domingo, 4 de abril de 2010

VELHAS TRADIÇÕES...

Na ceia de Natal a tradição manda que se sirva bacalhau cozido com batatas e grelos ou peru recheado, para além do belo bolo-rei, das filhós e das broas assim em jeito de sobremesa. Vinhos conforme a ementa escolhida.

A Passagem de Ano já se sabe que se celebra com champanhe (muito!), as comezainas ficam ao critério de cada um, mas convém que haja fartura, nunca se sabe se à última hora não aparece um convidado desgarrado...

Na Páscoa é o cabrito com batatinhas assadas que se apresenta à mesa, entretanto já foram distribuídos ovos de chocolate pela criançada, e amêndoas açucaradas de vários tipos aos restantes, mas no final também não pode faltar o folar.

Nos santos populares a bela da sardinha assada, com batatas cozidas e salada (ou em cima do pão), clama o seu lugar, depois de um caldo verde, enquanto marcham os copos de tintol, cerveja ou sangria, sem esquecer uma entradita de chouriço assado... só para aconchegar!

No São Martinho são castanhas e vinho (ou água-pé)! E não há aniversário que se preze sem bolo de anos e uma taça de espumante a acompanhar, a multiplicar por tantos familiares e amigos quantos aqueles que tiver. Claro que os maluquinhos da bola não desdenham de uma paragem nas roulottes, para uma refeição ligeira de pregos, cachorros, torresmos ou afins, bem regados com uma ou duas belas imperiais. E os cinéfilos também adoptaram aquela americanice de engolir um hiper-balde de pipocas durante a sessão, enquanto sorvem um copázio de coca-cola.

Resumindo: as tradições engooooordam!!!


Fotografia da net.

12 comentários:

  1. É uma grande verdade. Engordam. E se não são as tradições, são os hábitos originados pelas tradições.

    ... mas já não são como eram. Lembro-me do tanto que mudou desde o tempo dos meus avós, aos meus pais, ao meu tempo e ao tempo dos meus filhos !
    Como tanta coisa mudou !...
    .

    ResponderEliminar
  2. :) Engordam e não é pouco!! Para quem não resiste aos doces, as tradições são uma verdadeira tentação!!
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. uiii, mas, sabes, há tradições que já não são o que eram... :D

    Pessoalmente não sou fã de bacalhau com grelos, tirando o que a minha sogrinha faz: ela inventou uma espécie de empadão com pão tostado, que é uma delicia.
    Cabrito é o que me vão obrigar a comer hoje :(não gosto... :(
    Não sabia dessa das sardinhas, que engraçado! Nós tinhamos era a tradição de fazer uma fogueira e pumba, saltar-lhe por cima ihihih.

    Boa Comezaina tetezita!

    MUITOS BEIJINHOS NINAAAAAAAA! :) :) :)

    ResponderEliminar
  4. engordam também as contas da corporación dermoestética :)

    ResponderEliminar
  5. Na minha Páscoa não houve o cabrito com batatinhas assadas, mas sim, uma especialidade austríaca - não fui eu que cozinhei - ovos de chocolate nem os vi. Quando era criança havia de tudo na minha casa, mas do que eu gostava mais era do folar feito pela minha avó.

    Por falares em santos populares, no Dia de São João
    devo estar no Porto, e então não falta a bela sardinha assada, com batatas cozidas e pimentos assados, depois de um caldo verde.

    As tradições engordam, mas sabem bem, e não matam ninguém!!!

    A Páscoa aqui continua...

    ResponderEliminar
  6. A parte que mais me agrada é a das sardinhas, mas ainda falta.
    Até lá ... um beijinho Tété!

    ResponderEliminar
  7. Claro que as tradições têm mudado (mesmo as gastronómicas), RUI, nos Natais dos meus avós até costumavam servir os dois pratos e depois era uma semana a comer peru, pasteis de bacalhau e assim, até todos estarem enjoados... :))

    Confesso que resisto bem aos doces de um modo geral, TONS DE AZUL, aos chocolates (e gelados) é que nem por isso... :)
    Espero que a tua Páscoa também tenha sido feliz, com muitos docinhos a acompanhar! :)

    Também saltei muito à fogueira quando era miúda, VANI, na rua onde morava, mas nos bairros mais típicos tinha fogueira, sardinhas e bailarico! A estes só fui mais tarde... :D
    Também comi cabrito, que aliás adoro! Gostos... ;)
    Beijocas para ti!

    ResponderEliminar
  8. Ah, pois, só uns dias depois é que a malta começa a reparar que o "pneu" aumentou a par da balança começar a "avariar", MOYLITO... =))

    Matar não matam, EMATEJOCA, mas convenhamos que contribuem para um aumento de peso significativo, para lá de descontrolarem os níveis das análises clínicas, para quem tem problemas desse género... ;)
    Ah, mas não trocava o cabritinho por nenhuma especialidade austríaca! :))

    Pois, KIM, por essa ainda temos de esperar mais alguns meses, mas também sou fãzoca de uma bela sardinhada... :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Pois que venham todas elas, as gostosas e condimentadas tradições de que falas que eu não me faço nada rogado. Engordam! Não há crise, cumpre-se a tradicional pedalada após as festividades e não há colesterol que me ponha mole!

    ResponderEliminar
  10. Nem eu, PAULOFSKI! (não é que seja "grande garfo", mas gosto de comida apetitosa...) :D

    Já tenho algumas dúvidas é sobre se o colesterol se diminui com pedaladas... :))

    ResponderEliminar
  11. eu nunca vi nenhuma tradição gorda...
    cada vez mais magrinhas.

    ResponderEliminar
  12. Essa não entendi, VÍCIO! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)