segunda-feira, 30 de junho de 2008

AO SOM DOS BEE GEES



"How deep is your love" - Bee Gees

Um dia destes, no blog da Parisiense, passava o vídeo dos Bee Gees, "Staying Alive", que imediatamente me fez relembrar os primeiros passos de "bailarina" nas discotecas lisboetas (... e não só!) E claro, também o filme "Febre de Sábado à Noite" (Saturday Night Fever) com o magnífico John Travolta a lançar um novo estilo de dança: os primórdios do disco sound! Ah, parece que já descortino desse lado um sorrisinho trocista, do género "lá vem esta 'cota', com historietas do tempo da 'Maria Cachucha'". Esperem até que daqui a 20 anos os vossos filhos ou sobrinhos digam o mesmo das músicas que agora ouvem...

Adiante! Na verdade os irmãos Gibb obtiveram os seus primeiros sucessos ainda em meados dos anos 60, mas foi "Massachusetts" (1967) que os colocou nos tops musicais de vários países. Em 1971, numa fase mais apagada do grupo, compuseram a banda sonora do filme inglês "Melody", uma comédia infanto-juvenil inusitada para a época, que contava com realização de Warris Hussein e um jovem elenco composto por Mark Lester, Jack Wild e Tracy Hyde. Uma delícia de filme, quando nas férias grandes nos sujeitávamos sempre a rever "Música no Coração", uma vez que não existia mais nada no panorama fílmico para os mais novos! (aqui, a canção que a Laurinha gosta)

Não se sabe exactamente porquê, os três irmãos sempre foram conotados com essa era disco, se bem que ao longo das suas multifacetadas carreiras como compositores, produtores, músicos e vocalistas tivessem experimentado muitos outros estilos musicais, em grupo, a solo ou para outros artistas. E com o vestuário e cabeleiras, hoje completamente fora de moda... quase 30 anos depois! O grupo terminou na sequência da morte de Maurice, em 2003. Barry e Robin (gémeo de Maurice) continuam as suas carreiras artísticas até hoje.

Vivi ao som dos Bee Gees durante muitos anos! E apesar do tédio de ouvir sistematicamente as mesmas músicas na rádio, muitas delas trauteio de cor, com recordações antigas... e alegres!

HOW DEEP IS YOUR LOVE?

27 comentários:

  1. Adoro os Bee Gees!!! A cançao words é uma das minhas favoritas de sempre... :))))))))))

    ps - qual cota nem meio cota... =D

    ps2 - por acaso gosto do grease com o travolta e a olivia newton john, ihihihih....

    ResponderEliminar
  2. VAN, nem sabia que "Words" era deles, mas eles têm tantas para diversos músicos, que é difícil conhecer todas... Conhecia, pela Rita Coolidge! :)

    A propósito, o Travolta também ficou um bocado "na prateleira", por ter sido o protagonista de "Saturday Night Fever" e de "Grease", como se a única vocação dele fosse cantar e dançar! Vá-se lá perceber os In e os Out hollywoodescos... Que o actor não merecia, como veio a provar depois!

    Quanto ao cota, passo bem... =D

    ResponderEliminar
  3. Olá tété, eu vi filmes deles mas musicas já não ouvia nem entendia a letra se fosse ingles e na altura o meu pai nem ingles sabia, so mais tarde... Mas como digo sempre, para mim vai ser canja aprender as musicas dos vossos tempos d ejovens e do meu tempo, ainda bem que existem cd de todos os tempos... Ai que ainda abro uma discoteca dos anos sessentas...com trajes obrigatórios ehhhhh. Beijinhos a ti e tem um dia feliz..laura..

    ResponderEliminar
  4. Agora uma dúvida, o título da canção deve-se traduzir por "Como está de profundo o teu amor?", ou "Como é de profundo o teu amor?". Porque há uma diferença do caraças. (E ainda não quis dizer "p´ró fundo"). Xiça, que hoje está um belo dia lá fora e eu com estas. (`_^)

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito dos Bee Gees e eles fazem parte da minha lista de músicas de recordação.
    :)
    Essa música é bem pedida nos contratos que faço desse lado,e nem que eu queira posso deixar de cantá-la porque também adoro!
    Assisti ao filme com o Travolta--maravilhoso--e dá-me saudades de tempos pueris.
    Boa!boa pedida para meu café da manhã.Muito obrigada!
    Beijo,beijo,beijo,beijo****

    ResponderEliminar
  6. Não aprecio.
    Mas o que importa é que tu gostes...
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Pois é...lá em casa da minha mãe ouvia-se vezes sem conta. Aprendi a gostar deles por habituação, penso eu e já me são tão familiares que me soa a casa, a raízes, vê só!! :)))nem consigo dizer bem se gosto ou não...

