quinta-feira, 6 de novembro de 2008

QUE RICOS PAVÕES...

Fotografia de Ian Britton

"Cada funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência", assegura o princípio de Peter.

Como todos sabemos, há gente que não tem competência para rigorosamente nada, mas mesmo assim pavoneia-se com ares de sapiente e culta, até ao dia em que acaba desmascarada. Pessoalmente, conheci vários casos: uma que dizia que o francês era quase a sua segunda língua, um dia toca o telefone, ela atende e ouve um belga do outro lado do fio, estende-me o auscultador e indica "é um estrangeiro!"; outro, muito solícito, "esteja descansado senhor engenheiro, que o assunto está a ser tratado", quando o assunto consistia numas papeladas morosas e complicadas de preencher, com prazo marcado para a entrega, no próprio dia foi chorar em frente ao dito engenhoca (que, diga-se de passagem, também era um ganda troncho!), a queixar-se que "afinal não tinha tido tempo", óbvio que o trabalhito sobrou para alguém; a lista é vasta e não pára por aqui, mas vou poupar-vos a mais exemplos "edificantes".

Entendo que a maioria das pessoas precisa de trabalhar para (sobre)viver, se bem que não simpatize com estas mentirolas descaradas e estupidez nata, percebe-se que estão a tentar esconder as suas dificuldades atrás de uma fachada - fraquita, mas é a que se pode arranjar!

Insuportáveis mesmo são dondocas e gabirus, que trabalham por conta de outrém - normalmente em cargos de chefia - e apregoam aos quatro ventos que não precisam daquele emprego para nada, que têm outros negócios ou rendimentos, mas que gostam de trabalhar! Pois, pois, do que gostam é de atazanar a vida dos outros, de todas as formas e feitios, que podem ir desde despedimentos à má fila, a trocas de férias à última hora, a atrasos de pagamento de saláros, despesas, comissões ou horas extraordinárias. Isto, quando não têm tendência a gritar com o pessoal, como se de escravos se tratassem...

Nunca viram? Não sabem a sorte que têm!!!

*******
Parabéns, CARLOS II! Tem um dia muuuuuiiiito FELIZ!!!!!!!

24 comentários:

  1. Não conheces o Dilbert? Diz que a incompetência tende a ser colocada no nível que causa mais estragos, nomeadamente os cargos de chefia.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Se conheço.....alias é o forte deste povo.....quanto mais é ignorante mais inteligente pensa que é e então se tem um uma sigla atras do nome.....foge debaixo......
    Mas felizmente que há ainda muita gente inteligente e que manda essa corja para aquele lado.....mesmo se baixinho....ahahahhahah
    Tenho alguem que era amigo e que se tornou num pavão desde que passou a ter um DR. e uns trocaditos mais no bolso......

    Beijokitas e um bom dia linda

    ResponderEliminar
  3. e normalmente os incompetentes chamam a atenção aos falhanços dos outros para as atenções não estarem viradas para eles! eu passo por isso quase todos os dias!

    ResponderEliminar
  4. por acaso veio mesmo a calhar esta tua dissertação. começo a ficar farto de quem premeia incompetência. deve ser isso que querem do resto do pessoal. pois se assim é faça-se a vontade aos sapientes e doutos mesteres da arte da gestão. nivelamos por baixo o empenho. talvez asism nos dêem um prémio um dia. quiçá....

    ResponderEliminar
  5. Era por isso que o mei pai quando ia a alguma repartição, a maioria das vezes discutia; ele sabia o que dizia, e pensavam que era algum pacóvio, mas ele metia-os na linha e falava bem até eles entenderemq ue não era assim...maus patrões? xi, o meu filho teve um antes de se ir embora daqui, que nem queiras saber, vigarista, aldrabão, caloteiro e os clientes iam ter com ele para pagar as dividas do restaurante e o patrão já lhe tinha dito antes com má cara; hoje não há dinehiro pra ninguém, e ele todo sem jeito a pedir desculpa aos vendedores fornecedores, ai nina, calão e falar dessa forma, há aqui muitos nesses tais cargos e eles é que são uns incompetentes..olha duas amigas minhas que trabalham juntas até pusemos uma alcunha aos chefitos e chefitas delas, poças...em burrice não havia quem os vencesse em semelhante alarviada...
    Haja paciência e vai-se procurando sair de fininho e arranjando outra coisa, só que...onde?..beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Xi, tete, agora é que falaste bem (atenção, falas sempre muito bem :))) )!!! Se há coisa que mais detesto é um ignorante com a mania que é culto.

