quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PADRÕES DE BELEZA

Lesley Hornby (actualmente Lawson) é considerada a primeira top model internacional. Com apenas 16 anos e magrérrima, contrabalançou o ideal de beleza feminino vigente até aos anos 60, personificado por mulheres carnudas e reboludas, como Mae West ou Marilyn Monroe. Numa das décadas mais contestatárias do século XX, era necessário marcar a diferença com o passado e assim nasceu a estrela:
TWIGGY


Ao fim de quatro anos de passerrelle e de sessões fotográficas para publicidade, Twiggy enveredou por outros rumos profissionais - na música, no teatro, no cinema e na televisão, com bastante sucesso - sustentando que "não se pode ser um cabide de roupa durante toda a vida".

Contudo, os "grandes génios" da moda passaram a adoptar modelas cada vez mais altas e escanzeladas, a "fábrica de sonhos" hollywoodesca contribuiu no mesmo sentido e uma multidão de jovens imaturas, que sonhavam atingir um estrelato idêntico ao da famosa top model, desataram a fazer dietas insensatas, com enormes riscos para a saúde e para a sua própria vida.

Enfim, há modas que pegam e infelizmente esta foi uma delas! Nos anos que se seguiram os preconceitos contra quem tem uns quilos a mais no peso cresceram, dando azo a que certas doenças do foro psicológico se multiplicassem, como podem ver no clip seguinte (com bolinha vermelha, para os mais sensíveis):
O


Evidentemente, Twiggy nunca foi anoréctica, a figura magra herdou nos genes, aos 59 anos pesa mais uns 10 ou 15 quilos, como é natural. Continua activa, dedicando-se ainda à defesa dos animais...

A foto foi tirada do seu site!

Post-scriptum - Obrigada, Inês (não anja) pela indicação do vídeo!

20 comentários:

  1. A culpa é também de todos aqueles que endeusam a indústria da moda. Enquanto não houver um esforço sério, como o que foi feito em Espanha, proibindo modelos abaixo de determinado peso, continuará tudo na mesma.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. deviam era vulgarizar imagens e vídeos chocantes (lá está) de maneira mostrar a realidade por detrás do glamour que a moda tem.

    posso ser só eu, mas as mulheres mais jeitosas do planeta não são paus de virar tripas. isto é, são magras, é certo, mas não equeletos. são, por assim dizer, muito bem torneadas. pode ser que o paradigma mude:)

    ResponderEliminar
  3. Há tanta jeitosona por ai que podia ser mais modelo do que as proprias modelos...e muitas moças dão cabo da vida pela moda, ahhh eu ja fui elegantérrima ja tive meu tempo agora..pareço uma bolinha mas...é a vida, agora deixar de comer? xiça, isso nãnã e nã..beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Já conhecia o video, está guardadinho para o passar nas aulas. :)) as nossas aulinhas são do genero, com photoshop e sem photoshop looool! sensibilizar e educar é a única forma de contrariar os falsos padrões de beleza.

    ResponderEliminar
  5. De facto anorexia é dos problemas que me assusta, não só pelo aspecto fisico, mas a infelicidade que trás, como qualquer doença, é um facto, mas andar em cima de um esqueleto sem proteção, não é essa a nossa função!

    Anda aqui uma mulheri a passar fomeca para adelgaçar e népia!

    b&abraços

    ResponderEliminar
  6. sem duvida que essas tipas não pensam bem na vida!
    será que elas não pensam que podem magoar o parceiro sexual com tantos osso desprotegidos?

    ResponderEliminar
  7. Hoje parece que ando a ficar sem palavras. E sem beijos (de tantos que já reparti, oi, `_^)

    ResponderEliminar
  8. Desculpa, mas não vou ver o video.
    Uma escanzelada e uma sanita... hmmmmm... não me parece que vá gostar...

    ;o)

    ResponderEliminar
  9. Felizmente, ultimamente tenho reparado que já há menos modelos assim. Devido às várias campanhas e às leis aplicadas nalguns países...
    Sinceramente, acho uma tristeza as pessoas quererem ser algo que não são. Acho que acima de tudo devemos estar contentes e, principalmente, aceitar-mo-nos tal como somos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mais do que qualquer personagem, RAFEIRITO, as indústrias da moda, do cinema, etc. e tal, são culpadas por estas avalanches "modernas"...
    Beijoca!

