quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CANUDOS E CANUDINHOS...

Um amigo meu, que tirou o curso de Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico (vulgo, IST), contou-me que teve um pesadelo repetitivo ao longo de vários anos, em que o obrigavam a voltar a fazer os exames das cadeiras a que já tinha sido aprovado. Na época até me ri, tal nunca me sucedeu!

Isto de rir de pesadelos alheios tem os seus custos (psicológicos, se assim os quiserem chamar!), uma noite destas essa assombrada aflição atingiu-me como um raio! Quanto mais explicava, menos as fantasmagóricas criaturas entendiam, acordei assustada! E, a bem dizer, nem acordada a perspectiva me alegrou...

Nem de propósito, ontem num jantar abordou-se o tema das novas licenciaturas/mestrados "Bolonha", fiquei a saber que os mais recentes estão um grau acima dos anteriores, sem qualquer razão mais plausível ou aparente do que uns simples decretos. (acordados na CE?!)

"Aprender até morrer" é uma coisa, mas reviver as longas horas de estudo e os nervosismos inerentes aos exames nunca tiveram graça nenhuma!

(estou-te a avisar, pesadelo, vai-te embora!!!)


Imagem recebida por mail.
(Obrigada, Nilza!)

20 comentários:

  1. Olá. Um bom dia para ti, nanja, não te estou a desejar mais horas de pesadelo, não senhora, mas, ouve-se cada vez mais a frase, na idade onde já nem deviamos precisar de estudar; não posso demorar, tenho de ir estudar, ui, é muita matéria para ler, rever, e eu assim a modos que; deve ser mania, anda tudo nisto, mas, nem é, têm mesmo de estudar de voltar a afzer exames na Univ, enfim...é dificil para a mulher que tem de cuidar da casa, trabalhar e...estudar, é a vida que temos e tem de ser, só que está mal... se está..Assim, troca os romances plos livritos da escola, vai saber-te bem (uuuuuhhhuhuhuhuuu.....Beijinhos da laura

    ResponderEliminar
  2. Eu sofri bastante para terminar a porcaria do curso, à conta da cadeira de Investigação Operacional II (eu e a matemática...). Sei que actualmente, por "apenas" ter uma licenciatura, estou para aí a meio da escala de habilitações, o que, sinceramente, não me aquece nem arrefece. O tempo que passei a estudar foi mais do que suficiente para perceber que a verdadeira aprendezagem faz-se com a experiência, tudo o resto (com algumas honrosas excepções) é fogo de artifício.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu tenho um filhote que andou durante 5 anos a tirar um curso que acabou o mês passado e que é uma licenciatura.
    O meu filhote mais novo foi abrangido pelo processo de Bolonha e estando a tirar o mesmo curso vai ter a mesma licenciatura que o irmão mas só em 3 anos. PODE????????

    Onde está a justiça e a correcção nisto tudo?
    Sim eu sei num dito D.Lei.
    Dá para revoltar qualquer um.

    Beijokitas e que não tenhas mais pesadelos.

    ResponderEliminar
  4. Também sofri desses pesadelos, e a culpa é mesmo do IST!!!! E houve cadeiras, entenda-se professores que realmente foram um autêntico pesadelo!!!! Quanto a bolonha, não quero falar nisso é um tema que me põe "Los cabelitos en Pié!"

    Beijos aluados ;P

    ResponderEliminar
  5. o nosso PM não deve ter muitos pesadelos desse tipo...

    ResponderEliminar
  6. pesadelos
    nunca os tive com o meu curso, de vez em quando caiem os dentes, yayayay

    bolonha... cidade bonita que não tem culpa de nada...

    abrazo serrano

    ResponderEliminar
  7. estou a encolher os ombros... que se há-de dizer ou pensar perante isto?

    ResponderEliminar
  8. Ná, LAURINHA, a mim pessoalmente não me afecta (preciso lá de trocar de canudo para andar à roda dos tachos e panelas?!), mas está a afectar a todos um pouco, especialmente aos que acabaram de se licenciar antes da entrada em vigor do "Bolonha" - estes últimos ficam à frente deles em concursos públicos... Achas justo? E que tenham de voltar aos livros, para não ficarem para trás? Parece que andam a brincar com quem estudou! :(
    Beijinhos!

