segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LÁPIS DE TODAS AS CORES...

Fotografia de Ian Britton

O lápis azul foi uma praga, durante muitos anos, para todos os jornalistas, escritores, dramaturgos, argumentistas, poetas ou letristas de canções. Funcionários treinados pela PIDE - que não, não era muito dotada para as Letras - verificavam todos os textos antes de eles conhecerem a luz do dia. Se eventualmente lhes parecesse que existia uma ténue discordância com o regime ou a "moral e os bons costumes" vigentes, era só riscar! A denominada Censura morreu no dia 25 de Abril de 1974... com esse nome!

Logo surgiu uma irmã mais nova e singela, com o pomposo nome de Linha Editorial! Que ainda é viva e está de boa saúde. Opiniões em sentido contrário às do patronato e seus sócios ou amigos (muitas vezes, defensores acérrimos de partidos políticos), adjectivos controversos ou umas piadolas para aligeirar qualquer tema sem graça foram e são lapidarmente eliminados pelas respectivas chefias: "mais papistas que o Papa", como se costuma dizer! (quem não se lembra de João Carreira Bom, por exemplo?)

Em vésperas de eleições, de repente, surge o "dramalhão": Manuela Moura Guedes foi despedida das suas funções de apresentadora do "Jornal da Noite" de sexta-feira, na TVI! Ah, desgraça, agora fica em causa a liberdade de informação! Ahn?! Como é que é??? A "vítima" - ex-deputada do CDS (ou, se preferirem, PP) - achincalhou diversos entrevistados de todas as maneiras e feitios, opinando ela sem os deixar retorquir, como se fosse uma adversária política em debate e não uma jornalista. No dia a seguir, já aí andava pressurosa a falar para os jornais e a acusar Sócrates de "ganhar" com a sua demissão! (pois, isso e um tiro no pé, deve dar-lhe uma enorme jeitaça, nesta altura do "campeonato"...)

Lápis, meus caros, há de muitas cores...


Post-scriptum - não é que o assunto me pareça deveras interessante - o da demissão, que o da liberdade de expressão é, e muito! - mas como já comentei imensas vezes este episódio em diversos posts alheios, achei conveniente esclarecer, para não continuar a repetir!

19 comentários:

  1. Para mim essa fulana deixou de ser jornalista á muito. Eu já não a podia ouvir até fora da televisão.
    O que ela fazia não é nem nunca foi jornalismo, por isso acho que a administração fez muito bem em virá-la e de modo nenhum é um atentado á informação pois isso era coisa que ela não fazia mesmo.
    Ela a fazer o programa da tarde com a Julia Pinheiro é que ela estava bem.....
    Só lamento que a classe politica use isto como problema para uma campanha eleitoral....
    Este país está mesmo a ser governado por um bando de oportonistas. A politica séria deixou de existir.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Parisiense que se trata de um assunto para desviar as atenções das eleições...a ver vamos o que vai dar.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Nem me pronuncio sobre essa plástica ambulante!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Essa senhora só mesmo para entretenimento,tipo no seguimento de Gato Fedorento e Contemporâneos porque em termos de notícias e afins jornalísticos deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não perdi nada com a desaparição do programa dela. O jornalismo, porém, acho que ganhou alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. Bom e finalmente vejo que nem tudo o que diz para aí vai caindo em saco roto!

    Tem-me feito imensa confusão ver como de repente a MMG passou a heroina da liberdade de expressão. Por favor!!!

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não me afectou nada o afastamento da dita senhora! O resto é discutivel...

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. fecharam o túnel do marquês :D

    ResponderEliminar
  9. Pois é! (sabes o que eu penso , já o escrevi) :)

    ResponderEliminar
  10. Ah.. Ahhhh!!! ( caramba, deixe-me mostrar alegria!! )

    Já disse tudo mas acrescento mais uma, dita curiosamente 3 dias antes do seu despedimento, referindo-se á Prisa:

    « Tirarem-me do ar?? Só se forem muito estúpidos!! »

    Ups... e mais ups...

    ;-)

    ResponderEliminar
  11. Mas Teté, não se vê livre de mim com essa facilidade... a Linda Lovelace cá do burgo ( irra, eu sei que não era a boca funda, mas a fulana também a tem.. garganta... parem de me chamar á atenção sobre esta bela e lacrimejante comparação ), entrou no então CDS pela mãozinha amiga da Sôdona Nogueira Pinto e do camarada Manuel Monteiro ( como adoro chamar camarada ao Monteiro ) :-). Como jornalista, fez a vida negra ao senhor Portas ( o Paulo. Não se faz oposição ao Miguel..). Na altura, uma frasesita bem composta e simpática da sôdona Nogueira Pinto, motivou uma risada em directo da Lovelace-Guedes-Moniz: « Até o rato Mickey ganhava ao Portas ». Ora passado um tempinho, o Paulinho até consegue ser eleito para um governo de coligação. A Sòdona Nogueira Pinto diz aos quatro ventos que o Paulinho, afinal, é o melhor lider, a melhor pessoa, o melhor homem (???) que ela já colocou a vista em cima. Está hoje na « cúpula » do partido. A Lovelace-Guedes-Moniz foi recambiada para Montemor-o-Novo, com um bilhetinho: não voltes. O marido ainda tentou rasgar o bilhete mas era tarde... ela viu que ele o lera... E assim voltou a outro partido chamado TVI. ;-) Tetè, passa em rodapé ( até aqui sou poeta ), quaisquer factos com a realidade, etc e tal, ok? ;-)

    Beijos. E parabéns pela « descolagem » á conotação entre MMG e censura. Mais beijos por isso! :-) já chega.

