domingo, 22 de novembro de 2009

O DIA DO PASTEL DE NATA

O ser humano é um animal de hábitos. Ora se durante anos raramente comia uma fatia de bolo (nem em aniversários, diga-se de passagem), porque é que nos últimos tempos, todos os Domingos, começámos a comprar um bolinho, daqueles tipo caseiro, em que raramente sobrava uma migalha para amostra no dia seguinte? (se bem que não seja eu a comer a maior porção, note-se!) E depois dessa fase, começou a dos pastéis de nata: que se vendem aos magotes, no mesmo local, havendo até gente a fazer fila para a gulodice dominical. Na verdade, têm um folhadinho estaladiço e um creme delicioso, de deixar a um canto os famigerados pastéis de Belém...

Em miúda costumava ouvir a minha avó citar uma frase popular: "Não há Sábado sem sol, Domingo sem missa, nem Segunda sem preguiça!" Como os tempos mudam! Sábados soalheiros este ano foram raros, mesmo quando a malta passava a semana a suar as estopinhas e a sonhar com a praia ao fim-de-semana, que amanhecia invariavelmente chuvoso ou nublado.

Hummm... Domingo sem missa, pois, contam-se pelos dedos de uma só mão os católicos que conheço que ainda lá vão. Porque não simpatizam com o prior da freguesia, preferem ir passear ou ficar na cama a dormir. Obviamente são opções, mas eles é que acreditam em pecado e Inferno... Por aqui o único ritual é o do pastel de nata domingueiro (nham nham) e quando falha, como hoje, porque havia jogo na Catedral (ai, ai!) e a zona estava mais densamente povoada do que o costume, faz cá uma falta. Tanta que tive de a compensar com uns chocolatinhos - e ainda me admiro de ter engordado cinco quilos nos últimos 3 anos! (ai, ai!)

Onde o provérbio continua actual e a fazer todo o sentido é na preguiça de Segunda-feira... (ai, ai!)

24 comentários:

  1. espero que os pastéis tenham sabido bem que, para os lados da catedral, vai haver um certo amargor:)

    ResponderEliminar
  2. Quais pastéis, MOYLITO?! Ontem nem provei nenhum e o amargor na boca foi resolvido com uns chocolatinhos... ~xf

    ResponderEliminar
  3. está certo, ontem não houve pastéis :) ainda bem, que podiam já vir amargos de antecipação :)

    ResponderEliminar
  4. só a segunda é que está certa!
    e não é só preguiça...

    ResponderEliminar
  5. :)) porque é que me estão a apetecer pastéis de nata?... :d

    ResponderEliminar
  6. Eu venho em paz, associar-me à causa do pastel de Nata. Já do que vai na Catedral, só falo para a semana ;)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Ahhhhh então vives muito perto da Av. do Uruguai, certo?

    ResponderEliminar
  8. Ahhh, os católicos vão à Missa para ver s eo vizinho também vai...
    E depois pastelaria papar bolinhos, eu raramento os como e tenho 3 pastelarias ao pé da porta, ou 4...de longe a longe apetecem os ditos apsteis mas quero os meus com açúcar e canela em cima, uma especialidade daqui, e, desforro-me, lambuzo-me e que bem me sabe..pois 13 kilos já foram à vida...e não vou estragá-los, Xi, ainda hoje comi chocolateeee, durante dias nem o cheiro, vou tirá-lo da gaveta perto de mim senão...Beijinhos e calma lá que o peso não custa a aaumentar, ams aperder é um raio de perder...de se perder..e eu que o diga..laura

    ResponderEliminar
  9. Adoro pasteis de nata. Todos os domingos com o cafézito lá vai um....hihihihi
    Depois pergunto porque raio engordo....ahahahaha
    Mas que sabem bem lá isso sabem.

    Beijokitas e boa semaninha

    ResponderEliminar
  10. Interessante publicação, amiga.
    Acabei de publicar um Conto da Guerra Colonial no qual se conta como é com pastéis de nata que se mata um hipopótamo, rsrs.
    Beijinho
    António

    ResponderEliminar
  11. No Sábado umas pedaladas, ao Domingo não faltam os bolos da mamã à sobremesa do almoço de família, à Segunda-Feira depois da perguiça um treininho ao fim do dia. Não há peso que me balance a consciência.


