segunda-feira, 15 de julho de 2013

ENCONTROS E DESENCONTROS

 Num fim de semana cheio de encontros e de desencontros, por razões várias, o encontro do Clube de Leitura foi adiado de sábado à noite para domingo ao final da tarde (uma delas sendo uma viagem profissional a Angola de uma das participantes), tendo eu já agendado um almoço familiar para essa data. Por sinal muito aprazível, porque o desagradável são mesmo os desencontros... Mas almoço é almoço e final da tarde é final da tarde, embora deteste estes compromissos sociais de enfiada, foi a programação possível.

Não reli "Dom Casmurro", de Machado de Assis, até porque o emprestei logo de seguida e a leitura ainda era relativamente recente. E a discussão também foi mínima, fiquei com ideia que todas consideraram mais difícil do que eu entrar naquela escrita, com mais de um século de existência. Mas conversas à desgarrada não faltaram, da viagem a Angola até à "viajante" pretender saber o que se tinha passado por cá na comunicação presidencial. OK, ninguém foi de grande ajuda para a esclarecer, mas os palpites sucederam-se, desta vez também em torno de umas pratadas de caracóis. 

Foi assim que chegámos à conclusão que, na próxima sessão, preferíamos um livro um pouco mais atual e a escolha acabou por incidir em "O Estilete Assassino", de Ken Follett. Isto de ler ou reler clássicos tem os seus dias, nem sempre apetece. E também faz todo o sentido que a próxima reunião tenha sido marcada para dia 5 de outubro, para comemorar a República, naquele feriado que deixou de ser... (ou nem por isso?)

  
Imagem do facebook.

12 comentários:

  1. Nem sempre apetece ler assuntos muito sérios. Parece que o verão é conducente a leituras mais leves mas sem deixarem de ser empolgantes.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, deve ser mais ou menos por aí, CATARINA! Já andamos todas a sonhar com as férias, não apetecem leituras muito sérias... :)

      Eliminar
  2. Anónimo7/15/2013

    No Verão, as leituras tendem a acompanhar a leveza do vestuário.
    Vou começar hoje a reler os Maias, porque o "Expresso" está a fazer uma publicação de "Os Novos Maias" com autores como Clara Ferreira Alves, Mário Zambujal. Gonçalo M Tavares ou J Rentes de Carvalho que me está a despertar alguma curiosidade.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se me vai apetecer muito ler isso, que já li uma com o mesmo título (nem sabia que era possível!) e com o mesmo espírito, CARLOS! Claro que se trata de uma brincadeira, mas em sendo segunda, não sei se não será um "déjà vu"! Ah, e o Mário Zambujal também participou na primeira... :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  3. Posso fazer uma sugestão? Leiam "Salve-se quem puder", de Lawrence Durrel.

    Já o li há anos e, felizmente, reencontrei recentemente o livro.Pelo que o vou reler, coisa que muito raramente faço.

    Bonissima tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer todas as sugestões que quiseres, mas na verdade as escolhas do clube são sempre um bocado aleatórias e à medida do que apetece mais ler no momento, SÃO! Desta vez, descobrimos que todas gostamos de Ken Follett... :)

      Beijocas!

      Eliminar
    2. Então, se me permites, lê-o tu, que é um pequeno livro de contos e acho que irás gostar imenso.

      Beijufas

      Eliminar
    3. Não será para já, SÃO, dado a quantidade de livros que comprei na feira e que estou longe de ter acabado de ler, mas depois disso é uma boa sugestão. Até porque adoro ler contos... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Eu também prefiro leituras mais levezinhas no verão, a condizer com as esplanadas e os chapéus de sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, TERESA, tem tudo a ver com isso. Os clássicos ficarão lá mais para o outono ou coisa... :)

      Eliminar
  5. hum...eu gostava de fazer parte de um clube de leitura já fiz projectos para muitos mas nunca se concretizou...até já surgiu em tempos a ideia de fazer um na blogosfera mas revelou-se impossível...gostava de ter um de clássicos portugueses do início do século XIX até meados do século XX conheço mal os nossos autores e as solicitações de outros são tantas que acho que sem um compromisso nunca chegarei a conhecê-los...

    boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TÉTISQ, este Clube de Leitura é assim a dar para o descontraído, porque simultaneamente também serve para convívio, mas já deu várias reviravoltas e teve várias desistências. Os homens desistiram todos, agora somos só seis mulheres e, mesmo assim, de vez em quando acontecem uns imprevistos de última hora, em que alguma não pode comparecer... Mesmo assim acho que o número ideal é mesmo entre as 6 e as 8 pessoas, porque mais que isso é muita confusão, e menos também pode nem dar azo a discussão... :)

      Este nem deu muito, quase todas o acharam um bocado antiquado, mas a conversa acabou por derivar para outros assuntos, incluindo as próximas férias e tal... :D

      Boas leituras também para ti!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)