segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CHOCOLATE - HISTÓRIAS PARA LER E CHORAR POR MAIS

Seis contos "confeccionados" por seis mãos diferentes, que têm em comum girarem em torno de receitas com chocolate, dá nisto: uma saborosa amálgama, para todos os paladares! De leitura, que as receitas não experimentei!
Assim, Alice Vieira dá-nos a conhecer uma triste mulher enclausurada na própria casa durante dez anos, que se alimenta de filmes a preto e branco da Audrey Hepburn e centra os seus dias na cozinha e no Livro de Pantagruel, enquanto inventa estranhos provérbios da sua lavra: "quando o passado avança, o presente amocha", "para que a dor não mate se inventou o chocolate" ou "vida acabada, louça lavada".
Mais hilariante, a história de Catarina Fonseca podia ter sido argumento de um filme de Charlot, como se percebe nesta passagem: "Ó mãe, não vou, desculpa lá. Quantas vezes tenho de te dizer que odeio casamentos? Toda a gente passa a vida a dizer que já acabou o meu prazo de validade, haha, o pai acaba bêbedo a atirar-se para a piscina, tu acabas bêbeda a dizer que ele te deixou porque não sabe distinguir uma mulher de um tucano, depois querem sempre casar-me com o primo Juca que planta rosas na Madeira, é gay desde que nasceu e mesmo assim acham que é um óptimo partido e o ele ser gay não tem importância nenhuma, até é uma sorte, é da maneira que não tenho de olhar para o tecto e pensar na Inglaterra." Lógico que foi...
A ambição reinante serve de mote a Isabel Zambujal: por uma razão ou por outra, todas as suas personagens são cativadas pelo brilho de uma taça de cristal, "desconhecendo o seu terrível e gelado destino". E mergulham de cabeça!
Dócil, obediente e submissa, assim aparentava ser Ágata, menina de refinada educação com dotes de doceira, a quem todos chamavam Doce. Sentimental, "acreditava na plenitude eterna do amor", quando se apaixonou por José. Contudo, com as imposições maternais a um namoro recatado aprendeu a arte de improvisar, de ser sonsa, mentirosa e sem vergonha. Casou e a vida foi seguindo harmoniosa, durante dois, cinco, dez e vinte anos. "Não passou pela cabeça de José que naquele exacto dia eu tivesse a certeza de que ele tinha estado com outra mulher: Porquê? [..] Quem pode cheirar a Feno de Portugal ao fim de um dia de trabalho? Só quem acabou de passar uma água pelo corpo, a apagar sinais de outro corpo no seu." Como reagirá esta mulher perante a traição? Leonor Xavier revela...
Maria do Rosário Pedreira confessou não possuir nenhum talento para culinária mas, graças à magia da escrita, transformou a sua protagonista (Rosemary) numa cozinheira de mão cheia, que dá cursos nessa área e a vários níveis. Enquanto decide qual os pratos a ensinar - mesmo no básico tinham de "ser minimamente criativos, sob o risco de os pretendentes a cozinheiros se sentirem a brincar com os tachinhos em casa da avó" - secretamente não resiste a dar um empurrãozinho ao destino e "corrigir nos outros uma solidão que, nela, parecia decididamente colada à pele." Um romance pode nascer na cozinha? Porque não? (Nota: curiosamente, na receita final, a escritora esqueceu-se de juntar o chocolate à massa, embora seja fácil adivinhar quando! Ela avisou...)
Por seu turno, Amparo, a personagem retratada por Rita Ferro, representa a mulher de alta sociedade histérica, frustrada e vingativa - devido a "um marido cumpridor na fachada, escorregadio na intimidade e safado nas costas" - que educa os filhos à chapada e despede a criadagem à mínima falha, "cenário de tantas casas portuguesas daquela época".  Há quem prefira chocolate amargo, certo?    
Seja como for, este livro abre o apetite para a leitura... Saboreiem!

23 comentários:

  1. Vida acabada, louça lavada? E porque não "vida acabada, roupa passada"?

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. Certo! Eu prefiro chocolate preto, perfeito para o meu paladar requintado ~b.

