segunda-feira, 5 de julho de 2010

AS REGRAS DE MOSCOVO

Daniel Silva nasceu nos Açores, mas emigrou para os EUA com a família quando ainda era jovem. A única novidade foi ter-se tornado escritor de best-sellers de espionagem lá nos States, o que me acicatou a curiosidade.
Em má hora, diga-se em abono da verdade, que andei a arrastar "As Regras de Moscovo" por todo o lado, quase durante um mês, com pouca apetência para o ler: pegava no livro à noite, lia duas páginas quando muito e... TARUZ! adormecia redonda.
O autor tem uma escrita bastante acessível, mas o protagonista desta série (sim, este é o oitavo) - o espião israelita Gabriel Allon - é um mero assassino, para lá dos seus atributos de sedutor! Claro que se considera salvador da sua pátria e do mundo, contra aqueles russos corruptos do antigo regime estalinista que enriquecem a vender armas à Al-Qaeda... Se isto só por si já é um tédio déjà vu, podem imaginar o resto?  Não, ainda é pouco...
Como se não bastasse, o tal Gabriel (que de anjo não tem nada) casou e resolveu afastar-se da espionagem, pelo menos durante uns tempos, para gozar a lua-de-mel numa villa italiana. Mas, coitado, não o deixam em paz e lá vai o "rapaz" salvar a humanidade. Com tanto talento, que até faz cópia de um quadro de uma pintora consagrada para vender à mulher do russo mauzão. Auxiliado por uma antiga colaboradora apaixonada por ele (só podia!) convence a criatura a trair o marido e a desvendar os segredos que conhece sobre o tráfico de armas - a coitada também estava preocupada com tanta maldade - abandonando uma vida de fausto e ripanço. Claro que nem tudo decorre conforme o planeado, com mortos e feridos de permeio. Resumindo: uma americanice pura, adequada a autênticos mentecaptos!

Detesto livros que me tiram a vontade de ler!

14 comentários:

  1. Nunca li nada do Daniel Silva, embora os seus romances estejam traduzidos em alemão. Nunca tive curiosidade de ler a obra desse autor de descendência portuguesa, porque sabia, que não ía gostar.

    Desejo-te uma segunda-feira com melhores leituras!

    ResponderEliminar
  2. Claro que haverá quem goste, EMATEJOCA, para ser best-seller! Embora a minha onda seja mais policiais, não desdenho livros de espionagem, mas não estes para-ver-quem-é-o-assassino-mais-esperto-que-os-restantes! Por mim, o Gabriel e o Daniel foram definitivamente enterrados! :e

    Fiquei na dúvida se este merecia post, decidi que sim, até para avisar os incautos! Mas já vou a meio do próximo do Clube de Leitura, que é já no Sábado, e desse estou a gostar bastante... :D

    Bom início de semana para ti também!

    ResponderEliminar
  3. Claro que merecia post, minha cara Teté!
    1º: afim de divulgar um autor com raízes açoreanas.
    2º: há imensa gente a gostar de livros de espionagem, mesmo desses para-ver-quem-é-o-assassino-mais-esperto-que-os-restantes, pensa só nos filmes e livros do James Bond!

    Já esqueci, qual foi o romance escolhido pelo vosso Clube de Leitura. O nossso Círculo Literário tem lugar no dia 21 de Julho, tendo sido escolhido um thriller sueco, que não está traduzido na nossa língua.

    ResponderEliminar
  4. Então porque insististe em ler até ao fim???
    Serviu de indutor de sono, foi....:))

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. tinham-me falado muito bem dos livros. a apreciação depende muito do gosto do leitor, obviamente, e quem gostou foi precisamente pela lógica do espião e da trama política e etc. é como se diz, o leitor é outro escritor, e dois leitores escrevem/lêem dois livros diferentes no mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Acontece aos melhores, mesmo às Tétés atentas à leitura e ao cinema.
    A seguri virá um que te agradará!.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  7. Umas raízes açorianas bastante esquecidas, EMATEJOCA, mas também percebo que há gente que deve gostar, tal como do Bond!!! :))
    Por mim, cada vez tenho menos pachorra para americanices... :h
    "Somos o esquecimento que seremos" é o próximo título a discutir no Clube de Leitura, do colombiano Héctor Abad Faciolince. Na contracapa do livro esclarece-se que está traduzido para alemão. Mas depois publico aqui a minha opinião...

    Bom, para ser franca, PARISIENSE, essa técnica de livros para adormecer já usei na Faculdade: os de estudo, está claro... :D
    E sim, costumo desistir rapidamente de livros que não me entusiasmam, mas de início até nem estava mal de todo e depois... descambou! :-o
    Beijokitas, nina!

    ResponderEliminar
  8. Claro que há quem goste, MOYLITO, senão ele não seria 'best-seller'! Estou a ficar mais exigente com as leituras, é o que é... ;)
    Mas ainda bem que há livros para todos os gostos... :z

    Já chegou, KIM, o actual agrada-me bastante: um romance quase auto-biográfico de um colombiano. Com bastante mais interesse que uma corja de assassinos a medirem forças (embora também tenha lá uns quantos)!
    Beijinhos, amigo!

    ResponderEliminar
  9. Espero pelo próximo então, mas já te digo que me fazes inveja. Estou sem tempo quase para ler, fora uma meia horinha que arranho depois do almoço, que nem me sabe.

    ResponderEliminar
  10. Inveja de mim, SUN?! Sabes que este tempo extra para ler também tem a ver com falta de ocupação daquela que nos sustenta, não é?

    Mas mesmo quando tinha outras prioridades profissionais, e tempo mais restrito para a leitura, nunca deixei de ler, nem que fossem só 5 minutinhos antes de adormecer... :h

    ResponderEliminar
  11. Xxxx, tb detesto esses livros... às vezes há bons livros que não queremos ler também, talvez por a altura não ser a mais adequada, não sei... mas do Daniel Silva não conheço nada e de espionagem estou eu mais que farta lolol.

    ResponderEliminar
  12. Podes crer, VANI: assassinos a correr atrás de assassinos não é mesmo o meu ideal de leitura... :p

    ResponderEliminar
  13. Já tive por algumas vezes para comprar um livro deste autor, mas acabei sempre por os deixar na livraria. Agora depois de ter lido esta tua opinião vou continuar a deixá-los por lá mesmo! Ehehe Se ler algo do autor vai ser mesmo através de requisição na biblioteca! :)*

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11/21/2013

    Cala a boca. Não fales do que não sabes.

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)