentou a amiga, com uma ponta de orgulho. O silêncio durou apenas alguns segundos.
- E o seu filho sabe disso? - as mulheres engasgaram e não deram resposta imediata, pelo que opinou - Certamente não vai gostar nada. Ainda por cima com esta caloraça, já viram?!
Apesar de preocupada com esta peregrinação, com vários compromissos profissionais agendados para aquela mesma tarde, não teve outro remédio senão despedir-se das senhoras, alertando-as para eventuais perigos (leia-se, dando-lhes uma ligeira "descasca").
Nunca se soube ao certo a conversa que se seguiu entre as duas crentes! Mas, depois do lauto almoço, apanharam a camioneta, em Vila Franca de Xira,  de volta a casa...

20 comentários:

  1. Queriam fugir ao quotidiano.
    Aquele encontro inesperado pôs fim à aventura.
    Que pena!!!

    Gosto muito da fotografia. És tu a autora?

    ResponderEliminar
  2. Há melhores maneiras de fugir ao quotidiano, EMATEJOCA, sem preocupar a família... :)

    Sabes que não tenho nada contra a Fé de ninguém, nem contra peregrinações, mas há "aventuras" que se podem pagar muito caro! De Lisboa a Fátima são cerca de 150 quilómetros de caminho, as duas senhoras já estavam "esfalfadas" ao fim de 25, que nestas coisas a idade não perdoa. Não se pode dizer que fosse exactamente um passeio... ;)

    Sim, a fotografia é minha! :D

    ResponderEliminar
  3. Neste caso o milagre foi duas septagenárias terem juízo e acatarem o conselho de uma pessoa mais nova.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  4. Se a vontade das senhoras era ir a Fátima não deviam ter desisitido...independente dos conselhos que a nora deu deviam ter seguido o seu caminho...em vez de apanharem a camioneta de volta a casa deviam ter apanhado uma que as levasse a Fátima.

    Assim faziam o que tinham vontade sem correrem riscos...os mais novos não sabem tudo e os mais velhos não são tão tolos e irresponsáveis assim...pelo menos alguns.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. ahahahahahahaha. não nada como a fé e as montanhas que move :)

    ResponderEliminar
  6. Nao há dúvida que as senhoras arriscaram. Mas também devem ter sentido uma certa frustração. Ninguém gosta de ser repreendido para não fazer certas coisas invocando a idade.

    ResponderEliminar
  7. Também acho que o problema não pode estar na idade, mas sim no estado físico e psicológico das senhoras, mas principalmente por não terem avisado a família.
    Tenho visto pessoas com mais de 70 anos fazerem a meia maratona e chegarem à frente dos de de 40 !
    Se fosse eu a julgar "lá no alto" consideraria a "promessa" cumprida ! :))))
    .

    ResponderEliminar
  8. Das duas uma, ou a fé não era assim tanta ou então lembraram-se que tinham deixado a sopa ao lume!

    ResponderEliminar
  9. E a nora, hein? O que é que ela andava a fazer em Vila Franca? A idosa não perguntou?

    ResponderEliminar
  10. Olha Teté se as senhoras quiserem eu mando Fátima lá a casa em vez de elas estarem a ir a pé que é tão cansativo.
    Como viste eu conheço Fátima, os pastorinhos e até o rebanho de ovelhas. Vamos todos a casa das senhoras e fazemos uma super serenata!! :p
    De qualquer forma, foi sempre uma voltinha que deram ehehehheh. Talvez para o ano tentem de novo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. És dos poucos a concordar comigo, RAFEIRITO! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo, MARIA! A peregrinação não tem de ser a pé e deixar a família no desconhecimento desses planos "aventureiros" parece-me irresponsável - além de eventualmente causar preocupações desnecessárias... ;)

    Mas não foi isso que as senhoras fizeram, preferiram voltar para casa! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Pois, MOYLITO, mas às vezes umas palavras certas, no momento oportuno, conseguem "milagres"... :D

    ResponderEliminar
  14. Não era só uma questão de idade, SONHADORA, embora a forma física de quem se mexe muito pouco fora de casa também possa estar relacionada com ela. Além do calor, que até a alguns jovens causa insolação nessas caminhadas...

    Mas a decisão foi delas, ninguém as obrigou a voltar para trás, o que suponho que fizeram devido à canseira e a darem alguma razão à nora - e não à falta de fé, evidentemente! :)

    ResponderEliminar
  15. Como já disse à Sonhadora, RUI, não foi apenas devido à idade que a nora se preocupou. ;)

    E tens razão, tenho a certeza que ficaria atrás na maratona de muita gente mais velha do que eu. Mas também não corro o risco de o comprovar, se sei que não tenho preparação física para tal (e nunca tive, diga-se em abono da verdade), não me meto nessas andanças... :))

    ResponderEliminar
  16. Suponho que nem uma coisa nem outra, PAULOFSKI! Acho que elas não imaginavam que custasse tanto fazer uma caminhada tão longa, ainda por cima com uma caloraça abrasadora... :D

    ResponderEliminar
  17. A nora por acaso estava a trabalhar na zona nesse dia, CONSTANTINO! E isso a sogra não podia adivinhar... :))

    Mas não sei se perguntou, suponho que sentiu mais apanhada com "a boca na botija"... :D

    ResponderEliminar
  18. Eheheh, não, esta história é antiga, PSIMENTO, e embora uma das senhoras tenha actualmente 86 anos de idade, ainda não troca a tua Fátima, pastorinhos e memés, pelos da sua devoção... :))

    Mas gracias pela oferta! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Esse encontro inesperado indica que o mundo é pequeno. Essa peregrinação foi de curta duração! E não houve ninguém que as levasse a Fátima?! Pena.

    ResponderEliminar
  20. Pois é, CATARINA, circunscrito aqui a Lisboa e arredores ainda mais... :)

    Pois, para as levarem a Fátima, teriam de saber que elas queriam ir lá, não é? ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)