    ResponderEliminar
  7. Se nunca vi? Puxa! Há cerca de 6 anos que é só com gente desse tipo que lido diariamente!!! E quando à incompetência se junta a prepotência? Tu nem me digas nada!!!
    Pois acredita, menina. Há anos que não vejo um meu superior hierárquico, e olha que são vários e de peso contando os directos e indirectos, tomar uma decisão digna desse nome! Limitam-se a tomar posse e logo a seguir ocupam a massa cinzenta, se é que a têm a mirar a "escada do poder" na procura da melhor maneira de subirem o próximo degrau.

    Fico com a impressão que esses que referes são uns pobres imbecis frustrados, mas facilmente desmascarados e que pouca moça farão. Já os próximos de mim são autênticos abutres que deviam ser abatidos nem que fosse à fisgada!!! Na sociedade, são tão nocivos como uma daquelas pragas de mosquitos que devora uma ceara em minutos.

    jinhos

    ResponderEliminar
  8. Pronto! lá borrei a pintura com um erro ortográfico eheheh
    Claro que é SEARA e não da forma que escrevi ... tal é o efeito que esses "pavões" produzem em mim, só pelo facto de me lembrar que existem eheheh

    ResponderEliminar
  9. Aquele das tirinhas, né, RAFEIRO? Conheço vagamente, mas pelo que afirma nessa frase, acho que tem razão...
    Beijoca!

    Olha, PARISIENSE, o que não falta mesmo é vontade de mandar esta gentalha dar uma "curva" (para não dizer pior...)! A confusão nestas cabecinhas entre inteligência, frequência universitária ou dinheiro nos bolsos é realmente de pasmar!!!
    Jinhos a ti!

    Hummm... também há quem pretenda sobressair, apontando a dedo o mínimo erro alheio, VÍCIO! Assim como quem diz, eu cá não cometo erros! (quer dizer, podem não ser os mesmos, mas lá que cometem...) :)

    ResponderEliminar
  10. Essas coisas normalmente começam a fartar qualquer um desde cedo, S.G. Nivelar por baixo, nunca é boa ideia, muito menos quando se trata de empenho. Esquece! Há gente que nunca vai compreender que a incompetência começa nele próprio, quanto mais admirar a dos outros... ;)

    Pois, LAURINHA, o que também não faltam por aí são aldrabões e caloteiros... "Pagar e morrer, quanto mais tarde melhor", parece ser o seu lema.
    Mas claro, se a pessoa se vê num meio destes, é manter-se sossegadinho no trabalho, enquanto tenta arranjar outra coisa melhor por fora! ;)
    Jocas, nina!

    ResponderEliminar
  11. Ignorantes, com a mania que são cultos e a tratar todos os outros como lerdos, VAN, é coisa que não falta por aí! Mas concordo contigo: esta gente é irritantérrima! :S

    Estes de que falei, PASCOALITA, são de empresas privadas, não tomam "posse", se bem que por vezes foram "empossados" via familiares, amigos ou uma cunhazita... Mas acredito que na função pública, mais os "políticos de carreira" a querem ascender aos cargos de topo, a "guerra" possa ser ainda mais sanguinolenta.
    Mas públicos ou privados, estas chefias fazem mossa sim, não só porque as pessoas trabalham melhor em bons ambientes, do que em climas de insegurança constante, isto quando não começam a sentir que estão a ser esfaqueadas pelas costas...
    Eh, eh, eh, o efeito foi tal, que também não reparei nessa troca de letras! :)
    Beijocas, nina!

    ResponderEliminar
  12. Acontece que, há quem trabalhe e, quem tenha um emprego... parece que não, mas vai uma grande diferença...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ora, a raridade é encontrar alguém que não se tenha cruzado com meia dúzia desses cromos!

    enxofre

    ResponderEliminar
  14. Há uma grande diferença, sim, MATCHBOX31. Só que também há gente que diz que trabalha e não faz nenhum (ou quase) e gente que tem um emprego e trabalha muitíssimo... ;)
    Beijocas!

