segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"FAT MAN" INESQUECÍVEL

Faz hoje precisamente 65 anos que a segunda bomba atómica foi lançada sobre a cidade japonesa de Nagasaki, por ordem do presidente dos EUA, Harry S. Truman - três dias depois de "Little Boy" ter deflagrado dos céus de Hiroshima. Ambos os alvos eram civis, a mortandade imensa e incalculável, mesmo com dados actuais (discrepantes nos que morreram instantaneamente, como em todos os "sobreviventes" que pereceram devido às radiações).
A rendição do Japão surgiu poucos dias depois (a 14) e assim terminou a II Guerra Mundial. Dúvida é se essas bombas de urânio e plutónio eram absolutamente necessárias para acabar com a Guerra - sim, também existiam os tais kamikazes malucos a atirar-se contra tudo que era alvo inimigo, como muitos anos depois contra as torres gémeas de Nova York  - ou se a violência não foi excessiva...
Memórias que felizmente não vivi, mas que não esqueço de tudo o que aprendi!

Imagem da net (como não poderia deixar de ser!)

18 comentários:

  1. é o acontece quando se provoca a besta. apanha-se coice...
    os japoneses atacaram pearl harbour e a besta ficou raivosa

    ResponderEliminar
  2. É conveniente lembrar estes horrores.

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente nenhum americano foi julgado em Nuremberga. Sim, porque isto foi um crime de guerra, um crime contra a humanidade. Mas se ainda hoje os americanos matam quem quer que seja e continuam impunes...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Pois ... acontecimentos que não se poderão nunca esquecer. Nem esta nem Pearl Harbour onde já estive e também cheirava a morte.
    Nada serve de desculpa para a vingança! Os inocentes não têm culpa disso!
    beijinhos Tété! Bem-vinda! Agora vou eu!

    ResponderEliminar
  5. Ficaram raivosos com razão, VÍCIO, mas a justificação até hoje custa a engolir...

    ResponderEliminar
  6. Há passagens da História Contemporânea que parecem ter sido "apagados" com uma borracha, SUN... :-o

    ResponderEliminar
  7. Sabes tão bem como eu, RAUF, que criminosos de guerra só existem oficialmente do lado dos perdedores... os crimes dos "vencedores" ficam sempre impunes, mesmo com esta dimensão! :p

    Para já não referir ditadores despóticos, que dado o "apadrinhamento" sempre se safaram...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. KIM, nenhum de nós tinha ainda nascido nessa época, mas que o caos e o horror destes crimes contra a humanidade nos chega até hoje, a não ser que se seja muito distraído, lá disso não tenho dúvidas...

    Boas férias para ti, que já se sabe que enquanto uns voltam os outros partem... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Inevitável lembrar e imprescindivel não repetir.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Há quem diga que o Japão até já se tinha rendido antes da primeira bomba atómica lhe cair nos cornos (mas os EUA atribuem esses boatos às más-línguas, obviamente... tal como a ideia absurda de que a invasão do Iraque foi totalmente injustificada segundo as razões apresentadas para a operação militar... tudo uma corja de maldizentes, pois claro).

    ResponderEliminar
  11. Absolutamente de acordo, Kátia! Especialmente a parte de não repetir...

    ResponderEliminar
  12. A invasão do Iraque foi "avulsa", I, só os americanos parecem não saber...

    Aqui foi uma represália/vingança, com a arma mais destrutiva conhecida na época e ficaram impunes! Mas em abono da verdade não há certezas se os japoneses estavam em vias de rendição, uns dizem que sim, outros que não!

    Sem ter nada a ver, ainda não percebi como é que se comenta na tua página! Por mail directo?! :-/

    ResponderEliminar
  13. Sim, as opiniões divergem quanto ao momento da rendição japonesa. Mas é evidente (para quem tenha dois dedos de testa) que as bombas atómicas foram basicamente uma demonstração de força, desumana e desnecessária pois, tendo já havido ou não capitulação do Japão, a guerra estava perdida. O que se passou foi que os EUA levaram um estaladão na focinheira ao serem atacados à porta de casa e depois tinham que dar um pontapé nos tomates aos abusadores. O facto de limparem o sebo a milhares de civis, obviamente, não foi obstáculo de consciência. Foi a partir desse acto de puro armanço que os EUA se convenceram de que, como nação escolhida pelos deuses (sarcasmo), podem fazer o que bem entenderem sem terem de prestar contas a ninguém. Enfim, não estou aqui para dar aulas de História a ninguém. Na verdade, isto tudo é só para te dizer que a tua suposição está... CORRECT! (no fundo do meu blogue amarelo tens o mail... manda vir à vontade)

    ResponderEliminar
  14. Inesquecível, mas a história é bem mais complexa do que simples palavras. Lembro de ter visto num documentário alusivo à II grande guerra, que as bombas atómicas foram largadas em Hiroshima e Nagasaki não para que o Japão se rendesse, porque até já estava aniquilado, mas para dar uma demonstração inequívoca de força à então emergente arqui-inimiga dos americanos, a URSS. E depois os senhores da guerra apenas a arrefeceram.

    ResponderEliminar
  15. Diabo!
    Escrevi um comentário todo catita com quotes do einstein e tudo e tudo e o blogger lembrou-se que era capaz de ter piada apagar tudo o que escrevi.
    Enfim...
    Vamos a ver se sou capaz de por de pé um resumo do que queria dizer...
    Não nos podemos esquecer do passado porque ele tende a repetir-se no futuro e se houver algum maluco que se lembre de largar uma bomba atómica em cima de alguém, bem que se pode preparar para levar resposta na mesma moeda. E aí temos o fim do mundo como o conhecemos.

    Já dizia Einstein:
    "Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus. "

    (Acho que foi mais ou menos isto que escrevi da primeira vez)

    ResponderEliminar
  16. Eheheh, FAUSTO, este blogger gosta de fazer partidas dessas, daí responder agora a cada um individualmente! Se se perder uma resposta, paciência, mas repetir 3 de cada vez já complica... :((

    Mesmo assim adorei a citação do Einstein! O homem era mesmo iluminado, que a minha ideia é parecida à dele e tua... :]

    ResponderEliminar
  17. está feito. foi pena ter sido numa cidade fundada por portugueses, mas antes lá que em Portugal. de qualquer modo, agora é fácil discutirmos se era necessário ou não, no entanto acaba por resultar um bocado estéril essa discussão. se fôssemos nós a mandar, com os dados disponíveis, o mais certo era fazermos o mesmo.

    ResponderEliminar
  18. Eheheh, essa do se fôssemos nós a mandar tem a sua piada, MOYLITO! Suponho que não faz mal a ninguém recordar essa mortandade que causaram, quando passam a vida a chamar os inimigos e adversários de assassinos e terroristas... :e

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)