quinta-feira, 10 de abril de 2008

FATAL COMO O DESTINO!


Há cerca de 12 anos que assisto a reuniões de pais e professores, periodicamente, tendo falhado umas duas ou três, por qualquer impossibilidade de horário. Normalmente, entro muda e saio calada, só uma vez me fartei de falar, a contestar um método disciplinar do professor - suponho que até já escrevi sobre isso, mas, em suma, o docente pretendia que semanalmente os alunos votassem nos colegas mais indisciplinados, que depois seriam castigados progressivamente, consoante o número de vezes que fossem "eleitos". Não me vou repetir!

Nestas reuniões os professores queixam-se imenso - não tenho dúvidas que com razão - da insubordinação da miudagem. Quase todos os pais assumem que a "culpa" é dos filhos dos outros, alguns ainda tecem grandes elogios aos próprios rebentos, verdadeiros santinhos no altar. Pois!

Ano após ano, fui chamada à escola para ter reuniões particulares com os directores de turma. A conversa também nunca constituiu novidade nenhuma: um aluno médio/bom, participativo (até demais), mas irrequieto, muito falador e um bocado contestatário.

Este ano instituí uma nova moda: acabaram-se as reuniões escolares! Já está no 10º ano, tem quase 16 anos, se houver algum problema de maior logo me chamam. Safou-se no primeiro período com notas entre o 11 e o 16, com os meus botões pensava escapar desta, mas népias! Após estes resultados, deitou-se à sombra da bananeira, a média deu assim um trambolhão e voilá: lá me convocaram novamente para mais uma reunião! E depois... foi mais do mesmo!

Vá que neste "Abril de águas mil" (o título preferido da blogosfera no mês que corre), em dia de perfeita enxurrada, escapei sem um único pingo no capote...

Alguém chamou aí os "Loucos de Lisboa"? Então lá vai, para desanuviar!

36 comentários:

  1. e tu ficas chateada????um filho participativo e contestatario...olha que chatice!Tens um filho com caracteristicas de lider, dá mais trabalho aos professores?Pois claro, nem toda a gente sabe lider com pessoas excepcionais.
    Deixa-o voar, nunca o reprimas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, enquanto ele não der uns caldos na professora...

    ResponderEliminar
  3. Essa cena dos profs versus alunos ainda vai dar muito caldo pra sopa :)

    PS: Vou te adicionar ok?

    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Pois eu fui a 2 reuniões e chegou.....nunca mais pus lá os pés, só quando era para ir levar as notas........e oh nina o discurso dos directores de turma eram sempre o mesmo......é um garoto muito energico, fala muito para os colegas nas aulas.....será que o meu filho é irmão do teu??????ahahahahahahahha
    Se eles são calados como era o meu mais velho(25 aninhos agora)era porque não participava na aula.......se era como o mais novo(18 aninhos) é porque era um garoto energico.....ora porra como é que eles devem ser??????

    Vamos mesmo ter que colonar o exemplo ideal de garoto.....hihihihih

    ResponderEliminar
  5. Ah, CARVOEIRITA, ainda me ri contigo! Se não lhe puxássemos as rédeas de vez em quando, onde é que ele já não ia, armado em cavalo à solta??? :)))
    Jinhos!

    CAPITÃO, por aí acho que posso ficar descansada. Mas se desse, tenho impressão que o punha de castigo até aos 40 anos... ;)

    MYLLANA, sempre foi assim! Só que antigamente os professores eram mais prepotentes, qualquer coisinha e o aluno apanhava do professor, apanhava em casa, isto se não levasse um castigo em cima. Agora, sendo os professores mais tolerantes, os putos abusam um bocado... ;)
    OK! Quando fizer a próxima actualização (que há por aqui uns tantos "desaparecidos em combate"), também te linko!
    Boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  6. Não te preocupes.
    Por mais teste negativos que ele tenha, fará novos testes até obter positiva e assim não te leva raposas para casa...

    ResponderEliminar
  7. Eh págh, ainda não li o poste, mas tinha logo de te dizer isto: vai lá ver o titulo do poste do crest. =D

    ResponderEliminar
  8. Só o titulo, o resto tem mais ou menos a ver. ;-)

    ResponderEliminar
  9. E agora em relação ao tema...ainda ontem eu pedia conselhos à minha sogra (que é encarregada de educação, já foi professora e já foi coordenadora de vários cursos de formação - e era temida e respeitada, heheheheh) de como disciplinar as miúdas do centro de emprego sem ser nem demasiado tolerante nem demasiado agressiva. Pois descobri eu recentemente, que as miúdas até me achavam boazinha! mau mau mau... não fiquei nada satisfeita, porque isso podia representar abuso e esticanço, apesar de não me desobedecerem. Bem, lá baixei mais a tolerancia (confesso que andar stressada e de mau humor tb me tornou menos tolerante e mais intransigente...) e, remédio santo!!! As aulas até têm corrido bem! Amando com um berro e calam-se logo! =DDD
    Na verdade nunca tive assim problemas com agressões e coisas do genero, apenas indisciplinação por demasiado falatório ou por não conseguirem tar quietas. Mas, nunca assisti a insubordinação propriamente dita.

