terça-feira, 10 de maio de 2011

7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA?!?

Está em curso uma votação para apurar quais são as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, como podem comprovar ao clicar no link. Pessoalmente acho piada a estes concursos e até costumo votar. Mas desta vez cheguei tarde: já estão escolhidos os 21 finalistas, distribuídos por 7 categorias - entradas, sopas, mariscos, peixe, caça, carne e doces. Como é evidente, fui espreitar quais os 3 eleitos por cada categoria. E, surpresa das surpresas, o famoso cozido à portuguesa não consta do cardápio!
Pronto, bem sei que muita gente não é apreciadora (quase nenhuma criança o é, por exemplo), mas sem dúvida que é um prato tradicional servido de norte a sul do país, com mais ou menos nuances regionais. Até nos Açores há uma versão, se bem que essa nunca provei, não faço ideia se é semelhante. Mas curioso também é verificar quais os 3 pitéus de carne que chegaram à final - chanfana, leitão à Bairrada e tripas à moda do Porto. Cozinha típica e regional será, com imensos fãs, mas para além do cozido, o cabrito assado, a dobrada, a carne de porco à alentejana, entre tantos outros que habitualmente se encontram nos menus dos restaurantes de Portugal, todos foram ignorados?
E o que dizer dos pratos de caça, com coelho do Porto Santo à caçador ou perdiz de escabeche de Alpedrinha? E o xarém com conquilhas, nos mariscos? O bacalhau à Gomes de Sá e o polvo assado no forno são mais característicos do que o bacalhau assado com batatas a murro ou com natas, no capitulo dos peixes? OK, figuram lá a bela sardinha assada e o caldo verde, companheiros de todas as festas populares, o inigualável queijo da serra ou os pastéis de bacalhau (estes últimos como entradas). Mesmo assim, esta "ementa" parece um roteiro de viagens por continente e ilhas, custando a engolir que corresponda às preferências culinárias da maioria dos portugueses... dentro ou fora de casa.
Não podendo votar no cozido à portuguesa (e adoro leitão), não voto! Bem sei que a sardinha me perdoa...

28 comentários:

  1. E a Posta Mirandesa? E os pastelinhos de ovo de Ponte da Barca? E o bacalhau com Broa de Castro Laboreiro?... Onde é que fizeram a tal votação?

    ResponderEliminar
  2. nas votações sucede isso, já sabemos. há sempre coisas que individualmente escolheríamos de maneira diferente. de qualquer maneira votei: queijo da serra; caldo verde; amêijoas à bulhão pato(uma das melhores coisas que já comi até hoje); sardinha assada; chanfana (é o prato da minha zona mas só me sabe bem quando feito em casa. os restaurantes aldrabam muito a coisa.); coelho à caçador; e pastel de nata (o pastel de Tentúgal é aqui de perto mas é um bocadinho enjoativo:)).

    ResponderEliminar
  3. Eu borrifo-me um bocado para a comida, confesso. Mas se um dia fores a São Miguel, irás provar o cozido local, apesar de não te aconselhar. Eu fiz exactamente o mesmo, depois de ter sido aconselhado a não o fazer.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Adoro a cozinha portuguesa, embora não saiba cozinhar nenhum desses petiscos, absolutamente nenhum.

    O melhor cozido à portuguesa era o da minha titi Alda.
    Claro que as tripas não podem faltar na mesa de uma portuense.
    Um dos meus pratos preferidos são os filetes de pescada.
    Caldo verde, sardinhas, bolinhos de bacalhau, etc... sem falar das sobremesas.

    Da posta mirandesa, pastelinhos de ovo de Ponte da Barca e o bacalhau com broa de Castro Laboreiro nunca comi, nem nunca ouvi falar.

    O meu "Kraut" gosta imenso da nossa cozinha (excepto do polvo e das lulas) e tem imensa pena que eu não saiba cozinhar tais maravilhas.

    Pois bem, mesmo na cozinha alemã (que é muito mais fácil) também não sou perita. As minhas cunhadas e amigas dizem que o que eu cozinho não tem nada a ver com a cozinha alemã, é sim, uma cozinha simples à la Teresa.

    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  5. Sem duvida que eu tambem votava no cozido á portuguesa que accho que é um prato bem tipico portugues assim como o bacalhau com todos.
    Como não consegui ver a lista (porque no meu pc recusa-se a abrir a pag. dos 21 finalistas), concordo que o cozido e a feijoada devem ser dos pratos mais apreciados dos portugueses.
    Mas enfim....bom apetite á mesma.
    E já agora os vinhitos tambem fazem parte da lista???? È que um cozido sem uma boa pinga...:)))))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Quando me falaste disto no FB não sabia que te referias a esta votação quase oficial, dado os patrocínios que tem. Agora é que vi o link. :)

    ResponderEliminar
  7. não considero a escolha dos pratos de peixe mal feita!
    por serem pratos um tanto ou quanto regionais não deixam de ser nacionais!
    e venha uma chanfana que eu voto nela varias vezes ~b

    ResponderEliminar
  8. Depende de quem vota...se calhar quem votou foram só os que não gostam de cozido à portuguesa ou de outros pratos bem melhores que os que lá apresentam...