    ResponderEliminar
  12. A política séria alguma vez existiu, PARISIENSE?! Salvo raras excepções, a badalhoquice política instalou-se para ficar! :-o
    E não, ela não fez jornalismo (se andou na escola, não aprendeu nada!), andou a confrontar pessoas com as suas opiniões próprias do que-deve-ser! :e
    Jinhos!

    Não vai dar em nada, SUSANA, que neste país as "culpas" morrem solteiras...
    E "personagens" a desviar as atenções do essencial também não faltam! :p
    Beijoca!

    As plásticas são lá com ela, CAPITÃO, usar a carteira de jornalista para "cilindrar" adversários políticos em vésperas de eleições parece-me bem mais grave... ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Fiz, não fiz, RODERICK?! Detesto bater sempre na mesma tecla... :(
    Beijocas!

    Não compares, MIKAS, que programas humorísticos são destacados como tal, a senhora estava num serviço noticioso, a demonstrar como NÃO se deve fazer jornalismo! ;)

    Tens razão, SUN: o jornalismo só ficou a ganhar, em termos de isenção e equilíbrio! (totalmente isento ninguém é, mas a mulher abusava, né?)

    ResponderEliminar
  14. Pois, LEONOR, a mulher ainda se arvorou em vítima, coitadinha! Não há pachorra para as "queixinhas" destas 'ilustres' personagens, que ainda por cima sempre pisaram os outros (importantes ou não), julgando-se mais inteligentes, espertas, cultas, whatever!
    Heroína da liberdade de expressão, pois, nem aqui, nem no local mais recôndito do universo (incluindo outros planetas)!
    Boa semana para ti também! :)

    A mim também não me afectou nada, GATINHA, que raramente via o noticiário! Discutível, é sempre... ;)
    Beijocas!

    O túnel do marquês, não sei, MOYLITO! Mas que o da marquesa vai arejar para outras bandas, parece-me evidente! :))

    ResponderEliminar
  15. Sabes, PREDATADO, nem estava muito virada para falar no assunto, mas depois de comentar (longamente, confesso!) uns 3 ou 4 posts alheios a bater na mesma tecla (incluindo o teu), achei preferível... :)

    Mostra a alegria toda que quiseres, ESCARLATE.TERZO, que aqui estás à vontade, se não te importares com o tratamento por "tu", que costumo usar respeitosamente! :D
    O povo costuma dizer que "presunção e água benta, cada um toma a que quer", no caso da MMG acho que se espalhou com tanta presunção. Na TVI, como no partido, julgando ser a única inteligente e esperta em seu redor!
    Até já não me lembrava bem desses pormenores de quem entrou pela mão de quem nas lides políticas centristas, mas lembro-me da Nogueira Pinto ter tirado o tapete debaixo dos pés do Portas (Paulo, não o Miguel), numa eleição interna para líder parlamentar. Coisas que nunca se esquecem, como o "eu sei, que ele sabe que eu sei!" =))
    A MMG está longe das capacidades que julga ter como jornalista (sem isenção, é jornalismo?!), fala que se desunha sem moderação, se ficou espantada com alguns dos seus desaires passados, só pode ter sido por uma abstracção da realidade... ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Pelo que lia sobre ela, sempre pensei que a presumida não iria ficar muito tmepo empoleirada, e...sempre a botaram ao chão, agora vamos ver onde vai ser o novo poleiro...às tantas ainda fica amanhã, melhor que ontem...é quase semrpe assim, e aquela boca de alpargata, não vai continuar fechada por muito tempo!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Nunca tinha ouvido falar da Manuela Moura Guedes, mas também vivo longe, e quando estou em Portugal só vejo a RTL 2.

    Caso o Sócrates tenha metido a mãozinha, perto do dia 27 de Setembro, é BURRO!!!
    Quem fica a perder com esta fantochada é pura e simplesmente o Partido Socialista!!!

    Eu diria como o nosso Eça de Queiroz: "os políticos são como as fraldas, devem mudar-se pela mesma razão", acrescentando os maus/más jornalistas também.

    ResponderEliminar
  18. Podes ficar descansadinha, LAURINHA, que a mulher não se perde! E não tenho nada contra as plásticas, o botox e assim, que ela é que sabe de si! Como jornalista, qualquer outro/a tinha levado um chuto no rabo ao fim das duas ou três primeiras apresentações! Porque aquilo não é jornalismo, é implicância política com adversários de outras áreas... :p
    Jinhos!

    O Sócrates tem muitos defeitos, EMATEJOCA, mas burro ele não é! E não sei se o PS vai ficar a perder, porque isto cheira a campanha orquestrada pela TVI contra o PM e o PS, às vezes "vira-se o feitiço contra o feiticeiro"... :)
    E sim, o Eça tinha razão! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)