quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ATEUS CONVICTOS!

Ateus convictos existiram e existem muitos, Saramago é um deles. O que não é novidade para ninguém. Na recente apresentação do seu novo livro, "Caim", prestou algumas declarações que indignaram a Igreja Católica e até a comunidade judaica. Por acaso, vi num noticiário televisivo a prestação dele e a dos representantes religiosos, que o acusaram de ignorante e de mais uns quantos epítetos desagradáveis. Ainda me ri: no fim de contas é uma publicidade gratuita, que lhe deve dar jeito!

De todas as frases bombásticas que pronunciou, retive apenas duas, em que referia mais ou menos o seguinte:

- A Bíblia não é um texto único, foi sendo reescrita ao longo dos séculos, consoante os poderes do momento - confesso que com esta concordo inteiramente, era impossível alguém hoje em dia aceitar os ensinamentos morais de há 2000 anos atrás! (aliás, para quem tenha boa memória, ainda há um ano ou dois o novo Papa resolveu acrescentar mais uns quantos pecados mortais à lista dos 7 já existentes, os actuais são 13!);

- "Deus fez o mundo em seis dias e ao sétimo descansou... até hoje! Isto faz sentido?!" - certamente bastante mais controversa.

Curiosamente, na semana passada só se falava na tal actriz brasileira, nesta o caso Saramago é que gera polémica (antiguinha, que não é a primeira vez que se assume como ateu)! O escritor não está, nem nunca esteve, sozinho, desde John Lennon a Freud, de Hitchcock a Marie Curie, de Picasso a Sócrates (o filósofo), até aos mais recentes Gorbachov ou Woody Allen, Chico Buarque ou Bob Geldorf, Bill Gates ou Angelina Jolie, ateus famosos não faltam no mundo. Quem diz que não tiveram ou têm direito a divulgar a sua própria opinião?!

Enquanto a malta está entretida com estas celeumas (ou "tempestades num copo de água"?), passa assim meio despercebido um relatório anual da OIT (julgo que era essa a organização), que indica que o fosso entre ricos e pobres está a crescer em Portugal. Assim naquela desproporção de 1 para 15 €. Nem a UE nos safa dos lugares finais... em valores declarados, logicamente!!!


Fotografia da net.

19 comentários:

  1. Aqui está outro ódio de estimação meu, a aprofundar um dia, quando este burburinho tiver terminado. Mas tens razão, liga-se a tretas destas e quase que se ignora relatórios como o que indica que a liberdade de imprensa em Portugal caiu abruptamente. Prioridades...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de Saramago, acho tudo o que escreve maçudo e nem entendo como lhe foi atribuído o Nobel. A minha convicção é de que existem certamente muitos escritores, em Portugal e não só, bem melhores do que ele e às tantas nem chegam a ser conhecidos.

    Além do mais parece-me que está meio gágá, mas tem o direito de emitir livremente a sua opinião e não achei assim tão ofensivo o que disse.

    Quanto à Igreja, a história está cheia de atrocidades cometidas pelos cristãos e há muita coisa que não transpira cá para fora. Ainda que se acredite na Biblia, na existência de Cristo e nos seus ensinamentos, não me parece que seja disso que Igreja nos dê exemplo.


    jinhos

    ResponderEliminar
  3. Cara Teté,

    Quanto a Saramago o problema dele não é ser ateu, que o seja que ninguém tem nada a ver com o assunto. eu nunca vi é um ateu falar tanto e escrever tanto sobre a igreja católica como ele. (mas nem vou desenvolver mais este tema para não lhe fazer publicidade gratuita)

    Quanto ao relatório, á medida que os anos passam cada vez mais me convenço que as pessoas não estão minimamente interessadas em saber dessas realidades e escudam-se sempre em chavões como "mas eu não posso fazer nada contra isso" "mas o que quer que eu faça não fará a mínima diferença" e dito isto seguem alegremente com as suas vidinhas ...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O que está em causa não é a igreja católica, o direito à liberdade de expressão - de ser ou não ateu - mas sim um ataque à Bíblia e consequentemente ao cristianismo.

    A Bíblia existe porque o homem é violento e não o seu contrário.

    Afinal, quais são os pilares principais que se baseia a nossa civilização? Será o Manifesto Comunista?

    Porque é que se deve respeitar uma pessoa que professa o ateísmo e não se respeita os que defendem o cristianismo?

    Julgo que, há aqui, uma confusão entre catolocismo e cristianismo, cretinismo e ignorância.

