segunda-feira, 21 de junho de 2010

O MUNDO É PEQUENO?

O convite aos antigos alunos partiu do actual director do Liceu/Escola Secundária D. Pedro V,  via Facebook: visitar as instalações recentemente remodeladas e participar num almoço de convívio. Confirmei a minha presença atempadamente, como não poderia deixar de ser, mas estranhei não obter resposta (depois viria a entender porquê). Aí lá fui bisbilhotar para a página do convite facebookiano, para verificar se seria caso único e descubro alguém com a mesma dúvida. Reparo no nome e penso com os meus botões: "Tive uma colega com este nome!" Depois olho para a foto e ia tendo um baque: "Mas eu conheço esta Teresa da blogosfera!!!" E não é que a antiga colega (do ciclo e do liceu) e a bloguista era a mesmíssima pessoa?! Claro que no meio de cerca de 150 pessoas nos reconhecemos imediatamente!

Estes encontros têm sempre cenas caricatas, afirmava uma amiga da primária que também encontrei por lá: "A minha turma fez um jantar aqui há uns anos, o meu marido levou-me ao restaurante que não sabíamos bem onde era, às tantas disse 'deve ser ali, onde estão aqueles velhos todos!' E não é que era mesmo?" Risota. Em frente ao portão onde a malta se reuniu toca o telemóvel de uma, era outra a perguntar onde ela estava: "Já cá estou!" e foi audível o "eu também" da outra, ambas concentradas no telelé e toda a gente a rir, que estavam a 5 passos de distância "daquele abraço"! Uma professora de Filosofia presente "reconheceu-me", com a certeza que tinha sido aluna dela, que nunca fui. A um colega muito mais despistado (e atrasado) tiveram de o ir buscar, perdendo-se lá dentro e já sem se lembrar onde era a sala de convívio...

Inevitável também foram algumas notícias sobre a morte de vários professores, o que não é para admirar, tendo em conta que a maioria dos participantes frequentou o Liceu na década de 70 e alguns já não eram jovens. O nosso Joãozinho "da voz doce" ainda é vivo, mas infelizmente está doente, não pôde participar.

Apesar destes pesares adorei abraçar antigas amigas (mais elas que eles, mais "desaparecidos" nestas ocasiões, mas também mais irreconhecíveis), que o tempo se encarregou de afastar por percursos diferentes...

(sobre as obras, e como leiga, só acrescento que algumas me pareceram fundamentais e funcionais, outras entristeceram-me bastante: mais betão e menos verde, resumidamente!)

14 comentários:

  1. IUPIIII!!!
    viva o facebook!!

    ResponderEliminar
  2. eu nem digo o que deveria, em meu entender, acontecer a todos os tecnocratas que substituem as árvores e arbustos das escolas por betão... a minha sempre me ensinou a não rogar pragas mas não resultou nadinha.

    encontrar pessoas tem piada mas ainda não tive tempo para ter grandes saudades:)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro esses almoços.....veem as velhas e boas recordações.....as asneiras da adolencência, as inimizades, as amizades, os bailes, os amores escondidos e agora ditos em alto e bom som.....ahahahah

    O resto não interessa...

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  4. E a tal professora, na volta nem era aquela escola onde tinha ensinado...

    ResponderEliminar
  5. Fartei-me de rir com "aqueles velhos todos".
    Hoje também vem cá a casa jantar uma "vélhinha", que é a minha melhor amiga.
    O meu tempo aqui é repartido entre a praia e o futebol. A minha familiar alemã já tem medo de abrir a TV e que lhe apareça o Saramago, e ela que queria ver o casamento da princesa Victória da Suécia!!!
    Como ela é a minha convidada, faço tudo aquilo que ela gosta, e não consegui ir à Feira do Livro, só vi de longe. Também não quer festejar o São João, mas desta vez, vou contrariar.

    Bejinhos da cidade mais linda do mundo!!!

