segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O BÓLIDE

Adoro o meu bólide vermelho! Tanto, que o apelidei de Rubizinho... (embora alguns amigos mal-intencionados e roxinhos de inveja lhe dêem outros nomes, que agora não vêm ao caso!)

Enfim, não é novinho em folha, nem descapotátel, mas faz um enorme sucesso cá na rua, que os vizinhos são quase todos cinzentos metalizados - que tédio! - mas facto é que ainda anda aí para as curvas (rectas e buracos da estrada, incluídos!), com um motor sempre fino e pronto a arrancar. Claro está que, de vez em quando, tem de ir à inspecção periódica...

A única chatice é que o Rubizinho faz anos em Dezembro, mês em que a malta está cheia de massa (supostamente) e é difícil encontrar o mecânico disponível para lhe fazer a manutenção habitual. Assim, só a troca de óleo sai caro para caramba, que aqui na garagem próxima não brincam em serviço. Para não aumentar a dolorosa, os outros parâmetros indispensáveis para que a inspecção decorra nos conformes nem são verificados. Talvez por isso, dia de inspecção é sinónimo de nervoseira!

Vá que o funcionário era simpático, entendeu logo que essa novidade de abrir o porta-bagagens sem desligar a ignição era uma modernice! Ainda meti os pés pelas mãos (nunca sei qual é a direita e a esquerda, carreguei no acelerador em vez do travão, etc.) e já tentava a todo o custo manter-me séria, porque com tanto disparate devia parecer tolinha! Mas pronto, lá passou sem nenhum reparo, no seu 21º aniversário... comemorado com mais gasosa no tanque!

O ano terminou assim em beleza para o Rubizinho, do qual não tenho fotografia actual, mas fica a de um irmão gémeo, obtida na net:

Mas, há sempre um mas, se o bólide está impec, se a parceira (não confundir com outros parceiros, OK?) de longa data não é dada a acelera, o mesmo já não se pode dizer da chave, que cansada de tanta trabalheira a vida inteira, hoje partiu! Emperrou na fechadura - infelizmente a uma hora que chovia à fartazana - um quarto de hora a insistir com ela e saiu! Parcialmente...

(a 4 de Janeiro já levei com a maior molha dos últimos anos? ai, ai...)

23 comentários:

  1. a sorte dele é que já tem parceira porque UM bolide com o nome rubizinho... acho que não ia conseguir ter sorte =))

    ResponderEliminar
  2. Na inspecção técnica sempre acontecem casos curiosos. Uma conhecida minha, já madurota-madurota, quando estava em cima do fosso para o mecânico inspeccionar os baixos (do carro!) ouviu dizer pelo altofalante: "Agora saia devagarinho". Ela, com os nervos que não sei porquê a gente tem sempre quando lá vai, abriu a porta do carro, e foi esticando a perna, a saia que levava era ajustada, o fosso lá em baixo com o mecânico a olhar para cima siderado, com a intenção de sair do carro.
    -Mas que é que está a fazer?! -gritou o mecânico.
    -Então não me mandou sair devagarinho? -disse ela sem perceber nada.
    -Mas era de aqui com o carro para fora!

    Muito rimos a imagina-la com esta.

    É verdade que o teu Rubizinho é meigo acabamos por ter carinho às coisas com que partilhamos a vida. Chaves tem essa mania de se partirem dentro de fechaduras e sempre no momento menos oportuno, sempre. `_^

    Beijoquita

    ResponderEliminar
  3. Eu chamava o meu de "boguinhas" e também era vermelhão como o teu (isto se o teu tb for vermelho como o da foto que tiraste da net! :D)! Foi o meu primeiro carro e quando tive de o trocar por outro, confesso que me custou... Era aquele amor... :)
    Os de agora são tão automáticos que metade das funcionalidades a malta nem sabe mexer nelas!! Ehehe

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a gente se apega a essas porcarias, quer queira quer não! O meu 1º (carro, entenda-se) faleceu de choque fronto/lateral e embora me custe admitir isto, tive mais desgosto por o ver todo partidinho do que pelos arranhões que quem mo despistou!