    :)))

    ResponderEliminar
  8. Eu também acompanhei a carreira deles, apesar de não ser bem o meu tipo de música. Lembro-me que nos bailes de garagem eram sempre um grande sucesso e os Slows davam muitas vezes a direito a umas valentes beijocas infernais! eheheh!

    Aquele abraço dos infernos!

    ResponderEliminar
  9. Eu também gosto imenso. Esta how deep is your love é uma das minhas preferidas, mas também gosto muito do (não sei quê) Massachussets. E eles fizeram há uns anos uma canção com a Diana Ross, 'Chain reaction' que era um espectáculo.

    Hum...esperem lá, o 'Words' de que estão a falar é aquela 'it's only words, and words are all I have to take your heart away..'. É que eu achava que isso era dos take that...devem ter feito uma versão dos BGs...epá, sempre a aprender.

    E eles tinham um irmão mais novo (Andy?, seria?) que namorou com a victoria principal (a pamela do Dallas) e que tb gravou uma música com ela. Como é que isso se chamava?...era muito lamechenta...bolas, n me lembro. Dream!!! É isso. Assim: ... I need you so, and that is why, whenever I want you all I have to do, is dream, dream, dream, dream... Não sei se não estarei a fazer uma grande figura de maluca, porque claro que eu estou a cantarolar a canção e sei do que estou a falar, mas vocês a ler a letra (e nem sei se está 100% correcta)deve ser complicado...Enfim, as safirices do costume! Mas o moço tinha problemas com drogas, e creio que se finou com uma overdose.

    E só para terminar, gosto imenso do Travolta. Na fase pós Grease e afins, claro. Adorei a dupla com o Nicholas Cage no 'Face off'. Adoro esse filme, apesar da tradicional fantochada de coisas sem nexo nenhum, mas pronto.
    Já me estiquei outra vez...caraças, alguém que me ate as mãos!
    BEijos

    ResponderEliminar
  10. sabes porque é que eles tinham a voz assim?
    já reparaste que as calças eram bastante justas?

    ResponderEliminar
  11. LAURINHA, discoteca dos anos 60? Eh, eh, eh!
    Mas a música é a tal da menina que penteia o cabelo... :)
    Um resto de dia feliz para ti também!
    Jinhos!

    SUN, com um dia tão bom lá fora e fazes perguntas dessas, difíceis de responder? Em tradução "livre" acho que me ficava com "que profundidade tem o teu amor?" (`_^)

    KÁTIA, como diz a Su mais adiante (do teu comentário), já não sei se gosto se é só habituação. Certo é que são muitos anos ao som deles, que trazem muitas e várias recordações. E que nunca foram uns pacóvios quaisquer, fartaram-se de trabalhar para obter o seu sucesso internacional. Só os Beatles, o Elvis e mais dois outros os ultrapassaram em tops de vendas! Neste caso não estou a falar da dinheirama que ganharam (estatuto e milionários, etc. e tal), mas como sinal de que as pessoas realmente gostaram!
    Jinhos***** para ti! :)

    ResponderEliminar
  12. CAPITÃO, há gostos para tudo! Se bem que esteja naquela fatia entre o gosto, a habituação e a recordação... :)

    SU, tens razão, é tão "familiar" que até nem sabemos bem o porquê... :)))
    Mas as primeiras que ouvi foram mesmo no "Melody", um filme juvenil actualmente muito desfasado da realidade, mas quase um oásis no panorama fílmico da época... :D

    BELZEBU, ah, ah, ah, gostavas dos slows (música de constituir família) ao som dos Bee Gees? Para afinfar umas beijocas infernais? Também não é exactamente a minha onda, mas esses "recuerdos" também fazem parte da onda BG... :)
    Abraço terreno!

    ResponderEliminar
  13. SAFIRITA, na pesquisa que efectuei na net, percebi que eles tinham tantas que não lembra! Essa da Diana Ross, outra da Dione Warwick e também essa do mano Andy (com o tal namoro atribulado com a Victoria), que morreu de ataque cardíaco aos 30 anos (supostamente na sequência excessos vários). Mais não sei quantas, umas mais bem sucedidas que outras...

    Words conhecia da Rita Coolidge, tu dos Take That, mas é essa mesmo! Mais country ou mais rock...