    E assim encontrei a prenda perfeita para a mais doce das mães. Espero depois saborear uma dessas receitas.

    ResponderEliminar
  3. Ena...andava há que tempos para trazer este livro comigo (não é só por causa do "aroma" a chocolate") mas agora abriste-me o apetite de vez!!! Apesar de não gostar nada da Rita Ferro...todas as outras histórias parecem-me "deliciosas"! ;)

    ResponderEliminar
  4. Realmente a "receita literária" não deve ficar nada atrás das receitas do chocolate (um dos meus pontos fracos, desde que com chocolate negro de mín. 70%), que mesmo em tablette, não há um dia em que não "marche" um ladrilhinho com o café ! :))
    .

    ResponderEliminar
  5. SEmpre a abrir-me o apetite.....eu que adoro chocolate ( e acho que não passo um dia sem dar uma dentadinha num...hihihi) e gosto de ler......falta-me é o tempo.

    Mas deste mesmo vontade de ler este, por ser bem disposto.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  6. a personagem da Rita Ferro é prima da farinha? =))

    ResponderEliminar
  7. Lamento, mas não me convencem.

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Teté!! Adoro a Rita Ferro, já li vários livros dela. Esse livro parece-me apetecível ehehhe. Mas não posso, o Natal já é sempre uma perdição calórica e esse livro seria um sem fim de tentações. É que estou quase a ir visitar o Theo e se chego lá a rebolar ele manda-me de volta a nado ehehhehehe.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. RAFEIRITO, por acaso no contexto do conto faz uma enorme diferença... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Chocolate preto para paladares requintados, PAULOFSKI??? :D

    Ok, espero que a "mais doce das mães" aprecie o livro e tu... as receitas! ~b

    ResponderEliminar
  11. SU, a Rita Ferro ao vivo é muito simpática (só a vi duas ou três vezes, note-se!), quanto à escrita tem os seus fãs, uns mais do que outros, logicamente... ;)

    Quanto às receitas com chocolate, ainda não experimentei! :D

    ResponderEliminar
  12. Ah, RUI, eu prefiro bombons de chocolate docinho! Chocolate amargo, só mesmo para receitas culinárias... Gostos, evidentemente! :))

    ResponderEliminar
  13. Este livro lesse num ápice, PARISIENSE! Até com pouco tempo para ler... ;)

    Também é raro passar um dia sem um bombonzinho! Estou a ficar gulosa, é o que é... =))

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  14. Sim, VÍCIO, e também parece que tem uma escola de condução... :e

    ResponderEliminar
  15. Estou aqui para convencer alguém, REIZÃO??? :D

    Do próximo (o que estou a ler actualmente) tenho quase a certeza que ias gostar, embora não seja do Cardoso Pires... ;)

    ResponderEliminar
  16. Epá, PSIMENTO, ninguém engorda assim tanto num mês, mesmo com o Natal e tudo, para chegar lá a rebolar... =))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. chocolate... não muito, obrigado. gosto muito, mas de muito pouco :)

    ResponderEliminar
  18. Quem disse isso, caríssima Teté?


    Saudinha para o feriado...


    ;)

    ResponderEliminar
  19. E não refiles, que arrebento tudo debaixo de uma bota!


    Eheheheh!


    Ando a beber bagaço de armazém...

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito e de quase todo, MOYLITO, na categoria de doce, que amargo nem por isso... :))

    ResponderEliminar
  21. Ah, já cá faltava a bota a rebentar tudo, REIZÃO!!! =))

    Vê lá, não exageres no bagaço, senão a saudinha vai-se... :D

    Muita saudinha também para ti!

    ResponderEliminar
  22. aiiii e eu q comi ontem uma tablete inteira de chocolate com avelãs... :D


    venha mais esta tablete! :):)

    ResponderEliminar
  23. VANI... sua GULOSA!!! ~b

    Vais gostar desta tablete, se não de todas, pelo menos de algumas das histórias! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)