    Claro que a experiência se adquire com a prática, RAFEIRITO! Mas quando ainda não se adquiriu essa experiência, ver-se ultrapassado pelos mais jovens recém-licenciados, não me parece justo! ;)
    Beijocas!

    Pois era precisamente a esses casos que me estava a referir, PARISIENSE! Não me parece haver justiça nenhuma nesse processo. E em tirando o mestrado, o teu filho mais novo, com o mesmo curso, vai ficar à frente do irmão, com os mesmos anos de estudo!!!
    Beijokitas para ti e sorte para ambos os teus filhos!

    ResponderEliminar
  9. Bom, eu não andei no IST, SILVINHA, daí não costumar ter esses pesadelos! :)
    E sim, imagino que os licenciados anteriores ao processo Bolonha estejam todos de "cabelitos en pié"!
    Beijocas aluadas!

    Também aposto que não, VÍCIO... ;)

    ResponderEliminar
  10. Claro que a cidade não tem culpa de nada, MIXTU!
    Imagino que o curso de pastorícia não necessite de grande inovação tecnológica, embora essa queda de dentes possa ser preocupante... :))
    Abrazo citadino!

    Pois, mas encolher os ombros não vai safar muitos de terem de voltar aos livros, não é, MOYLITO? ~xf

    ResponderEliminar
  11. Não ter notas para entrar num curso superior nunca me tirou o sono. Tenho colegas mais novos com licenciaturas mas que estão em postos inferiores na hierarquia. No mercado de trabalho, hoje em dia, o canudo já pouco vale.

    A minha mais que tudo decidiu e bem aproveitar e assim tirar o curso que tanto desejava. E no aproveitar é que está o ganho, ou não é?

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz nenhuma licenciatura, foram anos conturbados no pós-revolução (ou serve de desculpa). Tive que optar á pressa por um curso que nada me dizia, experiencias em cima de experiencias, desmotivação onde já não havia muita e...está feito o 12º ano apenas. Mas sabes que nunca senti a falta de uma licenciatura?ás vezes penso que em dada altura podia-o ter feito mas nessa altura teria que abandonar a musica, ou.....o estupido emprego aonde ganhava montes de dinheiro, ou o estupido emprego onde ganhava mal mas que foi onde conheci "aquela" menina linda.....sinto que tudo correu como tinha que ter corrido.
    Se não tenho saido da escola com 17 anos e trabalhar como serralheiro numa oficina, mesmo por pouco tempo, hoje dificilmente poderia fazer a minha obra. Talvez um dia possa fazer e transportar mesas e cadeiras para uma escola em S. Tomé porque ganhei essa habilidade em tempos. Não afirmo que foi melhor assim, digo que ...por acaso do destino para mim não teve importancia não ter uma licenciatura.

    p.s. estou em falta contigo, a regra da reciprocidade tem estado muito deficitária para o meu lado,desculpa!.

    ResponderEliminar
  13. As notas para entrar também nunca me tiraram o sono, PAULOFSKI! Aliás, até porque ainda nem sequer havia qualquer termo de comparação... :))
    Estudar parece-me sempre uma mais valia, não por recompensa do mercado de trabalho, mas no interesse pessoal. Boa sorte para a tua mais que tudo! :)

    Oh, CONDE, mas eu lá estou a dizer que todos deviam tirar cursos universitários?! Nada disso! Aliás, suponho que há aprendizagens muito melhores na vida... :))
    Sem acreditar muito em destino, óbvio que nem sempre tudo corre como planeamos, entre surpresas boas e más! Mas admiro muito as pessoas que tentam construir o seu sonho, seja em forma de barco, mesas ou cadeiras ou de estudos para conseguirem ir mais além. Continua a parecer-me injusto cortarem as pernas a quem ainda mal começou a andar, navegar, voar.
    Nada de desculpas, OK?! Cada um tem o seu próprio tempo, que não estica... ;)

    ResponderEliminar
  14. bem sei. nunca pensei dizer isto mas sinto-me cada vez mais impotente. mesmo perante a estupidez óbvia. acho que nasci no século errado.

