quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DE LUPA EM RISTE!

Ao contrário do que acontece com os livros, vi muito mais filmes do que os 23 que mencionei por aqui ao longo dos últimos 12 meses. Regra geral actuais e num cinema próximo, sendo as raras excepções de alguns que me escaparam na devida altura, via TV ou DVD. Assim, na minha modesta opinião, os melhores filmes do ano são:
- "O segredo dos seus olhos", o filme argentino que ganhou o Oscar para melhor filme estrangeiro;
- "Tudo pode dar certo", como comédia, de Woody Allen;
- "Gru - o maldisposto", em desenhos animados.
Por seu turno, "O Leitor" e "Ruptura" são os que mais me cativaram entre os filmes de anos anteriores que vi em 2010 pela primeira vez.
Mas como nem só de filmes e de livros vive o homem (neste caso moi), em 2010  também visitei as Feiras do Livro de Lisboa e Portimão (OK, são mais livros, eheheh!), a Fiesa (Festival Internacional de Esculturas em Areia), em Pêra...

... que embora não conseguisse alcançar grande coesão na temática, vale sempre a pena pelas próprias esculturas - essas sim ao nível das de anos anteriores - e o 21º FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora), que tento nunca perder!

Visitei ainda a exposição de World Press Photo, que salvo erro nem mencionei - além de que as fotos estavam muito longe de fazer justiça às presentes no certame, obviamente!
Last but not least, assisti a duas peças de teatro: uma amadora, representada pelas alunas do Colégio de Odivelas, e  a comédia "Assim também eu!" do grupo "Nós-Mesmos", sobre a qual escrevi recentemente. E aí há novidades, que sejam Eles-Mesmos a divulgá-las:


Portanto para já vêm para Lisboa (Telheiras), durante o mês de Janeiro, a restante digressão ainda é uma incógnita...
E pronto, o balanço "cultural" de 2010 resume-se assim, aqui pelo Quiproquó! Já agora, fico a aguardar as vossas próprias opiniões sobre o que de mais interessante assistiram, participaram ou visionaram este ano... (e o futebol não conta!)

15 comentários:

  1. depois disto tudo, acho que tens uma lista maior que a Canavilhas =))

    ResponderEliminar
  2. Então não conta, eu contei cinco... a zero! :))

    Assim de repente, o que foi mais interessante no meu ano cultural, suspeitas de pai babado à parte, foi este espectáculo bem recente.

    ResponderEliminar
  3. ... e o futebol não conta!

    Conta! Conta! Conta!

    O empate contra o Brasil e os 6 ou 7 golos contra a Coreia do Norte foi o melhor de 2010!!!

    VOLTO JÁ!

    ResponderEliminar
  4. Outro post que dá muito pano para mangas, infelizmente, estou a sair de casa, mas vou voltar para dar o meu devido comentário.

    Que o ano de 2011 nos encha os corações com muito Amor e Alegria.

    Um óptimo 2011 para ti e toda a tua familia, minha querida Teté!

    ResponderEliminar
  5. Concordo nese "segredo dos seus olhos", feliz ano Teté

    ResponderEliminar
  6. Eheheh, VÍCIO, essa deve ter lido muitos mais livros que eu, enquanto está lá no Ministério a fazer-ninguém-sabe-bem-o-quê, que a mulher mal se vê! (ainda fiquei a pensar quem seria...) :e

    ResponderEliminar
  7. Ai, ai, PAULOFSKI, essas contas não são práqui chamadas! :-w

    E sim, lembro-me bem de que espectáculo estás a falar... :)

    ResponderEliminar
  8. Coitadinhos, até estava com pena dos coreanos, EMATEJOCA, mais os boatos que iam para um campo de concentração mal chegassem à sua terra natal... :))

    Amor e alegria são sempre bem-vindos, em 2011, 2012, 2013 e por aí adiante! Que nunca faltem nas nossas casas!

    Beijocas e um FELIZ 2011 para ti (seguindo a receita acima)! :)

    ResponderEliminar
  9. Um grande filme, CONDADO! :)

    Feliz 2011 para ti!

    ResponderEliminar
  10. culturalmente foi muito melhor do que o meu... culpa minha, lá está, por ser preguiçoso. tenho que começar a corrigir isso...

    ResponderEliminar
  11. Acho mal inibires os comentários sobre o futebol! Não que eu tivesse muito a dizer sobre isso, mas isso já são outros quinhentos.

    Culturalmente, o meu 2010 foi assim frouxito se falarmos em filmes e musicais etc. Mas se formos a falar de clássicos da Literatura posso debitar a Odisseia de Homero e o Rei Édipo de Sófocles, mais uns capítulos de filosofia e história da Arte. No meio de tudo isto arranjei tempo para ver o Eclipse, e graças a Deus foi em DVD e pude fazer fast forward na coisa.
    E vou ser assassinada, mas não me importo, que acredito na liberdade de expressão: o vampiro Patterson NÃO É o gajo mais sexy do Universo. De todo!

    ResponderEliminar
  12. Fico tão perturbada com estas lamechices dos vampiros, que me esqueço dos beijinhos.

    E bom ano!

    ResponderEliminar
  13. Bom, também falhei bastantes acontecimentos culturais onde queria ter ido, MOYLITO, não só por preguiça, mas por indisponibilidade ou adiamentos sucessivos que acabam por dar em nada... C'est la vie! ;)

    ResponderEliminar
  14. Não inibi nada, SAFIRITA, só avisei que, para mim, futebol não é propriamente um acontecimento cultural... :))

    Olha, estás a ver, esses clássicos e filosóficos foram temas que não li de todo! E sobre arte aprendi muito pouco! Quer dizer, os percursos não são todos iguais! ;)

    Sexy, ou não, nem sei quem é esse actor vampiresco! Vampiros, quer em livros, quer em filmes, também passo! Nem o Tom Cruise me convenceu aqui há uns anos atrás... portanto não corres perigos desses por aqui! :D

    Beijocas e BOM ANO para ti!

    ResponderEliminar
  15. You have a very good site that the main thing a lot of interesting and beautiful!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)