    O teu filhote parece-me o tipico adolescente inteligente que não se sente estimulado pelas aulas a que assiste. E, tb parece ter ganho confiança a mais: é que, do que tenho reparado, os miúdos confudem muito inteligencia com estudo. Os que são inteligentes por vezes têm a tendencia de começar a achar que não precisam de estudar...
    Eu costumo usar a dica de que se estiverem atentas às aulas, depois não precisam de estudar até cair pó lado! =D e como, regra geral, faço exercicios de assuntos focados e explicados nas aulas (não invento, a não ser numa ou noutra coisa, para ver quem relaciona assuntos e quem leu o manual...). Quem toma atenção safa-se.

    Sabes que me contaram em primeira mão (o aluno!) que numa turma de miudos numa escola publica aqui em baixo, o professor ordenou a 3 rufiões que saissem da sala. Recusaram. Sabes qual foi a solução do homem? "os prejudicados por eles são vocês, por isso, metam-nos voces na rua!" !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ah Grafonola derramada!

    :)

    ResponderEliminar
  11. é sempre assim! os filhos dos outros é que são sempre os culpados!
    há uns anos conheci uma história duma senhora que falava das filhas de toda a gente até ao dia que a filha dela apareceu grávida em casa...

    tens por aí bananeiras maiores? aquela sombra é pouca para mim!

    ResponderEliminar
  12. PARISIENSE, irmãos não digo, mas se calhar têm algum grau de parentesco, eh, eh, eh!

    Mas é verdade, os professores queixam-se que uns participam (e falam) demais, queixam-se que outros não participam... e alguns nem lhes ligam pêveas!

    Quer dizer, os putos estão sempre lixados, por não serem perfeitos, perfeitos... :)))

    ResponderEliminar
  13. REI, não estou especialmente preocupada com as notas (só teve um 9), mas como rapaz competitivo, este desaire dá-lhe novo alento... :)

    Já lhe respondo, VAN, dizendo-lhe que hoje estávamos destinados a falar de destino... :)))

    ResponderEliminar
  14. VAN, a minha irmã, que foi profª de Matemática assim que acabou o curso, tinha uma regra muito simples (mas já foi há mais de 20 anos): na primeira semana atarraxava "cara de pau", ninguém lhe via os dentes...

    E ia sempre dar as aulas de bata branca... que ajudava a manter as distâncias!

    Quanto a indisciplinas e insubordinação sempre houve, mesmo antes do 25A, não é invenção dos putos de agora.

    O filhote tem excesso de confiança mesmo na sua inteligência e "sabedoria", à conta disso um colega dele chumbou no ano passado, estupidamente: achava que só precisava de estudar no último período, mas não chegou! Este ano só tem sacado notas altíssimas, está numa turma com meia dúzia de alunos "especiais", mas já está com receio do próximo ano, por estar a ser demasiado fácil a repetição...

    Quanto ao método desse professor, até concordo! Lembro-me de um colega de liceu, também já a nível de 10º ano ou coisa, que ia para as aulas meio drogadito, não deixava ninguém prestar atenção. Quando o mandavam para a rua também contestava, era a malta a dizer-lhe: "vai-te lá embora, pá!" o que ele acatava... :)))

    ResponderEliminar
  15. Ui, ui, REI, não te metas com a minha Grafonolinha preferida... :)

    VÍCIO, é óbvio que eles em grupo comportam-se de maneira diferente do que individualmente! Mas há pais, e não são poucos, que julgam que os seus filhinhos são uns santinhos... quando, na verdade, são mais sonsos que outra coisa! Lá disso não me posso queixar... :)
    Mas não tenho bananeiras maiores, foi a única que encontrei. Se te servirem palmeiras ou coqueiros, já se arranja! :D

    ResponderEliminar
  16. Ei, Teté:

    Tens 15 euros que me emprestes?

    ResponderEliminar
  17. Eheheheheh!
    Não me repreendas que eu também gosto dela...

    ResponderEliminar
  18. 15 euros, REI? Não entendi!

    Repreender-te, moi??? Também sei que sim... LOOOOOOOOOOLLL =)))))))

    ResponderEliminar
  19. Se baixou o rendimento escolar, isso quer dizer que deverás estar mais atenta, mas nunca reprimindo o puto por ser falador e contestatário! Antes isso do que ser um tótó que não tuge nem muge!

    Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  20. Ah, BELZEBU, às vezes temos de lhe refrear mesmo o entusiasmo, mas não lhe chamo repressão, mais orientação...

    Quanto às notas, vai aprendendo com os próprios erros!

    Mas não, não é sonso, nem totó! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Ai eu...
    Este poste poderia ter sido escrito por mim!!

    ResponderEliminar
  22. Eu, que não tenho filhos, também não perco uma reunião de pais com professores...

