segunda-feira, 18 de julho de 2011

PARABÉNS A MANDELA!

Nelson Mandela completa hoje 93 anos de idade, tendo dedicado grande parte da sua vida à luta contra a segregação racial e o apartheid na África do Sul, terra onde nasceu. Combater pelos seus ideais valeu-lhe quase 28 anos de prisão, em Rodden Island. Tempo esse que nunca poderá ser recompensado, mesmo que o reconhecimento internacional como grande leader africano e os vários prémios e homenagens recebidos - entre eles o Nobel da Paz em 1993 (em conjunto com Frederik Willem de Klerk) - possam reflectir a grande admiração que grande parte da humanidade nutre por este homem.
Claro que o racismo continua a existir, um pouco por todo o lado, como todos sabemos. Mas quando, em Portugal, uma professora universítária entrega um trabalho a um aluno e lhe diz que ele merecia 13 mas só lhe deu 11, "porque é preto" (perante toda a turma e sem reacção aparente de ninguém), com evidente satisfação, algo nos diz que a avaliação de professores é necessária e até urgente. E não deve cingir-se ao ensino primário e secundário, o universitário também está muito carente!
Parabéns a Mandela! Tomara que muitos lhe seguissem o exemplo de coerência e de defesa dos seus ideais, mas criaturas mesquinhas desta laia nunca lhe chegarão aos calcanhares...

Imagem da net.

29 comentários:

  1. o problema de hoje não é o não seguir ideais... sãos os ideais que há para seguir!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/18/2011

    Quem dera, Teté, quem dera!
    Olha só para o olhar dele. Que sorriso!:)
    bji

    ResponderEliminar
  3. Prabéns a Mandela :)

    O racismo vai sempre existir e olha que não é só dos brancos para com os negros...o contrário também esxiste e muito...

    Eu costumo dizer que se sou racista, sou racista de comportamentos como o dessa professora...é o comportamento das pessoas que me deixa fora de mim, não a côr da pele, a raça ou outra coisa qualquer...

    Para esta professora não há avaliação possível, mas a ser avaliada a nota só pode ser um 0...mas pode ser que o colega que a vai avaliar se engane e lhe dê um -0, só porque sim :n

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Correção de erros:

    Onde se lê Prabéns é Parabéns...

    Onde se lê esxiste é existe...

    Há mais???

    Segunda feira de manhã não é fácil ;)

    =))

    ResponderEliminar
  5. (A ser fidedigno, essa setoira deve ser tal e qual uma besta quadrada de geometria descritiva que tive no liceu... mandei-o preencher por completo os segmentos de recto...)

    ResponderEliminar
  6. E é associado do Sporting!

    ;)

    ResponderEliminar
  7. LÁGRIMA DE PRETA

    Encontrei uma preta
    que estava a chorar,
    pedi lhe uma lágrima
    para a analisar.

    Recolhi a lágrima
    com todo o cuidado
    num tubo de ensaio
    bem esterilizado.

    Olhei a de um lado,
    do outro e de frente:
    tinha um ar de gota
    muito transparente.

    Mandei vir os ácidos,
    as bases e os sais,
    as drogas usadas
    em casos que tais.

    Ensaiei a frio,
    experimentei ao lume,
    de todas as vezes
    deu me o que é costume:

    nem sinais de negro,
    nem vestígios de ódio.
    Água (quase tudo)
    e cloreto de Sódio.

    António Gedeão

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/18/2011

    Regressado de férias, constato que continuo com o problema de ter de comentar como Anónimo. Sorry!
    Mandela vai ser a minha escolha para figura da semana. É uma figura incontornável que mudou os destinos de África
    CBO

    ResponderEliminar
  9. Se ela desse essa nota por causa do tipo ter votado três vezes no Sócrates, ainda vá, agora pela pigmentaçãod da pele, era de ser enrabada a sangue frio.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns a Mandela! Admiro imenso a sua personalidade, força e coragem! É um exemplo de vida que sem dúvida devia ser seguido.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/18/2011

    Bolas! Passou-me o caso da professora ou direi antes besta?