    A moda não tem muito glamour, MOYLITO, excepto no produto final!
    Não és só tu, não, quem é que gosta de conviver com esqueletos? ;)

    O estúpido, LAURINHA, é que algumas miúdas acham que se sustentam com uma folha de alface e três bagos de ervilha por dia. Nem sou uma grande comilona, mas tenho a certeza que não resistia...
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  11. Tens razão, VAN!
    Educar também passa por não alimentar os falsos padrões de beleza, veiculados pelos órgãos de comunicação... ;)

    INÊS, sempre fui magricela (agora já nem tanto), mas porque nunca fui de grandes comezainas. Mas se tenho fome como, não é o espelho ou a balança que me influenciam. Ao contrário do que acontece com estas desgraçadas (também há rapazes, embora numa percentagem muito menor), que me assustam imenso, sem sequer perceberem a sua imagem ao espelho...
    Jinhos para ti!

    VÍCIO, se elas não pensam nelas (com a deprimente capacidade de se acharem gordíssimas quando estão pele e osso), achas que vão pensar no incómodo para qualquer outro parceiro?!

    Ser REI é bom! Está sempre tudo na boa... :)))
    (qualquer dia converto-me à monarquia)

    ResponderEliminar
  12. Palavras, SUN, só em alemão: KuB! (não é a mesma coisa, mas está lá perto...) (`_´)

    Fizeste bem, SORRISOS! Gostar ninguém gosta, mas "tapar o sol com a peneira" é pior...
    Escusas de pedir desculpa, que não existe nenhuma obrigatoriedade! :)

    As campanhas, MATCHBOX31, acho que não mudaram muito, mas algumas consciências começaram a evoluir...
    É triste, sim, as pessoas quererem ser ou parecer algo que não são, mas, infelizmente, já perdi a contabilidade de personagens dessas (na vida real). ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Por falar nestes padrões, deu-se uma que se encaixa perfeitamente! Uma das minhas formandas é sardenta, e tem vários complexos por isso (apesar de ser bem bonita e de as sardas só lhe darem um arde graça ainda maior...). Resolveu tirá-las, ela mesma...arranjou um branqueador manhoso (apesar de já termos falado nos branqueadores manhosos....) e meteu-o ela mesma! como se não bastase, em vez de o deixar apenas uma hora (o recomendado pelo produto manhoso), deixou-o uma noite inteira!!
    Resultado: uma bruta duma alergia na face, direito a hospital com injecção de cortisona (que a fez inchar ainda mais) e proibida de sair de casa para não apanhar sol. NO meio disto tudo, as notas deviam ser lançadas hoje! Mas como ela faltou aos testes, não entregou trabalhos, não se lhe pode dar nota assim (até porque até é boa formanda)...lá atrasámos tudo para ela não ficar mal e poder fazer o teste e entregar os trabalhos...LOOOOOOOOOOOOOOL! tudo por causa de um padrão idiota de beleza! não adiantou explicar-lhe que as modelos e actrizes tiram as sardas com photoshop e montes de base...lool. Mas nós bem sabemos como são mordazes os complexos da adolescencia :).

    ResponderEliminar
  14. ps - a grafonola era eu. ;-)

    ResponderEliminar
  15. Pois, VAN, são novas, julgam que sabem tudo (inclusivamente os tais padrões de beleza que lhes entram pelos olhos dentro via TV e não só), e depois fazem burradas dessas...

    E sim, a adolescência é uma fase muito complicada, onde tudo é motivo para complexos!

    Mas coitada da miúda, que quase se arriscou a perder a formação à conta da asneirola... ;)

    ResponderEliminar
  16. LOOL, a sorte dela é que até é uma mocinha de jêto, pelo que todos concordámos que seria uma pena ela perder a formação só por causa de uma tonteira, né. :)) se fosse outra secalhar não teria essa oportunidade...

    ResponderEliminar
  17. Olha, pedia-te o seguinte, se por acaso receberes mais cenas assim, sobre falsos padrões de beleza e os seus perigos, envias-mos? :)))) bigada antecipado! beijinho!

    ResponderEliminar
  18. Podes ter a certeza que te envio, VAN!

    E excepções haverá sempre, para quem merece ainda mais... :)

    ResponderEliminar
  19. mas quem é que gosta de montes de ossos? nao abram os olhos nao...

    so segue este tipo de "moda" quem nao tem 2 dedos de testa para pensar nas consequencias das loucuras que se cometem!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)