quarta-feira, 18 de julho de 2012

FACE OFF

Acreditem ou não, o velhinho da foto tem cerca de 20 anos! Trata-se de uma concurso televisivo para maquilhadores de cinema, do canal Syfy (por acaso visto em repetição na SIC Radical), em que em cada episódio vão eliminando um concorrente, por não corresponder ao desafio lançado.

Segundo percebi, em cada sessão têm de criar um monstro, um extra-terrestre ou qualquer outra personagem real ou de ficção, num curto espaço de tempo previamente estipulado, mas desta vez a ideia era envelhecerem três trios de trigémeos idênticos - ainda jovens adultos, como convinha. Assim, os nove concorrentes estavam divididos em três grupos, cabendo a cada um deles envelhecer um dos irmãos/irmãs para 50, 75 ou 100 anos. O que para quem maquilha/cria monstros devia ser canja, certo? Errado!

Na verdade aquilo dá uma trabalheira enorme, porque têm de tirar medidas ao rosto do modelo e fazer um molde, que posteriormente aplicam, delineando os traços e rugas mais marcantes. Mas o mais impressionante foi verificar os resultados nos supostos cotas de 50 anos. Caramba, sendo eles americanos e supostos conhecedores de cinema, Clooney, Pitt ou Cruise, todos eles a rondar essa idade não lhes podiam dar uma pista? Ou Madonna ou Diana Krall, no caso feminino? Está bem que todos eles se maquilham e geralmente com o intuito de parecerem mais novos, mas daí até terem a cara numa rosca debaixo da maquilhagem, vai um grande passo...

A vencedora deste desafio criou o "velhote" de 100 anos da foto, o de 50 parecia o Frankenstein. Já a rapariga negra de meia idade parecia que levava uma caraça colada à cara e a loura que sofria de uma doença cutânea ou alergia grave, tantas eram as manchas... Isto cada um é pró que nasce: se é para criar monstros fantásticos ou ETs tenebrosos, aprofundar alguns traços do rosto e destacar apenas umas rugazitas... não deve ser particularmente estimulante! Mas pronto, escaparam todos por um triz, que a maquilhadora que teve de arrumar o estojo e ir para casa foi a que envelheceu a menina negra para os 100 anos, que essa mais parecia um zombie, eheheh!

E por falar em Diana Krall, sai mais um "clássico" na sua voz melodiosa: 


Imagem da net, do referido concurso "Face Off".

8 comentários:

  1. A maquilhagem está realmente muito convincente.

    Só um pequeno pormenor a trai...os olhos, rss

    Um bom dia para ri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, SÃO! São uns olhos ainda com a vivacidade de rapaz novo, não de quem já não tem uma visão a 100%, como costuma acontecer até muito antes dos 100... Também me parece que há ali uma ruguinha demasiado cavada ao canto do olho direito, mas pronto, no geral está muito bem... Embora, obviamente, haja pessoas dessa idade muito menos vincadas! :))

      Bom fim de tarde para ti! :D

      Eliminar
  2. Eu não vi o programa, mas acho que é um trabalho impressionante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas a trabalheira daquilo, LUISA! Quando são monstros, noutro episódio que vi, eles têm de desenhar, esculpir, modelar, pintar e maquilhar. E ter muito jeitinho de mãos para aplicar aquilo aos modelos... :D

      Verdadeiros artistas! :)

      Eliminar
  3. A avaliar pela foto de cima, está muito bom !
    ... mas notável é o trabalho de maquilhagem do programa da TVI ao domingo à noite, "A tua cara não me é estranha" (não sei se viste alguns episódios), principalmente alguns da 1ª e da 2ª série ?!
    Pode rever-se no YouTube !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi alguns episódios, sim, mas o que mais me espantou foi a excelente voz da Luciana Abreu e de alguns outros, RUI! As maquilhagens estavam boas, para "transformar" os concorrentes nos cantores - como faziam na "Chuva de Estrelas", nos primórdios da SIC - mas foram as vozes que mais me espantaram... :))

      Aqui a ideia é irem mais além, mas assim um "envelhecimento" soube a pouco a estes artistas... e exageraram! O da foto foi sem dúvida o melhor e outros dois concorrentes também não se saíram mal de todo... :D

      Eliminar
  4. Por acaso vi o final do programa, mesmo mesmo no fim, e fiquei sem saber qual era exactamente a finalidade do mesmo.
    Sorte minha que nesta tua sala de "combíbio" há sempre informações complementares!

    Beijos mascarados de sorrisos. (ou vice-versa).

    §-sobre a Diana já disse que -também- gosto muito de a ouvir.

    ResponderEliminar
  5. Também não vi desde o início, KOK, mas como já tinha visto um outro episódio anteriormente, apanhei a ideia! :))

    As salas de "combíbio" também servem para isso... :D

    Sorrisos mascarados de beijos é sempre bom! Um para ti! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)