    Sabes, DIABBA, sou muito optimista, suponho que só a mim é que me calharam cromos na rifa... :)
    Beijoca enxofrada!

    ResponderEliminar
  15. Eu ja trabalhei com cada cromo!!!
    Afe..mas enfim...sempre tem um desses a tentar brilhar e se sentir a ultima coca cola do deserto!!
    beijo

    ResponderEliminar
  16. Pois, quem não trabalha sempre tem mais tempo para espreitar o que fazem os outros e intrigar.
    Achei curioso esse comentário do francês: levo nem sei os anos a traduzir do inglês e sempre tenho reparo em dizer que sei inglês (note-se: traduzo DO inglês, não AO inglês) e depois, vem um qualquer que sabe quatro palavras e diz que domina...! Enfim...

    ResponderEliminar
  17. Já somos duas, MYLLANA, que também nunca tive falta de "cromos" a nível profissional...
    Essa imagem do brilharete da última coca-cola no deserto é espectacular!!! :)))
    Beijoca!

    No caso, o problema foi precisamente esse, SUN: disse-lhe que percebia melhor o Inglês que o Francês e a rapariga desatou a auto-elogiar os seus vastos conhecimentos de Francês... até ao dia, né? Gente que "domina" uma língua estrangeira é aos magotes, mas se aprofundarmos um pouco, só sabem dizer/escrever meia dúzia de frases... (`_^)
    Como diz o outro, não percebem a ponta de um corno!

    ResponderEliminar
  18. CARLOS, só espero que o dia tenha sido BOOOOOOMMM! :)))

    ResponderEliminar
  19. He he he! Gabiru! É uma gíria muito falada no Rio Grande do Sul, o nosso estado mais ao extremo do Sul do país, e, originária do tupi-guarani, a língua mais falada pelos nossos índios.
    Não sabia que vocês, portugueses, também a utilizavam. Por outro lado, não conhecia este "especialista" da engenharia, o ganda troncho.
    Pela cessão da palavra "gabiru", se não se importa, começarei a usar o termo "ganda troncho" por aqui. ;)
    Um beijo, prezada amiga, e tenha o melhor dos fins de semana.

    ResponderEliminar
  20. Não sei se gabiru tem o mesmo significado aí, OLIVER: aqui é sinónimo de velhaco, finório, entre outros, na linguagem popular.

    Ganda é grande dito à papo-seco, troncho alguém privado de alguma parte física (aqui, referia-me ao cérebro...)

    As palavras são para ser usadas, né? :)))

    Beijoca, amigo!

    ResponderEliminar
  21. os que conheço não são nem metade do giro que este é! A escolher entre as duas espécies, escolho a que se limita a exibir a cauda e a esvoaçar pelos parques.

    Que para a outra espécie, não tenho paciência!

    E também muitos que inspiraram o Peter na elaboração do seu princípio! também não tenho paciência para esses!

    Ando impaciente, ou é impressão minha? ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. não há nenhum emprego em nenhuma área que não tenha esse tipo de pessoas, perfeitamente incompetentes. mas não podemos esquecer os que nem sabemos se são competentes por os vermos a fazer rigorosamente nada. mas pior de todos são os que, independentemente de isso não constar nas suas atribuições profissionais tentam controlar o trabalho dos outros por uma qualquer razão, possivelmente o exercício de pseudo-chefia a quem não tem direito nem merecimento, acabando por fazer a vida negra aos outros, prejudicando, lá está, o normal funcionamento do serviço. enfim. não sei serão pavões mas parvalhões são, decididamente.

    ResponderEliminar
  23. Absolutamente de acordo, SAFIRITA, também prefiro os bichinhos com cauda aberta em procura de pavoa!
    Impacientes parece-me que andamos todos, que a paciência para aturar gabirus destes está a esgotar-se, em todos os sentidos! ;)
    Jinhos!

    Olha que essa é boa, MOYLITO: acredito que eles se suponham pavões, mas o que são mesmo é parvalhões! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)