    Quanto ao relatório, isso está na área da contabilidade. E esta sempre me causou muitas perplexidades e estados febris.

    ResponderEliminar
  5. eu estou mais interessado em ler a obra o resto (e digo-o com a minha visão de católico e crente numa espécie de Deus imaterial)o resto, é confusão que não importa por agora tentar explicar...

    só tenho pena de estar a estudar para um exame e não poder ler a obra que está em casa :)

    ResponderEliminar
  6. O Salman Rushdie faz críticas ao Islam e o Ocidente defende-o alegando a liberdade de expressão. O Saramago fala contra a Bíblia e o Ocidente condena-o alegando que a liberdade de expressão tem limites. Se pudessem, queimavam-o na fogueira.

    ResponderEliminar
  7. graças a deus sou ateu. mas não deixa de ser curioso que as pessoas se entretenham com estas birrinhas de gente com tempo a mais entre mãos e o que é verdadeiramente importante passe despercebido (como certos relatórios).

    acho que o Marx não tinha muita razão porque o que vejo é que, apesar de não estarem completamente garantidos os meios básicos de subsistência, muito portugueses continuam a especular(?) sobre paneleirices.

    este país é lindo, não é? impossível de ser inventado, seja por deus seja pela imaginação de qualquer escritor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Teté!

    Ser ateu não é o problema do Saramango. Eu também não acredito em Deus. O que me chateia no Saramago é ter sido contra as caricaturas contra o Islão, dizendo que não se deve ofender outras religiões, então também não deve ofender a católica.

    Estou na cidade mais bonita do mundo - Porto -.

    ResponderEliminar
  9. Nunca entenderei os medos a falar da igreja e o ódio a quem mantêm as suas ideias e as confronta, sem medos, como Saramago... E tampouco por que tão poucas vezes se fala em Portugal de Saramago como escritor...

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Teté
    Como também quero publicidade ao meu blogue entrei na polémica e emiti a minha modesta opinião, à minha maneira.
    Também o fiz para me abstrair dum problema bem real e difícil de enfrentar: a doença da Isabelinha.
    Beijinhos
    António

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de Saramago e acho-o enfadonho e extremamente arrogante.

    Polémicas á parte acho que tanto ele como a igreja deveriam calar-se pois tanto ele como ela tem muita coisa negra a esconder.

    Mas este país se não tem futebol vive de polémicas e o essencial, como esse relatório passa ao lado, claro.
    E a quem isso pode interessar mais?????
    São essas noticias que fazem vender jornais e revistas e subir as audiências nas TV.
    Se temos cada vez mais pobres isso não interessa a ninguém.....nem aos próprios pobres.

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  12. Controvérsia desta é que alimenta as notícias ;)

    ResponderEliminar
  13. Isso
    é

    polémicas :)


    Beijokas

    ResponderEliminar
  14. E às custas disso, o Saramago lá tem publicidade de borla para o livro!
    O gajo brinca com eles! Goza com a igreja e, como se não bastasse, ainda os faz publicitarem-no sem se aperceberem! É mesmo um génio! Ehehehe!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Burburinho, RAFEIRO?! Aquilo foi só o atear do rastilho, bem sabia que a coisa não ficava por aqui, vejam-se as conferências de imprensa, as entrevistas especiais em horário nobre... Entretanto, ficam "na gaveta" assuntos muito mais importantes, que dizem respeito a todos nós!
    Já estou a ver que tens vários ódios de estimação! :))
    Beijocas!

    Também não simpatizo com ele como homem (não o conhecendo pessoalmente, note-se!), nem como escritor, PASCOALITA! (nunca sequer consegui ler nenhum livro dele, a falta de pontuação chateia-me como ó caraças)
    O que não invalida que ache que o homem tem direito a ter a sua opinião sobre a Igreja ou a Bíblia e a divulgá-la!
    Se começássemos a esmiuçar o comportamento da Igreja só ao longo dos últimos anos... ui, dava um livro em vários volumes! :)
    Jinhos!

