quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

JONAS E A ENSITEL

Alguém se lembra que em 2007 Sócrates tentou processar o bloguista "Do Portugal Profundo", António Balbino Caldeira, por ter afirmado que o primeiro-ministro mentiu sobre já-não-me-lembro-o-quê? O resultado, para os que se recordarem do episódio, foi que essa publicidade aumentou substancialmente o número de leitores e comentadores do referido blogue e, mais tarde, Sócrates acabou por desistir do processo. 
Agora o assunto em questão até parecia de somenos importância: uma cliente, cujo telemóvel ficou sem luz ao fim de uma semana, foi à loja da rede Ensitel onde tinha sido adquirido, mas os funcionários alegaram não ter outro para troca; no fabricante disseram-lhe que podiam arranjar, mas que ela tinha direito à troca ou à devolução do dinheiro; nas andanças que se seguiram, entre o Saldanha, Oeiras e novamente Saldanha (não exactamente ao virar da esquina), as recusas mantiveram-se tanto de troca como de devolução do dinheiro, com várias desculpas de permeio. Até que muitas mãos depois ficou com um risco na tampa da bateria e aí a "culpa" era da cliente...
Naturalmente irritada, Jonas escreveu sobre este caso no seu blogue entre Fevereiro de 2009 e Maio do mesmo ano, deixando bem evidente o seu antagonismo com a empresa e a forma como a trataram. Mesmo que tenha obtido mais comentários que o habitual, de outras pessoas com queixas contra a Ensitel (há por aí muitas grandes empresas ou multinacionais que nunca tenham recebido reclamações?!), facto é que o assunto já estava morto e enterrado, quando a empresa resolve recorrer a tribunal, com o intuito de a obrigar a apagar todos os posts pouco abonatórios sobre os seus serviços. Recebeu a citação agora, mais de ano e meio depois!  Ah, e um tiro no pé, não é boa ideia?!
Como mal ou bem já todos passámos pela sensação de impotência frente a grandes interesses empresariais, facto é que há mais de 24 horas as redes sociais não param de divulgar o caso, entre indignações variadas contra a arrogância da empresa em pretender cercear a liberdade de expressão e muitas gargalhadas, como por exemplo neste clip


Moral da história: o cliente tem sempre razão; mas mesmo quando eventualmente não tem, não vale a pena à empresa armar em tubarão (ou baleia?), accionar tribunais e chamar a equipa de advogados de gabarito, para intimidar o cliente insatisfeito - nem todos se calam com as ameaças!!!

15 comentários:

  1. este caso fez-me lembrar um caso que passei quando era cliente optimus e um telemovel que eu tinha, com funções mp3 quando elas apareceram, deixou de dar som.
    por estar na garantia levei-o à optimus que por sua vez enviou-o à Nokia que fez um orçamento de 132 € + iva (pouco menos que o preço dele novo) porque alegavam humidade.
    acabei por pedi-lo de volta sem reparação e levei-o a um amigo meu que o reparou por 10 € com gorgeta incluída.

    garantias em telemoveis é "para inglês ver" :n

    essa coisa

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  2. :))

    temos um novo poder em mãos: o das redes sociais. E como todos os grandes poderes, há que usá-lo com responsabilidade ahahahah!

    mas lá está, as multinacionais funcionam por intimidação. Tentam meter medo. Se pegar, pegou, se não pegar, azar.

    No entanto, estes aqui não pensaram mesmo nada bem, de modo que só dá é vontade de rir ahahahahhahhahahhaha! Aguardam-se as cenas do próximo capítulo: como a intimidação não funcionou, será que agora vão tentar o suborno?... ahahahah

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  3. Nem mais....já agora voltamos ao tempo da ditadura em que nem sequer podemos reclamar tendo razão????
    Pois a mim está a acontecer-me quase a mesma coisa com um telemovel da Vodafone.....a bateria não aguenta tempo nenhum.....já foi á casa mãe e segundo eles " tem uma bateria nova" e não é que tenho o telemovel á dois dias e o desgraçado continua igual mesmo com a dita "bateria nova"???
    Lá vou eu que lá ir novamente reclamar....e desta feita não vou ser nada meiga...se não querem má publicidade façam o serviço deles como lhe compete.

    Beijokitas

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  4. http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=460579

    está a ser divertido ler os comentários :D

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  5. E até teve honras de noticiário no Primeiro Jornal da RTP1 de hoje, com entrevista e tudo!