    ResponderEliminar
  12. Sabes como as questões de injustiça social me incomodam profundamente seja a nível da religião, da etnia, do género ou da orientação sexual. Ninguém é menos que ninguém ou merece ser tratado de forma inferior apenas pelas suas características. Mandela é um exemplo para mim, uma inspiração como tantas outras. Gostava de um dia ter o impacto e a força deste senhor para defender os meus ideais. Tenho um longo caminho, mas vou percorre-lo. :)
    Excelente post Teté, um beijo :)

    ResponderEliminar
  13. E mais, não sabia o caso dessa professora nem o que lhe aconteceu mas espero que tenha sido denunciada, despedida e alvo de um processo judicial. É que, em Portugal é crime a discriminação com base na etnia de alguém.

    ResponderEliminar
  14. Queres tu dizer "ideais" meio ou completamente patetas, que se baseiam em aparências, não, VÍCIO? :[

    ResponderEliminar
  15. Um grande sorriso e um grande homem, NINA! :)

    Quanto à fulana que dá aulas (diferente de professora), suponho que devia ser varrida do ensino! :-w

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Somos duas, MARIA, criaturas desta laia também me irritam solenemente, nem é só ser racista e demonstrá-lo inequivocamente perante os alunos (que só por si já não abona nada a seu favor), mas o facto de humilhar o aluno perante os colegas ainda me parece mais reprovável.

    A avaliação 0 e impedida de dar aulas! Com tantos professores desempregados, porque é que há-de dar o lugar a uma avantesma destas?! :p

    Beijocas!

    ps - lapsos a digitar todos temos, não era necessária a correcção, uma vez que as palavras não se prestavam a qualquer confusão... :))

    ResponderEliminar
  17. OOPS, maus professores sempre existiram (e desconfio que vão continuar a existir mesmo com avaliações), mas alguns abusam! A meu ver, não se perde nada em dizer-lhes frontalmente o que eles merecem... ;)

    ResponderEliminar
  18. Ui, SISNANDO, essa questão é fundamental para o seu percurso... =))

    ResponderEliminar
  19. Adoro esse poema de António Gedeão, PAULOFSKI, que aprendi de cor ainda em tempos de liceu... :D

    ResponderEliminar
  20. Nem o CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA nem eu temos culpa desta cena dos comentários, que tem melhorado um pouco mas ainda não está a 100%.

    Quanto a Mandela, sem dúvida! :D

    ResponderEliminar
  21. Era de ser saneada do ensino forever, RAUF, que há prái umas matrafonas que até apreciam esses "castigos"! Dizem... :s

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Sem dúvida um exemplo de vida, TONS DE AZUL, com força e coragem como poucos teriam nas mesmas circunstâncias. Mas esperemos que mais ninguém pene na prisão como ele penou, na defesa dos seus ideais... :)

    ResponderEliminar
  23. Tal como tu, PSIMENTO, também odeio injustiças, ainda mais estas baseadas em "diferenças" que não o são realmente. A luta pela igualdade ainda tem um longo caminho a percorrer, de uma maneira ou de outra todos contribuiremos mais ou menos nesse sentido. Esperemos que mais... :D

    Quanto à dita criatura, não sei se houve denúncia ou não, duvido muito que haja processo judicial em curso. Sabes que há fulan@s dest@s que ganham fama de maluc@s e depois toda a gente tem medo... :p

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. Nada do que aqui possa dizer fará jus à grandeza deste homem.
    Não costumo acompanhar as palavras do nosso PR, mas desta vez acompanho. É um "gigante" dos nossos tempos!
    Parabéns a Mandela, sim senhor!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Tens razão, KARENB! Mas os Parabéns para este grande homem são bem merecidos, que foram 93 anos vividos de forma a mudar o destino da humanidade... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  26. tinha um colega com o cabelo à side-show bob, ou David Luiz (muito antes deste) e, também na fac, a professora estava a comentar as notas - as aulas paravam para exames e frequências - e ele disse que tinha tido o único 16, ela perguntou, muito surpreendida: teve 16, com esse cabelo?

    não é tão grave, nem se compara, mas atavismos demoram um bom bocado a desaparecer. essa senhora devia ser exposta publicamente.

    ResponderEliminar
  27. Enfim, MOYLITO, essa é apenas uma expressão infeliz, provavelmente para lhe dar o "toque" que o cabelo do rapaz não era apreciado pelos docentes, mas nem foi por aí que a nota dele foi alterada. ;)

    Concordo que a atitude desta gaja devia ser exposta publicamente, mas duvido que o tenha sido... Merecer, era mais que merecido! :-w

    ResponderEliminar
  28. Sempre, LOPESCA, mesmo quando não é o aniversário dele! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)