    Esta votação vale o que vale.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Apesar de só comer cozido à portuguesa uma vez por ano (e não sou eu que o preparo) votaria neste prato, nas ameijoas à bulhão pato, na açorda de marisco e na feijoada. Já estou com apetite e de bom grado comeria um destes acepipes a esta hora da madrugada! : )

    ResponderEliminar
  10. E o pão com manteiga, teve boa votação?

    ResponderEliminar
  11. Francamente parece-me que nem foi votação de portugueses, tal o resultado a que se chegou para as 3 melhores. Um disparate, tamanha a falta de pratos (e não só) fantásticos !
    Por isso mesmo não voto !
    Também só agora tomei conhecimento.
    .

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/10/2011

    Não sou apreciador de cozido à portuguesa.Os belos "rojões à minhota" com arroz de sarrabulho não foram escolidos? Por ode andam os gostos gastronómicos tugas ?

    ResponderEliminar
  13. Onde fizeram a votação não sei (suponho que no âmbito do programa, publicitado via TV e redes sociais), CONDADO, mas que os pratos não me parecem os mais representativos da culinária portuguesa, é certo! ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois, as votações têm estas armadilhas, MOYLITO! E chanfana nunca provei, nem a tal perdiz ou o coelho à Porto Santo. E claro que também adoro ameijoas à Bulhão Pato! Nham, nham... :))

    ResponderEliminar
  15. Eheheh, imagino que sim, RAFEIRITO! Ir a S. Miguel sem provar o cozido é como ir a Belém e não provar o pastel... :D

    Mas já tinha ouvido dizer que não tem nada a ver com o nosso! :n

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Mas eu também não sei cozinhar a maior parte daquelas comidas, EMATEJOCA! O cozido sei, evidentemente, que o que é mais difícil é ter tudo pronto e quente em simultâneo... :))

    Mas algumas destas "especialidades" nunca sequer provei, quanto mais saber cozinhá-las! Tal como o teu "Kraut" não aprecio polvo, mas adoro lulas, que ainda fiz hoje para o jantar! Gostos, evidentemente não se discutem, mas que a lista dos finalistas está longe de representar as ementas mais apreciadas por todo o país (e não apenas numa certa região), tenho a certeza... :D

    Bom apetite para ti também!

    ResponderEliminar
  17. Eheheh, não, os vinhos não fazem parte da lista, PARISIENSE! Mas também é das poucas comidas que acompanho com vinho (branco, que não gosto de tintol), porque pede mesmo... :))

    Por mim também acho que cozido, feijoada, bacalhau com todos ou assado são mais correntes em todo o País, alguns destes nunca provei! :)

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  18. Esta é mesmo uma votação oficial, CONSTANTINO, no FB decorre para lá uma que até inclui MacDonald e lasanha, mas essa só pretende saber o gosto de cada um. E são prái uns 100! :D

    ResponderEliminar
  19. Vê lá tu que nunca provei chanfana, VÍCIO! E de polvo nem toda a gente gosta, eu incluída... :D

    Mas se são as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, não deveriam ser pratos que a MAIORIA dos portugueses comessem e apreciassem por todo o país? Enfim, pelo menos é assim que entendo... :)

    ResponderEliminar
  20. Suponho que é mais complicado que isso, MARIA, a chanfana por exemplo tem uma confraria, coisa que o cozido não tem, por exemplo, por variar um pouco a sua confecção de região para região...

    Mas tens razão, estas votações valem o que valem! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Também raramente faço em casa, CATARINA, só muito esporadicamente e com visitas. Mas em restaurantes, quando há ou é dia, normalmente é tiro e queda... :))

    Mas de madrugada nem por isso! :D

    ResponderEliminar
  22. E o pão com manteiga é tipicamente português, TEONANIZI?! =))

    ResponderEliminar
  23. Pois, o que parece é que foram agências de viagens e restaurante regionais a votar, RUI! Deve ser bom para o negócio... :))

    ResponderEliminar
  24. Não, não foram, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, os finalistas são só três, e não me parecem daqueles que os portugueses mais apreciem... :)

    ResponderEliminar
  25. Não sou um grande apreciador mas o cozido da minha mãezinha eu repito duas ou três vezes. Quase todos os pratos do cardápio são os meus favoritos e, a uma mesa de restaurante, e como sou um bom fargo, na altura de escolher fico sempre na dúvida.

    ResponderEliminar
  26. Aii eu adoro a comida portuguesa!Embora não seja muito chegada a carne de porco.Meu negócio é com o bacalhau,huuummm.Gosto dele de todo jeito.Sardinha,lulas,polvos,todo tipo de frutos do mar me apetece...isso me deu uma fome isso sim!
    :)))))))))))))))

    ResponderEliminar
  27. Ui, PAULOFSKI, pensei que me tinha esquecido de te dar resposta, até reparar na data - foi no dia do "apagão" os comentários só voltaram 11 dias depois ou coisa.

    Mas em relação ao post, aposto que há ali pratos que a maioria dos portugueses nunca provou, não se percebe como chegam a finalistas... :))

    Nunca te imaginei indeciso perante uma ementa! :D

    ResponderEliminar
  28. Como de quase tudo, KÁTIA: peixe, carne, petiscos, mariscos, legumes, frutas, etc. Doces é que não muito e não é porque esteja a fazer dieta - prefiro salgadinhos! :D

    Já o bacalhau não gosto de todas as maneiras - devem existir prái umas 1000 de o cozinhar! :h

    Mas pronto, ainda bem que te abriu o apetite! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)