domingo, 27 de setembro de 2009

LEITE DERRAMADO

"Quando eu sair daqui, vamos nos casar na fazenda da minha feliz infância, lá na raiz da serra. Você vai usar o vestido e o véu da minha mãe, e não falo assim por estar sentimental, não é por causa da morfina." Assim começa o último livro de Chico Buarque - "Leite Derramado" - nas palavras de um homem centenário, que se encontra preso numa cama de hospital, após fracturar a perna direita.

Ao longo de 223 páginas, o velho delirante revela as suas memórias (ou o que resta delas) à filha octogenária, às enfermeiras que o tratam, aos restantes pacientes, por vezes desfiando-as apenas para o ar, sem grande coerência, lógica ou cronologia, contradizendo-se em diversas ocasiões. Simultaneamente, já que Eulálio Montenegro Assumpção tem imenso orgulho nos seus antepassados portugueses aristocratas, perpassam quase dois séculos da história do Brasil nos seus relatos tristes e amargurados, com o snobismo que nunca o abandonou, aqui e ali pontuados com um sentido de humor que caricatura personagens de outras eras. Para impaciência de alguns jovens companheiros de enfermaria, malcriados: "[...] nem bem eu abria a boca e já se manifestavam: não fode, vovô, conta outra! Mas se com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até ao fim da vida."

Tendo perdido todos os bens e o estatuto social privilegiado que adquiriu à nascença, assistindo impotente à morte de antepassados e descendentes, resta-lhe apenas a filha e um trineto ou tetraneto narcotraficante - que ainda é quem sustenta as suas despesas hospitalares. O declínio familiar e pessoal torna-se notório nas sucessivas mudanças de casas, das mais chiques e imponentes até ir parar ao minúsculo apartamento actual, numa zona mal afamada, mas, apesar disso, o seu grande inconformismo continua a ser o abandono da única mulher que amou desesperada e obsessivamente - Matilde! "Olhando o meu corpo, tive a sensação de possuir um desejo potencial equivalente ao dele [pai], por todas a fêmeas do mundo, porém concentrado numa só mulher."

Pode não ser aquela genial obra da literatura moderna brasileira como alguns querem fazer crer, só por ser de Chico Buarque "o-famoso-cantor-e-compositor-musical", mas, pessoalmente, adorei a sensibilidade e humor latente em cada entrelinha, numa imagem quase comovente de uma velhice prolongada e inadaptada aos tempos que mudaram... Alguns críticos referem que o livro tem semelhanças com outros de Machado de Assis, ou com a música "O Velho Francisco" do próprio autor, mas não encontrei assim tantas parecenças, daí a canção ser outra:



Ah, convém salientar que desta vez não houve unanimidade no Clube de Leitura: umas gostaram imenso, outras consideraram pouco interessante, por ser demasiado vago. Opiniões! A próxima sessão será no dia 21 de Novembro, com o livro "A Noite do Teu Aniversário", de Lionel Shriver.

12 comentários:

  1. Já estive tentada a comprar, mas não me atrevi, com medo (nem sei porquê) de me desiludir. Mas depois deste teu comentário, acho que vou arriscar a ler. Quem escreve canções assim tem de encantar sempre. (Todavia sendo dele a canção, gosto mais quando a canta a Maria Bethânia, mas... ele é lindo.) (`_^)

    ResponderEliminar
  2. É o lado novo do Xico, a descobrir!
    Chegar à velhice e ter à nossa volta mulheres com paciência para nos ouvir é já um privilégio.
    São grandes as mulheres (de Atenas?)

    ResponderEliminar
  3. Só por teres feito um post sem falar em eleições, já mereces um prémio! Lol!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Mas tu trabalhadas para alguma editora?!

    ;)

    ResponderEliminar
  5. ando com tão pouca vontade que nem a batelada de Tom Sharpe que cmoprei ainda li...

    ResponderEliminar
  6. Mais uma sugestão literária. Já li nos blogues sobe esta faceta de Xico Buarque mas nunca li qualquer livro dele. Talvez o faça!

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Não é por ser do mesmo país que meu querido Chico Buarque mas é simplesmente "o melhor" :)
    estarás bem acompanhada de certeza!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Durante a minha infância e adolescência, eu e os meus amigos fizemos vários projetos para a criação de um clube deste tipo. Nenhum deles foi adiante. :)
    Li, e também gostei. Ainda bem que não houve unanimidade entre os membros do clube, pois, como dizia outro escritor daqui: "toda unanimidade é burra". A certa medida, acredito que ele tem razão.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  9. O chico canta, o chico escreve, o chico toca, ahhhhh, tão o livro deve valer a pena,sempre gostei dele e a primeira canção que em chamou a atenção e eu gostava de cantarolar era aquela Eu estava à toa na vida O meu amor me chamou, blá blá, mas,seia quase de cor, ainda...Beijinhos nina das leituras...

    ResponderEliminar
  10. Mesmo que te desiludas com o escritor, SUN, com o músico e compositor já é mais difícil... (`_*)
    A Bethânia canta várias músicas dele, também considero que ela tem melhor voz... :)

    Estas são cariocas, KIM, mas o velhote às vezes fala para as paredes... e sim, gostei de conhecer este lado do Chico! :D

    Raramente falo em eleições, MATCHBOX32, aqui e ali num problema pontual ligado à politiquíce nacional, que na internacional nem me meto! :))
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Ná, CAPITÃO, mas com bastante pena minha... ;)

    Ui, MOYLITO, se não lês o Tom, este vai-te interessar ainda menos! :)
    Mas tempos assim de paragem na leitura suponho que acontecem a todos, de vez em quando... :D

    Pelo que li na net, PAULOFSKI, o anterior do Chico, intitulado "Budapeste", é melhor. Como só li este, não tenho termo de comparação - que, aliás, não gosto de fazer, quando os temas são completamente diferentes... ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Também adoro o Chico, MYLLANA, como músico e compositor. Também gostei do livro, que já me fez "companhia" durante uns dias, mas admito perfeitamente que nem todos gostam ou vão gostar... :D
    Boa semana para ti!

    A diferença é que todas nós já somos mais "crescidinhas", OLIVER, e gostamos de discutir os livros que lemos - nem sempre se arranja companhia para tal! (mas não, Virginia Wolf esteve sempre fora do "cardápio" :)))
    Li e gostei bastante do livro, daí até achar que seja uma obra prima recente da literatura brasileira vão outros 5 paus! (como também li em vários artigos, quase todos brasileiros, depois de ler o livro) As publicidades a livros são enganosas, por vezes nota-se que nem foi lido... ;)
    Beijoca, amigo!

    Também gosto muito das músicas do Chico, LAURINHA, mas o tema do livro não será do agrado de todos! Gostei, mas há quem não tenha gostado. Afinal de contas, todos nós temos a nossa própria sensibilidade, não é? :)
    Beijinhos, nina!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)