terça-feira, 1 de abril de 2008

MEIO SÉCULO!

Sábado passado, vários amigos meus fizeram anos. Ou, melhor dizendo, uma das minhas quatro sobrinhas fez 17 anos, um amigo meu fez 48 e o outro completou meio século de existência!

Isto significa que passámos o dia a comer e a correr de um lado para o outro. O almoço, com a sobrinha e a família, consistiu em arroz de pato e salada de alface, mais uns aperitivozitos de ovos de codorniz, crepes de vegetais, guacamole, tiras de milho, cajus, amêndoas e amendoins salgados, sem contar com os doces. Discutiu-se então que seria engraçado darmos uma prenda conjunta ao “menino” de 50 anos, lá andámos a telefonar a uns e a outros para organizar quem contribuiria para esse presente colectivo, que até já decidiramos o que seria – um Ipod – em combinação com a mulher do aniversariante.

.

Entretanto, tivémos de ir buscar o filhote à estação de comboio, que chegava por volta das 17 horas, com a malta alfacinha que participou no Festival do Secundário em Gouveia. Considero a Gare do Oriente uma obra arquitectónica lindíssima, mas aguardar lá pela chegada do “pouca terra” (que vinha com 54 minutos de atraso), já não tem grande graça, porque é muito desabrigada: mesmo em dias que só corre uma leve brisa parece que estamos no meio de um vendaval, em dias de vento a sensação é a de que aterrámos no centro de um ciclone.

Alguém imagina o que é um comboio cheio de adolescentes entre os 14 e os 19 anos, todos de mochilas às costas, porque na verdade eles foram acampar, e ainda entusiasmados com o evento? Vi um homem a sair da carruagem, com um ar absolutamente esgazeado! Pudera, três horas e oito minutos a vivenciar uma experiência das mais infernais...

O rapaz regressou da viagem ensonadíssimo (não percebo porquê...), porquíssimo (as unhas mais negras do que um cavador de batatas) e claro, esganado com fome, porque o dinheiro tinha acabado na véspera e ainda estava em jejum (não morreu por isso e foi útil porque, para a próxima, gere melhor a massa que leva no bolso).

.

Por esta altura, informaram-nos que vários convivas do almoço apresentavam sinais de indigestão, enquanto aqui o parceiro já se tinha queixado de uma ligeira indisposição. Escusado será contar o filme que se seguiu, né?

Lá arranjei boleia para mim e para o filhote, enquanto a cara metade esperava que a indisposição passasse, ficando de ir ter connosco, caso melhorasse, o que se verificou mais tarde.

.

Então o jantar - creme de legumes ou de marisco, medalhões de peixe guisado com arroz branco e cabrito assado com batatas e esparregado, pudim flan ou salada de frutas – decorreu em amena cavaqueira, como vem sendo hábito nestas festas.

Um antigo colega da primária apareceu já o jantar terminara, para abraçar o amigo, trazendo com ele a “namorada” (chamemos-lhe assim, para simplificar), ilustre desconhecida do resto do pessoal. E diz o fulano para rapariga: “Senta-te aí, Ana!” Ao que ela obedeceu, mesmo tendo em conta que o “aí” era um canto da mesa onde não estava ninguém, nem à frente, nem ao lado, com quem pudesse eventualmente trocar um sorrisinho circunstancial.

Conhecendo as cerca de 40 pessoas presentes à mesa, ele foi então cumprimentá-las uma a uma, mantendo com algumas pequenas conversas informais... Mas porque é que os homens são sempre iguais? Custava alguma coisa, pelo menos, apresentá-la à malta que estava mais próxima? Quando percorreu o circuito todo, ao sentar-se junto da jovem para aí uns 20 minutos depois, é que se lembrou: “Ah, é verdade, esta é a Ana!”

“Obrigada!”, agradecemos em uníssono, uma vez que já tinhamos tratado do assunto...

*****
Este é só o primeiro de quatro amigos que este ano completam meio século de existência! Nós, mulheres, somos todas muito, mas mesmo muito, mais novas (
cof... cof...)!

26 comentários:

  1. Podias ter desviado uma garrafita cá para o Capitão...

    ResponderEliminar
  2. Desviado uma garrafita do restaurante, Capitão? Ná, que ainda ia presa!!!

    Lá o outro meliante que fugiu depois de atropelar duas crianças, aguarda o julgamento em liberdade, porque o coitadinho tem um regime especial para jovens (embora já esteja a ser julgado pela prática de outros crimes). Eu como já não caio dentro desse regime, sei lá, era capaz de ser presa por roubar uma garrafa de vinho ou um papo seco!!! :(((

    ResponderEliminar
  3. Com um almoço desses e um jantar assim deves ter que fazer dieta por um mês....melhor dizendo por esta semana toda...não???????

