terça-feira, 7 de dezembro de 2010

OS CONDENADOS DE SHAWSHANK

Com o título original "The Shawshank Redemption", este filme de 1994 passou relativamente despercebido na época - apesar das 7 nomeações para os Oscar, não ganhou um para amostra,  cilindrado pela concorrência de "Forrest Gump" (sem dúvida, outro grande filme) - mas é actualmente considerado um dos melhores de sempre.
Baseado num conto de Stephen King, devidamente adaptado  e realizado por Frank Darabont, conta com dois grandes trunfos nos principais papéis - Tim Robbins e Morgan Freeman - que coadjuvados por Bob Gunton, William Sadler, Gil Bellows e James Whitemore, entre outros, conferem credibilidade ao que seria uma prisão norte-americana em meados da década de 40.
O bancário Andy Dufresne é condenado a prisão perpétua pelo duplo homicídio da mulher e do amante desta, afirma-se inocente, mas ninguém acredita, já que em Shawshank (quase) todos os prisioneiros protestam a sua inocência. A adaptação ao meio prisional é dura, especialmente devido à perseguição que lhe é movida por um grupo de violentos homossexuais e ao desinteresse dos restantes, mas aos poucos aproxima-se de Red, um negro com a experiência suficiente para conseguir adquirir no exterior tudo aquilo que não se compra dentro de uma cadeia. Andy deseja um martelo de esculpir pedra, alegadamente para moldar as peças do xadrez que está a construir. Simultaneamente, o ex-bancário auxilia um guarda a escapar a um pagamento avultado legalmente, o que rapidamente lhe confere um estatuto de consultor dos outros guardas e até do director da penitenciária, a quem desvia dinheiro para uma reforma dourada. Promovido a bibliotecário, obtém melhores condições para a biblioteca, enquanto ensina Tommy a ler. Este jovem, que passou a maior parte da sua adolescência atrás das grades, confessa-lhe que conheceu noutra prisão o verdadeiro autor do crime pelo qual foi incriminado e está disposto a testemunhar em tribunal. Será que ao fim de 20 anos de pena cumprida, Andy consegue repor a justiça e recuperar a liberdade? 



Mais vale tarde que nunca - vi agora em DVD - e o filme é daqueles que dificilmente esquecemos, mesmo com o passar dos anos: MUITO BOM!

Imagem de cena do filme da net.

12 comentários:

  1. e compraste o DVD?
    se quiseres dou-te um endereço muito interessante para teres filmes sem pagar :g

    ResponderEliminar
  2. tenho gravado no MEO há uns tempos. está só à espera do dia certo. embora tenha uma recordação de algumas coisas, não tenho a percepção completa do filme e impõe-se nova visionamentalizacionalização.

    ResponderEliminar
  3. Gosto deste género de filmes. Vou fixar o título.

    ResponderEliminar
  4. zé do cão12/07/2010

    também vi também gostei
    bj.

    ResponderEliminar
  5. Há dois anos, pelo Natal, a minha filha mais velha ofereceu-me o DVD de "Os condenados de Shawshank" que foi nomeado para 7 Óscares, sendo a melhor adaptação feita para o cinema de um romance de Stephen King.
    Conclusão, guardei-o numa estante até ao momento em que li o teu post. Está desde hoje de manhã em cima da minha secretária com a idéia de o ver esta noite. Acabei por ver na TV The Family Stone com a Diane Keaton, porque com a tristeza com que ando, tenho medo de ver filmes que ainda piorem a situação. Afinal, o filme americano The Family Stone tem um final feliz, é ao mesmo tempo um pouco triste.

    Agora vou petiscar nos contos de chocolate para me alegrar!

    ResponderEliminar
  6. Não, VÍCIO, O DVD foi emprestado... :))

    Gracias à mesma!

    ResponderEliminar
  7. Por ter sido anunciado na TV é que comentei com alguém que tinha pena de não ter visto e emprestaram-me o DVD, MOYLITO! :D

    ResponderEliminar
  8. Também acho que vais gostar, SUN! :)

    ResponderEliminar
  9. Mesmo eu que gosto de filmes mais leves (há quem lhes chame palhaçadas), gostei deste, ZÉ DO CANITO... :))

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  10. Bom, uma prisão norte-americana nas décadas de 40/50/60 não é assunto de molde a alegrar propriamente uma pessoa, EMATEJOCA, mas à partida parece mais tenebroso do que é. Depois diz-me o que achaste... :)

    Esse filme com a Diane Keaton não estou a ver qual é. Vou fazer uma googlada... :D

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso deste filme, Teté! Além de que tem um dos meus actores favoritos, Morgan Freeman. :)

    ResponderEliminar
  12. Os dois actores principais vão muito bem, TONS DE AZUL, mas a história em si também ajuda imenso a tornar-se um filme marcante! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)