domingo, 15 de agosto de 2010

O ESCRITOR FANTASMA

Um escritor pouco conhecido aceita escrever as "Memórias" de um ex-Primeiro Ministro britânico, Adam Lang, em substituição de um seu assessor, que morreu num acidente de contornos pouco claros.
Mas o que se afigurava uma grande oportunidade monetária para o escritor, que tem de se mudar para uma ilha da costa leste norte-americana onde Lang reside temporariamente, numa mansão luxuosa e ultra vigiada a lembrar um bunker, a par de um prazo relâmpago de um mês para finalizar o livro, depressa levanta as suas suspeitas: ainda mais quando encontra algumas fotos e documentos escondidos no quarto do seu antecessor, onde constata que as "memórias" do político não correspondem à realidade.
Por outro lado, as recentes declarações de um ex-ministro do Gabinete de Lang indiciam o envolvimento deste em crimes de guerra, pelo que as atenções do mundo em geral e dos jornalistas em particular incidem agora novamente sobre o ex-Primeiro Ministro. Será que o escritor fantasma, pisando terreno desconhecido em que nem tudo é o que parece e temendo pela própria vida, consegue terminar a sua missão?
Um excelente filme de suspense, com um naipe de actores de luxo - Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Catrall, Olivia Williams, entre outros, nomeadamente Eli Wallach, de 93 anos, num pequeno papel - e que valeu a Roman Polanski o Urso de Prata do Festival de Berlim 2010, na categoria de melhor realizador.
Fica o trailer, para quem quiser espreitar:

 

Imagem de cena do filme da net.

16 comentários:

  1. Obrigada pela dica!!
    O Rafeiro já estava ansioso para o ver!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Este foi o último filme que vi, e adorei os actores, a história, a ilha ser filmada em Sylt... e sobretudo o fim inesperado!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Para quem gosta de filmes de suspense - do género hitchcockiano, nada de grandes efeitos especiais ou explosões - é mesmo de não perder, GATINHA! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. O filme vive de um argumento bem engendrado, o que deu azo aos actores brilharem, EMATEJOCA! Portanto também me parece que Robert Harris, o autor do livro que fez a adaptação ao cinema conjuntamente com Polanski, também merece os parabéns!

    Por acaso, numa cena em que ele está a pedalar na bicicleta à chuva na ilha, tive uma sensação de "déjà vu". Só depois deste teu comentário me lembrei onde... :D

    O final é inesperado e dá azo a várias interpretações! A minha primeira impressão e a do meu marido não eram coincidentes... mas acabámos por considerar que era essa a intenção de Polanski!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Não sou muito fã do Pierce Brosnan, mas agora depois de te ler fiquei com vontade de não perder este filme! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar de Robert Harris, antes de ver este filme. Mas tens toda a razão, Teté, ele o Polanski, também merecem os parabéns.

    Gostava imenso de saber a tua primeira impressão assim como a do teu marido.

    Saudação de um Düsseldorf outonal!

    ResponderEliminar
  7. Ansioso não, ando é farto de a melgar para ir ver o filme...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/16/2010

    Fui ver o filme ao King no domingo anterior. Gostei do filme mas, como então escrevi, tive alguns encontros ovnilógicos durante a sessão que me deixaram alapardado...

    ResponderEliminar
  9. Hello!

    Penedono fica no distrito de Viseu, perto de Marialva.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. O papel principal pertence ao Ewan, TONS DE AZUL, mas suponho que vais gostar... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Expliquei o melhor que pude lá no teu canto, EMATEJOCA, para não revelar o final por aqui - o que, convenhamos, faz com que se perca o interesse por qualquer filme... :D

    Saudações de Lisboa, ainda em veraneio!

    ResponderEliminar
  12. Talvez o "melganço" funcione melhor agora, RAFEIRITO, nunca se sabe... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Tentei verificar se algum post me tinha falhado lá nas Crónicas, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, mas não topei o relativo a este filme. Provavelmente por a cena ao lado ter sido mais focada... ;)

    ResponderEliminar
  14. Ah, obrigada, GATINHA, mas realmente não conheço essa zona de todo! Aliás, há um Portugal profundo que desconheço completamente, especialmente no interior norte... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. vi a apresentação e não me entusiasmou por aí além. espero por ele na tv :)

    ResponderEliminar
  16. Espera, mas acho que vais gostar, MOYLITO! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)