    Como eu gostava de ter 18 aninhos e andar de mochila as costas!!!!! Agora só de mala pequena e com rodinhas....ahahahahahhah

    Quanto ao meio século tou contigo....ainda me falta muito!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. muito prazer Ana, eu sou o Vício!

    tira-me uma duvida... salada de alface, ovos de codorniz, crepes de vegetais e outros ainda entendo! mas arroz de pato? de que parte do pato se tira o arroz?

    ResponderEliminar
  5. Não, Parisiense, por acaso não sou de grandes comezainas. E ao jantar, que ainda estava um pouco enfartada do almoço, só comi o creme de marisco e a salada de frutas... Daí, não precisar de dieta!

    Ah, não sei, que eu nunca fui muito de acampar. Comodista, prefiro acampar num hotel de 5 estrelas (ou 4 ou 3, desde que seja asseado e tenha WC privativo, o nº de estrelas é irrelevante)...

    Oh, se falta (muito tempo para chegar aos 50)! :)))

    ResponderEliminar
  6. VÍCIO: tens pato já desfiado, tens arroz branco já cozido. Pões metade do arroz no fundo de um tabuleiro de pirex para ir ao forno, depois pões o pato desfiado e tapas com o resto do arroz. Umas rodelas de chouriço, farinheira, outros enchidos ao gosto de cada um e vai ao forno. Voilá um arroz de pato!

    Epá, nota-se que estou a ficar com fome? ;)

    ResponderEliminar
  7. Grande fim-de-semana! :-)
    Esse teu amigo precisava de um: Olá lá, ó mal educado, apresentas sempre as namoradas todas pq é que não apresentas esta? eh eh eh eh

    ResponderEliminar
  8. o que acho engraçado pensar que quando era jovem e ouvia as pessoas falarem em 50 anos.... ca velha! Agora, o que é isso 50? não percebo porquê!

    e já estou como o capitão, uma garrafita...

    ResponderEliminar
  9. sim, grandes festas e comezainas, que não há festa sem comida. estou mais do que habituada que assim seja, e estranharia que assim não fosse, mas a verdade é que agora ao ver muita comida, dá-me logo vontade de não comer...
    e eu até era o que se costuma chamar um bom garfo...
    é o problema da carne e de achar agora a comida pesada, sobretudo à noite... mais um bocado e estou vegetariana

    ResponderEliminar
  10. Assim é que é...passar o dia em festas e almoços e jantares...eheheheh...com esses pratos todos que apresentáste eu até já comia qualquer coisita, que tenho estado aqui à frente do computador há umas horas a fazer fichas e preparar exercícios e afins...
    Pois, nunca percebi esse tipo de comportamento: traz a pseudo namorada e nem apresenta. Quando é assim, eu trato , logo da questão e apresento-me à pessoa "esquecida"...digo isto porque tenho um amigo que é tal e qual com as "namoradas! lololol

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Mas a indigestão foi provocada pelo quê? Aposto nos ovos de codorniz...eheheheh.

    Olha, eu virava-me para a pobre moça e dizia em voz bem alta, olá Ana eu sou a Tete, anda para aqui para o meio que aí não estás bem! E o outro que ficasse de melão.

    ResponderEliminar
  12. Deixa estar MÃE GALINHA, que o "obrigado" foi dito em tom jocoso e depois levou logo a "rabecada"... nossa, está claro, não da dita cuja. "Então isso faz-se? Senta-te aí, Ana! Já agora, porque é que não lhe disseste para se sentar na mesa ao lado?" Enfim, foi em tom de brincadeira, mas levou-a toda!!! :)

    Ó INÊS, eu quando tinha 13 anos também achava as miúdas de 18 anos umas "senhoras" (e isso porque naquela altura, aos 18 anos, as raparigas deixavam os soquetes e passavam a usar meias de vidro e sapatos de salto alto e ficavam parecidas às mãezinhas delas, eh, eh, eh!). Enfim, na verdade, a minha idade mental é bem inferior à que consta no BI! :)))

    ResponderEliminar
  13. LEONOR, ná, a mim vegetariana não me apanham. Gosto de comer de tudo (tirando assim iscas, lampreia, rojões e umas coisas assim, não se pode dizer que tenha má boca)!

    Mas nunca fui o que se chama um bom garfo, antes pelo contrário, a minha mãe viu-se e desejou-se porque eu era pisca a comer (e ainda sou)... Se vejo muita comida, então, parece que fico logo enfartada!