    Quanto ao Travolta, ficou tão associado aos Gibbs nessa fase, que depois só lhe davam uns papeluchos meio apatetados, não me parece que esse seja o melhor filme dele (que não tem pés nem cabeça, em termos de argumento). Um bom actor, tanto para drama como para comédia, desperdiçado naquelas tramas hollywoodescas durante vários anos...

    MOI, amarrar alguém? Ná, escreve à vontade!!! :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  14. Ai, VÌCIO, fosses tu mais "crescidinho", a ver se também não as tinhas usado... ERA MODA, PÁ!

    Quanto à voz, foi educada, que os pais também andavam nas lides da cantoria!!! Ou julgavas que só calças apertadas davam o efeito??? :)))

    ResponderEliminar
  15. digam lá o que quiserem, mas eu grande "slowzadas" dancei, ao som destas vozes! e voltava a dançar!

    Um grande beijo Teté

    ResponderEliminar
  16. Já somos duas, INÊS!

    E volto a dançar, se o "parceiro" não tiver pés de chumbo (como é o caso)! :)

    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso das suas vozes fininhas!

    beijos

    ResponderEliminar
  18. Eu também, GATINHA!

    Quais calças apertadas, qual carapuça!!! :)))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  19. Digamos que nunca comprei nenhum dos discos deles... apesar disso, obviamente sei de cor algumas das músicas... como esta, por exemplo!!!

    não dava para fugir, oubia-se em todo o lado

    bsj

    ResponderEliminar
  20. Oh tété estive ausente cdom tanto trabalho e sem tempo para sequer tratar do meu cantinho.....
    E agora vim aqui e vejo que tambem és uma fã dos BeeGees.....
    Cota ou não o que interessa é o que nós gostamos e não o que os outros dizem ou pensam.
    Nós gostamos de ouvir estas musicas e ponto final.

    Continuaremos a ouvi-las e a ter muito boas recordações que se fôr isso os n/filhos não terão....hihihih
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  21. Pois eu comprei, LEONOR!
    E ainda hoje oiço bem. Mas concordo que estes e muitos outros grupos/músicas se tornaram um bocado enjoativos de tanto os martelarem na rádio, TV, etc., nas suas épocas áureas!
    Jinhos!

    Oh, PARISIENSE, os nossos filhos terão outras recordações: como matar o monstro do nível 6, no jogo XPTO, ou outras do género, eh, eh, eh! Por mim, prefiro Bee Gees! :)))
    Mas já se sabe, cada geração tem os seus ídolos e nem para todos são os mesmos. Agora anda por aí uma fase Amy Winehouse - um pobre criatura que, mesmo tendo uma belíssima voz, parece que anda a ver se inventa uma maneira de se suicidar rapidamente - estranhíssima, um vez que no Rock in Rio a mulher apareceu bebedérrima ou drogadérrima, ou ambas as coisas em palco, nem cantou nada de jeito! Enfim, gostos...
    Beijokitas, nina!

    ResponderEliminar
  22. Ehehehe, os Bee Gees são completamente únicos e calculo que excelentes para dançar, acho que nunca experimentei! :-D

    Eeheheh, quem dera aos miúdos de agora terem a música dos "cotas"... a sorte é que vão tendo, há muita coisa que felizmente se volta a ouvir.

    Eu também associo muito os Bee Gees ao "disco"... talvez porque essa tenha sido a faceta deles que mais marcou e revolucionou... digo eu que conhecia tão pouco acerca deles até vir aqui!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  23. BONECA DE PORCELANA, na verdade eles têm mais de 40 anos de carreira, com inúmeros sucessos...

    Agora que as farpelas da época e a fase "disco" marcaram um bocado, com os mais novos a acharem que era uma grande pimpineira, pois, é como tudo... geracional! :-)

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  24. mais uns que andam lá para casa em vinil :)

    Se daqui por 20 anos fizerem musicas que sejam metade das que se faziam ha 20 anos atras vou estar muito feliz com o que os jovens vao ouvir ;)

    ResponderEliminar
  25. (Est)as músicas são um bocado geracionais, FAUSTO!

    Mas a verdade é que passada a fase se se ouvirem constante e sistematicamente na rádio, agora até se ouvem com mais prazer! :)

    Também há boa música feita agora, mas com tanta, o difícil é discernir o trigo do joio...

    ResponderEliminar
  26. Olha que eu adoro os Bee Gees e eu que até não gosto de dançar, danço sempre que oiço as músicas deles. :)

    ResponderEliminar
  27. Ah, ah, ah, TONS DE AZUL, normalmente são muito "dançáveis" mesmo! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)