    KA, a ideia talvez seja dar o seu ponto de vista à humanidade, "ensinando-a", mas cá por mim isso também é com ele!
    Quanto aos relatórios (este ou outros igualmente relevantes), pois a atitude mais comum é mesmo a de cruzar os braços! Claro que não se podem fazer milagres, mas pelo menos pode-se tentar fazer qualquer coisa... :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Oh, Carlos, mas se o Saramago acredita mais no Manifesto Comunista do que no Cristianismo, está no seu direito! Na verdade ele só ofende quem lhe liga bóia!
    No meu modesto entender, quando as televisões têm falta de assunto, vão procurar polémicas, para aumentar audiências. Em detrimento de notícias realmente relevantes. E os representantes da Igreja ou da comunidade judaica virem apelidar o homem disto ou daquilo, só contribui para gerar ainda mais controvérsia! Viste os telejornais? Pois, estava-se mesmo a adivinhar!
    Meu caro, nem toda a gente respeita convicções alheias e contra esse facto não há argumentos! ;)

    Tens razão, S.G., tudo isto não passa de um conflito instigado pela comunicação social, tipo fogo de vista! Mas não, pessoalmente não sou fã do Saramago como escritor...
    Boa sorte para o teu exame! :)

    Eheheh, SUN, o Saramago disso isso mesmo hoje ('mutatis, mutandi'), numa das muitas entrevistas: que se pudessem o lançavam à fogueira!
    Mas concordo absolutamente contigo! A liberdade de expressão no Ocidente é muito aberta para um lado, mas limitada para o outro... (`_´)

    ResponderEliminar
  17. Graças a Deus sou ateu, MOYLITO?! :D
    Mas há realmente gente que parece não ter nada que fazer: o Saramago lança uma "posta de pescada", lançam-se todos como "gato a bofe"! (nunca entendi bem esta expressão, que o meu gato era finório, bofes que os comesse eu...) :s
    Quanto ao resto, pois, o povo assobia para o ar, não sabe, não quer saber e tem horror de quem sabe! ~xf

    Oh, EMATEJOCA, o Saramago sempre foi faccioso! Não é de agora, as opiniões dele é que contam e mainada! E está-se nas tintas para as polémicas que levanta, com todas as suas certezas! Sendo mais ou menos coerente com o seu pensamento, de vez em quando escapam-lhe umas incoerências dessas, como a todos os homens! ;)
    Continuação de boas férias, na tua bela cidade! :)

    Bom, CONDADO, a isso até o próprio Saramago respondeu hoje nas múltiplas entrevistas que concedeu - ele gera ódios de estimação! E não, não é por ter sido um "menino de coro", que como homem nunca foi flor que se cheirasse, para quem não tinha os mesmos ideais comunistas e ateus, para além de uma certa arrogância intelectual. Pessoalmente, nunca consegui ler nenhum livro dele, a falta de pontuação irrita-me. :h
    Independentemente disso, pois, há muita gente que gosta do que ele escreve, mas não dissocia o escritor do homem... Mas continuo a achar que tem direito a ter as suas opiniões, sem medo da Igreja, por mais impopulares (ou diabólicas, como alguns consideram) que elas possam ser! :e

    ResponderEliminar
  18. Olá, ANTÓNIO!
    Pois é, perante um problema desses, algumas palavras mais inflamadas parecem irrisórias!
    Ainda por cima por serem acalentadas pelos noticiários televisivos, enquanto não têm novidades sobre o novo governo...
    Mas pronto, não concordo inteiramente com a tua opinião, mas se fossemos todos iguais esta vida também era uma chatice!
    Beijinhos para ti e para a Isabelinha (esperando que ela esteja a recuperar o melhor possível)!

    PARISIENSE, concordo inteiramente, não ponho o Saramago em nenhum píncaro, nem como homem, nem como escritor! Daí até achar que ele devia ficar caladinho e a Igreja também, pois, é que nem por isso! Todos têm direito a botar a sua opinião, controversa ou não!
    Por outro lado, é óbvio que se o futebol estivesse no auge do campeonato, o novo governo decidido, etc. e tal, as televisões e a restante comunicação mediática não dava tanta relevância ao tema, que, aliás, já é batido!
    Mas também tens razão, pelos vistos estes relatórios (no meu entender importantes, para entender as actuais dificuldades dos portugueses) não interessam a (quase) ninguém! ;)
    Beijokitas, nina!

    ResponderEliminar
  19. Nem mais, LOPESCA! :))

    Pois é, MYLLANA, nem costumo escrever muito sobre estes "assuntos da semana", mas às vezes escapa... :)
    Beijokas!

    Eheheh, MATCHBOX32, a publicidade gratuita que conseguiu nos últimos dias, à conta da Igreja, é impagável! =))
    Mas nunca diria que o homem é um génio, cá para mim ele é só um "pedaço de mau feitio"! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)