    A minha mãe há muitos anos que ao jantar come uma refeição ligeira, tipo uma sopinha e uma sandes ou uma fruta... ;)

    ResponderEliminar
  14. Oh, SU, mas só os homens se "esquecem" dessas coisas. Ainda há pouco tempo uma miúda que conheço fez 18 anos, o namorado pela primeira vez foi à festa com a família, ela apresentou-o a toda a gente...
    Mas sim, tenho de ir tratar da janta, que também estou a ficar com fomeca... :)
    Jinhos, amiga!

    GRAFONOLINHA, por acaso foram os crepes de vegetais, mas não estavam todos estragados, que houve gente que comeu e não lhe fez mal - mas também era mais do que uma embalagem. Mas 5 pessoas com uma indigestão a seguir à mesma refeição, é significativo, né?
    Mas claro que metemos conversa com a rapariga, que por sinal até era simpática! :)))

    ResponderEliminar
  15. ahhh o puto vinha com fome porque gastou os carcanhóis antes de acabar o passeio? há-de aprender, mas que gaita..e porque não pediu emprestado? há sempre os que gerem bem e ainda trazem trocos para casa...

    ahhh e o outro que não apresntou a Ana..ela nem devia sentar-se onde ele (mandou) uma ova é que me sento, sento se quiser ehhhhh, eu ia atrás dele ou metia-me na rodinha, bolas, e so fez meio século e ainda é assim tão sabedor das regras de cortesia? hum, vai precisar de mais meio para aprender a ser mais racional ejhhhhhh. mas que comida e tanto...
    beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Muita comida e pouca bebida, é o que é!

    São os loucos de Lisboa?

    Eheheheheheh!

    Vou levar na tola...

    ResponderEliminar
  17. LAURINHA, parece que desta vez todos geriram mal a massa (enfim, os do grupo dele, está claro), vinham todos sem cheta... e esfomeados!
    Mas este só é amigo do que fez meio século (também faz, mas lá para Setembro), a rapariga não ia armar peixeirada no meio de uma data de gente desconhecida!
    Mas a gente tomou "conta" dela, que não gostamos de excluir ninguém! :)

    Ah, REI, claro que também havia bebida - vinho branco e tinto, cerveja e champanhe. Mas como eu normalmente só bebo cerveja, nem me lembrei de falar...
    Alguns mais que outros sim, mas são realmente alguns dos loucos de Lisboa!!! :)))

    ResponderEliminar
  18. Oferecer um Ipod a um tipo que faz 50 anos? Francamente! Ele deve estar em plena crise da meia-idade, era oferecer-lhe um voucher para a casa da D. Lulu, isso sim! ;)

    ResponderEliminar
  19. afinal é arroz com pato! já estava a pensar que o arroz era uma parte do pato! ;)

    ResponderEliminar
  20. Epá, RAFEIRITO, quando lá chegares, fica combinado - voucher na D. Lulu, garantido! ;)

    Caís-te que nem um pato no arroz de pato, não é VÍCIO? :)

    ResponderEliminar
  21. A juventude é toda igual. Porque é que nao lhe deste um cartao multibanco? assim o rapazola ja nao passava fome :P
    Dormir? Isso existe numa "viagem de finalistas"?
    O meu primo tambem foi la para esses lados mas ainda nao falei com ele para saber como é que aquilo tinha sido. La frio deve ter passado ja que nao quis levar roupa nenhuma de jeito (lol)
    A Ana é bem mandada. Não tivesse ela obedecido que o moço não a tinha sentado lá para um canto ;)

    ResponderEliminar
  22. Um cartão multibanco, FAUSTO??? Ná, para a próxima já sabe...
    Nem levou tão pouco dinheiro assim, que a avó e a tia ainda escorregaram com mais umas notitas, para além do que lhe demos para os comes...

    Quanto às dormidas... pois!

    Há sempre mocinhas muito bem mandadas! ;)

    ResponderEliminar
  23. Então? Eu já tinha multibanco nessa idade. Nunca o usava, mas tinha eheh
    Também há mocinhos bem mandados :P
    Quando se juntam... puff, faz-se chocapic lolol

    ResponderEliminar
  24. De que é que serve ter um cartão multibanco se não se usa??? Além de que nem sequer sei se, lá no sítio onde estavam, existiam caixas...

    Tens razão, uma data de meninos e meninas comportadinhos, em grupo, podem parecer um verdadeiro gang de alucinados... :D

    ResponderEliminar
  25. era suposto usa-lo mas sempre fui muito persuasivo junto dos meus pais
    la la la la la

    ResponderEliminar
  26. Pois, quando se consegue quase tudo junto dos pais, avós, tios, etc. para quê cartão??? :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)