    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Ná, MOYLITO, os pastéis de nata não sofrem mudanças de sabores místicas de "adivinhos" do futuro... :p

    Pois, VÍCIO, às vezes ainda se junta aquela dor de cabeça devida a noites mal dormidas, uma ressacazita, sei lá que mais... :))

    Será porque gostas de pastéis de nata e os da foto te abriram o apetite, VANI?! :D

    ResponderEliminar
  13. Também és fã de pastéis de nata, SAFIRITA? :))
    Então para a semana falamos... (nota que não disse discutimos...) ;)
    Beijocas!

    Não se pode dizer que seja longe, KA (dá para ir a pé em cerca de 10/15 minutos), o estádio dá-me ideia que fica um pouco mais perto (talvez uns 7/12 minutos). Daí a confusão de gente! :)

    Ah, LAURINHA, desde quando açúcar em pó e canela em cima dos pastéis de nata são especialidades de Braga?! Os pastéis de Belém e estes também levam, para quem quiser. Pessoalmente, prefiro não acrescentar mainada (até por causa das calorias, ihihih), nem sou apreciadora de canela... :)
    Quanto ao emagrecimento, pois, já reparei que nos últimos anos se tem tornado cada vez mais difícil. C'est la vie! :D
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  14. Pois é, PARISIENSE, o pior é adquirir estes hábitos, que depois são difíceis de perder! Mas que sabem lindamente, pois, lá isso ninguém lhes tira... :))
    Beijokitas e boa semana, linda!

    Tenho de ir espreitar, ANTÓNIO, que não faço a mínima ideia de como isso é possível!
    Obrigada também pelas notícias da Isabelinha.
    Beijão grande para ambos!

    Pois, PAULOFSKI, bem sei que com exercício a balança vai ao sítio... mas a vontade de o praticar não é tão grande como a gulodice! ;)
    Beijoca!

    ResponderEliminar
  15. Eu também gosto dum bolinho, mas sem dia fixo, quando apetecer. Na casa de meus pais eram muito de bolinhos aos domingos, mas há tempo que esqueci esse hábito.

    Agora o que me chamou mais a atenção foi o do jogo na Catedral... Não, seguramente percebi mal e falas do estádio dum desses clubes de futebol que ao parecer têm para essas bandas, não é? `_^

    ResponderEliminar
  16. Essa dos bolinhos ao Domingo já vinha da casa dos meus avós, depois perdeu-se o hábito, SUN! E agora readquiriu-se... estupidamente!

    A designação Catedral não fui eu que inventei, mas é realmente uma das do estádio do Benfica! Já há muitos anos, nem sei bem porquê...

    ResponderEliminar
  17. Eheheh Sem dúvida que nos habituamos fácil, fácil a tudo. Aos domingos gosto da minha corrida ou caminhada matinal, senão a fizer parece que o dia já não me corre tão bem! :)
    Quanto aos doces... Tento não me apegar muito a eles, senão não sobra nem um para contar a história!! :) Sou muito gulosa!

    ResponderEliminar
  18. Habituar é fácil, TONS DE AZUL, já desabituar torna-se mais complicado! Ainda por cima quando estão envolvidos docinhos... dos quais nem era grande fã (só de chocolates e gelados e com moderação)! :)

    Esse hábito de correr ou caminhar ao Domingo de manhã não me parece que adquira! :))

    ResponderEliminar
  19. olha, não conhecia esse ditado, mas acho giro!

    quanto aos pasteis de nata... sendo dos poucos bolos que gosto (eu é mesmo mais salgados) agora estão em contenção... que isto do pé partido trouxe alguns amigos indesejados... (os kilitos...)

    ResponderEliminar
  20. Na verdade não sei se é provérbio, adágio ou ditado popular, LEONOR! Sei é que a minha avó repetia a frase com alguma frequência. :)

    Também sempre preferi salgadinhos, mas tenho impressão que ultimamente estou a ficar mais gulosa. Tal como tu, também vou ter de me conter, que não são só os pés partidos a trazerem esses quilos indesejados... ;x

    ResponderEliminar
  21. Aqui, este pastel é vendido numa cadeia de restaurante árabe muito popular, presente em quase todas as grandes cidades brasileiras. São mais de cem lojas. E, se feito por árabes já é muito gostoso, imagine o original, fabricado por vocês aí d'além mar?
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  22. Aposto que um dia que cá venhas não vais perder o belo do pastelinho de nata, OLIVER! :))

    E ontem - outro Domingo - lá marchou outro!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  23. Olha que eu vou ter preguiça amanhã. Primeiro dia de trabalho pós férias :(

    ResponderEliminar
  24. Quem não tem após férias, LOPESCA?! Mas essa é outra conversa... :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)