terça-feira, 17 de novembro de 2009

TOLERÂNCIA LIMITADA

Fotografia de Ian Britton

Eleger um dia por ano para escrever sobre a tolerância no mundo parece-me pouco! Na verdade, a minha tolerância é limitada: não suporto intolerantes! Mas, para ser sincera, ao tentar listar todos os preconceitos que a geram, desisti! Sermões (aos peixes ou a outros seres) também não fazem muito o meu género, nem me apetece falar sozinha para sempre! Resta-me a firme convicção que a estupidez humana é ilimitada (ui, já li isto em algum lado!), numa sociedade onde prevalece a lei do mais forte, poderoso, convicto... e, normalmente, intolerante!

Uma das últimas "discussões" que tive com o meu avô - já velhote, rezingão e machista q.b. - foi sobre esta artista, que, segundo ele, não devia cantar por ser tão feia! O vovô era um queriducho (já morreu há muitos anos), mas não usava impermeável contra certas intempéries opinativas! Discordei e continuo a discordar, nem ainda hoje consigo ver a "fealdade" de uma cantora que fascina com a voz :




PARABÉNS, PASCOALITA!
(a rosa é para ti, está claro!)

15 comentários:

  1. Desafio respondido, Licas! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. mais uma vez (não sei se foi aqui mas eu falo muito nisto) "apelo" à relatividade!
    tudo depende do alvo da intolerância.
    eu também em considero intolerante. :n

    ResponderEliminar
  3. Não me considero uma intolerante, VÍCIO, mas também concordo que depende do alvo! (alguns põe-se tão a jeito...) :))

    ResponderEliminar
  4. tenho que concordar com o teu avô porque a senhora é bem feiinha, graças ao senhor (pai dela). no entanto, a minha enorme tolerância permite-me saltar esse aspecto e passar ao mais importante que é mesmo a beleza não literal das goelas da personagem em causa :)

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver:
    Na questão do teu avÔ em referência à Bethania não será exactamente um caso de intolerância. Trata-se, isso sim de um caso de mau ou bom gosto referente à beleza.

    No que diz respeito à tolerância. Por natureza o homem é intolerante.Por exemplo no meu caso eu não sou tolerante quando me querem cortar a minha liberdade, mas já sou tolerante com as opiniões e estilos de vida ou concepções dos outros.

    ResponderEliminar
  6. Achei interessante tanto o texto como a opinião intempérie do teu avô. Mas quem quem vê caras não vê corações e pelos vistos não ouve belas vozes. Também eu tolerei este desafio lançado em vários blogues e estou a ultimar o texto. Acho dificil encontrar alguém que diga não ser intolerante e sem preconceitos. Todos que pensamos, de uma forma ou de outra, já tivemos a nossa dose de intolerância em algum momento.

    ResponderEliminar
  7. "não devia cantar por ser tão feia!" que estranho
    quanta gente não é feia e na verdade é um patinho feio que se transforma em cisne?


    Piada http://www.humornanet.com/servlet/sitem?itm=4665&mod=pesq&cat=28 :)

    ResponderEliminar
  8. Os velhos tinham destas saídas como tinham tantas outras bem sábias. Perdoa-lhe a sua intolerância pelo amor que lhe tinhas.
    Maria Bethânia tem de facto uma voz maravilhosa e tenho a certeza que com OLHOS NOS OLHOS diria ao teu avô:-... tantas águas rolaram, tantos homens me amaram ... porque não você?
    Beijinho Tété e parabéns à Pascoalita

    ResponderEliminar
  9. ah! gostava de acrescentar que o teu avô não tinha afinal gosto musical.

    ResponderEliminar
  10. OK, MOYLITO, não digo que a mulher seja o suprassumo da belezura, mas caraças, também não é propriamente um monstro... :)
    E acho que voz dela é mesmo fantástica... :))

    CARLOS, mas dizer que uma pessoa feia não deve cantar em público devido a ser feia, parece-me um grande exagero, o que ela não pode é concorrer a miss... :D
    Para ser franca, sou mais intolerante que isso! Não sinto é que possa mudar o mundo e parece-me que se puser em acção essa minha intolerância, acabo a falar praticamente sozinha... ;)

    Oh, PAULOFSKI, mas desde quando uma pessoa feia (critério sempre muito subjectivo) não pode ter uma belíssima voz? Cada um tem os seus predicados, não é?
    E concordo que todos temos preconceitos, por uma razão ou outra... ;)

    ResponderEliminar
  11. À partida também me lembro de algumas pessoas feiotas, que têm vozes fabulosas, LOPESCA! Toda a gente ainda tem bem presente aquele espectáculo de voz da Susan Boyle, que coitada, também não deve nada a beleza... Mas alguém se lembra disso quando a ouve cantar?! ;)

    Claro que lhe perdoo a intolerância, KIM, que aquilo também já era a rabujice a falar por ele...
    Coitados dos "feios" se não tivessem quem os amasse - nem me parece que a beleza seja atributo que faz com que sejam mais amados do que a restante humanidade, pelo menos, depois de ultrapassado o primeiro momento em que pode surgir uma maior atracção física... :)
    Beijinhos!

    O meu avô detestava rock, CARLOS, desconfio que ele só apreciava mesmo música clássica! O que também é um "handicap", não é?! :)

    ResponderEliminar
  12. O tema tolerância dá pano para muitas mangas. Do que a nossa Licas se lembrou!!!
    Tolerância com a Humanidade é mais fácil, porque não a tenho a toda a hora a chatear-me como tenho os meus rebentos... e o meu cara metade!!!
    A Maria Bethânia é a cantora preferida da minha filha mais velha, e eu fui, tolerante como sou, com ela a um concerto no Coliseu do Porto, porque foi ela, que pagou os bilhetes!!!
    Perdoa a minha intolerância, minha cara Teté, também eu
    como o teu avô só aprecio mesmo música clássica. E já tenho um bilhete para o primeiro concerto de Advento.

    ResponderEliminar
  13. Bom, EMATEJOCA, uma coisa é não gostar de um género de música, outra dizer que uma pessoa "feia" não devia cantar... Pessoalmente, também não gosto de rap ou de música de câmara, mas cada um tem as suas preferências, né?

    Pelos vistos tenho gostos musicais semelhantes à tua filha mais velha, já que a Bethânia também é uma das minhas cantoras preferidas (viva, que músicos que já morreram são muitos, nomeadamente de jazz e blues). Mas não vou a concertos de ninguém, não gosto de confusões!

    Quanto à tolerância, pois, a malta bem pode dizer que não tem preconceitos nenhuns, que é a tolerância em pessoa, mas raramente corresponde inteiramente à verdade: por mim tenho pouca pachorra para intolerantes (racistas, xenófobos, homofóbicos, machistas, arrogantes, etc. e tal) e gente estúpida de um modo geral (e não, não estou a falar de pessoas que nascem com um Q.I. baixo, mas daqueles que têm a mania que são espertos, que falam sobre assuntos que não percebem e por aí adiante).

    De qualquer forma tolerância demais gera abusos, não é? Especialmente dos intolerantes... :)

    ResponderEliminar
  14. Agora a Susan Boyle já virou cisne ;)

    ResponderEliminar
  15. É, parece que sim, LOPESCA! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)