    E também já me aconteceu fazer figuras assim para o triste em IPO's como de repente não me lembrar onde se abre o capot, o botão dos 4 piscas, onde está o triângulo... e ficar danada comigo mesma perante aqueles olhares paternalistas de homens com cara de quem está a dar um desconto por ser senhora... que raiva, lol!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Ir ao IPO é sempre uma aventura. Nunca sabemos para que lado é que os funcionários acordaram. Se umas vezes a coisa corre muito bem e são super simpáticos, noutras conseguem chumbar um carro porque tinha lama a mais nos pneus (nunca me aconteceu nada disso, porque o meu carro é muito bem comportado e até quando chumba tem mérito).

    Parabéns ao Rubizinho (e aqui é quando faço um esforçozinho para não me rir) pelos 21 aninhos.

    Como é que resolveste o problema da chave? Já anda outra vez?

    ResponderEliminar
  6. O meu pai chamava a sua motorizada de "Andorinha" e nem te passa pela cabeça as longas conversas que tinha com ela quando tava com a "osga" ihihihih

    dentadinha

    ResponderEliminar
  7. Eh lá, que maquinão :D

    ResponderEliminar
  8. Bem lindo, esse "rubizinho"!

    Faz-me lembrar o meu 1º popó, um Fiat 127. Só que na altura só havia cores suaves, pelo que o meu era um bege amarelado (o mais próximo da minha cor preferida)

    Concordo contigo. Com a gama de cores lindíssima que actualmente temos à disposição, é inadmissível que eu própria possua 2 carros cinza metalizado!!! Um Peugeot 307 e outro 207. Um tem 5 anos, outro com menos de um ano.

    O mais recente esteve quase para ser mostarda (escolha minha) ou azulão (escolha do caçula), até porque é ele quem mais o utiliza, mas o maridão convenceu-nos com a treta de que as cores vivas são mais susceptíveis de se queimar com o sol.

    Nina, continua a estimar o teu Ruzinho. Calhar achou que estava na hora de ganhar uma "chave d'ouro" :)*

    jinho

    ResponderEliminar
  9. Isso é que se chama "Um Carro Maior de Idade". 21 aninhos !!!
    Já está na idade de se portar bem ! rsrsrsrs
    Sorte a dele, ter arranjado uma dona que o estima !
    :))
    .

    ResponderEliminar
  10. Ano molhado, é ano felizardo......hihihihi:)

    Esses caros são na verdade carros de batalha.....uma cunhada minha tem um também a muitos anos e como o teu trabalha que é um mimo...já não se fazem carros como antigamente.

    Parabéns ao teu rubizinho.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  11. Amiga Teté

    Durante alguns anos tive um igual (preto metalizado) mas da empresa onde trabalhei. Depois disso, já tive um branquinho e agora, novamente, o meu filho arranjou-me um muito estimado (era dum professor), também branquinho e não quero outra coisa. Certa vez emprestei-o ao meu filho mais velho e uma amiga, daquelas que têm papás endividados, gracejou, perguntando-lhe se ele se atreveria a ir com aquele chaço à Nazaré. Sabe qual foi a resposta dele? - Sabes, amiga, qual é a diferença que existe entre este chaço e o teu carrão topo de gama? É simples: É que este é do meu pai e está pago, eheh!
    Muito obrigado pelo seu comentário à minha última publicação. Sabe, amiga, as pessoas nem sempre sabem interpretar as mensagens que pretende passar. Se esta publicação fosse um teste de psicologia a Teté teria a classificação de Excelente, porque "as iludências aparudem" foi realmente aquilo que eu quis fazer passar e não criticar as pessoas que festejam, que fazem, pelo menos uma vez por ano, por serem felizes. ´
    Beijinho
    António

    ResponderEliminar
  12. Mas é suposto um bólide piscar os faróis a uma bólide, no intento de se unirem por cabos, tubos de escape ou whatever, para reproduzirem bolidezinhos, VÍCIO??? Não, pois não?! Assim, Rubizinho fica-lhe bem... :y

    Eheheh, pois é, SUN, os inspectores devem assistir a uma série de cenas caricatas, essa da tua conhecida é hilariante! Mas é verdade que vamos sempre nervosas, nem entendemos bem as instruções mais simples... :)
    Quanto ao Rubizinho, pois, foi o primeiro (e único) carro que escolhi a meu gosto e paguei, o apego vem de 21 anos de vida conjunta. Ainda nem o maridão era namorado... :D
    Beijoquitas!