    ResponderEliminar
  23. essas reunioes sao uma treta... nao me lembro dos meus pais terem ido a alguma nem de terem sido chamados...
    tudo bem que la em abrantes se a alguma professora se cruza-se na rua com algum deles davam sempre 1 ou 2 dedos de conversa mas nada de mais.
    sempre ouvi dos professores que era muito falador e tal e tal mas nao era isso que mudava alguma coisa :P
    quanto às notas, ele parece-se comigo... ele estuda? lol
    se a resposta for negativa, entao tens em casa um rapazote como eu. pegar num livro? so se houvesse trabalhos de casa.
    é deixa-los andar que mais cedo ou mais tarde atinam ;)

    ResponderEliminar
  24. Pois é, MÃE GALINHA, imagino que outros pais também achem estas reuniões colectivas uma enorme seca... para além dos que adoram falar imenso, sem dizer nada de especial, está claro! ;)

    Ah, SORRISOS EM ALTA, se não tens filhos (quem é aquela bebé lindona no teu blog?), se não és professor, deves estar a fazer uma tese interessantérrima... :o)

    ResponderEliminar
  25. FAUSTO, ele estuda qualquer coisa na véspera dos testes e costuma fazer os TPCs. Como ficou tão contente com as notas do 1º período, achou que já não precisava, de modo que nem estudo nem TPCs, daí os resultados... :/

    Deves calcular que aqui não se "tropeça" nos professores na rua, para dar 2 dedos de conversa. Mas as reuniões colectivas são realmente uma grande seca: onde os profs se queixam, os encarregados de educação só querem falar dos problemas dos seus crianços, alguns até a dar graxa aos profs... Resumindo, não há pachorra!

    E sim, tenho esperança que ele um dia atine! :)

    ResponderEliminar
  26. vais ver que isso lhe serviu de lição e no 3º periodo se vai aplicar mais ;)
    so aprendemos com os nossos erros
    e vai atinar. nao atinamos todos? :P

    ResponderEliminar
  27. Atinamos mais ou menos, FAUSTO! :)))

    ResponderEliminar
  28. Não era para entenderes, mas para emprestares...
    ;)

    ResponderEliminar
  29. coqueiros não arrisco! nunca se sabe quando é que a gravidade me vai tramar :)

    ResponderEliminar
  30. Ah, 'tá bem, REI! Podes vir buscá-los quando quiseres... :)

    Pois, VÍCIO, até há quem afirme que a teoria da gravidade não existiria, se o Newton estivesse a dormir em baixo de um coqueiro, em vez de uma macieira... :D

    ResponderEliminar
  31. Um dia vou é deslindar eu também o do Cabaré, que já pensei muitas vezes em contar. Mas agora prefiro e ficar por cá a escutar essa delícia e desejar-te um bom fim de semana: não deixes de ver o tal filme: vais te esquecer durante duas horas e meia do raiodospaisqueospartam (`_^)

    ResponderEliminar
  32. Ora é isso mesmo que estou a precisar, desanuviar um pouco destas chatices e um filme é sempre uma boa opção! (`_^)

    ResponderEliminar
  33. LOOOOOOOOOL, olha eles a falar de mim!!! =DDD uma pessoa até cora!! ;-)

    Tete, mas no caso destes miudos era diferente. Eram rufiões de quem os outros mocinhos têm medo. Nunca se uniriam para os expulsar por medo de apanharem deles no intervalo...
    Não sei, mas vi a atitute deste professor como uma desresponsabilização dos seus deveres. POdia ter resolvido a questão recusando-se a dar a aula e participando a situação. Ou chamando um segurança.

    ResponderEliminar
  34. Xi, VAN, não ando a receber todos os comentários por mail, nem sei porquê, não vi este.

    Um dia destes ainda conto outra história sobre uma "escola-modelo" onde o filhote andou, que tinha uma série de rufiões desses... :(

    Mas deixa estar que este professor que punha os miúdos a votar uns nos outros, para os castigar pela indisciplina na turma, não era muito melhor. Lá responsabilidade, também não era com ele! Nem imaginas o que eu me passei naquela reunião! Até porque os putos, ao verem sempre os mesmos de castigo, sem conseguirem organizar-se de modo a votarem todos em branco, começaram a votar em putos sossegados, nos marrões, etc.

    Nem os pais, nem o prof pareciam entender o que eu estava a dizer (só uma mãe concordou comigo). Mas lá que o prof acabou com aquilo, foi certinho! :)))

    ResponderEliminar
  35. Ótimo clip. Lisboa é muito bonita. Em certos aspectos lembra Salvador, a minha cidade. Pela sequência das imagens, me parece menos verticalizada que Salvador. Neste caso, ponto para vocês. Aqui, nos últimos, resolveram construir edifícios residenciais de quarenta pavimentos.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  36. Também existem alguns edifícios desses (com 40 andares, não me estou a lembrar de nenhum) em algumas zonas da cidade mais recentes, OLIVER.

    Felizmente algumas zonas antigas são protegidas, sendo proibido construir em altura, precisamente para não tirar a visibilidade aos edifícios e monumentos que lá existem. Em algumas avenidas, ainda há uma mistura muito grande entre novo e velho, que descaracteriza a paisagem urbana, para além de ser de enorme mau gosto... ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)