    O consumidor tem os seus direitos e as empresas devem cumprir a lei. É caso pra dizer que às vezes não sabem com quem se metem :-w

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  6. Pois, VÍCIO, já todos mal ou bem passámos por situações destas, em que normalmente as empresas tentam sacudir a água do capote, quando não fazer "arranjos" que nos saem do bolso... E não só com telemóveis, evidentemente!

    Antes de escrever o post também estive a ler tanto o comunicado da Ensitel no FB (e alguns dos 200 e tal comentários não apagados), bem como os referidos posts da Jonas e respectivos comentários (alguns, porque eram mais que muitos, hoje já eram quase 500). E realmente é ridículo! A grande maioria eram de gente a cascar na empresa e na sua prepotência, alguns até com ameaças e ordinários, mas ela também não se livrou de uns quantos do mesmo género a ameaçá-la e a darem-lhe "lições de moral", que era uma grande empresa que dava trabalho a muita gente, ela tinha mais que se sujeitar e ficar caladinha... Tudo por causa de um telemóvel defeituoso??? :e

    Enfim, o país que temos! E as empresas que temos também... :p

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  7. Não será um grande poder, VANI, mas quando tentam mexer com a liberdade de expressão e intimidar o pessoal com ameaças de tribunais - sabendo nós que para as multinacionais, que têm equipas de advogados a tratar desses assuntos, isso é peanuts - normalmente o efeito pode ser contrário ao pretendido! Como foi neste caso... =))

    Mas sim, não se entende como é que a empresa não percebeu no imbróglio onde se estava a meter. Mesmo que ela seja obrigada judicialmente a apagar os posts (o que duvido, embora a nossa justiça deixe muito a desejar), da publicidade negativa já não se livra! Pedia desculpas, dava-lhe a porcaria do telemóvel e nunca mais ninguém ouvia falar no assunto... Que tonteira! :n

    E sim, também estou a aguardar as cenas dos próximos capítulos! ;))

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  8. Não tenho a certeza que a Jonas tenha toda a razão, PARISIENSE, até porque só conheço a versão do blogue dela. Mas o que é certo é que quase todos nós já passámos por situações idênticas, em que as empresas tentam "remediar", em vez de trocar o equipamento...

    Agora o que é certo é que o povo português refila muito e reclama pouco (como ela própria escreve) e as empresas estão mais ou menos habituadas a que a malta amoche e não reclame nem reivindique os seus direitos. Ora há excepções e a Jonas certamente é uma delas! Porque estava chateada com as várias desculpas esfarrapadas que lhe iam dando e por ter andado de um lado para o outro sem resolver a situação!

    No fim, é como dizes: eles só tinham de fazer o serviço que lhes competia e se o telemóvel estava defeituoso trocá-lo por outro ou devolver o dinheiro! Mainada! Ou a lei é só para "inglês ver"? ;)

    Beijokitas!

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  9. O problema, PAULOFSKI, é que a maior parte das pessoas pode refilar, mas não está para se meter em reclamações e noutras andanças, pelo que as empresas confiam que podem agir como bem lhes apetece... Mas como em tudo há excepções, às vezes não sabem reagir perante quem não "come e cala"! Neste caso, tenho para mim que foi da pior maneira, porque dificilmente conseguiriam tanta publicidade negativa em tão pouco tempo... :))

    Não vi o noticiário da 1, mas tenho pena! Vou ver se o encontro na net! :D

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  10. De facto. As notícias sobre o assunto: Na RTP1 aqui, e mais tarde na RTP2 aqui.

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  11. Obrigada pelos links, PAULOFSKI! :D

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  12. naturalmente não dá em nada (entretanto já fiquei a saber do resultado da história) e é muito bem feito para a empresa. se usasse melhor os recursos a atender melhor os clientes em vez de os antagonizar, provavelmente não lhe teria sobrevindo a publicidade negativa. têm o que merecem...

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  13. Também acho que tiveram o que mereceram, MOYLITO, tratar os clientes com antagonismo e sobranceria não confere nenhuma qualidade ao serviço. Pelo contrário! Mas passa depressa, que a memória do povo é curta... ;)

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  14. Também andei a seguir o assunto ;)

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  15. O assunto era caricato demais para não chamar a nossa atenção, LOPESCA! =))

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Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)