    ResponderEliminar
  13. Boguinhas é apelido carinhoso de todos eles, TONS DE AZUL!
    Eheheh, ainda não tenho esse problema de ser tudo muito automático... :))

    É isso mesmo, PAX: um olhar paternalista e de comiseração, como quem diz "coitada é mulher, o que se pode esperar?" A mim dá-me mais vontade de rir do que outra coisa... :D
    Beijocas!

    Pois, FAUSTO, se calhar a nervoseira dá a todos, que depende um bocado de como amanheceu a manhã do inspector, com ou sem pés de fora... ;)
    O paradoxo é que levei o carro porque estava a chover e para não me molhar muito... Mas acabei por ter de vir a casa buscar a chave sobresselente, voltar lá, entrar pela porta do pendura e trazê-lo para a minha rua. E já se sabe que quem anda à chuva molha-se! ~xf

    ResponderEliminar
  14. Ihihih, às vezes também falo com ele, CUSQUINHA, mas não depende disso... :))
    Dentadinhas!

    Por acaso maquinão nunca lhe chamaram, MOYLITO!!! :D

    Eh, PASCOALITA, ele pode ter achado que merecia uma chave de ouro, mas teve de se contentar com uma nova de cerca de 7 euros. Mas ná, ele não costuma ser dado a exigências... ;)
    Quanto às cores dos carros serem quase todas iguais, mudando apenas o cambiante entre o mais claro ou mais escuro, acho mesmo um tédio!
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  15. Duplamente maior, tanto segundo a lei vigente como perante a anterior, RUI DA BICA!
    Mas ele sabe que é estimado, talvez por isso se porte tão bem... :))

    Carros destes já não se fazem, não, PARISIENSE!!! :D
    Tomara que a molha traga esses bons agouros, eheheh!
    Beijokitas!

    Os portugueses têm um bocado a mania de se avaliar uns aos outros pelo carrito que têm, ANTÓNIO! Ou que devem ao banco...
    Quanto a não se perceber a mensagem, pois, também há quem não saiba ler as linhas, quanto mais as entrelinhas!!! É preciso paciência, caro amigo! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Tens alguma coisa contra os carros com pintura cinzenta metalizada? E digo-te já, se eu fosse o teu carro e me desses um nome assim, muita molha haverias de apanhar, inclusive quando estivesses dentro do carro!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  17. Nada, RAFEIRITO! São tão lindões, que a grande maioria prefere essa coloração... :))

    Quanto ao nome, olha, pelos vistos ele não parece ter ficado chateado, compreendeu que até era ternurento... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  18. Que cor horrível, Teté!

    :))

    ResponderEliminar
  19. Olha, não te imaginava adepto do cinzento metalizado, CAPITÃO!!! =))

    ResponderEliminar
  20. E o que têm os cinzentos metalizados, hããã!? Ultimamente e com um carro dessa cor perco muito menos tempo a lavá-lo! Ao meu velhinho VW Polo chamava-o de meu Porquinho Preto por andar sempre sujinho. Olha, foi de carrinho, dei-o de bom grado a uma amiga, sei que ainda é estimado e é quase tão velhinho quanto o teu bólide.

    ResponderEliminar
  21. Oops, outro fã dos carros cinzento-metalizados, PAULOFSKI?!

    Mas não, não tenho nada contra, só que 5 em 6 carros cá da rua (ou do país?) são dessa cor, em mais claro ou mais escuro... :))

    Este ainda vai servir para as primeiras experiências de condução do filhote... :D

    ResponderEliminar
  22. Além do mais tem a cor mais famosa de outro legendário bólido, a Ferrari.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  23. Tens razão, OLIVER, o vermelhusco é semelhante ao da Ferrari! (a semelhança deve ser só essa, mas pronto...) :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)