Já aqui escrevi e publiquei fotografias de pássaros e gatos algarvios, mas quando nos referimos à faixa costeira sul deste nosso país o que nos vem primeiro à mente são as praias. Ou as piscinas. E momentos de lazer. Resumindo: o Algarve continua a ser sinónimo de férias para muitos portugueses. Especialmente para os que não moram lá...
As praias, já se sabe, há-as para todos os gostos: extensos areais de areia fina que convidam a passeios à beira-mar ou à prática de vários desportos - se é que andar de gaivota, por exemplo, pode ser considerado desporto (?!?);
ou outras cuja linha do horizonte é recortada por rochedos de várias formas e feitios, onde há menos banhistas, mas mais amadores dedicados à pesca submarina. Enfim, para todos os gostos, como já referi!
Quando a tarde chega ao fim, também há várias recreações possíveis. Com uma aula de ginástica nas imediações da marina,
num bar "trendy" bastante em voga, com uma decoração sofisticada, música (demasiado) alta e preços a dar para o carote ou...
numa esplanada mais pacata (e mais em conta).
Um último mergulho na piscina antes do jantar também pode figurar no programa, especialmente se o tempo convidar - o que nos finais de julho não foi o caso. Quer dizer, há sempre uns malucos que não prescindem, evidentemente!
Convém ter em conta que embora as bóias estejam ali bem à mão de semear, por esta altura os banheiros da piscina já acabaram o seu serviço e foram para casa... ou elsewhere.
Passear pelas ruas das cidades, vilas ou aldeias também faz sentido, ainda mais quando o dia teima em acordar cinzento. Se depois levantar melhor, que ainda se vai a tempo para acrescentar ao programa diário mais uma mergulho ou um petisco numa das muitas esplanadas.
E de caminho por essas vielas ainda dá para captar o campanário de uma Igreja com alguns séculos de existência...
Claro que também se podem escolher ruas mais viradas para o comércio, como aquela onde mora esta patriótica vaca. Por sinal esta foto foi tirada em junho, em plena época do mundial de futebol, mas a vaca permanece embandeirada e firme no seu poiso. Garanto!
Ou ir até ao centro comercial, na esperança que o S. Pedro dê um jeitinho nas nuvens cinzentas e neblinas matinais, que teimam em cobrir o Sol logo de manhã. Por via das dúvidas, também é melhor comprar mais uns agasalhos (em saldo), porque nas malas vieram poucos ou nenhuns. E com manhãs e noites ventosas, frescas e húmidas, é preferível precaver contra constipações e afins.
Mas pronto, chega sempre a hora de fechar o guarda-sol, arrumar as bagagens e regressar a casa... a cerca de 250 quilómetros de distância. Snif, snif...
Ora, então, bom regresso....e tona lá uma caixa de lenças de papel, que são mais higiénicos , :)
ResponderEliminarO post está muito bem esgalhado, como diz agora a juventude ...e ainda ouviremos dizer o cherne podrido, que usa umas expressões adequadissimas aos cargos que desempenha, não haja dúvidas!
A vaca mostra mais patriotismo que certas criaturas, que só se lembram da bandeira em eventos (outra expressão muito "in") relacionados com o futebol!
Beijinhos ...e não snifs , que para o ano há mais :) :)
Eheheh, o snif snif era mera "figura (com falta) de estilo", não preciso de lenços de papel, SÃO! Aliás, sabe-me sempre bem voltar a casa, se bem que às vezes mais uns diazitos de férias também sabiam... :)
EliminarPor acaso até acho piada à vaca! Já não tanto aos tais indivíduos que mencionas...
Beijocas
O meu chapéu de sol ficou assim fechado no quintal da casa da santa terrinha!
ResponderEliminarContinuo por Lisboa a fazer turismo "cultural"! :)
Boa continuação!
Abraço
Este, por acaso, nem é o meu chapéu de sol! E quanto a praia tive a mesma que tu, as respetivas fotos foram tiradas nos bares e esplanadas... Mas mesmo só assim sabe bem arejar, ROSA! :)
EliminarAbraço
Cheguei aqui através de uma pesquisa no Google...
ResponderEliminarDevo dizer que um dia quero conhecer Algarve, parece lindo! As fotos são muito bonitas, pelo menos.
Cris
Bem-vinda, CRIS!
EliminarGosto muito do Algarve e acho que vale bem a pena visitar. Mas prefiro-o em junho, porque em agosto... tem gente demais! :)
Obrigada
Bom regresso, Teté. E não fique triste, porque Agosto no Algarve não é assim tão prazenteiro como este post sugere. Pelo menos para mim...
