sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BOCAS GRANDES!

Recebi um extenso mail, da suposta autoria de José Niza*, ainda referente ao caso já intitulado de Manuela Moura Gate, que, entre outras coisas, revela que dias antes do seu despedimento ela concedeu uma entrevista ao Diário de Notícias insultando administradores e accionistas da TVI (estúpidos e ignorantes), colegas jornalistas (cobardes), o Sindicato dos Jornalistas, Miguel Sousa Tavares e Pacheco Pereira, entre outros. Devido ao carácter provocatório e explosivo da entrevista, o seu conteúdo foi parcialmente divulgado antes da publicação, o que terá dado origem ao seu despedimento. Bom, esta é a versão resumida, numa explicação que me parece mais plausível, do que um maquiavélico plano por parte de um PM ressabiado. (isso ele estava, mas até já tinha desabafado perante as câmaras televisivas, que ninguém é de ferro)

No final, o mail fornece ainda um esclarecimento para algo que nunca tinha entendido:

"1984. Eu era, então, administrador da RTP. Um dia a minha secretária disse-me que uma das apresentadoras tinha urgência em falar comigo: '- Venho pedir-lhe se me deixa ir para a informação, quero ser jornalista!'
Perguntei-lhe se tinha algum curso de jornalismo. Não tinha. Perguntei-lhe se, ao menos, tinha alguma experiência jornalística, num jornal, numa rádio... Não tinha. 'O que eu quero é ser jornalista!' Percebi que estava perante uma pessoa tão determinada quanto ignorante. E disse-lhe: 'Vá falar com o director de informação; se ele a aceitar, eu passo-lhe a guia de marcha e deixo-a ir.' A magricelas conseguiu. Dias depois, na primeira entrevista que fez - no caso, ao Presidente do Sporting, João Rocha - a peixeirada foi tão grande que ficou de castigo e sem microfone uma data de tempo.
P.S. - A jovem apresentadora chamava-se Manuela Moura Guedes e se eu soubesse o que sei hoje..."

* Pelos assuntos focados, é provável que seja verdade, mas existem muitos mails com nomes de personagens conhecidas, que foram escritos por outrem.
** Obrigada, Paulinha!

BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

16 comentários:

  1. curiosamente, ou talvez não [não interessa muito], esta informação não foi tão divulgada como o encerramento do túnel da marquesa. curioso...

    ResponderEliminar
  2. Ainda se vai converter em lenda...

    ResponderEliminar
  3. Ele há cada coincidência, MOYLITO! Porque será que ninguém referiu que a entrevista tinha sido efectuada uns dias antes de ser divulgada publica e totalmente?! :-w
    Bom, nem pensava voltar ao assunto, porque o estardalhaço já foi demais, mas pelo menos deu para entender porque é que ela não percebe nada do que é jornalismo... :D

    As lendas vivas "morrem" depressa, SUN! :))

    Ainda bem que há pessoas com boa memória, TERESA! :D

    ResponderEliminar
  4. Pacheco Pereira?
    É aquele que ostenta uma carpete na tromba, não é?

    E o Tavares é aquele que escreve sopeirada moderna, não é?

    ResponderEliminar
  5. Esse ainda não me chegou à minha box.

    ResponderEliminar
  6. Chamar-lhe-ia carpélio, CAPITÃO, mas sim, é esse mesmo! :D
    Quanto ao Tavares, será assim tão diferente dos que escreveram "sopeirada antiga"?! Se tem leitores... :)

    Se quiseres o "mailito" completo, PREDATADO, é só dizeres... ;)

    ResponderEliminar
  7. Não tinha a mínima paciência para a MMG. Odiava os trejeitos idiotas que fazia ao dar as notícias e odiava os comentários absurdos e tendenciosos que sempre emitiu, fosse o assunto que fosse. A classe deve estar bem contente!
    Já vai tarde, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  8. Por esta é que eu não esperava...
    Então quer dizer que a Nélinha desde muito jovem que já mete as garras de fora!

    Curioso texto este. É sempre importante e oportuno saber estas coisas, quanto mais não seja, pela curiosidade e pelas gargalhadas que nos arrancam!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Pois, SAFIRITA, eu também não! Não me incomodava muito porque nunca via. Mas que o que ela fazia não era de todo jornalismo, lá nisso é verdade. ;)
    Foi tarde, sim! Mas mais vale tarde que nunca! Talvez arranje um "tacho" como comentadora política, que se enquadra mais na apetência dela de dar opiniões próprias... :))

    Eh, eh, eh, IMPULSOS, salvo erro ela "notabilizou-se" em jovem por ser "miss Torres Vedras", mas não encontrei nada que confirmasse essa faceta da criatura. Daí até locutora de TV foi um passo, o seguinte já me parece maior que a perna... :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Teté

    Este assunto é escaldante, venho atrasada mas chego a tempo. Vai tarde e que se vá tratar, porque a MMG sempre foi assim desde novinha. Não se inibia de fazer peixeirada em qualquer lugar.

    Vou fazer os possíveis por estar presente mais assiduamente, depende da rapidez com que resolverem iniciar-me um tratamento. Nem sabem o que tenho e já começo a desesperar.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Acho que já deram demasiada importância a esta senhora.

    Por mim nem se fala mais no assunto.....que isto é o que eu chamo de publicidade enganosa e gratuita.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  12. é provavrl que tenha sido mesmo escrito pelo José Niza! mas diz-me uma coisa... quem é o José Niza?

    ResponderEliminar
  13. Há gente assim, ISABELINHA, que gosta de fazer peixeirada e dar nas vistas... :s
    Bem sei que é fácil de dizer, mas tenta manter a calma, que o desespero não leva a lado nenhum! Confia que os médicos hão-de encontrar o tratamento mais adequado para o teu caso: mantém a esperança e a tua fé!
    Beijo grande!

    Por acaso não tinha intenção de voltar a focar o assunto, PARISIENSE, mas como no último parágrafo percebi como é que ela se tornou "jornalista", achei que era útil divulgar, já que este "pormenor" não vi escrito em lado nenhum... :))

    José Niza é um médico psiquiatra aposentado, que foi deputado pelo PS, teve cargos em editoras discográficas e na RTP, mas é sobretudo conhecido como compositor musical. "E depois do Adeus" é dele. Recentemente publicou também um livro de poemas! :D
    Ah, encontrei outra citação deste mail na net, que segundo parece foi publicado no jornal o Ribatejano, com o nome dele! :y

    ResponderEliminar
  14. Foram cardos foram prosas. Eu sempre disse que o botox não cura! Já não tem remédio.

    ResponderEliminar
  15. Eheheh, PAULOFSKI, nunca tive nada contra a mulher como cantora (se queres que te diga, até gosto da música e do poema), como "miss", como deputada ou o que quer que seja. E se ela fosse para comentadora política também não me impressionava! (raramente veria, mas pronto!)

    Agora jornalista? A entrevistar e a dar as suas próprias opiniões, com a única verdade dela? Epá, há limites!!! :))

    Quanto ao botox, às plásticas e assim é com ela, mas acho que não tem resultado por ai além... :e

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)