    ResponderEliminar
  6. Tem as suas vantagens, VÍCIO! Esta de encontrar pessoas que não víamos há um tempão é uma delas... :D

    Pois, Moylito, foi realmente o que menos gostei! Até tinha um pequeno jardim dentro do pavilhão central, entre as salas de música e a sala de convívio, até esse desapareceu e foi substituído por gabinetes... :p
    Pois também é verdade, que a maioria dos participantes já saiu de lá há 30 anos, não havia praticamente ninguém que tivesse acabado há 10 ou 20... :))

    É, PARISIENSE, falou-se sobretudo de amigos, de partidas, dos tempos revolucionários, dos ódios de estimação do pessoal (um PIDE e alguns professores) e dos grandes professores da casa, das viagens de finalistas ou excursões, enfim, tema de conversas múltiplas e variadas não faltou! E claro, também de coisas mais actuais! Mas facto é que houve um grande à-vontade entre o pessoal... Muito bom! :)
    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  7. Eheheh, RAFEIRITO, era sim, que alguns reconheceram-na. Mas minha professora não foi de certeza!!! Recordo-lhes bem o 'fácies'... =))

    A morte do Saramago e respectiva cobertura televisiva (para lá do mundial) até fez esquecer os casamentos da realeza, EMATEJOCA... Mas não caias nessa de não ir ao São João, porque à tua familiar não apetece! Nem que ela fique e vás tu. Afinal de contas não tens tantas oportunidades assim de festejar a festa na tua cidade. E se era para ver o futebol, nem valia a pena a viagem, que na Alemanha também deve dar, embora possivelmente por lá ainda não esteja tempo de praia... ;)
    Ah, e esta Teresa de que falo no texto conheci virtualmente no teu blogue, mal sabia eu (ou ela) que tinha sido minha colega do ciclo e do liceu! :D
    Aproveita bem os dias na tua cidade!

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste teu “post”. De vez em quando também tenho desses convívios com o pessoal das turmas antigas. Claro que são cada vez mais espaçados e há pessoas que nunca aparecem, mas eu acho que as coisas são mesmo assim. Espero que estes encontros nunca se extingam porque são pessoas que fizeram parte da nossa vida durante anos. Beijos

    ResponderEliminar
  9. É verdade que alguns se desligaram completamente, do liceu e de todos aqueles com quem conviveram diariamente durante anos, PSIMENTO!

    Mas também não fez mal, que ninguém precisava lá de entediados ~xo, bastava ter vontade de conviver... :))

    E sim, acho que estes encontros, mesmos esporádicos, vão voltar a repetir-se para os restantes... :-L

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Já meteste a papelada para a reforma?

    :D

    ResponderEliminar
  11. Qual reforma, REIZÃO?! ~xf

    ResponderEliminar
  12. Teresa
    Tenho andado pouco por aqui, por isso tinha-me passado este teu post. Mas, como deixar de o comentar? Na verdade, nem sei o que dizer, só me vieram as lágrimas aos olhos quando vi a imagem da entrada da nossa sala de convívio. Para mim, foi uma grande emoção rever tanta gente que me marcou, recordar coisas e lugares. Não há dúvida, o melhor liceu do mundo. Mas concordo contigo: parece-me que puseram um bocado de betão a mais.
    Um beijinho, querida colega.

    ResponderEliminar
  13. Estes encontros depois de muitos anos passados são sempre engraçados. São os rostos que já não se reconhecem e tudo o mais que mudou, são as vidas que entretanto também já são outras e os sonhos de outrora também já não são as realidades do presente. :) É giro recordar os bons velhos tempos.

    ResponderEliminar
  14. Bom, TERESA, eu já tinha ido ao jantar anterior, em que eram muito menos participantes, mas estava desejosa de rever o liceu. Para além do betão a mais, o que me custou imenso foi ver que o antigo pavilhão A4 já não faz parte das instalações, local onde tive aulas durante vários dos anos que lá passei. Aí senti mesmo um aperto no coração! ;x
    Mas valeu a pena pelo convívio e rever antigas colegas e amigas que já não via há mais de 30 anos... :x
    Beijinhos para ti!

    Muito giro mesmo, TONS DE AZUL! Assim 30 anos depois as pessoas reconhecem-se mais pelos risos e expressões, do que propriamente pelo resto - nós as mulheres estamos quase todas mais loiras e um pouquinho mais fortes, eles estão nitidamente mais gordos e cabelos, quando os há, grisalhos ou brancos... :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)