ResponderEliminarBeijinhos
Concordo que em agosto à excesso de gente no Algarve, daí ser o mês menos aprazível para o visitar, CARLOS! Quer dizer, pelo menos quando toca às praias e piscinas, que há outra zonas mais pacatas... :)
EliminarBeijocas
Bom regresso, gostei imenso das imagens e a bela reportagens!
ResponderEliminarNunca gostei do Algarve em Agosto.
Em tempos fazia férias pelo Algarve e Norte tal como Espanha,agora fico pelas praias a 10 km de casa as praias de S. Pedro de Moel.
Beijinho e uma flor
Também é o mês em que menos gosto de visitar o Algarve, FLOR DE JASMIM!
EliminarS. Pedro de Moel (só) tem aquela chatice da bandeira quase sempre vermelha. E da água fria, mas isso quanto mais para cima, pior! ;)
Beijocas floridas!
~ ~ ~ Ótimas memórias!
ResponderEliminar~ ~ Para não esquecer e regressar.
~ ~ ~ Excelente Agosto! ~ ~ ~
~ ~ ~ ~ ~ Beijocas. ~ ~ ~ ~ ~
Não esqueço, MAJO! :)
EliminarAgosto prefiro em Lisboa, que tem muito menos gente e uma série de eventos recreativos e culturais em curso... :)
Beijocas
Bela reportagem do Algarve, Teté! Pena é quando temos de regressar - sinto o mesmo. Gosto muito de ir de férias para o Algarve. Gosto do calor, do sol e das águas serenas e menos frias do que aqui no Oeste.
ResponderEliminarBom regresso.
Gosto sempre de regressar a casa, GRAÇA, se bem que por vezes apetecesse aproveitar mais uns diazitos à beira-mar. E sim, tenho experiência suficiente de praias do norte e do oeste, para saber que normalmente a temperatura da água e a calmaria do mar não têm comparação, com grande vantagem para as praias algarvias!
EliminarObrigada! :)
Já não vou ao Algarve há anos! Tenho praia mesmo ao lado e durante todo acabo por nunca fazer férias de praia!
ResponderEliminarAs fotos estão óptimas.
Xx
Isso de ter praia ao lado todo o ano é no que dá, PAPOILA! Mas para ser franca, já gostei muito mais de praia do que gosto hoje: gosto de dar uns mergulhos, passear à beira-mar e da esplanada - já estar estirada ao sol que nem lagarto deixou de ser para mim, há muito tempo! :)
EliminarObrigada!
xxx
Já não vou ao Algarve há tantos anos!!
ResponderEliminarE tenho algumas saudades.
Quem sabe na próxima visita a Portugal....
Beijinhos
Gosto muito do Algarve, PEDRO, e tirando uns 3 ou 4 anos em que os preços estavam incomportáveis e ir de férias só dava para o sul de Espanha, vou lá sempre. Desde a adolescência... :)
EliminarAproveite a oportunidade, se puder!
Beijocas
Teté, vou contar um segredo. O Algarve também é sinónimo de férias para os que cá vivem. Para mim são as dos outros mas também grande parte das minhas. :) E apesar de tudo sobrevive-se a Agosto. :)
ResponderEliminarClaro que sobrevive, LUISA! Devo dizer que admiro bastante a calma dos algarvios, quando lhes cai em cima uma chusma de gente de todo o país, todos ainda muito stressados das suas rotinas habituais... :)))
EliminarGosto de ir ao Algarve durante o Outono ou Inverno. Come-se bem, visita-se melhor, por metade do preço !!!
ResponderEliminarPois, também gosto, RICARDO! Mas olha que na primavera também é bom, e no início e fim de verão, embora ligeiramente mais carote, é muito aprazível. Agosto é que é um bocado caótico... ;)
Eliminarforam produtivas, as férias!
ResponderEliminarMuito, TÉTISQ! Especialmente na arte de nada fazer... :)
EliminarExcelente esta tua reportagem fotográfica e os textos são uma verdadeira apologia das belezas e encantos algarvios, Teté! :)
ResponderEliminarAs fotos estão magníficas, mas se houvesse um prémio seria atribuído à primeira! Essas chaminés são únicas, um verdadeiro ex-libris da região Al Garvia...
Estás a ficar uma expert na arte bem fotografar. Parabéns!
Fechaste o guarda-sol, mas um dia destes voltas a abri-lo, deixa lá!...:)
Beijinhos.
Obrigada, JANITA! Nota-se muito que sou uma apaixonada pelo Algarve??? E sim, também considero aquelas chaminés fantásticas, mas os telhados cheios de antenas e parabólicas dificultam um bocado as fotografias. Já que não convém parar no meio da estrada a fotografar, né? ;)
EliminarBeijocas!