    ResponderEliminar
  15. Chiça, nem me digas nada...também tenho esse pesadelo recorrente. Tinha-o quando terminei a lic; sonhava constantemente que afinal não o tinha acabado. Agora, voltou à carga, mas é com a parte curricular do mestrado: dou comigo a descobrir que não fiz história, geografia, inglês, francês...ahahhah e não fiz mesmo, porque não faziam parte do curso... :D mas é um alto pesadelo, fogo. :(

    Nem me digas nada dessa porcaria de Bolonha... então não é que há pessoal a apresentar mestrados ao mesmo tempo que eu, mas a mim é exigido muito mais??? Tudo porque o meu mestrado é pré-bolonha e a esses exige-se sempre mais. E os trabalhos de fim de licenciatura??? São de chorar...nas lics pré-bolonha, matas-te como se de um mestrado pós-bolonha se tratasse...e agora, em 3 mesitos, fazem tudo e acabam o curso com um trabalhinho médio ou pior (já ouvi o seguinte: o trabalho estava tão mau que só lhe demos 15...ao que eu respondi, eh pah, imagina se ele fosse bom!) ainda...

    Tem havido muita polémica e muitas injustiças em torno desta fase de transição para o Bolonha. Cada faculdade faz a transição mais ou menos à sua maneira...o que significa que umas dizem aos repententes, vais passar a ser bolonha, por isso quando acabares serás mestre (boa, não é?...), enquanto que outras continuam com o mesmo nivel de exigencia com os pres-bolonha e, ao mesmo tempo, baixam-no para os pos-bolonha (que, coitadinhos, ainda não aprenderam o suficiente para poderem ir mais além,por isso também não vamos exigir muito deles...). Está a ser tudo mal feito para muitos lados...e ainda há as histórias de cadeiras que desaparecem, outras novas que são criadas e muitos dos que estavam em lic pré bolonha verem trabalho ir para o lixo (das cadeiras que desaparecem) e mais um ano adicionado (de cadeiras novas)...tem sido a maior das confusões, esta estúpida transição mal planeada. Como tudo...

    Para já, que todos escrevam no seu CV se os cursos são pré ou pós bolonha. Os empregadores de hoje sabem a diferença e vão perguntar...

    ResponderEliminar
  16. ps - obviamente que quem tiver um curso de bolonha também ficará prejudicado com a mentalidade de "pré-bolonha" está melhor preparado (e está...). E a "culpa" é de quem?...pois...:h

    ResponderEliminar
  17. Tenho impressão que a estupidez óbvia existiu em todos os séculos passados, MOYLITO, nem me parece que acabe nos vindouros! Ná, essa de mudar de século não resulta... :p
    Mas pronto, não podendo fazer nada, restam os desabafos! ;)

    Por acaso já tinha pensado que possivelmente estarias com esse problema: a fazer o mestrado depois dos 5 anos de curso, mais exigente, mas com um "título" igual! Mas vá que no teu caso ficas acima desses jovens "mestres", já um licenciado fica abaixo... :(
    Ou seja, se não querem ficar para trás, ainda têm mais anos de estudo pela frente... convenhamos que é um pesadelo, para quem já iniciou a vida profissional e ainda não a garantiu (tanto quanto pode ser garantido hoje em dia, com uns anos de experiência e assim)!
    Mas, no mínimo, todo este processo é aberrante e injusto!
    Não me parece que todos os empregadores de hoje saibam a diferença, mas assim como assim, às vezes também seleccionam mais pela cara do que por tudo o resto... :-o
    Já devias saber que, neste país, a culpa morre sempre solteira! Até enjoa! :-t

    ResponderEliminar
  18. Óbvio que o último comentário é para ti, VANI! Ai esta minha cabeça... :)

    ResponderEliminar
  19. Eu nem posso ouvir falar em estudos!! Como tu bem dizes estamos sempre a aprender, mas voltar novamente aos livros, à ansiedade dos exmames e às noites mal dormidas, não obrigada!

    ResponderEliminar
  20. Pois, TONS DE AZUL, a simples lembrança de voltar a reviver esses momentos tornam-se num pesadelo... ;x

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)